Segundo o jornalista Claudio Dantas, no próximo encontro do G20, uma vitrine de ofertas militares promete movimentar as relações internacionais. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estarão entre os líderes que chegam com propostas robustas de venda de equipamentos para o Brasil.

Meloni busca promover a versão de caça leve do M-346, enquanto Macron chega com um amplo portfólio de defesa, incluindo 24 caças Rafale, 50 helicópteros Airbus H145, 36 obuseiros Caesar sobre rodas e um submarino Scorpene adicional.

Antes da escolha pelo caça sueco Gripen, o ex-presidente Lula e o então presidente francês Nicolas Sarkozy chegaram a negociar a compra de caças Rafale para a Força Aérea Brasileira.

Entretanto, sob o governo Dilma, a FAB acabou optando pelo Gripen, cuja manutenção é considerada mais econômica. Agora, a França propõe substituir os caças italianos AMX, reforçando a expectativa de retomada de uma parceria estratégica entre os países.

Um ponto-chave nas negociações será a disposição de Macron para transferir a tecnologia de miniaturização do reator do submarino de propulsão nuclear, uma condição essencial para que a parceria avance.

Subscribe
Notify of
guest

264 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments