Avião de transporte militar da Antonov sobrevive a ataques russos e chega à Polônia
O protótipo da aeronave de transporte militar ucraniana An-178-100R voou com sucesso para a Polônia, conforme relatado por Zbiam. De acordo com o serviço de imprensa do Aeroporto de Bydgoszcz, a aeronave chegou ao Aeroporto Ignacy Jan Paderewski, na Polônia, em 9 de outubro.
Desde a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em 2022, a localização do An-178 não era conhecida publicamente. Seu voo da Ucrânia para a Polônia confirma que a aeronave sobreviveu aos ataques russos a aeródromos durante os 2,5 anos da guerra em andamento. O transponder, que permite o rastreamento do voo, foi ativado apenas quando o avião já estava sobre a Polônia, conforme destacou o Militarnyi. No aeroporto polonês, o AN-178-100R se juntará a outra aeronave ucraniana da Antonov, atualmente armazenada à espera de seu destino.
O protótipo AN-178-100R Nº 001 foi projetado para realizar testes de voo e certificação para este tipo de aeronave. Em dezembro de 2021, a aeronave completou a substituição de componentes russos por equipamentos de fornecedores nacionais e ocidentais.
Projetado para transportar até 100 pessoas, equipamentos e carga, o AN-178-100R é capaz de entregar armas e equipamentos militares leves por meio de aterrissagem ou lançamento de paraquedas, além de realizar evacuações médicas de feridos.
A Antonov recebeu uma encomenda estatal para três aeronaves AN-178 para o Ministério da Defesa da Ucrânia em 29 de dezembro de 2020, com a produção iniciada em janeiro de 2021.
Inicialmente, a entrega da primeira unidade de produção do AN-178 estava prevista para a primavera de 2023, mas a guerra em larga escala afetou o trabalho do fabricante ucraniano de aeronaves.
FONTE: Euromaidan
Que aeronave bonita!
A Antonov não era a empresa que “diziam” que iria investir 70 bilhões aqui, mas que “desistiram” por causa de nosso posicionamento ( ou falta dele ) sobre essa guerra, e muita gente caiu nessa?
Acho que nem foi a Antonov que afirmou isso, mas algum picareta que estava tentando aplicar um golpe… o sujeito que dizia ser representante da Antonov chegou a se reunir com algumas autoridades estaduais… até que a Antonov divulgar que não tinha representantes no Brasil..
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/04/26/antonov-desmente-que-desistiu-e-investir-50-bi-no-brasil-apos-fala-de-lula.htm
Se a Antonov tivesse 70bi pra investir de todos os países que ela poderia fazer isso o Brasil nunca estaria na lista
Mas isso era óbvio pra qualquer um que pensasse por 5 minutos nesse assunto e soubesse que 2+2=4.
Pombas, se nem a SAAB, que é a SAAB, tá investindo essa quantia aqui por causa do Gripen, imagine investir essa grana ( maior do que o faturamento deles na época, diga-se de passagem ) num país que nunca comprou nada deles?
Só o foguetão do projeto Cyclone.
Existia tambem o desenvolvimento de foguetes, coisa político mitomaniaco…
Caro Bachini,
Não sou de entrar em comentários políticos e muito menos sou bolsonarista, mas o acordo Brasil-Ucrânia data de 2003, e este ano foi o primeiro mandato do Lula.
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/parceria-espacial-brasil-ucrania-custou-r-1-bilhao-e-acabou-sem-lancar-foguete/
Abcs
Pois é…para você ver que quando se trata de polarização, as pessoas ficam cegas e nem percebem que estão escrevendo inverdades.
Concordo.
O Peru aguarda sua unidade até hoje, rsrsr, bonito por fora, tranqueira por dentro.
Eles ja rescindiram esse contrato.
Com sorte, o 390 toma o lugar dele por lá….
Eles compraram o italiano spartan. Vai ser difícil eles adiquirir o c390 pq nós ver como ameaça, bastar procurar em canais peruanos, não apenas no o YouTube mais também em TV.
so se for no futebol kkkkk
Vi em um comentário argentino: -nunca compre ( ou use, não me recordo bem) o material do seu inimigo! Estavam mencionando sobre a possibilidade dos Scorpènes brasileiros serem adquiridos pelos argentinos também, assim como mencionaram dos IKL’s e o Guarani. Daí conclui-se que: além do motivo grana, se vender pouco dos nossos produtos, seguindo as idéias reinantes no nosso entorno, pois somos vistos como “inimigos”.
https://youtu.be/38GUX0jOG3E?si=9w9Y4WT1nayGiVaU
Vídeo interessante que mostra o interior dessa nova versão com equipamentos fornecidos pelo ocidente. A Antonov trabalha desde o ano de 2018 no desenvolvendo das versões ASW,ISR e AEW
KC-390 ucraniano…??
Esse aí está a léguas de distância de ser um 390..
Na verdade está a milhas náuticas de distancia !!!rs
Qualquer semelhança, é mera coincidência 🤔
A Embraer que se cuide 👀
@Burgos, pensei o mesmo… é bem cópia viu… será que a Boeing não vazou nada?
O que a Boeing tem a ver com o KC-390?? E o An-178 foi anunciado em 2010, já há bastante tempo. E se for pela semelhança, o Ilyushin Il-214/276 é mais parecido com o KC-390 do que o An-178.
Que se cuide com EUA, o acordo Embraer e L3Harris, a empresa americana desistiu da parceria para atender o interesse em um abastecedor tático. Ou vai com outra parceria ou sozinha.
