KC-390 da FAB decola de Beirute com 82 resgatados a caminho do Brasil
A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizada na Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo Governo Federal, decolou de Beirute, no Líbano, às 12h08 (horário de Brasília) nesta segunda-feira (21). A bordo do avião estão 82 pessoas resgatadas e um animal de estimação.
O voo fará escalas técnicas em Roma (Itália), Lisboa (Portugal) e Praia (Cabo Verde), antes de chegar ao Brasil. O pouso está previsto para ocorrer em Recife (PE), com destino final no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Dessa vez não teve luxo, veio todo mundo apertadinho!!!
E cheio de pinga-pinga.
O avião faz LIS-BEY sem escala; creio (especulação minha) que a escala em Roma seja somente para evitar ter que abastecer o avião em BEY.
Reduzindo assim o tempo de solo em BEY com os devidos riscos.
Creio o Kc30 fez o mesmo com a escala em Lisboa. A FAB divultou que ticaria o menor tempo possível em Beirute.
Sim, mas o A330 não fez escala em Roma.
O A330 faz LIS-BEY-LIS sem precisar reabastecer; o KC-390 não.
Não há abastecimento disponível em BEY.
Creio que o VC01 ainda está no México e o Kc30 está na Rússia… sobrou para o Kc390. Suponho que o segundo Kc30 também está em manutenção.
Será que VC02 teria sido melhor?
Caro Camargo, entendo que o VC01 teve que substituir a turbina sinistrada (conforme informado pelo Cel Nery, todo um setor de palhetas está(va) danificado); como aparentemente não treria sido um pássaro, talvez a segunda turbina tenha que também ser trocada como uma medida e precaução.
Verdade.. o RInaldo disse que foi um dano causado pela quebra das palhetas da turbina… vai ter que trocar o motor esquerdo… o dieito funcionou bem e levou o avião de volta… mas deve ser prudente uma revisão….
Pra isso o KC é perna curta… Aeronave tática, e não estratégica…
do Líbano a Portugal 4mil km é tranquilo para o KC390, autonomia de 6 mil km, a questão que não esta reabastecendo no Líbano.
Os A330 também fizeram escala em portugal para Seguir para o Líbano e Para o Brasil , mesmo tendo autonomia para ir direto , por questão de segurança faz uma parada em Portugal reabastece e segue.
Creio que a escala em Lisboa tb tenha a ver com a troca de tripulação….
Não seria o ideal uma tripulação fazer Brasil-Líbano-Brasil.
Mesmo sendo tripulação dupla.
Assim, uma tripulação faz Brasil-Portugal.
Uma segunda faz Portugal-Líbano-Portugal.
Uma terceira Portugal-Brasil.
Como foram vários vôos com o A330, sempre teria assim uma tripulação descansada e disponível em Portugal.
sim,verdade! Concordo. Esqueci deste grande detalhe! rs
Acho que foram 6 missões do Kc30, acho como 1300 repatriados
Concordo totalmente. E mais, tripulações disponíveis para operar o KC30 são em muito maior número…
Não há esse luxo na FAB. Deveria, mas não há.
Existe a questão também de que a qualquer momento o aeroporto de Beirut pode ser fechado para pousos e decolagens, assim como o espaço aéreo, o mais prudente é ficar o menor tempo possível em solo Libanês.
Foi o que eu comentei anteriormente, é melhor ter e não precisar usar, do que precisar e não ter.
A FAB precisa de mais aviões KC 390 e até com capacidade maior.
Uns 20 CH-47 ChinookUns 30 black hawk helicopter
Uns 5 Lockheed C-5 GalaxyDeixaria a FAB como uma das estrelas na América do Sul
Prezados; esqueçam esse papo de C-5 Galaxy na FAB.
Tirando os EUA, ninguém opera esse avião.
Pois é.. mas provável é um terceiro A330 do que um avião de transporte de carga tático.
Fosse buscar um transporte tático, seria o A400… mas até ele é improvável
Vc estava indo bem até a hora que começou a pirar na batatinha com as indicações kkkkkk
As vezes o indivíduo tomou muito rivotril
Porque usaram o KC-390 no lugar do C-30?
Estou com a pipoca pronta aqui.
O 2901 está ou estava na Rússia.
O 2902 saiu ontem de um período de mx na AD em VCP.
Olá. O que é “mx na AD em VCP”?
Opa!! Desculpe…..pressa em escrever!!
Manutenção na Azul em Viracopos!!
o 2901 Esta na Russia novamente , foi na semana passada e voltou hoje para Russia
Foi fazer o que na Rússia?
Reunião anula do BRICS
O Vc01 está em manutenção no México após a pane. Um dos KC30 esta em missão para a Russia para a reunião do BRICS. Creio que o segundo Kc30 está em manutenção
sobraram os Kc390 e os Vc02.
O 2902 está desde ontem no GIG.
Olá! O que é GIG?
Desculpem novamente; culpa da pressa!!
GIG é o código IATA do aeroporto do Galeão.
Agora foi a minha pressa… decolei o avião antes da hora
O Kc30 2902 deve estar reservado para levar a delegação brasileira para a reunião do Brics na Rússia
Já está lá. 13:30 de duração o voo.
Opa.. obrigado
Não é por nada não, mas, o governo deveria fazer um pente fino e ver quem dessa galera aí têm condições de pagar sua própria retirada em voos comerciais e quem realmente não têm. Muitos aí são comerciantes bem sucedidos, ou parentes próximos de pessoas assim.
Não se cobra por missão humanitária. Em teoria, os impostos deles já pagam a missão.
Olá Tutor. Tem gente que defende que as escolas públicas cobrem das pessoas mais ricas ou que o SUS também faça assim…. a burocracia para isso é interminável e com possibilidade de errar muito. É mais simples cobrar um imposto maior das pessoas mais ricas e conceder o benefício de modo homogẽnio Por exemplo, suponha uma família com renda anula de R$ 50 mil. Considerando que ela pague 20% de impostos (ICMS, IPVA, ISS, IPTU, Previdência… tudo). Então a renda líquida seria R$ 40 mil. Praticamente R$ 30 mil para todos os gastos com alimentação e contas obrigatórias. Sobraria R$… Read more »