Missão Secreta: Anarquistas tentaram ataque aéreo contra o ditador espanhol Francisco Franco em 1948

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Nord 1203 Norécrin

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Espanha de Francisco Franco se viu isolada dentro da Europa Ocidental devido à aliança do Caudilho com as ditaduras de Hitler e Mussolini para derrubar definitivamente a República Espanhola durante a Guerra Civil (1936-1939). No entanto, os primeiros passos da Guerra Fria e o estado catastrófico das economias dos países europeus impediram a invasão da Espanha. Afinal, Franco não representava uma ameaça direta para a França ou para o Reino Unido.

Ainda assim, muitos espanhóis que fugiram de seu país com a queda da República não compartilhavam dessa opinião. Em particular, os membros da antiga F.A.I. (Federación Anarquista Ibérica – Federação Anarquista Ibérica) e do sindicato anarco-sindicalista C.N.T. (Confederación Nacional del Trabajo – Confederação Nacional do Trabalho), que tinham se refugiado na França, desejavam a morte de Franco.

Em agosto de 1948, três anarquistas espanhóis: Laureano Cerrada (da CNT), Primitivo Gomez (ex-piloto de caça) e Antonio Ortiz se encontraram em Toulouse para planejar um ataque contra Franco. O plano: bombardear o navio em que Franco estaria durante uma regata na Baía de San Sebastián no domingo, 12 de setembro de 1948. Eles carregariam 30 bombas (roubadas de um depósito alemão durante a ocupação nazista da França) a bordo de um avião particular, um Norécrin c/n 1902.

Primitivo voou com o Norécrin para uma pista de pouso ao norte de Cognac, onde um mecânico instalou suportes de bombas sob o assento do piloto. Em seguida, ele voou para Tarbes, onde uma caminhonete entregou as bombas clandestinamente.

Doze dias depois, em 12 de setembro, às 13h, o Norécrin decolou da pista de Dax com três homens a bordo: Primitivo Gomez, Jose Perez Ibañez, também conhecido como “El Valencia”, e Antonio Ortiz, além de 150 kg de bombas — e sem nenhum rádio a bordo!

Antonio Ortiz relembra: “Então, era questão do avião, um avião pequeno. Quando me mostraram uma foto do avião, eu disse: ‘É como uma bicicleta!’ Mas concordamos em seguir em frente. Voamos a aproximadamente 1.000 metros de altura. Eu estava navegando, comparando o tempo de voo com o mapa, quando Primitivo, o piloto, me disse: ‘Olha ali, Ortiz! É o contorno da costa de San Sebastián.’”

“Então, descemos um pouco e vimos dois destróieres navegando juntos. Provavelmente havíamos sido localizados pelos radares, pois começaram a apontar suas metralhadoras para nós. Também nesse momento, um hidroavião Dornier estava patrulhando a baía. Atrás de um dos destróieres estava um barco a motor de alta velocidade saindo do Escritório do Porto com Franco a bordo. Mas não sabíamos disso na época.”

“Então, dois caças apareceram e Primitivo os apontou para mim. Depois eram quatro, depois mais dois. Um dos caças nos chamou para que o seguíssemos. Primitivo executou uma curva na direção da França. Ele voou perto da água e lançou nossas bombas ao mar. Todos estavam dizendo: ‘Rápido, em direção à França!’”

“Se tivéssemos conseguido matar Franco, isso significaria alguns anos a menos de ditadura na Espanha. Se soubéssemos que Franco estava no barco a motor de alta velocidade, teríamos realizado um ataque como os kamikazes japoneses e nos lançado com o avião contra o barco a motor.”

FONTE: Este pequeno artigo é baseado em um documentário de TV, *Ortiz, general sin dios ni amo*, de Ariel Camacho, Phil Casoar, e Laurent Guyot (1996). A descrição do ataque vem diretamente de uma entrevista com Antonio Ortiz (1907-1996). – Revista Small Air Forces  Observer – número 125, julho de 2008

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