Marrakech, Marrocos, 30 de outubro de 2024 – O Governo do Marrocos assinou um Memorando de Entendimentos (MoU) com a Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) para lançar potenciais projetos conjuntos no setor aeroespacial marroquino. O acordo abrange as áreas de aviação comercial, defesa e mobilidade aérea urbana. O MoU reconhece ainda o desejo mútuo de fortalecer e expandir a cooperação e o investimento entre o Governo Brasileiro e o Reino de Marrocos, em torno da construção de uma Cooperação Atlântica mais ampla entre dois modelos do Sul Global.

O acordo entre a Embraer e o Governo Marroquino foi assinado pelo Ministro da Indústria e Comércio, Ryad Mezzour; pelo Ministro Delegado pelo Chefe de Governo, encarregado de Investimento, Convergência e Avaliação de Políticas Públicas, Karim Zidane; pelo Diretor-Geral da Agência Marroquina de Desenvolvimento de Investimento e Exportação, Ali Seddiki; e pelo Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer.

As partes identificaram oportunidades de negócios, com excelente potencial de trazer benefícios de curto e longo prazo, tanto para a Embraer quanto para o Marrocos. A parceria considera uma estrutura de desenvolvimento de um ecossistema integrado no Marrocos, fomentando a inovação e o crescimento econômico, e contribuindo para a criação de empregos e capacitação local.

Este projeto de cooperação também considerará uma gama de áreas em fases incrementais, desenvolvendo treinamento e MRO (manutenção, reparo e revisão). Outras frentes a serem exploradas para potenciais colaborações incluem: pesquisa e desenvolvimento, especialmente em descarbonização, mobilidade limpa, aviação sustentável e combustível de aviação sustentável.

“Hoje, assinamos um histórico acordo de parceria com a Embraer neste prestigiado evento, o Marrakech Airshow”, disse Ryad Mezzour, Ministro da Indústria e Comércio. “Esta colaboração não apenas destaca a força do ecossistema marroquino, mas também nos posiciona como um importante ator no setor aeroespacial global. Isso marca um momento fundamental na evolução da nossa indústria aeronáutica, reforçando nosso compromisso com a excelência e atraindo investimentos estratégicos de líderes globais do setor. O acordo catalisará uma sinergia mais profunda entre o Marrocos e a Embraer, grande líder da indústria, para acelerar nossas ambições compartilhadas e promover o potencial de conquistas inovadoras no setor aeroespacial”.

“Esta é uma importante oportunidade para a Embraer desenvolver um longevo relacionamento com o sólido e próspero setor aeroespacial marroquino”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Particularmente, nos agrada o fato de que nossos novos parceiros em Rabat colocam a mesma ênfase à qualificação e treinamento como nós na Embraer. Educação, capacitação e desenvolvimento para os jovens são a base de qualquer indústria forte e um valor comum para todas as partes. Esperamos fazer a diferença juntos, expandindo a indústria e maximizando os benefícios para todos.”

“O Marrocos está pronto para ser um grande parceiro para a Embraer Defesa & Segurança, e estamos comprometidos em colaborar estreitamente com a Força Aérea Real Marroquina para posicionar o C-390 como a principal escolha para seus futuros recursos de Transporte Aéreo Tático. Nosso apoio incluiria treinamento abrangente, manutenção e logística para sua frota”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Com um número crescente de países escolhendo o C-390 por seu desempenho excepcional e alta disponibilidade, agora é o momento ideal para a Força Aérea Real Marroquina considerar se juntar também a esta forte comunidade.”

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa. A sede da Embraer na Ásia Pacífico é em Singapura, e a sede na China é em Pequim.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Douglas Rodrigues

Isso antecede o anúncio dos KC390 por parte da RMAF…
E de acordo com estimativas, será a segunda maior operadora (até agora) do KC390, atrás apenas da FAB e suas 19 (isso mesmo, continua sendo esse número) encomendas.

Jorgemateus77

Já já vem um general trapalhão e fala que a fab n precisa de 19, q 12 é o suficiente.

Samuca cobre

É uma vergonha um país igual ao Brasil ter encomendado APENAS 19 unidades do KC 390!!!!
Aí os entendidos de plantão vão dizer: É o suficiente ñ precisa mais do que isso!!!
SERÁ…????

Marcos Silva

Quer aumentar a vergonha? Pediu 28 e cortou pra 19! Embora quisesse cortar pra 15….
Dizem que 28 KC-390 é muita coisa pra FAB.

marcos

O KC-390 é o quitute do momento.

Adriano RA

A Embraer e a FAB acertaram em cheio no design e capacidades desse avião. O timing também foi ótimo. Vai vender muito, por décadas.

Tutu

Só discordo do timing, perdemos oportunidades importantes devido ao atraso no desenvolvimento fruto de problemas orçamentários da FAB.

Cito como oportunidades perdidas em razão do atraso Canadá e França/Alemanha.

Jadson S. Cabral

Nenhum desses três países seriam clientes do KC-390 se tivéssemos o desenvolvido antes. O Canadá iria de hércules de qualquer jeito, vide Austrália. E França e Alemanha vão sempre fomentar sua industria

Willber Rodrigues

Embraer “preparando o terreno” pro 390 ser escolhido pelo Marrocos em breve.
Podem escrever, e me cobrar depois.

Last edited 1 dia atrás by Willber Rodrigues
Heinz

República Tcheca, e em breve Marrocos. Excelente notícia aos amantes de aviação brasileira. Avante C390 e embraer. Estou cruzando os dedos pela aquisição da Índia e Suécia.