O evento também homenageou os 80 anos do desembarque do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) na Itália

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na Base Aérea de Brasília (BABR), a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao seu dia, comemorados em 23 de outubro. A data é uma referência ao primeiro voo de Alberto Santos Dumont com o mais pesado que o ar, o 14-Bis, ocorrido neste mesmo dia, em 1906, há exatos 118 anos, no Campo de Bagatelle em Paris. A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, sendo recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

O evento também marcou os 80 anos do desembarque do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, e contou com a tradicional imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). Assim, a solenidade celebrou o legado histórico da FAB, além de homenagear personalidades e organizações que contribuíram para a defesa e o desenvolvimento da aviação no Brasil.

Na ocasião, foi feita uma homenagem especial aos bravos integrantes do Primeiro Grupo de Aviação de Caça que participaram da Segunda Guerra Mundial. Em dezembro de 1943, o Brasil criou esse grupo com a missão de lutar ao lado das forças aliadas na Itália. A seleção dos pilotos se deu prioritariamente por voluntariado e após um rigoroso treinamento nos Estados Unidos e no Panamá, os pilotos brasileiros finalmente chegaram à Europa em outubro de 1944, iniciando as operações de combate.

“Sinto-me verdadeiramente feliz de, na condição de cidadão brasileiro, de Aviador e de Comandante da Aeronáutica, estar presente neste belíssimo evento, que, com energia e vibração, comemora o indescritível estado de espírito do qual se imbuem os que pertencem à Força Aérea Brasileira e os que nascem nesta abençoada terra chamada Brasil. A presença de todos vocês torna ainda mais especial não apenas este momento, como o dia de hoje. Afinal é de se celebrar, com a mais elevada exaltação, a grandeza da história da nossa aviação, a essencialidade de Santos Dumont e a coragem dos militares da Força Aérea, que, diante do Pavilhão Nacional, plenamente cônscios e orgulhosos, juraram defender e honrar a nossa pátria, inclusive com o sacrifício de nossas próprias vidas”, pontuou o Comandante da Aeronáutica.

Entre os pilotos homenageados, destacou-se o Tenente Danilo Marques Moura, que foi abatido em combate, no dia 4 de fevereiro de 1945, próximo à cidade de Treviso, Itália. Danilo sobreviveu ao ataque e, com muito esforço, percorreu mais de 450 quilômetros a pé durante 30 dias até conseguir retornar à base aliada. A cerimônia contou com uma encenação dessa fuga heroica, representada por atores e figurantes, criando um emocionante momento de lembrança e honra.

Outro ponto alto da cerimônia foi o icônico táxi das aeronaves P-47 Thunderbolt e A-29 Super Tucano, que relembrou a 199ª missão do 1º GAVCA, realizada em 4 de fevereiro de 1945, nos céus da Itália. A simulação destacou a bravura e o espírito aguerrido dos pilotos brasileiros que, sob forte fogo inimigo, mantiveram seu compromisso com a missão de proteger a nação.

Ordem do Mérito Aeronáutico

A imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico foi realizada em seguida às personalidades e organizações agraciadas. Entre os homenageados estavam militares da FAB e de outras Forças Armadas, além de civis e corporações que se destacaram por seus serviços prestados à Pátria e à Aeronáutica. A imposição da medalha simbolizou o reconhecimento das contribuições de todos para o fortalecimento da FAB ao longo dos anos.

“É uma grande honra e uma imensa gratidão receber essa comenda pelos grandes anos passados na Força Aérea Brasileira. Sinto-me extremamente honrado e homenageado”, destacou o Sargento Especialista em Suprimento Rogério Fernandes Soares, um dos homenageados.

A Sargento Especialista em Administração, Débora Oliveira Brilhante da Costa, que também recebeu a comenda, expressou seu orgulho em ser agraciada. “É uma grande felicidade receber essa honraria em um dia tão especial. Há 21 anos ingressei na Força Aérea Brasileira fazendo parte desse grupo de homens e mulheres que, dia e noite, dedicam-se para que a FAB cumpra seu papel institucional”, afirmou.

O Coronel de Infantaria Antônio Fernandes Filho também expressou sua gratidão por receber a honraria. “Para mim, significa reconhecimento da Força por toda uma carreira de trabalho. Então, fico muito orgulhoso e honrado por receber essa comenda. Fico feliz por poder cada vez mais contribuir para a Força Aérea Brasileira”, ressaltou.

