Embraer registra aumento de 33% nas entregas em relação ao ano anterior e atinge recorde de US$ 22,7 bilhões na carteira de pedidos

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  • Empresa entregou 57 aeronaves no 3T24 versus 43 um ano atrás
  • Foram entregues 2 aeronaves C-390 Millennium e confirmados os pedidos entre 6 a12 aeronaves do A-29 Super Tucano
  • Primeiro E2 foi entregue à LOT Polish Airlines
  • Carteira de pedidos de US$ 22,7 bilhões aumentou mais de 25% anualmente e atinge nível mais alto em 9 anos
  • Carteira de pedidos de Defesa & Segurança cresceu quase 70%

São Paulo (SP), 18 de outubro de 2024 – A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, entregou um total de 57 aeronaves no 3T24 – com crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado e 24% em relação ao trimestre anterior (2T24). A Aviação Comercial entregou 16 jatos, e a Aviação Executiva outros 41. Durante o trimestre, Defesa & Segurança entregou duas aeronaves C-390 Millennium – a primeira aeronave para a Hungria e a sétima para o Brasil.

A carteira de pedidos da empresa atingiu US$ 22,7 bilhões no 3T24 (resultado 25% maior no comparativo anual e quase 10% acima do volume registrado no trimestre anterior) –alcançando seu nível mais alto em nove anos. Do segundo para o terceiro trimestre de 2024, Defesa & Segurança registrou o maior aumento na carteira de pedidos (+US$ 1,5 bilhão), seguida por Serviços & Suporte (+US$ 367 milhões), enquanto a Aviação Executiva e a Comercial registraram reduções marginais (US$ -184 milhões e US$ -168 milhões, respectivamente).

Aviação Executiva

Na Aviação Executiva, as entregas somaram 41 unidades, com alta superior a 45% no comparativo anual e a 50% no trimestral (3T24 x 2T24). A carteira de pedidos da unidade de negócios atingiu US$ 4,4 bilhões, crescendo 3% anualmente, mas com baixa de 4% na sequência trimestral (3T24 x 2T24).

O declínio nominal na carteira de pedidos em relação ao seu nível histórico máximo é explicado pelo aumento das entregas e pelo período sazonalmente mais lento para vendas, característico do verão no hemisfério norte.

Os jatos médios e supermédios Praetor 500 e Praetor 600 representaram quase metade (19 jatos) das entregas da unidade de negócios, impulsionados pelo momento positivo desta família de aeronaves. Enquanto isso, o Phenom 300, aeronave mais vendida em sua categoria por 12 anos consecutivos em todo o mundo, teve mais uma vez o melhor desempenho no trimestre (com 18 jatos).

Aviação Comercial

Na Aviação Comercial, foram entregues 16 jatos (12 unidades da família E2 e 4 da família E1), o que representa aumento de mais de 5% em relação ao trimestre equivalente em 2023. Destaque para a entrega da primeira aeronave E2 do contrato assinado (com uma empresa de leasing) para fornecimento à LOT Polish Airlines – o acordo inclui mais dois jatos para entrega até o final do ano. Além disso, a Virgin Australia fez um pedido firme de oito jatos small narrowbody E190-E2 no trimestre. A carteira de pedidos do segmento atingiu US$ 11,1 bilhões no 3T24, crescendo quase 30% na comparação anual e apresentando redução marginal em relação ao 2T24.

  

Defesa & Segurança

Na área de Defesa & Segurança, a Força Aérea Húngara recebeu seu primeiro C-390 Millennium, e a Força Aérea Brasileira recebeu sua sétima unidade. Um novo contrato para aquisição de nove aeronaves C-390 foi assinado com a Holanda e a Áustria, como anunciado no Farnborough International Airshow (FIA). Em um forte período de vendas, o A-29 Super Tucano teve contratos de venda assinados com Paraguai e Uruguai, que incluem até 12 aeronaves. A carteira de pedidos da unidade de negócios atingiu US$ 3,6 bilhões – um crescimento de cerca de US$ 1,5 bilhão ou de 70% tanto em relação ao trimestre anterior quanto ao ano de 2023.

