Grécia compra de 35 helicópteros UH-60M Black Hawk da Lockheed Martin
Este contrato concedido à Lockheed Martin segue a assinatura de uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA) entre governos realizada em abril de 2024
STRATFORD, Conn., 29 de outubro de 2024 – O governo dos EUA concedeu à Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin (NYSE: LMT), um contrato de Venda Militar Estrangeira para fornecer 35 helicópteros UH-60M Black Hawk à Grécia. O acordo inclui 35 aeronaves para o Exército Helênico, além de treinamento de pessoal, equipamentos de treinamento e um pacote inicial de provisão, que melhorará significativamente a autodefesa e reforçará a interoperabilidade dentro do país e com os aliados da OTAN.
“Nosso relacionamento com a Grécia já dura décadas, e estamos satisfeitos em ver a contínua confiança da nação nos helicópteros Sikorsky, pois a Grécia se beneficiará de uma família integrada de aeronaves Hawk, apoiando missões de segurança nacional e humanitárias,” afirmou Hamid Salim, vice-presidente de Sistemas do Exército e da Força Aérea da Sikorsky. “O helicóptero Black Hawk oferece à Grécia uma gama de capacidades operacionais e um ecossistema global de mais de 5.000 aeronaves Hawk operadas por 36 países ao redor do mundo.”
“Os novos helicópteros UH-60M Black Hawk contratados são mais uma prova do relacionamento duradouro que a Lockheed Martin compartilha com a Grécia, suas Forças Armadas e indústrias de defesa há mais de 80 anos,” disse Costas Papadopoulos, diretor executivo de desenvolvimento de negócios internacionais para a Grécia na Lockheed Martin. “O helicóptero Black Hawk é o cavalo de batalha das aeronaves de elevação média para múltiplas missões e permitirá que a Grécia realize operações essenciais na região. Esses helicópteros se juntarão aos F-16Vs atualizados, aos novos MH-60Rs, aos F-16s existentes, C-130s e S-70Bs, bem como aos futuros F-35s da Grécia. Essa frota ampliada fornecerá à Grécia capacidades estendidas para operações aéreas, terrestres e marítimas, contribuindo para a segurança do país nos próximos anos.”
Com sua frota existente de S-70B e os recém-adquiridos helicópteros marítimos MH-60R para a Marinha Helênica, a Grécia operará várias variantes da família Hawk e se beneficiará das vantagens operacionais e de manutenção da uniformidade de frota. O Black Hawk tem a flexibilidade para realizar uma variedade de operações em maiores distâncias e nos ambientes mais desafiadores, aumentando a sobrevivência e a eficácia geral para missões de Segurança do Século 21®.
Com base na parceria de mais de 80 anos da Lockheed Martin com a Grécia, a empresa está pronta para apoiar o país e fornecer capacidades como F-35s, F-16s e C-130s, além de aeronaves Hawk que aumentarão as capacidades de dissuasão do país e a interoperabilidade com nações aliadas.
A Grécia será o 12º país europeu a operar o helicóptero Black Hawk. Em 2024, o governo dos EUA concedeu à Sikorsky contratos para fabricar e entregar um total de 84 helicópteros UH-60M Black Hawk para países na Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Sul, provando ainda mais que o Black Hawk é o principal helicóptero utilitário multiuso do mundo. Em 23 de outubro, a Sikorsky também recebeu contratos para o UH-60M com o objetivo de expandir as frotas de Black Hawk na Áustria, Brasil, Suécia e Tailândia. Em julho, a Sikorsky recebeu contratos para Black Hawks na Croácia e na Jordânia; em junho, a Romênia também adicionou à sua frota de S-70 Black Hawks, que compartilham a mesma origem do UH-60M.
Para mais informações, visite www.lockheedmartin.com/blackhawk
Sobre a Lockheed Martin
A Lockheed Martin é uma empresa global de tecnologia de defesa que impulsiona a inovação e avança na descoberta científica. Nossas soluções de missão em todos os domínios e a visão de Segurança do Século 21® aceleram a entrega de tecnologias transformadoras para garantir que aqueles a quem servimos estejam sempre preparados. Mais informações em lockheedmartin.com.
