O protótipo da aeronave de transporte militar ucraniana An-178-100R voou com sucesso para a Polônia, conforme relatado por Zbiam. De acordo com o serviço de imprensa do Aeroporto de Bydgoszcz, a aeronave chegou ao Aeroporto Ignacy Jan Paderewski, na Polônia, em 9 de outubro.

Desde a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em 2022, a localização do An-178 não era conhecida publicamente. Seu voo da Ucrânia para a Polônia confirma que a aeronave sobreviveu aos ataques russos a aeródromos durante os 2,5 anos da guerra em andamento. O transponder, que permite o rastreamento do voo, foi ativado apenas quando o avião já estava sobre a Polônia, conforme destacou o Militarnyi. No aeroporto polonês, o AN-178-100R se juntará a outra aeronave ucraniana da Antonov, atualmente armazenada à espera de seu destino.

O protótipo AN-178-100R Nº 001 foi projetado para realizar testes de voo e certificação para este tipo de aeronave. Em dezembro de 2021, a aeronave completou a substituição de componentes russos por equipamentos de fornecedores nacionais e ocidentais.

Projetado para transportar até 100 pessoas, equipamentos e carga, o AN-178-100R é capaz de entregar armas e equipamentos militares leves por meio de aterrissagem ou lançamento de paraquedas, além de realizar evacuações médicas de feridos.

A Antonov recebeu uma encomenda estatal para três aeronaves AN-178 para o Ministério da Defesa da Ucrânia em 29 de dezembro de 2020, com a produção iniciada em janeiro de 2021.

Inicialmente, a entrega da primeira unidade de produção do AN-178 estava prevista para a primavera de 2023, mas a guerra em larga escala afetou o trabalho do fabricante ucraniano de aeronaves.

FONTE: Euromaidan

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juggerbr

Que aeronave bonita!

Willber Rodrigues

A Antonov não era a empresa que “diziam” que iria investir 70 bilhões aqui, mas que “desistiram” por causa de nosso posicionamento ( ou falta dele ) sobre essa guerra, e muita gente caiu nessa?

Camargoer.

Acho que nem foi a Antonov que afirmou isso, mas algum picareta que estava tentando aplicar um golpe… o sujeito que dizia ser representante da Antonov chegou a se reunir com algumas autoridades estaduais… até que a Antonov divulgar que não tinha representantes no Brasil..

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/04/26/antonov-desmente-que-desistiu-e-investir-50-bi-no-brasil-apos-fala-de-lula.htm

Nilo

O Peru aguarda sua unidade até hoje, rsrsr, bonito por fora, tranqueira por dentro.

Willber Rodrigues

Eles ja rescindiram esse contrato.
Com sorte, o 390 toma o lugar dele por lá….

Thunder

https://youtu.be/38GUX0jOG3E?si=9w9Y4WT1nayGiVaU
Vídeo interessante que mostra o interior dessa nova versão com equipamentos fornecidos pelo ocidente. A Antonov trabalha desde o ano de 2018 no desenvolvendo das versões ASW,ISR e AEW

Last edited 1 hora atrás by Thunder
Leonardo

KC-390 ucraniano…??