Na imagem divulgada pela Força Aérea Brasileira, um caça Saab F-39 Gripen decola da Base Aérea de Natal (RN) para um voo de treinamento preparatório do exercício CRUZEX 2024.

Segunda a Saab, sete aeronaves Gripen participaram do exercício EXTEX COMAO da FAB na BANT, realizando múltiplas sortidas diárias. Essas aeronaves operacionais estão em Natal para participar do exercício multinacional CRUZEX e estão executando com sucesso missões ar-ar, dentro do cronograma de desenvolvimento acordado com a FAB.

O Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) é um exercício multinacional e operacional organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, com o objetivo de promover treinamento conjunto em cenários de conflito e fomentar o intercâmbio de experiências entre os países participantes.

A edição de 2024, programada para ocorrer de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal, reunirá 16 países, mais de 3.000 militares e cerca de 100 aeronaves, tanto brasileiras quanto estrangeiras.

Este é o maior treinamento de guerra multinacional da América Latina, liderado pela Força Aérea Brasileira, com a participação do Exército e da Marinha do Brasil. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com diversos tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.

Nesta edição, a Força Aérea Brasileira introduziu dois novos elementos em suas operações: os domínios cibernético e espacial. O domínio cibernético contará com exercícios simulados que expandem o treinamento ao integrar operações aéreas e cibernéticas, testando a segurança dos sistemas críticos que apoiam as atividades aeroespaciais. O domínio espacial incluirá simulações realistas de eventos relacionados ao espaço, que influenciam diretamente na tomada de decisões e, consequentemente, no curso de um conflito.

Participam do Exercício de 2024 os países: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments