Primeiro vieram as informações diretamente do Comando da Aeronáutica de que a força avalia a compra de caças F-16 usados.

Depois surgiram boatos sobre uma possível aquisição de caças leves HAL Tejas como parte de um acordo para a venda de aeronaves de transporte KC-390 para a Índia.

Mais recentemente a Itália ofereceu a versão de ataque do seu jato de treinamento M-346 para o lugar dos A-1 que a FAB pretende aposentar no ano que vem. Agora surge mais essa notícia a respeito da oferta do presidente francês que inclui 24 caças Rafale. O F-X3 já começou e não me avisaram?

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Thiago

Uma bagunça total. Sem rumo, sem diretriz, sem orçamento, sem vergonha na cara. Como sempre foi. E esse governo não vai honrar nem o contrato dos gripen…..pode anotar.

Marcos Silva

Nem esse nem outro qualquer.

Nilo

Infelizmente sou obrigado concordar, na ausência de recursos em programas de desenvolvimento de itens a serem desenvolvidos, com uma programação com ralas parcelas para o Gripen, oportunistas dentro e fora da FAB, retorna em peso com aquisições de prateleiras e uma bacia de vantagens para índio, o lobby francês e italiano ganha força, não faltando artigo em site especializado para detonar o programa Gripen, assim como na época da venda da Embraer, que um dia não prestava, não tinha competência, o Gripen vai no mesmo caminho.

Last edited 20 dias atrás by Nilo
George

Hoje é até pior o quadro para investimentos militares, Nilo. O orçamento em si para investimentos do governo federal é bem limitado tanto pelo tamanho da fatia do orçamento do governo federal que vai para as despesas obrigatórias quanto pela voracidade do Congresso pós-Temer com as emendas que “sequestram” parcela bem relevante (e sem precedentes no mundo (1)) do montante previsto no orçamento para despesas discricionárias. Por conta disso a “briga” por esses recursos é bem acirrada e não atoa o governo tem usado o PAC para compra de materiais militares e até tem reclassificado despesas como a do Programa… Read more »

André E.

A FAB vai ter que passar o chapéu em busca de emendas do congresso, já que boa parte do orçamento de investimentos tá sendo por lá. Não tem parlamentar da bancada militar?

Esteves

Bancada militar? Já tem isso?

Nilo

Tem Esteves, mas a bancada militar está junto com a bancada da Faria Lima rsrs

Esteves

Eu pensei isso…

André Sávio Craveiro Bueno

As bancadas são políticas e para benefício próprio. Nenhum deputado ou senador vota se não tiver o dele atrelado: “Onde eu ganho”?

Esteves

Lobby faz parte. Tu acha que político trabalha pra receber salário?

ATS

Tem a bancada da bala, mas essa tem outros interesses…

Renato Chaves

Tem bancada da bala.

Carlos

Tem Bancada do Boules também 🤪

George

Tem até orgão pra fazer lobby lá (tá longe de ser o único orgão do Estado BR com estrutura do tipo, vide procuradorias, justiça seja feita).
Tbm têm as emendas de Comissão (RP-8, salvo engano), mas não sei a que direcionam o montante da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional que é cheia de parlamentares que se dizem pró-FAs nas duas casas.

Esteves

Que se dizem…que se dizem.

Se o problema fosse na Saúde já tinham resolvido.

José N.

Com o sequestro do orçamento do executivo por parte do legislativo com o orçamento secreto e as tais emendas, só assim. Com esse congresso nenhum governo conseguirá realmente governar porque não consegue ter o controle do orçamento, que pela constituição é do executivo. E é só tirar alguns bilhões do fundo partidário que os Gripens estão pagos.

Rafael

Me pergunto se tudo isso não tem a ver com o acordo Mercosul-UE que é tão desejado pelo atual mandatário…E vale para a Itália também.
Talvez estão empurrando material militar como condição para algumas concessões futuras.

Esteves

Não. Mercosul é acordo tarifário.

André Macedo

Podiam ter pensado nisso antes de amarrar as contas estatais pra agradar acionista, como certamente muito dos colegas apoiaram e votaram nos que aprovaram o Teto de Vidro Gastos.

Esteves

Não existe mais teto de gastos.

André Macedo

Existe, mas numa versão “light” (ainda danosa), já que a finalização total dessa atrocidade não seria aprovada no Congresso.

