A Boeing planeja levantar até US$ 25 bilhões por meio de ofertas de ações e dívidas nos próximos três anos, ao mesmo tempo em que fecha um acordo de crédito de US$ 10 bilhões com credores, de acordo com os registros regulatórios de ontem.

A fabricante de jatos busca reforçar suas finanças e aumentar seu saldo de caixa enquanto trabalha para evitar um possível rebaixamento para o status de “junk” pelas agências de classificação de crédito, o que geraria custos de empréstimos mais altos.

A mudança ocorre enquanto a Boeing enfrenta uma série de contratempos este ano, incluindo novas preocupações com a qualidade após a perda de um tampão de porta em pleno ar de um 737 Max 9 em janeiro e uma greve de maquinistas em andamento que interrompeu parte da produção.

A empresa também está demitindo cerca de 17.000 funcionários — 10% de sua força de trabalho — como parte das medidas de corte de custos e está atrasando o lançamento de novos modelos de avião.

A Boeing não conseguiu dar lucro desde 2018 e tem cerca de US$ 58 bilhões em dívidas, acima dos US$ 9 bilhões de uma década atrás. As ações da empresa caíram quase 56% nos últimos cinco anos.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício.

É essa mesma Boeing que iria salvar a Embraer da falência? Os anos se passaram e a realidade dos fatos mostrou quem estava certo e quem estava sendo patrocinado para defender aquela “parceria”…Rsrsrs.

Willber Rodrigues

Como eu já disse várias vezes sobre esse assunto:

Já agradeceram a Deus hoje por essa “parceria” não ter ido em frente?

JOSE DE PADUA VIEIRA

E teve tanto usuário aqui falando que sem a Boeing a Embraer iria desaparecer…

André

Interessante refletir com a questão da Sabesp e a distribuidora de energia em SP. Neoliberalismo logo sendo defendido aqui por “arautos”.

Willber Rodrigues

“A mudança ocorre enquanto a Boeing enfrenta uma série de contratempos este ano, incluindo novas preocupações com a qualidade após a perda de um tampão de porta em pleno ar de um 737 Max 9 em janeiro e uma greve de maquinistas em andamento que interrompeu parte da produção.” Se o problema da Boeing fosse “apenas” as suas burradas criminosas no 737, ainda estariam “bem”, mas ela enfrenta problemas na área comercial, aeroespacial ( perguntem a NASA o que eles acham do Starliner… ) e Defesa ( a USAF está “feliz da vida” com os atrasos do KC-46… ). Quem… Read more »

Emmanuel

A Boeing não tem problemas financeiros. Tem sempre um governo amigo preparado para dar aquela mãozinha, como aconteceu com os bancos no crash de 2008.

fewoz

E viva o livre mercado! Ooops, quer dizer… Quando estas empresas estão bem. Quando estão mal, se esquecem do livre mercado e do liberalismo num piscar de olhos.

Emmanuel

Muito isso.
Capitalismo para mim. E liberalismo também.

Nolasco

Você sabe a diferença de entre democracia e ditadura? Quando eu mando em você é democracia, quando você manda em mim é ditadura.

Cassini

Na crise, todo mundo é keynesiano.

Willber Rodrigues
Pedro Fullback

Que triste, espero que piore.

Lembrando que para não imundar de Airbus nos EUA, os americanos fazem lobby para Embraer. Obviamente, não desmerecendo a tecnologia da Embraer.

Está na hora da Embraer fazer um avião de maior porte.

fewoz

Isso já foi discutido algumas vezes, mas o próprio CEO negou que eles têm planos de partir para um avião maior, infelizmente. Preferem continuar a ser líderes em nichos. Se não me engano, os custos seriam 3x (ou mais) que o próprio valor de mercado da Embraer! Um dos dois: ou daria absurdamente certo ou seria um suicídio e a Embraer iria à bancarrota. De quaqluer forma, todos sabemos que o Deep State americano jamais permitiria o nascimento de uma potência na América Latina, então fariam de tudo para minar o crescimento da Embraer, pois isso poderia piorar a já… Read more »

GFC_RJ

E natural. 
Os EUA são disparado o maior mercado da Embraer.
Os principais fornecedores de componentes críticos são americanos.

Duvido que a Embraer vá fazer qualquer movimento que se arrisque àquele mercado.