DIVULGAÇÃO: Lockheed Martin
Sinceramente não consigo entender, um país como a Grécia, onde a econômia e menor que a do Brasil, onde passou por diversas crises, onde tem um PIB, menor que o nosso
consegue comprar produtos bons e maiores, que o brasileiro. O exercito brasilerio, se arrastando para comprar 12 unidades e a Grécia comprando 35 unidades, além de navios e sistemas de armamentos para o exercíto . Lamentavel
O PIB per capita da Grécia é mais alto, mais que o dobro do nosso!
E o PIB per capita da Índia é de 2,698. O do Brasil, 10,296…
A India é um pais a beira de uma guerra com uma potencia nuclear, fora hostilidades com outra superpotencia vizinha.
Exatamente, por isso na Índia ainda vez milhões de pessoas na miséria, quase sem dinheiro para sobreviver.
A Grécia faz parte da OTAN (E UE…) e tem a Rússia na vizinhança longínqua, e principalmente a Turquia do outro do mar…
Esse é o discurso para gastarmos dinheiro e não termos nada em termos de equipamentos.
Eu falo que a culpa é dos argentinos que nem pra serem uma ameaça pra forçar a gente se mexer eles servem 😉
Quem sabe o Maduro ainda nao seja util pra esse fim.
Prioridades… As deles são ter uma defesa forte… já as nossas… são impublicáveis!
O VLS-1, aquele que explodiu na plataforma, teve investimentos de R$ 75 milhões. Nos anos seguintes, no programa Cyclope, sem que tenham produzido absolutamente nada, foram gastos um bilhão de reais.
Cyclone, mas Cyclope cai como uma luva, pois foi um programa sem visão 😀
Longe de mencionar que foram os únicos culpados, mas é importante lembrar da insistência do governo americano na época junto à Ucrânia, para evitar que esta repassasse know-how ao Brasil.
Salve!
A Ucrânia utilizava sistemas americanos em seus foguetes, os quais assinaram um Termo de Uso. O Brasil simplesmente recusou-se a assinar tal termo, assim foi vetado. É igualmente esses Termos que foi concorda ao baixar whats-app, Office e um monte de outros softwares. Você não é obrigado a a concordar, mas se não concordar, não usa.
Perfeita colocação. O Cyclone-4 não tinha um simples parafuso produzido no Brasil e mesmo assim foram colocados centenas de milhões de reais no projeto.
Olha os vizinhos da Grécia e depois olha os vizinhos do Brasil, brasileiro otário sempre vai achar que nunca vai acontecer nada por essas bandas. Até que um dia…….por isso nenhum governo tem interesse equipar as forças armadas. O próprio Múcio já está descente com isso!
Nem governos nem as forças armadas tem interesse em gastar dinheiro em equipamento militar.
Como disse o colega acima, as prioridades são outras…
Diante de tudo que se apresenta, em caso de um conflito, o melhor para o Brasileiro é procurar o aeroporto mais próximo de sua casa
Mas nunca vai acontecer nada por essas bandas, mesmo.
Ninguém vai se dar ao trabalho e ao enorme gasto de vir aqui nos invadir, quando pode facilmente nos dominar econômica e culturalmente de modo muito mais fácil.
E se acontecer algum conflito de grandes proporções no mundo, até que ele chegue aqui nesse fim de mundo a humanidade certamente já terá dado o passo final para a extinção.
A Grécia tem um PIB per capita muito superior ao Brasileiro, quanto a ser uma economia muito menor, é lógico, com 10 milhões de habitantes, claro, mas a Grécia é parte da UE, que tem uma economia muito maior que a Brasileira.
Membro ativo da OTAN e de alto – e põe alto nisso -valor estratégico para os ” donos da bola”.
Ta bom pra você?
Eu sei que procuras um inimigo á força, para ter justificação para desviar dinheiro da educação, saúde, social ou outros, para a defesa, mas essa da França ser inimiga, não cola.
Se o fosse não vos ajudaria a construir submarinos nucleares e diesel-eléctricos.
Arranja outro motivo.
Esse negócio de vizinhos mansos ou bravos tem é uma justificativa mediana. Com o nosso orçamento, nada impede de ter um ambiente tranquilo e equipamentos bons.
Pra mim, está mais relacionado a:
Nossa moeda bananense versus o Euro
Como administramos as FFAA e como os gregos administram as deles
O que os gregos esperam das suas forças armadas e o que os brasileiros esperam das suas
Esperamos intermináveis grupos de estudo, bons cocktails e transferência de tecnologia da matriz para sua filial no Brasil, por favor.