Last edited 20 dias atrás by André Macedo
João terba dos santos

Você falou tudo é uma vergonha

Marcos Silva

Ou começou mesmo,ou descobriram que somos de incompetentes com a nossa própria defesa.

Last edited 20 dias atrás by Marcos Silva
hitoera

Seguindo a lógica de um caça leve e um mais pesado faz sentido a compra. Dependendo do preço e do pacote eu apoio.

José 001

Escrevi FX-3 sem 5° Geração, estilo Brasil, na matéria anterior e não gostaram muito.

Alguns minutos depois apareceu a matéria com esse título.

Aguardando os comentários. Kkk

José 001

Obs: Sem o “sem o 5° Geração, estilo Brasil”.

Last edited 20 dias atrás by José 001
Esteves

FX-3 da geração atual. Nem 4a, nem 5a, nem 6a. A de hoje.

Renato Chaves

A solução para a falta crônica de aeronaves de caça da FAB passará pelos estoques do Amarg, infelizmente. Solução AmargA.

Fordo

Rafale e Gripen que dupla em !!!

Luciano

Mas tem cara que tá “bravinho” com isso. Impressionante.

Augusto José de Souza

Está literalmente nos planos da FAB operar dois modelos de caças como sempre fez e tem gente que se diz entusiasta de defesa que fica indignada porque a FAB quer expandir sua frota e não ficar dependendo de um só modelo para vigiar o nosso vasto espaço aéreo,que o Rafale seja bem vindo e o Gripen seja pago para serem entregues todos e negociem o segundo lote.

Matheus R

Aí na hora de voar os pilotos: vamos de Rafale ou Gripen? Ah vamos de Gripen né, muito mais econômico, da pra voar bem mais e desempenha as mesmas funções. Deixa o Rafale pro desfile de 7 de setembro.

Pet

Se é para gastar, que gaste com o melhor, se é para pendurar a conta, pendure com o melhor, Rafale já. 👍

Underground

Se é para ir de melhor, estão F35.

Maurício.

O F-35 nunca será um F-22! Esse sim o melhor, pelo menos para superioridade aérea.

Augusto José de Souza

EUA nem vender para nós querem e nem a FAB quer o F-35,então esquece.

Alexandre Fontoura

E o Rafale é melhor? Em que?

Renato Chaves

Rafale será a rainha do hangar e SAAB Gripen seu príncipe consorte. Falta crônica de recursos financeiros deixarão os dois parados nos hangares aguardando manutenção que é caríssima, especialmente no Dassault Rafale.

Rodrigo Maçolla

Falta comando, para acabar com as expeculações falta uma palavra firme do ministro da Defesa vir a publico e explicar o que esta acontecendo ? Vamos honrar nossos compromissos? e garantir as verbas de um contrato já assinado ou vamos abandonar o Gripen depois de tanto investimento (como uma fábrica ja instalada no Brasil).

George

É um bom ponto, pois quem deveria ser a Instância de Governança na pasta é o gabinete dele mesmo, mas tá longe de exercer esse papel.

Renato Chaves

A palavra firme do senhor ministro da defesa está na mesma gaveta do processo de aquisição do Atmos israelense.

Leandro Costa

França e Itália estão fazendo o papel deles, de tentar empurrar produtos nacionais de alto valor agregado para quem quer que aceite.

O problema é __________e a gente que se vire para pagar e isso já tendo um caça definido, com ToT e linha nacional após um longo e detalhado processo e que não estamos pagando.

Realmente o Brasil não é para pessoas de coração fraco.

EDITADO
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilo

O que deveria ser um programa espinhal dorsal da FAB, está sendo dilapidado de dentro da FAB e do próprio governo que abre a porta para oportunistas, ou alguém acredita que o Gripen sairá incólume com avanço de nova aquisição de caça? A culpa agora é transferida os suecos que segundo narrativa do lobby franco italiano, entram na OTAN e estão a deixar de lado o programa Gripen, se tem dinheiro e a MB quer caça trás de volta o projeto Gripen navalizado, mas as viúvas do Rafael estão de volta.