A aerodinâmica vale para todos, aviões de categorias similares podem ser parecidos. Numa comparação visual trem de pouso do KC390 me parece mais robusto que o desse Antonov.
Procurem por Antonov An-158 (dos anos 1990), projeto do qual deriva esse An-178.
As formas lembram um 390. Ouso dizer que são parecidos. Teoricamente, se estivessem os dois disputando uma licitação, quais seriam as vantagens e desvantagens dos dois modelos?
Embraer entrega o que vende, tem pós venda reconhecido mundo afora… Ucrania em guerra, acha que eles conseguem ter cadeia de produção?
C-390 – Tem alcance de 2800 km com 26 ton. Faz REVO.
An-178 – Tem alcance de 1000 km com 18 ton. Não faz REVO.
Eles não disputariam a mesma licitação, pois são de categorias diferentes.
Embora a Antonov seja uma fabricante tradicional e bem sucedida, o 178 está muito longe de ser um concorrente do KC390. Se compararmos, por exemplo, os trens de pouso ve-se que o 179 não é apropriado para operar em pistas mais rústicas. Entendo que essa aeronave é de outra classe, mais leve, e deve ter sido parametrizada para operar em condições mais amenas. Suas linhas sãomuito parecidas com aquelas primeiramente consideradas pela EMBRAER nos primeiros esboços de projeto do KC390 baseados mais profundamente nos E190. Felizmente o trabalho em conjunto EMBRAER/FAB conduizu nosso KC390 ao que é hoje: um aeronave… Read more »
olha só kkk, começo a desconfiar que hackearam a Embraer. é uma cópia descarada ou estou maluco ?
Pode colocar num museu, vai ser uma daquelas peças únicas da aviação
Ucrânia e Brasil é casamento a vista.
“Ucrânia e Brasil é casamento a vista.”
Ué, mas já não casaram no programa espacial brasileiro? Tu sabe que fim deu no primeiro casamento, né? Alguns intrometidos se meteram e diziam como a noiva (Ucrânia) deveria agir…Rsrsrs.
Da última vez em que teve esse “namorico” foi na época do Cyclone. Nem quero pensar em noivado e casamento então….
Melhor pedir o divórcio mesmo.
Foi um divórcio típico onde a noiva (Ucrânia) leva todo o dinheiro e o noivo (Brasil) ficou com o prejuízo.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Não duvidaria se em um futuro a Lockheed-Martin ou a Boeing fizessem uma “parceria” amigável com a Antonov para adquirir o projeto e fabricar sobre licença nos eua.
Ou adquirir uma fatia da Antonov para “ajudar” a empresa.
Assim teriam um cargueiro que ficaria entre o C-17 e o C-130 Hércules.
Nenhuma delas precisaria da Antonov pra isso. E se houvesse uma licitação para isso nos Estados Unidos, seria com as especificações da USAF, não as ucranianas.
A versão fracassada do C-390….Ainda dizem que copiamos essa joça Soviética…Nenhum país com o mínimo de noção faria negócios com a Ucrânia, e não é nem pela guerra, o Brasil perdeu 1 bilhão….
Nossa filho, você ainda não saiu de 1991?!
Essa de aeronave soviética foi de lascar heim?!
Bobear Rússia ainda é comunista…
Foi a Antonov quem não saiu de 1991, literalmente, pois de lá para cá, não construiram nada novo, viviam de seu passado com seus aviões pesadíssimos e quadrimotores. Não é sem motivo ou coincidência o fracasso do An-178.
Parabéns, sua interpretação de texto está ótima!
Se não estou enganado esse avião tem capacidade de transporte de 18 toneladas. Acho que ele esta mais pra rival do C295 do que para C390
Oportunidade do Perú receber a aeronave que comprou e não levou…preferiu esse aí ao invéz do KC390. Toma…
E agora querem ir de Rafale não levando em consideração o F39E/F (não temos problemas com o aparelho, não recebemos em menor intervalo porque não pagamos e ainda vamos gastar mal o orçamento comprando uma nova aeronave presidencial…)
Sgtº Moreno
O Rafale não tem qualquer problema também, exceto ser, literalmente, o caça não-stealth mais caro da atualidade. Se o Peru terá dinheiro pra operá-los, é uma incógnita.
bonita aeronave, o único lado “feio” dela é que poderá ser um concorrente do KC-390 da Embraer!!!
não, ela não é do segmento do KC-390. O An-178 tem 33 metros de comprimento, contra 33,9 m do C-390; 30,57 m de envergadura contra 35 m do Millennium; e 9,5 m de altura, ante 11,8 m do avião brasileiro. Há vantagem para o Embraer no peso máximo de descolagem (67 t contra 52,4 t) e no payload (23 t contra 18 t). O Antonov pode voar a altitude máxima de 12.200 metros, contra os 11.000 m do modelo brasileiro, e também pode transportar mais soldados (90 contra 80) e paraquedistas (70 contra 64). Mas o KC-390 é mais rápido:… Read more »
Por tudo que tu colocou, elas são do mesmo segmento. Se os dados estiverem corretos (e não estou duvidando do que tu escreveu), todos os parâmetros são muito semelhantes. Categoria diferente seria se o peso máximo, por exemplo, ou as dimensões tivessem diferenças bem maiores do que as colocadas.
A única coisa que eu acho feio no KC-390 é a sua frente e o desenho do parabrisa…
Já a desse antonov é muito bonita.