Uma canetada do governo e a empresa…

Willber Rodrigues

A última empresa BR que apostou o que não tinha pra entrar num mercado aonde ela não tinha experiência, mercado esse que é praticamente um “clube do Bolinha”, foi a Engesa com o Osório, e sabemos como a história termina.
Melhor a Embraer investir no VTOL, no 390 e no mercado de aviação aonde ela domina mesmo…

EduardoSP

O fracasso o Osório não tem nada a ver com os americanos. Eles jogaram o jogo deles e, após alguns anos, com a invasão do Kuwait pelo Iraque, ficou muito claro que a Arábia Saudita tinha feito a melhor opção para eles.

Last edited 33 minutos atrás by EduardoSP
Diego

Adoraria ver isso mas acho bem difícil.

Last edited 49 minutos atrás by Diego
juggerbr

Vamos ver se a expressão “Too Big to Fail” será verdade ou não pra Boeing. O fato de ter muitos projetos militares e espaciais com o governo americano é um bom motivo pra ela ser salva, ou ao menos fatiada em civil e militar e a parte militar ter salvação.

fewoz

Os EUA não permitiram nem mesmo a queda de suas empresas automobilísticas. Você acha mesmo que permitirão a queda de uma empresa estratégica e gigante como a Boeing? Continuarão a despejar bilhões e bilhões, não importa o quanto falhem.

marcos

Logo o Tio Sam acha um país de terceiro mundo do outro lado do Oceano que precise dos aviões Boeing para levar toneladas de democracia e liberdade.

Cerberosph

Perigo é só sobrar os de terceiro mundo que não precisem atravessar oceano nenhum.

Jefferson Ferreira

A Embraer devia comprar a Boeing

juggerbr

Sei não… lá tem tantos problemas, melhor crescer organicamente, com projetos pé no chão e custos muito controlados.

Iran

Sei que é impossível, mas seria muito cômico se acontecesse kkk

Fábio CDC

Seria o mesmo que o Grupo Pão de Açúcar tentar comprar o Walmart. Simplesmente não há nem 1% do capital disponível para isso.

Jmgs

Mesmo ma situação atual wu aposto mais na boeing que na embraer. Alguem aqui acreditar que o governo americano deixaria a boeing quebrar? Ja a embraer não receberia o mesmo tratamento de nosso governo.

Andrigo

A Embraer só seria salva por aqui se isto rendesse alguma vantagem par os nosso governantes.

Willber Rodrigues

Que os EUA jamais deixarão a Boieng quebrar, isso é fato, principalmente a área de Defesa.
Mas acho “curioso” que a Boieng precise disso, e a Embraer, não.
Quem tem melhor gestão entre as duas?

Ivan herrera

Foi por pouco em Embraer rssss, bom em relação a Boeing que quebre e desapareça.

BraZil

Concordo que a Embraer tem que caminhar para aeronaves de maior porte e acho que acontecerá, no momento certo. Uma coisa que temos que elogiar (dentre tantas outras) é o timing perfeito que a empresa demonstra até hoje, na hora e no tipo de lançamento de produtos, continuo me preocupando com a quantidade de ativos da empresa em terras do Titio Samuel, mas enfim, que continue crescendo e ocupando nichos lucrativos.

fewoz

Já afirmaram que não têm planos de um avião maior. É absurdamente arriscado para uma empresa do porte da Embraer. De resto, concordo que o timing e a visão que eles têm é muito boa, mas se quisessem mesmo tirar proveito da situação da Boeing, o momento seria agora (Mesmo que o setor aeronáutico esteja passando por um momento de transição, especialmente de combustíveis e motores). Projetos podem ser modificados.

fewoz

A gigante Boeing tem US$ 58 bilhões em dívidas?? Depois disso vejo que eu até nem estou tão mal com minhas pequenas dívidas, haha

EduardoSP

Lembrando que por volta de 2015/2016 a Petrobrás tinha o dobro dessa dívida (US$ 126 bilhões). Era a empresa mais endividada do mundo e se recuperou.

André Sávio Craveiro Bueno
Last edited 1 hora atrás by André Sávio Craveiro Bueno
Bachini

Sei ser algo extremamente demorado e custoso, mas a Embraer com um wide-body na mão neste momento….rsrs

André Sávio Craveiro Bueno

As aeronaves de maiores vendas são narrow body, famílias B-737 e A-320.