Leandro Costa

Ninguém impede que o Brasil negocie com esses países, e gostaria muito de aumentar o máximo possível para vendermos nossos produtos para eles, e ao mesmo tempo termos investimentos desses países aqui. Só não precisa bagunçar um processo que vinha caminhando bem, necessitando apenas de mais grana. É muuuuita loucura. No final das contas eu sinceramente acho que não vai dar em nada.

Falta o Ministro da Defesa e FAB/MB/EB baterem o pé e exigirem a continuidade de programas que já foram assumidos pelo Governo Brasileiro. E isso vale para as três Forças.

Nilo

“me dá a impressão de que quem tá no comando não tem uma noção exata de que rumo tomar, o que é BEM PREOCUPANTE.” Quem faz esse comentário é o George, agora não esqueçamos do excelente artigo do Nunao sobre a aquisição de um novo caça leve, deixar o programa Gripen não é uma opção, mas deixará em um orçamento já apertado e cheio de incertezas de ter a importância de ser assim principal vetor de incremento para nosso indústria aeronáutica.

Last edited 20 dias atrás by Nilo
Leandro Costa

Se pensarmos bem, esse é um problema persistente no nosso país. Obras não tem continuidade porque foram do governo anterior, e por aí vai. Programas não tem continuidade porque ‘o tempo passou’ e algo assim.

Não temos nenhum compromisso de longo prazo, nada mesmo. É triste de se ver.

Esteves

Não precisa bater o pé. Bota o p* na mesa.

Esteves

Calma Nilo,

Tem alguma coisa bodenta no Gripen. Ok, vem faltando 1 bilhão por ano no orçamento da FAB mas…mas…ninguém é tão tonto de ver a caravana passar e não mandar parar.

O Boeing meteu-se. A OTAN precisa de avião. Dinheiro…por que a FAB deixou chegar a esse ponto?

Tem política interna, tem geopolítica e agora tem francês. Aquele francês amiiiiigo.

Nilo

Vamos esperar rsrs em comentário no outro artigo, o comentário do Roberto Santana “…CRUZEX 2024 terá também papel importante nesse contexto é terá também peso nas decisões futuras da FAB.
Em breve teremos uma boa resposta a tudo isso…”

Esteves

Bem…sempre é possível usar a pressão norte-americana contra eles mesmos.

Burgos

Francês não é amigo de ninguém 😏
Só querem saber da b* #ta do dinheiro.
Ex: compre 12 Rafales e pague 13 resumindo 🤦‍♂️

Ronaldo

Resumindo, é so pagar que o gripen vem, nem que for mais devagar, mas vem, o importante é entregar, mesmo que a quantidade nao seja a ideal. Se nao tem dinheiro pra uma compra, tb nao tem pra outra, o resto é conversa pra boi dormir simples assim

Rafael

Aqui o jogo não acaba quando termina e nem sempre quem ganha leva…

Maurício.

“e nem sempre quem ganha leva…”

Mas isso não acontece só no Brasil, nos EUA e em outros países também.
O Airbus A330 MRTT venceu o Boeing KC-46, mesmo assim, ele perdeu no tapetão.
Todo mundo sabe que o AgustaWestland EH101 é melhor que o Sikorsky S-92, mas ele também perdeu no tapetão.
A Coreia do Sul queria mais AW159 Lynx Wildcat, mas por pressão dos EUA, teve que levar o SeaHawk.
O Canadá queria o EH101, mas, também por pressão americana, acabou ficando com aquela gambiarra chamada CH-148 Cyclone.
Ou seja, isso acontece em vários países.

Rafael Santos

Tem também o caso do Super Tucano que perdeu para aquele avião agrícola modificado nos EUA.

Esteves

Nem sempre quem ganha ganha e quem perde perde. As vezes quem ganha não ganha e quem perde…

Bueno

Empate! kkk

juggerbr

O Brasil não é um país sério… e nem foi De Gaulle que disse isso. Mas é a pura verdade.

Santamariense

Acho que falta para os editores, e muitos aqui, parar um pouco e pensar. É óbvio, lógico e cristalino que a solução é a continuidade das entregas do Gripen, com mais unidades adquiridas para suprir todas aquelas que forem desativadas. Isso, qualquer criança de 10 anos pode concluir! Mas, não tendo dinheiro, como é o que vemos que está acontecendo, qual a sugestão que os editores e os foristas tem para tentar contornar esse problema?? O que fazer?? Quais saídas, alternativas e possibilidades?? Escrever sempre a mesma coisa não vai mudar nada! Tudo que tem sido publicado de um tempo… Read more »

André Macedo

Analisar a realidade e apontar o problema já é ajudar, você quer que eles deem tudo mastigado pras FFAA? Dê um aumento sob o que quer que os editores recebem, o problema é grande e por isso os diversos artigos, cada um cobre algo diferente.