 

Serviços & Suporte

A carteira de pedidos de Serviços & Suporte chegou a US$ 3,5 bilhões, um aumento de mais de 25% no comparativo anual e de mais de 10% de um trimestre para outro sequencialmente (3T24 x 2T24). De julho a setembro, a Embraer anunciou a expansão da sua rede de apoio ao cliente na região Ásia-Pacífico, por meio de parcerias com a SIA Engineering Corporation e a Fokker Services Asia, e nos Estados Unidos, com investimento direto em novas instalações no Texas.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Willber Rodrigues

Essa notícia, vinda na mesma semana em que sai a notícia sobre a “via-crucis” da Boeing, chega a ser engraçado….

Jefferson Henrique

Eu ia tocar no assunto…
Qual a probabilidade da ligação dos problemas e revezes da Boeing, do sucesso notório da Embraer e do caso do departamento de justiça americano investigando o acordo do Gripen? Posso estar falando bobagem, mas poderia ser uma tentativa de enfraquecer a Embraer, ou minar algum contrato pra tirar o foco dos próprios problemas?
By the way, a Embraer é um orgulho e uma excessão neste país.

Willber Rodrigues

1- A compra do Gripen foi a mais de uma década. 2- e só AGORA, uma década depois, “supostamente” os EUA pensaram “um….sera que teve marmelada ou corrupção na compra do Gripen pelo Brasil? Vou investigar isso”; 3- nesse intervalo de tempo, a Boeing tentou levar, a preço de banana, a parte mais lucrativa da Embraer, mas Deus provou que é mesmo BR e não permitiu isso ir em frente; 4- curiosamente, durante esse mesma década, a Boeing acumula um histórico de burradas e prejuízos; 5- curiosamente DE NOVO, nessa mesma época a Embraer gerou o primeiro e maior rival… Read more »

Bigliazzi

E que agora existe um sério risco de um motor F-404 ir para lá na China… Ou na Rússia… Essa nossa condição de capacho desses dois países colocam em risco uma tecnologia sensível dos EUA.

Neto

Gente, cuidado com as fakenews.
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Somos uma democracia. Um unico presidente não é capaz de passar por cima de toda a cadeia logistica da FAB.
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Tivemos um que _____
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COMENTÁRIO EDITADO. NÃO COMECE UMA BOLA DE NEVE EM QUE OS DEMAIS COMENTARISTAS VÃO DEFENDER ESTE OU AQUELE POLÍTICO DE ESTIMAÇÃO E ATACAR OS DESAFETOS, O QUE ACABA COM O DEBATE SOBRE O ASSUNTO DA MATÉRIA E SOBRE O TEMA DEFESA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luiz

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COMENTÁRIO APAGADO. VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

JÁ PASSOU DA HORA DE LEREM E SEGUIREM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

will bill

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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO. ISSO GERA UMA BOLA DE NEVE DE RESPOSTAS DE OUTROS COMENTARISTAS DEFENDENDO ESTE OU AQUELE POLÍTICO DE ESTIMAÇÃO E ACABA COM O DEBATE SOBRE O ASSUNTO DA MATÉRIA E SOBRE O TEMA DEFESA.

ATÉ QUANDO OS EDITORES TERÃO QUE REPETIR ESSAS ADVERTÊNCIAS? JÁ ERA PARA A MAIORIA DOS COMENTARISTAS TER APRENDIDO PELA QUANTIDADE DE ADVERTÊNCIAS FEITAS TODOS OS DIAS.

PELA MILÉSIMA VEZ, LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Groosp

É uma empresa americana sendo investigada pelo Departamento de Justiça americano. Aqui o caso foi encerrado mas foi encerrado daquele jeito. Os outros países em que houve julgamento de casos relacionados aos esquemas de corrupção brasileiros mantiveram as condenações. Se há razões políticas por trás disso acredito que seja pelo nosso posicionamento político pró-Rússia e pró-Irã do que por causa da Embraer.

