KC-390 da FAB decola de Beirute com 82 resgatados a caminho do Brasil
A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizada na Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo Governo Federal, decolou de Beirute, no Líbano, às 12h08 (horário de Brasília) nesta segunda-feira (21). A bordo do avião estão 82 pessoas resgatadas e um animal de estimação.
O voo fará escalas técnicas em Roma (Itália), Lisboa (Portugal) e Praia (Cabo Verde), antes de chegar ao Brasil. O pouso está previsto para ocorrer em Recife (PE), com destino final no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Dessa vez não teve luxo, veio todo mundo apertadinho!!!
E cheio de pinga-pinga.
O avião faz LIS-BEY sem escala; creio (especulação minha) que a escala em Roma seja somente para evitar ter que abastecer o avião em BEY.
Reduzindo assim o tempo de solo em BEY com os devidos riscos.
Creio o Kc30 fez o mesmo com a escala em Lisboa. A FAB divultou que ticaria o menor tempo possível em Beirute.
Sim, mas o A330 não fez escala em Roma.
O A330 faz LIS-BEY-LIS sem precisar reabastecer; o KC-390 não.
Não há abastecimento disponível em BEY.
Creio que o VC01 ainda está no México e o Kc30 está na Rússia… sobrou para o Kc390. Suponho que o segundo Kc30 também está em manutenção.
Será que VC02 teria sido melhor?
Caro Camargo, entendo que o VC01 teve que substituir a turbina sinistrada (conforme informado pelo Cel Nery, todo um setor de palhetas está(va) danificado); como aparentemente não treria sido um pássaro, talvez a segunda turbina tenha que também ser trocada como uma medida e precaução.
Verdade.. o RInaldo disse que foi um dano causado pela quebra das palhetas da turbina… vai ter que trocar o motor esquerdo… o dieito funcionou bem e levou o avião de volta… mas deve ser prudente uma revisão….
https://youtube.com/shorts/-LUPuGrKGjw?si=7q0a3gyOukCLxNhu
Antes salvo que luxo….
Estou com ele no radar as 00:59 de Lisboa a Cabo Verde
https://www.flightradar24.com/BRS501/37a7006f
Pra isso o KC é perna curta… Aeronave tática, e não estratégica…
do Líbano a Portugal 4mil km é tranquilo para o KC390, autonomia de 6 mil km, a questão que não esta reabastecendo no Líbano.
Os A330 também fizeram escala em portugal para Seguir para o Líbano e Para o Brasil , mesmo tendo autonomia para ir direto , por questão de segurança faz uma parada em Portugal reabastece e segue.
Creio que a escala em Lisboa tb tenha a ver com a troca de tripulação….
Não seria o ideal uma tripulação fazer Brasil-Líbano-Brasil.
Mesmo sendo tripulação dupla.
Assim, uma tripulação faz Brasil-Portugal.
Uma segunda faz Portugal-Líbano-Portugal.
Uma terceira Portugal-Brasil.
Como foram vários vôos com o A330, sempre teria assim uma tripulação descansada e disponível em Portugal.
sim,verdade! Concordo. Esqueci deste grande detalhe! rs
Acho que foram 6 missões do Kc30, acho como 1300 repatriados
Concordo totalmente. E mais, tripulações disponíveis para operar o KC30 são em muito maior número…
Não há esse luxo na FAB. Deveria, mas não há.
Sabes dizer se esses dois A330 da FAB possuem um Crew Rest Area?
Sim. Vulgo “sarcófago”.
Entendo. Mas meu comentário esta na hipótese de contratar civis para ajudar nestas missões humanitárias. Há varios brasileiros que voam em companias comerciais que imagino poderiam ser convocados para funções auxiliares (copilotos?). Também há o fato de que um dos dois A330 da FAB estava em manutenção, liberando mais pessoal militar para as missões necessárias. O emprego do KC390 logicamente também é muito util.
Existe a questão também de que a qualquer momento o aeroporto de Beirut pode ser fechado para pousos e decolagens, assim como o espaço aéreo, o mais prudente é ficar o menor tempo possível em solo Libanês.
Foi o que eu comentei anteriormente, é melhor ter e não precisar usar, do que precisar e não ter.
A FAB precisa de mais aviões KC 390 e até com capacidade maior.
Uns 20 CH-47 ChinookUns 30 black hawk helicopter
Uns 5 Lockheed C-5 GalaxyDeixaria a FAB como uma das estrelas na América do Sul
Prezados; esqueçam esse papo de C-5 Galaxy na FAB.
Tirando os EUA, ninguém opera esse avião.
Pois é.. mas provável é um terceiro A330 do que um avião de transporte de carga tático.