Santamariense

Eu só estou pedindo que todos contribuam com sugestões. Criticar e apontar o erro é fácil e todos já sabemos o que está errado. Mas, ninguém propõe algo factível para resolver ou amenizar o problema.

Rafael Oliveira

A solução mais simples é cumprir o contrato do Gripen. Mesmo que os EUA doassem o F-16, o que é muito improvável, ainda gastaríamos bilhões de reais com uma revisão, peças para manutenção, compra de armamentos, treinamento de mecânicos e pilotos. Tudo isso para tapar o buraco por uns anos, apenas. Deve sair mais caro que a diferença que o governo não está liberando para cumprir o contrato do Gripen Sinceramente, se a FAB não consegue convencer o governo a liberar dinheiro para cumprir o contrato do Gripen, aposente o AMX e o F-5 e fique com menos caças e… Read more »

Santamariense

“ A solução mais simples é cumprir o contrato do Gripen.”

Discordo, pois é justamente a incapacidade brasileira em pagar em dia que causou tudo isso. Logo, cumprir o contrato do Gripen, falando de forma prática e financeira, é o mais complicado!

Esteves

Falta 1 bilhão por ano no orçamento da FAB. Talvez 1,5. São 10 anos. Falta 3 bilhões nas Tamandares. Os blindados obuseiros e Guarani não avançam.

Não tem grana mas tem pressão política. Cadê o Congresso? Cadê a Justiça que determinou prazo para liquidar os precatorios?

Nilo

Desculpe mas está esquecendo do artigo do Nunao sobre aquisição de novo caça para a FAB, artigo que inclusive faz sugestão. É óbvio que o PA não vai deixar de publicar o que está ocorrendo no meio atualmente.

Santamariense

Onde eu falei que não é para publicar alguma coisa? Eu estou falando que todos, editores, leitores, deveriam contribuir com sugestões.

Esteves

O que pode ser feito a FAB não quer: A29

A FAB quer caça tático mas não oferece nada do orçamento dela. Nesse momento de fragilidade nas relações com a Defesa a saída que vejo é aprovar no Congresso um “andar de lado”.

Tesouro. O problema é o fornecedor exigir o próprio banco como os suecos fizeram. Mas tem saída se o gargalo for somente no orçamento.

Marcos Silva

Sou da seguinte opinião Vira e mexe vem um iluminado e diz que o país é pacifico que não temos inimigos e coisa e tal. Que qualquer desavença será resolvida com conversas. Pois bem. Se é assim,então parem de gastar dinheiro e tempo com compra de caças! 50/60 Gripens não resolvem nada! Abandona essa __________. Investe na aviação de transporte,asas fixas/rotativas e nos A-29 para combater ilícitos e boa! Durante a pandemia precisamos muito de aeronaves de transporte. Durante as enchentes no RGS precisamos de aeronaves de transporte e helicópteros. Não os tínhamos em quantidade. 60 Gripens não resolvem nada!… Read more »

Esteves

36

Marcos Silva

36… Então,pode ser pior ainda.

Santamariense

Pelo número de negativações, só confirma o que eu disse, ou seja, criticar e falar a mesma coisa repetidas vezes é fácil. Propor algo factível e que contribua para uma solução é difícil e ninguém quer.

Fernando "Nunão" De Martini

que fazer?? Quais saídas, alternativas e possibilidades??”

“Usem o espaço para sugerir soluções”

Proponham algo!! Analisem a realidade e trabalhem com o que pode ser feito!!

O Poder Aéreo já sugeriu uma solução. Não temos culpa se você não concorda com ela e vem aqui dizer que não propomos uma solução.