Underground

Nenhum.

will bill

Caro Jefferson, não tenha dúvida disso. E eu acredito que a Boeing com certeza ficou com muita informação sigilosa da Embraer. E tinha gente que defendia a venda da empresa dizendo que ia “quebrar”. Talvez que sabe um dia, ela brigue de igual pra igual com as duas outras grandes.

Ozawa

Mais engraçado seria a Embraer realizar uma oferta de compra para salvar a Boeing … Em 1° de abril de qualquer ano vindouro … E o post correspondente aqui no PA bater a marca de 1.000 comentários …

Os Estados Unidos estatizariam a Boeing mas não deixariam isso acontecer …

Willber Rodrigues

Já fica a idéia pros editores pro 1° de Abril pro ano que vem.
Aposto que essa “notícia” e a “volta do Osório” que sempre rola nessa data vai fazer a alegria daquela molecada que faz canal de “assuntos militares” no Youtube…

Esteves

Olha…falta mais coragem que grana.

Esteves

Não. Não deixariam. Mas eles vieram aqui oferecer 4 bilhões pela Embraer que faturava 4. Hoje a Embraer fatura mais de 6.

A Boeing faturou 77 em 23…fazer uma oferta hostil depende mais da coragem. Vai que aceitam 33.

Quando a 3G ofereceu 143 pela Unilever riram de nós. Eu queria ver de onde essa turma ia tirar tanta grana.

Mas…eu, Embraer, aproveitaria o momento para rir.

Last edited 1 mês atrás by Esteves
Underground

Embraer tentou comprar a SAAB, mas alguma coisa ao foi à frente.

Marcelo

A Boeing foi muito esperta,tentou comprar a Embraer barato e com o lucro da Embraer anual iria ajudar a Boeing a diminuir seu deficit (endividamento) anual rapidamente em poucos anos.
A BlackRock que controla a mídia no Brasil fez a mídia convencer a opinião publica que era melhor vender para a Boeing.
O Brasil não é para amadores !!!

JHF

Não precisa controlar a mídia no país, só precisa pagar o que eles pedem para noticiar a sua verdade.

Willber Rodrigues

Enm precisa gastar bilhões comprando nossa mídia.
Sóbo fato de ser uma empresa norte-americana tentando comprar algo BR, que os “patriotas” daqui praticamente dão de graça mesmo…

Underground

Maurício Botelho chegou a ser cotado para CEO da Boeing.

Esteves

CEO, CFO, CTO, CIO, CF…

Ditadura dos C. Eu demitiria todos. E todos os Almirantes.

Luiz

Eles erraram e corrigiram a informação hoje dia 19:

“Anteriormente divulgamos que o Marrocos tinha fechado a compra de 188 aeronaves, mas esta informação estava incorreta. O número de 188 é a quantidade aeronaves diversas que a Força Aérea Real Marroquina pretendia comprar, como divulgado amplamente na mídia meses atrás. A Embraer vai fornecer apenas a quantidade para substituir os C-130 Hércules do país africano.”

Eu também li sobre esta venda dias atrás mas em uma unica fonte. Não sei se realmente procede, pelos menos por enquanto .

Willber Rodrigues

188 kc-390?

Pombas, o Marrocos tem mais bases espalhadas pelo mundo que os EUA, pra precisar de tanto KC?

EduardoSP

Que bobagem. O sujeito pública essas coisas sem ficar vermelho de vergonha. É muita ignorância.

Willber Rodrigues

É o tipo de gente que publica matérias do tipo “Antonov vai investir 70 bilhões de dólares pra abrir uma fábrica de aeronaves no interior do Acre”
O cara que publica isso não consegue parar por 3 minutos pra pensar no quão absurdo e sem lógica é uma notícia dessas.
Aí o cara me vem e publica que o Marrocos vai comprar 188 C-390…

Bigliazzi

Ótima notícia! Pergunta Off Topic: teremos F-15 na Cruzex??? É sério isso??? Vocês irão publicar alguma coisa sobre isso???