A Grécia manipulou números macroeconômicos por uns bons 20 anos e desconfia-se inclusive, que falsificou dados para entrar na União Europeia. Em 2008 a bomba do endividamento público explodiu e causou uma crise que ameaçou levar a Europa inteira pro buraco, o que só não aconteceu porque os bancos alemães (leia-se, Angela Merkel) impediram o “default” do país em troca de duríssimas medidas de ajuste fiscal (os gregos se aposentavam, em média 6 anos antes dos alemães, só para dar um aspecto) que levaram ao poder um partido de extrema-esquerda, o Siriza, que não aguentou 2 anos, e os gregos… Read more »
Perfeito!!!!
E olha que a Grécia não é um país tão organizado assim.
A Grécia investe 3% do PIB em defesa.
O Brasil investe 1,1% alguns congressistas estão tentando aumentar para 2% do PIB, já que com o atual orçamento não sobra quase nada para investimentos (aquisições), faça uma pesquisa na trilogia e te garanto que 80% ou mais são contra, isso aqui no site dos entusiastas, imagina se perguntar para o povão. Então não vamos reclamar, vamos continuar achando que gastamos muito com defesa e vamos comprar migalhas.
Vamos ver se daqui uns 20 anos a Grécia vende esses Black Hawk, quando estiverem bem usadinhos, para nós.
Estamos entre os maiores gastos militares do mundo, para termos um pode real igual ao do México, Tailândia, Bangladesh que gastam de metade a um terço das nossas despesas.
Não tem desculpas. Gastamos muito e mal ,para o que temos.
Muitos países Não incluem aposentadorias no orçamento militar. Militares aposentados podem receber sua aposentadoria através de um serviço de seguridade social nacional, como temos o INSS aqui no Brasil. A última relação que eu vi o Brasil estava com cerca de U$ 22 bi de orçamento militar e isto lhe garantia a 18ª posição no Ranking. Se somos a 8ª maior economia, estar em 18º em orçamento militar não é muito, não é verdade. E considerando que Metade do nosso orçamento vai para pagamento de aposentadorias e pensões e que existem muitos países considerados no ranking que não incluem estas… Read more »
Marcelo,
Realmente isto é muito frustrante, mas infelizmente, do meu ponto de vista, a razão disso é a corrupção endêmica no país. Nós estamos na posição 104 enquanto a Grécia, apesar dos diversos cenários econômicos catastróficos, está muito melhor que nós, na posição 59, e aí, sobra dinheiro.
Frustante mesmo.
https://www.transparency.org/en/cpi/2023
Abcs
Grécia vai comprar F-35A, F-16V, 150 Leo2a7, etc
A mais de 3 mil anos eles investem em defesa. Precisam proteger a Helena.
Só olhar o quanto se gasta.com pessoal em comparação a eles. Temos 300 mil recruta para pintar.meio fio, fica parado na frente da casa de general? Tribunal militar que não serve para nada, escola militar outra coisa inútil etc…
Estrutura do financiamento das pensoes na Europa é diferente e nao sai da pasta de defesa. Outro dia saiu nesse site que o custo com pessoal da pasta de defesa na França consome 27% do orçamento, e só deve incluir ativos.
Estamos deixando comprar 24 UH-60L dos 300 que o US Army está se desfazendo. Num excelente preço.
Esses 24 seriam adicionais aos 12 já encomendados? E sobre esses 12,algum prazo de entrega foi divulgado?
Também quero saber sobre a entrega desses doze black hawk comprados pelo EB e um possível segundo lote e interesse da FAB e MB também.
FAB. A compra do EB é outra coisa.
Putzzz.. Esse topo de equipamento faz falta pras FA’s.
O senhor quis dizer que estamos deixando de comprar? E aquela história lá de que o EB compraria algo em torno de 12 unidades novas? Porque eu, do alto da minha ignorância, se pudesse escolher, escolheria os 24 usados, desde que em boas condições. Se em que esse helicópteros no USARMY não devem ter voado pouco.
Não estariam usados “até o osso”? Fico feliz que as Forças Armadas estejam abandonando esta cultura de comprar produtos usados.
Não, não estão.
Seriam importantíssimos, inclusive para equipar o Poti, que até onde sei está sem nada (peço desculpas se estiver errado nesta info).
Está correto.
Pentágono anuncia acordo de US$ 1,24 bi para helicópteros UH-60M para Austrália, Brasil, Grécia, Suécia e Tailândia
https://www.cavok.com.br/pentagono-anuncia-acordo-de-us-124-bi-para-helicopteros-uh-60m-para-australia-brasil-grecia-suecia-e-tailandia
Aprovaram a compra dos UH-60M do EB
Que bom. Eu sei.