É só ir lá e ler de novo e discordar de novo com os mesmos argumentos que você já discordou, se quiser:

https://www.aereo.jor.br/2024/06/20/um-pais-com-linhas-de-producao-de-gripen-e-super-tucano-nao-deveria-recorrer-a-cacas-usados/

Santamariense

“ O Poder Aéreo já sugeriu uma solução. Não temos culpa se você não concorda com ela e vem aqui dizer que não propomos uma solução.” Eu disse especificamente que não propuseram algo? Se tu ler melhor o que eu escrevi, foi para todos e não especificamente para os editores. E não se trata de gostar ou não. Essa tua postura só reforça o que eu disse em outro tópico sobre o tema: deixem as paixões de lado e pensem com o cérebro e não com o coração. “ É só ir lá e ler de novo e discordar de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Fui direto também, Santamariense. Não tem ironia. A matéria em questão tem quase 700 comentários, incluindo comentários seus, então você tem ciência de que sim, foi feita uma proposta de solução, com a qual você não concorda, como está claro nos seus comentários no meio dessas centenas e centenas. “e não especificamente para os editores” Santamariense, você incluiu os editores: “Acho que falta para os editores, e muitos aqui, parar um pouco e pensar.” “Mas, não tendo dinheiro, como é o que vemos que está acontecendo, qual a sugestão que os editores e os foristas tem para tentar contornar esse… Read more »

Santamariense

‘ “e não especificamente para os editores”

Santamariense, você incluiu os editores:’

Sim, incluí, por isso eu escrevi que não era especificamente aos editores. Não era somente para eles. Foi para todos, incluindo os editores, mas não apenas eles (tu, nesse caso).

Quanto ao resto todo, toca o barco…parece que estamos todos andando em círculos…o tempo passa e nada vai para frente.

Rodrigo Silveira

O atual de Brasília só está interessado nos 10% do contrato. Depois é aquela novela. Não se ganha dinheiro com contrato que já está andando.

Luciano

Que bobagem. Tem que passar por comissões do Congresso, e pelo próprio Congresso. Não existe isso.

Rodrigo Silveira

Ta certo. Não existe corrupção no BR. Está certo este bilete.

Akhinos

Você nem sabe como corrupção funciona. É só mais um que repete ad nauseum clichês que ouviu no zapzap.

LeoRezende

Sei. E você ouviu dizer que não,isso não existe,não é mesmo?
Deve ser por isso que a investigação que rolava foi sepultada pelo “stf”.

Daniel

É possível. Houve denúncias e elas foram investigadas. Mas por enquanto não encontraram nada. Apesar dessa história ter pegado mal nos EUA . . .

Rafael Oliveira

A FAB sem dinheiro para Gripen, mas quer comprar mais BlackHawk.

Qual o senso de prioridade da FAB?

Luciano

O Black Hawk é para o exército.

Lucas F

Creio que ele se referiu aos helicópteros naquela imagem. Nesse caso, tendo em vista o início/meio desse ano, faz bastante sentido aumentar a frota de helicópteros de transporte médio.

Rafael Oliveira

O EB “comprou” 12 helicópteros novos.

A FAB está de olho em helicópteros usados dos EUA.

Luciano

Claro, e agora a turminha que ainda está em 2014, vai reclamar se a FAB concordar com a “porcaria” do Rafale. PQP O mundo mudou, vocês não estão vendo? Que o que valia a 10 anos não vale mais. O Brasil está mudando também, e essas notícias mostram isso. O Rafale é um dos melhores do mundo, é ruim ter alguns?

Quanto a pagamento…, senhores, vocês sabem como será o contrato com os franceses? Por favor, divulguem.

Augusto José de Souza

O Rafale era cara naquela época por causa que ainda não era esse sucesso no mercado mundial como atualmente e um espaço aéreo como o nosso não pode ficar dependendo de um único modelo de caça que está demorando para ser entregue metade desse primeiro lote e ter dois caças supersônicos vai alavancar e muito a nossa capacidade,que venha o Rafale, scorpenes,reator nuclear e helicópteros.

José 001

Até hoje tem gente defendendo aquisição de F-16 usado lá do deserto via empréstimo disfarçado de assistência.

Deve estar sem o que falar.

Maurício.

Entre os caças, sem incluir um substituto para os AMX, e se essa novela do pagamento do Gripen que está chegando em conta gotas não ter um fim, por mim, que venha até F-16 velho do deserto, o que não pode é a FAB ficar sem caças.
O Tejas eu acho muito difícil, e o Rafale é só pressão francesa, mas, como estamos no Brasil, não dá para duvidar de nada, nem descartar essas alternativas.