Bigliazzi

Boa… Ni meio de tanta notícia da China e da Rússia isso passa desapercebido. Boa!!! Espero uma ótima cobertura. Mesmo porque irão abrir a base para simples mortais… O que não farão para a imprensa especializada

Esteves

A Coca-Cola compra toda e qualquer concorrência. Mata no ninho. A Dolly é uma que ainda resiste. Quem sabe um dia, assim como compramos a Budwaiser, trazemos para cá Harvard ou uma grande instituição norte-americana.

https://youtu.be/3mbvWn1EY6g?si=uGFu6WJBfSAHOZtx

Leandro Costa

Esteves, dois pontos. O primeiro é que adoro essa música. O segundo é que a Budweiser é da Ambev hehehehehe. Ou melhor, InBev 😛

Esteves

Ambev é controlada pelo 3G. A oferta hostil contra a Unilever foi feita pelo sócio norte-americano do 3G, Warren Buffet.

Igual casa de praia. É bom ter. Ter amigo que tenha é melhor.

Marcos Silva

“Ter amigo que tenha é melhor…”
Isso é melhor que ter. Casa na praia só traz dor de cabeça.

Camargoer.

O pessoal da Coca Cola tem medo do Dollynho.

comment image

Esteves

Nunca entendi isso. Esse Dolly é pior que o Guaraná Jesus…que a Coca-Cola também comprou.

Felipe Mendes

E tem gente que achava/acha uma boa ideia vendê-la. Empresa estratégica não se vende, (pelo menos não mais de 49%) mesmo ela sendo privada, pois é importante mantê-la sob o controle nacional. Quantas “Embraer” temos no nosso país? Países desenvolvidos possuem várias empresas super tecnológicas. Não podemos nos dar o luxo de perder o pouco que temos. Isso não significa que empresa públicas não possam ser privatizadas. A Embraer é, por exemplo, um caso de sucesso.

Carlos Pietro

Boa noite, uma pergunta para os conhecedores do assunto: A Embraer poderia construir um Xavante do zero para substituir os AMX que estão se aposentando?

Rinaldo Nery

Xavante e A-1 são de categorias, capacidades e tecnologias bem distintas… Não há comparação.

Carlos Pietro

Certo, obrigado.

Carlos Pietro

Certo, aqui na base aérea de Santa Maria RS, tinha os Xavante.

Luiz

Carlos, só a titulo de curiosidade já houve um projeto que não foi pra frente,o EMB 330
Aqui você pode vê-lo como ele seria.
Conheça 10 projetos de aviões da Embraer que nunca decolaram | CNN Brasil

will bill

kkk os caras ficam dando ideia… vai que algum comandante da FAB lê isso..

Mig25

E pensar que essa empresa, orgulho nacional, foi vendida pra Boeing com o aval do governo dos “patriotas”…
Só Deus brasileiro mesmo pra reverter esse crime de lesa pátria.

Raphael

Era a embraer quem queria a fusão. Estavam todos serelepes querendo se mudarem para os states.

Comte. Nogueira

Seria interessante, para reforçar a imagem da marca no cenário internacional, aumentar a cadência de produção do KC390. Creio que ajudaria na tomada de decisão de algum futuro comprador, que não está disposto a esperar alguns anos para receber uma aeronave.

Fernando EMB

Primeiro se vende, depois se aumenta a cadência de produção. Com as novas vendas ele já disse que vai aumentar a cadência. Se ocorrem novas vendas pode aumentar ainda mais… Mas isso não tem como ocorrer da noite para o dia.

will bill

o mais assustador é que tinha gente defendendo a venda da Embraer dizendo que ia quebrar.. acho que o vento mudou não?

Francisco

Embraer foi vendida em 1994