Colisão entre aeronaves T-27 Tucano da Academia da Força Aérea durante treinamento
No início da tarde desta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA) apresentaram uma intercorrência durante um voo de formatura.
A tripulação era composta por um instrutor de voo na aeronave do Líder e uma cadete na aeronave de Ala.
Por precaução, foi declarada emergência, e a aeronave do Líder prosseguiu para um pouso de emergência na AFA, enquanto a aeronave de Ala foi acompanhada por outra aeronave com instrutor de voo.
Diante das circunstâncias, foi tomada a decisão de realizar uma ejeção controlada, conforme os manuais e normas de operação da aeronave.
A ejeção foi bem-sucedida, e a cadete já se encontra no Grupo de Saúde de Pirassununga, dentro da AFA. Ela está em bom estado de saúde e passa por exames complementares e acompanhamento médico.
A Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da AFA está conduzindo as ações iniciais de investigação, em conformidade com as normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), para identificar possíveis fatores contribuintes desta ocorrência.
DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Graças a Deus todos tripulantes envolvidos estão bem
como podem negativar um comentário assim?
Pois é, tem espírito de porco para tudo.
Achei q só F-35 q tinha problema e caía
Todos pilotos bem, ótimo.
Que bicho bonito.
Que fase da Força Aérea, 1 F-5M e ao menos um T-27. Ao menos nenhum piloto foi perdido.
Olá Jug. A estatística é conhecida como a teoria ou regra dos grandes números…. a gente faz uma piada com a teoria dos pequenos números… são situações nas quais o número de eventos é pequeno e insuficiente para tirar qualquer conclusão significativa, mas dá uma vontade… Este caso de azar da FAB é um bom exemplo… são aviões diferentes, em situações diferentes e provavelmente por causas tão diferentes que eles não possuem nada em comum, a não ser o símbolo da FAB nas asas. a gente fica com uma vontade de sugerir que a manutenção da FAB está prejudicada, que… Read more »
Acontece.
Eu em: o que esta acontecendo? na, FAB. Caiu um F5M, a poucos dias e agora um T 27 Tucano, e só não foi dois T27Tucano, porque um desses ai conseguiu pousar, segundo a reportagem aqui. A gora resta saber se eram alunos cadetes ou pilotos instrutores ou pilotos instrutores mais cadetes?. Espero quando começar a CRUZEX, tudo termine bem.
cad solo no q caiu.
No q pousou IN ou IN com cad
Agora em português.
Cadete em voo solo no aeronave que caiu.
Na aeronave que pousou, instrutor ou instrutor mais cadete.
Obrigado
Quem ejetou foi o cadete que estava voando solo na aeronave “ala”.
A aeronave “líder”, tripulada por um instrutor, pousou em segurança.
“A” cadete, era uma mulher. felizmente está bem e espero que siga longa carreira na FAB.
Sim longa carreira, mas não voa mais.
Por que????
#2 Porque???
Nada sei do ocorrido então não posso afirmar qq coisa a respeito.
Quem te disse? O cmt da AFA?
É…tipo da coisa que gruda no cara o resto da vida…fora as fofocas de cassino…uma pena. Espero sinceramente que ela volte a voar.
Exatamente. Mesmo que o acidente tenha sido, obviamente, não intencional, fica a “pecha”.
Está explicado!
Obrigado.
“A gora resta saber se eram alunos cadetes ou pilotos instrutores ou pilotos instrutores mais cadetes?”
A resposta para a tua pergunta está no texto, é só ler.
Obrigado desculpa aí, tinha lido parei e foi ver um vídeo que já estava circulando no YouTube sobre a reportagem
Não precisa pedir desculpa. Só dei a dica. Abraço.
Graças a Deus o prejuízo foi só material!🙏
Pois é… minha esposa sempre fala que pagamos seguro e plano de saúde para usar quando for preciso, mas o melhor mesmo seria nunca usar.
O maior bem é a vida das pessoas envolvidas
Quando a Challenger ou a Colúmbia explodiram, a grande perda foram as pessoas.
Imagino que a FAB tenha células de T27 estocadas.. monta tudo, limpa e tá valendo.