Santamariense

É isso, Maurício. Propor ideias que sejam minimamente factíveis e que sejam uma alternativa ao problema que hoje está posto. Mas, a maioria só sabe dizer: tem que ser Gripen. Ponto. Mas, se negam, definitivamente, a ver que NÃO TEM dinheiro!!

Esteves

Então é mais honesto encerrar o programa?

Santamariense

Eu fiz uma pergunta, quando pedi que propusessem soluções factíveis. Logo, não cabe me responder com uma pergunta. Mas, aproveito e repasso para ti o questionamento: tu considera mais honesto e, principalmente, coerente, encerrar o programa?
Minha opinião eu coloquei no comentário mais para cima.

Esteves

É possível responder conhecendo o que passa. O orçamento é da FAB. Nesses quase 10 anos o gestor orçamentário viu PIB estagnado, juros crescentes, dólar subindo frente às moedas locais, pandemia, custos de insumos disparando, crise fiscal no Brasil e no mundo, guerra na Europa…o que não muda nunca é a nossa incompetência agropastoril pregando paz e amor pelo mundo. O que fizeram nesses quase 10 anos? Agora, às vésperas de iniciar o repagamento, vem essa ladainha. Os suecos querem pular fora? Os norte-americanos pressionam a SAAB? Impossível negociar aumento da dívida no Senado? Gavião Peixoto. Joga uma pá de… Read more »

Santamariense

Não parece. Minha resposta é negociar o aumento da dívida no Senado e acabar com essa infantilidade.”

É uma sugestão. Obrigado. É disso que precisamos. Enche o saco ver a maioria dos comentários falando a mesma coisa, sem propor bost@ nenhuma.

Pedro

Que zona! Precisamos começar a armar aviões executivos do GTE com mísseis. É o único jeito de termos garantia de continuidade de algum programa e orçamento liberado. Nossos políticos vão gostar tanto que vamos ter a maior força aérea do mundo. Sempre me volta a famosa frase..”esse país não é sério”.

Last edited 20 dias atrás by Pedro
Bueno

kkk
Imagina nós!!

Zorann

Está na hora de discutir a unificação das forças armadas para reduzir gastos com tanto pessoal .

Ou talvez, discutir o fim das forças armadas em favor de uma força nacional de segurança dedicada ao combate di crime organizado.

As forças armadas não fazem sentido se não tem equipamentos para cumprir sua missão

Underground

Para tratar de crime organizado tem Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal…
Resta que a Polícia prende Justiça anula.

Esteves

Se a Justiça anula pressiona o Congresso. Ele faz a lei.

Rafael Oliveira

Aí a Justiça considera a lei nova inconstitucional e não aplica do mesmo jeito.

Esteves

Não é a Justiça que provoca uma Adin.

Esteves

Tá no Naval é crise porque não tem navio. Vai pro Forte não tem carro. Vem pra cá não tem avião…é pau, pau, pau.

Vai ler notícia…o mundo se coçando. Até a Argentina. No Brasil é uma divisão social, política, corporativista que não termina nunca.

Socoooooooro. Tem vaga no Butão?

Burgos

Vai não !!!😏
Fica aqui e ajuda reclamar e dar continuidade aos projetos da MB/FAB/EB.
Eu não acredito em “Barrigada” de mídia marrom.
Pra mim tudo não passa de especulação e de lobby políticos/anarquistas 💪
Pronto falei 👍😏

Gabriel BR

Culpa do Vargas

Esteves

Os editores é que provocam. Tivesse conteúdo sobre sexshop não tinha essa rusga toda.

Bosco

Um país arrombado como o Brasil não pode se dar ao luxo de ter avião de combate específico (ataque , interceptador, etc.) , mesmo porque já temos o A-29.
A FAB tem que focar em caças bombardeiros supersônicos.

Burgos

Boa noite Bosco ;
Eu falaria diferente, mas já falando:
Não é um País arrombado e sim um País arrombado por um monte de Democracia Relativa 😏
E mais outras coisitas que não podemos falar aqui. Lamentável 😔
Da raiva se for comentar tudo ao pé da letra !!!

Last edited 20 dias atrás by Burgos
Alberro

Já poderíamos estar com os Rafales …

Last edited 20 dias atrás by Alberro
Ricardo da Silva

Alguns criam dificuldade para vender facilidade. Outros criam “histórias” para vender ‘matérias’ . . . .