Fosse buscar um transporte tático, seria o A400… mas até ele é improvável
e a RAF ?
Nunca usou o C-5.
Tb não possue.
Mas com A330, A400 e C-17 a RAF está bem equipada.
C-17 e Chinook (EB) seria bom…um sonho.
Concordo…..mas creio que permanecerão como sonhos!!
Vc estava indo bem até a hora que começou a pirar na batatinha com as indicações kkkkkk
Porque usaram o KC-390 no lugar do C-30?
Estou com a pipoca pronta aqui.
O 2901 está ou estava na Rússia.
O 2902 saiu ontem de um período de mx na AD em VCP.
Olá. O que é “mx na AD em VCP”?
Opa!! Desculpe…..pressa em escrever!!
Manutenção na Azul em Viracopos!!
o 2901 Esta na Russia novamente , foi na semana passada e voltou hoje para Russia
Foi fazer o que na Rússia?
Reunião anula do BRICS
O Vc01 está em manutenção no México após a pane. Um dos KC30 esta em missão para a Russia para a reunião do BRICS. Creio que o segundo Kc30 está em manutenção
sobraram os Kc390 e os Vc02.
O 2902 está desde ontem no GIG.
Olá! O que é GIG?
Desculpem novamente; culpa da pressa!!
GIG é o código IATA do aeroporto do Galeão.
Agora foi a minha pressa… decolei o avião antes da hora
O Kc30 2902 deve estar reservado para levar a delegação brasileira para a reunião do Brics na Rússia
Já está lá. 13:30 de duração o voo.
Opa.. obrigado
Não é por nada não, mas, o governo deveria fazer um pente fino e ver quem dessa galera aí têm condições de pagar sua própria retirada em voos comerciais e quem realmente não têm. Muitos aí são comerciantes bem sucedidos, ou parentes próximos de pessoas assim.
Não se cobra por missão humanitária. Em teoria, os impostos deles já pagam a missão.
Olá Tutor. Tem gente que defende que as escolas públicas cobrem das pessoas mais ricas ou que o SUS também faça assim…. a burocracia para isso é interminável e com possibilidade de errar muito. É mais simples cobrar um imposto maior das pessoas mais ricas e conceder o benefício de modo homogẽnio Por exemplo, suponha uma família com renda anula de R$ 50 mil. Considerando que ela pague 20% de impostos (ICMS, IPVA, ISS, IPTU, Previdência… tudo). Então a renda líquida seria R$ 40 mil. Praticamente R$ 30 mil para todos os gastos com alimentação e contas obrigatórias. Sobraria R$… Read more »
cobrar por missão diplomática, essa é nova, mas com esse problema no Líbano, poderiam ter fretado um avião de carreira e liberado o KC30 para os resgates.
Eu fui de Orlando até São Paulo e vice versa pela Azul econômica e já foi um inferno, imagina vir num avião militar de carga, com um monte de parada..essa gente nunca mais vai querer saber de sair do Brasil…..vai ser três meses com dor nas costas pelo menos…( pela Azul já foi um mês)
Me perdoe a sinceridade, mas, o problema não está no avião da Azul, o problema está em suas costas.
Tá certo !!!👍
Não pode parar, diminui a quantidade, mas não para, acredito que se forçar a barra manda até 2 KC 390 pra Beirute 🤷♂️
slc , imagina kc390 ser acertado no meio do fogo cruzado
Galante, tudo bem? Queria sugerir uma reportagem a respeito do que aconteceu com a SMKB que era desenvolvida pela AEQ e nunca mais tivemos noticias. Lembro que os testes estavam indo muito bem a apareceram fotos com A-1, A-29 e AF-1, mas nunca mais vimos notícias. Foi abandonado? Que empresa detém o conhecimento ou ficou com o CTA? Lembro que as empresas envolvidas ou faziam parte do grupo Odebrecht e Synergy, ambos envolvidas na lava jato e que foram dissolvidas.
Segundo o Aeroin, ele passou por Hamburgo na ida.
Não entendi o questionamento dos colegas, qual o problema de fazer escala? Todos os passageiros estão sendo retirados de uma zona de guerra, com segurança em um avião que possui até contra medidas caso um missil seja disparado acidentalmente e tudo isso sem custo algum, não tenho dúvidas que todos que estão no voo não estão nem ai se vão parar em Lisboa ou Cabo Verde ou qualquer outro lugar.
https://aeroin.net/forca-aerea-brasileira-inicia-estudo-para-substituir-aeronaves-emb-110-bandeirante/?amp
Fora de tópico, mas foi discutido? Aquele projeto da Embraer que foi cancelado tem algo a ver com isso?