SIPAER esse mês parece que vai trabalhar 💪
Não, o acidente sera investigado pelo propria AFA.
Fosse incidente com F-5 o pessoal iria falar:
“aiiiinnnn já passou do tempo de se aposentar”.
E estariam certos.
esse aí também,já que vc puxou o assunto.
Por que?
Faz parte, os procedimentos de emergencia são seguidos para estas ocasiões, segue o jogo…Enquanto isso, por exemplo, no Japão todos os V22 Osprey estão groundeados.
Pelo menos em aspectos relacionados a manutenção dos assentos ejetáveis das aeronaves da FAB, parece estar tudo em dia. Só neste curto espaço de tempo, já salvaram dois pilotos (Natal e Pirassununga).
Parabéns Martin Becker
Becker???
Martin Baker.
Martin Baker MK17
Sempre estiveram.
Acho que ele se referiu a aquele acidente com um F-5 no RS no qual o piloto não consegiu ejetar devido ao assento estar com um defeito.
Defeito esse ocorrido ainda nos EUA e que no Brasil passou despercebido.
Foi o único.
Exatamente!!
Que fase!! O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica não está conseguindo escrever um texto básico com clareza e sem erros. No início da tarde desta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA) apresentou uma intercorrência durante um voo de formatura. A tripulação era composta por um instrutor de voo na aeronave do Líder e uma cadete na aeronave de Ala. “Duas aeronaves,,, apresentou uma intercorrência”. Tripulação, no singular, se aplica a uma aeronave. Duas aeronaves tem tripulações. Considerando que as duas aeronaves apresentaram problemas, com pequenos ajustes o texto fica mais claro. No início… Read more »
Não sei dizer se é azar da FAB perder duas aeronaves em tão pouco tempo, ou se é sorte pelos pilotos terem ficado bem.
Fora aquele vendaval ano passado na AFA também que eu nem sei quantos T27 foram perdidos ou recuperados.
Todos estão bem. É o mais importante.
2 martin baker ejetados em 15 dias…… huuuuuu… doces ou travessuras
Aos especialistas que já passaram pela AFA:
Um cadete desses que se envolveu num acidente desse tipo pode voltar a voar novamente?
Apesar de não ter passado pela AFA; eu diria que sim.
Primeiro deve-se esclarecer a ou as causa/s do acidente.
Estado de saúde, físico e psicológico do piloto.
Estando tudo em ordem, o piloto pode voltar a voar se assim o desejar.
Pelo menos esse é o procedimento de praxe na maioria dos países e creio que no Brasil não deve ser diferente.
Se não ficou com problema de coluna voltará a voar. Por que não deveria?
O Franz já respondeu sua pergunta.
Problema psicológico não está relacionado com coluna (físico).
Ou você nunca teve que fazer avaliação psicológica?
Até para aulas teóricas para tirar CNH antes é feita avaliação psicotécnica.
Ou você não tem CNH?
A Cadete colidiu seu estabilizador vertical com a hélice do líder, parece que num exercício de Ataque 2. A ejeção foi controlada, e o helicóptero de resgate já estava em vôo para o resgate. Tem vídeo nas redes. A Cadete caiu num campo arado. Também quase fui “abatido” por Cadete quando fui instrutor na AFA, em vôos de formação. Não deveria, mas acontece.
A aeronave caiu bem perto de uma estrada e o assento ficou ali (pelo menos até ser recolhido pelo pessoal da FAB).
https://youtu.be/FGIHai2NhkQ?si=sCIo4tJgyLz2xc-j
Pesquisem no YouTube ex alunos da AFA que foram desligados, tem vários depoimentos, pra saber como funciona, é rígido, como tem que ser mesmo; então não deve ser tão simples assim, devido ha alguns comentários acima, sobre a questão.
Acho bem complicado esse sistema deles. Procuram qualquer desculpa para cumprirem a meta de apenas formarem a metade dos alunos que entram no curso. É o que mais reprova de todas forças armadas. Não recomendaria para ninguém que quer ser piloto para não se frustrar depois.