Toni

Perfeita a capa da noticia !!!
Muito bom!

Fabio

Vai dar em nada… só mais uma janela de oportunidades aberta perdida, batendo na parede.

Last edited 19 dias atrás by Fabio
Daniel

Na falta de caças de quinta geração, o caça francês seria um ótimo complemento para a aeronave sueca. A FAB sempre teve a tradição de operar um caça leve e outro um pouco mais pesado (o famoso Hi-Lo). O Gripen poderia perfeitamente fazer a função de caça leve e o Rafale o de caça médio. Mas não deixa de ser irônico a FAB comprar dois dos 3 modelos do FX2. Só falta comprar F-18 também para demonstrar o quanto o FX2 foi bagunçado. KKKKKK

Heitor Rubio

Compra logo o Sukhoi

Augusto José de Souza

FX-2 para definir o substituto do F-5,venceu o Gripen e FX-3 para definir o substituto do AMX e já temos as propostas na mesa,podemos encarar assim.

Melky Levi

Não duvido de vir Rafales por ai, o governo atual é especialista em empurrar gerigonças francesa nas forças armadas, mas por que eles se importariam, somos nós, a casta inferior, que pagamos a conta mesmo.

Felipe

48 Gripen e 24 M346 para a FAB, é isto que se desenha, com esquadrões de 12 aviões cada. O cronograma do Gripen deve ser alongado para 2030 e até renegociado o pagamento.

Alex Barreto Cypriano

Não existe restrição, teto de gastos ou coisa que o valha, pra pagamento de juros e rolagem da dívida interna federal. Contingenciamentos e cortes de despesas são justamente pra pagar a rolagem da divida (amortizações e serviços e outros dispositivos associados, a transferência de renda incondicionada aos rentistas). A dívida de aquisição dos Gripen está afeita a dívida externa e, como dívida financeira, não sofre restrição na alocação de recursos. Se houve redução nos pagamentos durante o período de carência do contrato, aumenta nossa dívida com o banco sueco, mas não atrapalharia o cronograma de entregas, porque a SAAB já… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Se houve redução nos pagamentos durante o período de carência do contrato, aumenta nossa dívida com o banco sueco, mas não atrapalharia o cronograma de entregas, porque a SAAB já recebeu do banco sueco!” A Saab só recebe do banco sueco o que a FAB / Governo Federal desembolsa do montante emprestado para execução do contrato. E esses desembolsos têm sido aquém do necessário conforme o cronograma original (a média em reais deveria ter sido próxima a 2,5 bilhões por ano desde 2015, mas ficou em cerca de 1,5 bi por ano). Até o final do ano passado, segundo o… Read more »

Santamariense

Parece que tu não leu as matérias aqui no Aéreo sobre esse tema. São bem esclarecedoras. Elas explicam de forma clara que o problema é financeiro e está ligado às entregas, sim!
“…porque a SAAB já recebeu do banco sueco!”
Recebeu o que? Quanto? Recebeu o correspondente ao que entregou, nada mais. A SAAB não recebeu todo o valor do contrato.

Alex Barreto Cypriano

Segundo as tabelas do Nunão, já foi pago 24 bilhões de coroas suecas a SAAB e não recebemos (24/40) dos 36 Gripen. Explique, por favor, onde deixamos de pagar? O juro anual (mais comissão) dos dois tranches soma algo entre 550 e 650 milhões de reais, o que veio sendo pago nesse período contratado de carência. Mas num desses gráficos da vida, aparece um valor devido muito maior, mais que o dobro. Como se chegou nesse número majorado? De acordo com outra tabela do Nunão, pagamos a menos apenas o tranche em dólares relativos aos armamentos – algo menos que… Read more »

Last edited 18 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
Santamariense

Olhe as tabelas publicadas de novo. Falta, pelo menos desde 2020, entre 1 e 1,5 bilhão de reais por ano nos pagamentos ao banco sueco. É confuso, tem muita informação, mas no final se consegue entender.
“…dos dois tranches…”
Quais 2 tranches?

Fernando "Nunão" De Martini

Alex,

Leia as matérias, analise as tabelas sem pressa, pois aparentemente você fez uma leitura apressada.

Com pressa você não vai entender.