A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizada na Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo Governo Federal, decolou de Beirute, no Líbano, às 12h08 (horário de Brasília) nesta segunda-feira (21). A bordo do avião estão 82 pessoas resgatadas e um animal de estimação.

O voo fará escalas técnicas em Roma (Itália), Lisboa (Portugal) e Praia (Cabo Verde), antes de chegar ao Brasil. O pouso está previsto para ocorrer em Recife (PE), com destino final no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício Veiga

Dessa vez não teve luxo, veio todo mundo apertadinho!!!

GFC_RJ

E cheio de pinga-pinga.

Franz A. Neeracher

O avião faz LIS-BEY sem escala; creio (especulação minha) que a escala em Roma seja somente para evitar ter que abastecer o avião em BEY.
Reduzindo assim o tempo de solo em BEY com os devidos riscos.

Camargoer.

Creio o Kc30 fez o mesmo com a escala em Lisboa. A FAB divultou que ticaria o menor tempo possível em Beirute.

Franz A. Neeracher

Sim, mas o A330 não fez escala em Roma.

O A330 faz LIS-BEY-LIS sem precisar reabastecer; o KC-390 não.

Rinaldo Nery

Não há abastecimento disponível em BEY.

Camargoer.

Creio que o VC01 ainda está no México e o Kc30 está na Rússia… sobrou para o Kc390. Suponho que o segundo Kc30 também está em manutenção.

Será que VC02 teria sido melhor?

Rommelqe

Caro Camargo, entendo que o VC01 teve que substituir a turbina sinistrada (conforme informado pelo Cel Nery, todo um setor de palhetas está(va) danificado); como aparentemente não treria sido um pássaro, talvez a segunda turbina tenha que também ser trocada como uma medida e precaução.

Camargoer.

Verdade.. o RInaldo disse que foi um dano causado pela quebra das palhetas da turbina… vai ter que trocar o motor esquerdo… o dieito funcionou bem e levou o avião de volta… mas deve ser prudente uma revisão….

juggerbr

Pra isso o KC é perna curta… Aeronave tática, e não estratégica…

Bueno

do Líbano a Portugal 4mil km é tranquilo para o KC390, autonomia de 6 mil km, a questão que não esta reabastecendo no Líbano.

Os A330 também fizeram escala em portugal para Seguir para o Líbano e Para o Brasil , mesmo tendo autonomia para ir direto , por questão de segurança faz uma parada em Portugal reabastece e segue.

Last edited 6 horas atrás by Bueno
Franz A. Neeracher

Creio que a escala em Lisboa tb tenha a ver com a troca de tripulação….

Não seria o ideal uma tripulação fazer Brasil-Líbano-Brasil.
Mesmo sendo tripulação dupla.

Assim, uma tripulação faz Brasil-Portugal.
Uma segunda faz Portugal-Líbano-Portugal.
Uma terceira Portugal-Brasil.

Como foram vários vôos com o A330, sempre teria assim uma tripulação descansada e disponível em Portugal.

Last edited 5 horas atrás by Franz A. Neeracher
Bueno

sim,verdade! Concordo. Esqueci deste grande detalhe! rs

Last edited 6 horas atrás by Bueno
Camargoer.

Acho que foram 6 missões do Kc30, acho como 1300 repatriados

Rommelqe

Concordo totalmente. E mais, tripulações disponíveis para operar o KC30 são em muito maior número…

Rinaldo Nery

Não há esse luxo na FAB. Deveria, mas não há.

Rafael Cordeiro

Existe a questão também de que a qualquer momento o aeroporto de Beirut pode ser fechado para pousos e decolagens, assim como o espaço aéreo, o mais prudente é ficar o menor tempo possível em solo Libanês.

FERNANDO

Foi o que eu comentei anteriormente, é melhor ter e não precisar usar, do que precisar e não ter.
A FAB precisa de mais aviões KC 390 e até com capacidade maior.
Uns 20 CH-47 ChinookUns 30 black hawk helicopter
Uns 5 Lockheed C-5 GalaxyDeixaria a FAB como uma das estrelas na América do Sul

Franz A. Neeracher

Prezados; esqueçam esse papo de C-5 Galaxy na FAB.

Tirando os EUA, ninguém opera esse avião.

Camargoer.

Pois é.. mas provável é um terceiro A330 do que um avião de transporte de carga tático.

Fosse buscar um transporte tático, seria o A400… mas até ele é improvável

Tallguiese

Vc estava indo bem até a hora que começou a pirar na batatinha com as indicações kkkkkk

Rafael

As vezes o indivíduo tomou muito rivotril

Clésio Luiz

Porque usaram o KC-390 no lugar do C-30?

Estou com a pipoca pronta aqui.

Franz A. Neeracher

O 2901 está ou estava na Rússia.

O 2902 saiu ontem de um período de mx na AD em VCP.

Camargoer.

Olá. O que é “mx na AD em VCP”?

Franz A. Neeracher

Opa!! Desculpe…..pressa em escrever!!

Manutenção na Azul em Viracopos!!

Bueno

o 2901 Esta na Russia novamente , foi na semana passada e voltou hoje para Russia

Carlos Pietro

Foi fazer o que na Rússia?

Camargoer.

Reunião anula do BRICS

Camargoer.

O Vc01 está em manutenção no México após a pane. Um dos KC30 esta em missão para a Russia para a reunião do BRICS. Creio que o segundo Kc30 está em manutenção

sobraram os Kc390 e os Vc02.

Franz A. Neeracher

O 2902 está desde ontem no GIG.

Jarbas Cury

Olá! O que é GIG?

Franz A. Neeracher

Desculpem novamente; culpa da pressa!!

GIG é o código IATA do aeroporto do Galeão.

Last edited 5 horas atrás by Franz A. Neeracher
Camargoer.

Agora foi a minha pressa… decolei o avião antes da hora

O Kc30 2902 deve estar reservado para levar a delegação brasileira para a reunião do Brics na Rússia

Nei

Já está lá. 13:30 de duração o voo.

Camargoer.

Opa.. obrigado

Tutor

Não é por nada não, mas, o governo deveria fazer um pente fino e ver quem dessa galera aí têm condições de pagar sua própria retirada em voos comerciais e quem realmente não têm. Muitos aí são comerciantes bem sucedidos, ou parentes próximos de pessoas assim.

Leandro Costa

Não se cobra por missão humanitária. Em teoria, os impostos deles já pagam a missão.

Camargoer.

Olá Tutor. Tem gente que defende que as escolas públicas cobrem das pessoas mais ricas ou que o SUS também faça assim…. a burocracia para isso é interminável e com possibilidade de errar muito. É mais simples cobrar um imposto maior das pessoas mais ricas e conceder o benefício de modo homogẽnio Por exemplo, suponha uma família com renda anula de R$ 50 mil. Considerando que ela pague 20% de impostos (ICMS, IPVA, ISS, IPTU, Previdência… tudo). Então a renda líquida seria R$ 40 mil. Praticamente R$ 30 mil para todos os gastos com alimentação e contas obrigatórias. Sobraria R$… Read more »