Ao final do evento foi realizado um desfile militar no qual a tropa, formada por militares da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAER-BR), Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e Alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), prestou continência ao Ministro da Defesa. O evento destacou o legado da FAB e reafirmou seu compromisso com a defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro, mantendo viva a memória dos heróis da aviação.

A solenidade contou com a participação de Embaixadores de Estado, Ministros, Senadores da República, Oficiais-Generais membros do Almirantado, do Alto-Comando do Exército Brasileiro e do Alto-Comando da Aeronáutica, tanto de ontem quanto de hoje. Estiveram presentes Ministros do Superior Tribunal Militar, Secretários do Ministério da Defesa, Presidentes e representantes de órgãos governamentais e empresas do setor aeroespacial e de defesa, além de Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O evento também reuniu Adidos de Defesa acreditados junto ao Governo Brasileiro, além de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de Organizações Militares, bem como o Graduado-Master da GUARNAER-BR.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Fabiano Santana

Republic P-47 Thunderbolt.
O avião que melhor simboliza a Força Aérea Brasileira.
Insuperável.

109F-4

Esse P-47 deveria poder voar. Aliás, o Brasil deveria ter pelo menos um exemplar de cada tipo de aeronave que serviu como caça em condições de vôo.

Guacamole

Rapaz, os aviões que usamos pra defesa tem mais de 50 anos e estão literalmente caindo do céu por falta de verbas.
Vamos tirar dinheiro de onde pra manter esses exemplares históricos?

juggerbr

Bela pintura do Super Tucano, grande homenagem! P-47 era um barril com asas, mas como foi importante em combate…

Esteves

Parabéns aos Aviadores, parabéns aos Caçadores, parabéns aos Fabianos e parabéns ao Esteves por dar os parabéns.

Obrigado a todos vocês, brasileiros corajosos.

Marcos Silva

Kkkk

Marcos Silva

Parabéns pelos parabéns Esteves! Kkkk

Rosi

Pintura linda do Super tucano!
Parabéns a todos aviadores
Parabéns ao piloto que sobreviveu na queda do F5 em Natal, consegui evitar una tragédia

Last edited 8 horas atrás by Rosi
Augusto José de Souza

A pintura do super tucano ficou sensacional,espero ver algum Gripen com pintura especial também além daquele protótipo com a bandeira do Brasil,pelo menos algum desse primeiro lote com a pintura do esquadrão Jaguar que é o esquadrão a ser contemplado com essa primeira remessa e depois no segundo lote outro com a pintura senta a pua e no terceiro com a pintura do esquadrão Pampa e outra do recém reativado esquadrão Pacau.

Plinio Jr

Ficou lindo este Super Tucano na cores dos P-47s , o povo do plastimodelismo vai adorar esta nova possibilidade em seus kits….

Willber Rodrigues

Ver o P-47 com essa pintura e bolacha icônicas é sempre um deleite…

LucianoSR71

Não vi em nenhum lugar informações do translado do P-47 p/ Brasília, creio que devem ter separado as asas e colocado tudo num KC-390. O P-47 tinha uma aparência bruta e tem um vídeo de treinamento restaurado que mostra como o P-47 podia ser enviado em caixas (despachadas por navios e depois colocadas em caminhões) e montado em suas bases utilizando apenas ferramentas básicas e força humana, as madeiras das caixas eram serradas e unidas de tal forma que viabilizava isso. Descritivo do vídeo: “This truly remarkable step-by-step training film shows how a ground support crew of fifty men could… Read more »

LucianoSR71
JHF

Quero deixar aqui meus “Parabéns” aos integrantes da FAB, que total leite de pedra todo dia….

Underground

Dia do aviador sem avião!

Maurício.

O Super Tucano com essa pintura verde ficou mais bonito que a atual pintura.
Eu gosto de ver cores nas aeronaves, principalmente nos caças, como o símbolo do esquadrão, cocar etc.
De um tempo pra cá, as aeronaves estão com as marcações e símbolos tudo no padrão de “baixa visibilidade”, o que tira um pouco da magia das aeronaves.

Roberto Fabiano Santana

A U.S. Navy aos poucos está voltando a adotar pinturas mais coloridas, lembra o padrão usado nos anos sessenta.

Jagder#44

Esse P-47 é uma ótima aeronave e fará uma ótima dupla com o A-29.
Parabéns FAB!