Primeiro que o contrato do EB, que já vem rolando há sei lá quanto tempo para apenas 12 unidades
Realmente existe muitas diferenças, um compra 35 por ser parceiro sério enquanto outro compra 12 num pau danado.
Essa negociação já estava há anos sendo discutida e agora passou pelo sinal verde do congresso americano enquanto a Grécia por ser membro da OTAN não precisou passar por toda essa burocracia americana,espero que em caso de segundo lote não precise mais dessa burocracia tanto para o Black hawk quanto para o JLTV do CFN.
Uma pena esses países que não tem fábricas de helicóptero ter de comprar dos americanos com sua coleira apertada.
PS: Contém ironia
Brasil também comprou 12 unidades do Black hawk para o EB,não tem helicóptero militar melhor.
Os do EB tem algum cronograma de entrega das unidades e algum interesse da FAB em mais unidades do Black hawk?
Sim, a FAB tem interesse.
A FAB pode comprar a versão UH-60M sem precisar passar por todas as burocracias que o EB enfrentou até finalmente se concretizar a compra dos Black hawk?
Pra FAB seria interessante im MH-60/HH-60 para o Pelicano e suas missões de resgate.
O UH-60 M é interessante mesmo para o esquadrão pelicano se dividir entre campo grande e a base aérea de santos com alguns Black hawk a disposição do IV Comar e com manutenção disponível no campo de Marte e o EB também pode comprar mais Black hawk para Belém e o 1Bavex em Taubaté e já tem um tempo que eles vem flertando com a versão armada do Black hawk.
A BAST foi fechada. Não vai reabrir.
Não sabia dessa,ela consta como ativa na página da FAB e pode ser útil para esquadrão de resgate com o Black hawk e para a MB implementar o salvamar sul sudeste para o 8DN
A FAB foi verificar os UH-60L do US Army que serão desativados. Bem mais baratos e nos atendem.
Se estiverem em otimas condições é excelente, a FAB poderia também fechar um contrato para manutenção e modernização dos Black hawk que ela já opera.
Eu não consigo ver como esse treco aqui, vai substituir os Blackhawk, boa sorte aos americanos!
Eu sou dessa opinião tbm, viu!? Será que essa tecnologia de tilt rotor já está madura o suficiente para substituir o icônico Blackhawk? O V-2 Osprey, embora há décadas em operação, até hoje tem seus problemas.
Mas pode ser só pelo design mesmo. O Blackhawk é lindo e é a imagem que todos temos de helicóptero militar, por tudo o que ele faz, por ser pau pra toda obra e aparecer tanto nas telas de cinema. O bicho é icônico!
Esse deveria ser o número comprado pelo Brasil, poderia até mais. A Polônia também vai comprar dezenas de Chinooks, pois possuem carências na parte de transporte pesado.
Essa compra do EB é para renovar parte da frota que vai ser aposentada,mas provavelmente devem ter outras aquisições do Black hawk.
Daqui a 10 anos ainda? Quando os EUA tiverem aposentado tudo e a Sikorsky tenha fechado a linda de produção?
Não, vão sendo entregues provavelmente a partir do ano que vem e por aí vai e o exército pode ainda adquirir outros lotes junto a FAB.
Era meu sonho ver chinook no EB. Para suprir as necessidades de transporte, sobretudo no meio da Selva, esse seria perfeito. Nunca entendi pq nunca o adquirirmos, se até a Argentina já o operou; ainda que em pouquíssimas unidades.
O EB já vinha monitorando o Black hawk já tem tempo e até a versão armada eles já estão monitorando a anos.
Que inveja da Grécia 🇬🇷
Mas aqui no Brasil 🇧🇷 vamos de M346, uma Ferrari italiana que só anda em estradas boas e grandes centros, afinal ninguém quer andar de jipe americano no meio do mato né!
(vamos ser justos com a história, embora seja uma Ferrari italiana foi pensada, desenhada, projetada e concebida por russos)
“Ferrari italiana foi pensada, desenhada, projetada e concebida por russos…”
De que vc está falando?
Acho que do M346, cujo airframe é baseado no Yak-130.
Ninguém é baseado em ninguém, eles foram desenvolvidos juntos, inicialmente seria a mesma aeronave.