Força Aérea Brasileira já resgatou mais de 1.100 brasileiros em repatriação no Líbano
Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo Governo Federal e executada pela FAB, repatriou 1.105 brasileiros em apenas 8 dias, garantindo a segurança de cidadãos, animais domésticos e donativos
A Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo Governo Federal, atingiu um marco significativo ao repatriar 1.105 brasileiros e 14 animais de estimação (quatro cachorros e dez gatos) do Líbano em apenas 8 dias. O quinto voo pousou às 6h06 (horário de Brasília) desta segunda-feira (14/10), na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). Estavam a bordo 220 repatriados e 2 pets.
Em meio ao conflito que abala o país, a Força Aérea Brasileira (FAB), utilizando a aeronave KC-30 do Esquadrão Corsário, conduziu uma série de voos de resgate, assegurando a proteção dos cidadãos e transportando 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas básicas. Iniciada em 2/10, a operação, que envolve o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Defesa (MD) e a FAB, com o Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) coordenando as equipes de saúde da FAB, já se consolidou como um dos maiores esforços de repatriação em zonas de conflito.
Desde o início da missão, a tripulação da FAB, que partiu do Brasil com destino a Lisboa, permaneceu em constante alerta, aguardando as condições adequadas para seguir até Beirute. No dia 5/10, a aeronave decolou de Portugal para o Líbano, e no dia 6, o primeiro grupo de cerca de 230 repatriados chegou ao Brasil. Desde então, cinco voos foram realizados, transportando 1.105 brasileiros, todos desembarcando na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). No total, a operação contabiliza 18 pousos bem-sucedidos.
O Comandante do Esquadrão Corsário, Tenente-Coronel Aviador Marcos Fassarella Olivieri, relatou a tensão vivida no solo libanês. “Nós ouvimos explosões na zona de conflito. Sabemos que há risco de bombardeios próximos ao aeroporto ou até de fechamento do espaço aéreo. O momento mais crítico seria se isso acontecesse com a aeronave em solo, durante o embarque, o que nos impediria de decolar. Toda essa tensão se transforma em alívio assim que a decolagem é autorizada. A maior recompensa é ver o sorriso no rosto dos brasileiros, especialmente das crianças”, destacou.
A Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), por meio da Subdiretoria de Saúde Operacional (SDSOP) e com o apoio do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), tem coordenado de forma integrada uma equipe multidisciplinar para atender os repatriados do Líbano, garantindo assistência médica e psicológica com acolhimento e empatia. “Nossas equipes, formadas por Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e Técnicos de Enfermagem, estão preparadas para atuar em cenários críticos. Enfrentamos desafios como diferenças culturais, condições de saúde diversas e o tempo limitado para realizar avaliações completas, além da incerteza do cenário encontrado”, declarou a Major Médica Juliana Freire Vandesteen, membro da equipe de coordenação da equipe multidisciplinar de saúde.
Ainda de acordo com a Major, o atendimento contínuo, que começa no embarque e vai até o desembarque, exige um planejamento detalhado e uma equipe altamente qualificada em saúde operacional e medicina aeroespacial. “Entre as medidas adotadas estão o monitoramento de saúde durante o voo, o apoio psicológico imediato e atendimentos emergenciais. Os casos mais frequentes são distúrbios gastrointestinais, crises de ansiedade e picos hipertensivos, em sua maioria relacionados ao estresse. Dedicamos um cuidado especial às gestantes, idosos e crianças, que estão em condições mais fragilizadas”, finalizou.
O impacto emocional da operação foi profundamente sentido pelos repatriados. Linda Ahmat Nassar, mãe da gestante Fátima Karim, expressou imensa gratidão por ter conseguido deixar o Líbano. “Quero agradecer à Força Aérea por permitir que meu neto nasça no mesmo país onde sua mãe nasceu, um lugar seguro, onde as crianças têm liberdade”, disse emocionada.
Fátima Karim também compartilhou seu alívio. “Obrigada, Força Aérea Brasileira, por tudo o que estão fazendo por nós. O apoio da equipe foi incrível, nos sentimos cuidados desde o primeiro momento até o desembarque no Brasil. Agora eu terei o meu filho em segurança”, concluiu.
Com duas tripulações se revezando, cada uma composta por 18 integrantes, a FAB mantém um fluxo contínuo de resgates, assegurando que mais brasileiros possam retornar ao país com segurança e dignidade.
CTLA apoia transporte de medicamentos humanitários para o Líbano
O Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) executou, no dia 7/10, uma missão essencial de apoio humanitário, transportando três toneladas de medicamentos do Consulado Geral do Líbano, no Rio de Janeiro, para a Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). O carregamento faz parte de uma ação coordenada para ajudar as vítimas do conflito no Líbano.
A carreta do CTLA partiu às 19h30 e chegou a Guarulhos às 3h, garantindo a entrega rápida e segura dos medicamentos que chegaram ao Líbano em 9/10 a bordo do KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Diretor do CTLA, Coronel Aviador Leandro Fernandes da Silva Roman, destacou a relevância da missão. “É uma honra participar de uma missão humanitária e mostrar a prontidão da Força Aérea Brasileira em atender às demandas logísticas”, afirmou.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Alguma notícia da conversāo dos 2 aviões? Acho que nāo vai rolar mais.
Allan… há verbas aprovadas na lei orçamentária… se vão fazer, é outra história.
Convertidos ou não, a operação de repatriamento é um caso de sucesso. É o tipo de coisa que precisar ser feito sempre que for necessário.
…resumindo… não é um KC…..
O avião é da FAB… eles chamam da KC30. Como nem a FAB nem a MB conseguem ser coerentes e sistemáticas com os códigos e nomenclatura, então que seja…. A FAB chama o AMX de A1… a MB chama o A4 de A1. O Antes teve o T25, depois o AT26, o T27 … e o A29. O Mirage III era F103.. o F5E ficou FE e substituiu o TF33… já o Mirage 2000 virou F2000. O Gripen ficou F39E/F na FAB, pulando o A, B, C, D…. Inclusive, a FAB desistiu de colocar o código da aeronaves no estabilizador… Read more »
“… a MB chama o A4 de A1…” Não, não chama. É AF-1. “ …O Mirage III era F103…” O 3, do 103, refere-se ao III, do Mirage III. E eram F-103D e E, das versões da aeronave, pois não eram Mirage IIIA nem B nem C, versões que existiam, mas que a FAB não operou. “… O Gripen ficou F39E/F na FAB, pulando o A, B, C, D….” Não é pular. O E é da versão da aeronave. Tu queria que a FAB nomeasse os Gripen E dela como F-39A, para confundir com os Gripen A? Pelo teu raciocínio,… Read more »
“… há verbas aprovadas na lei orçamentária…”
Na lei orçamentária e apenas na lei orçamentária…verba, de fato, dinheiro mesmo, isso não existe…
Parece ser prioridade a compra de um avião VIP para substituir o VC1, e agora a ideia de comprar outros aviões também para os ministros… Ou seja, a prioridade é sempre (ah, vcs bem sabem).
Até a compra de um terceiro A330 e conversão desse em MRTT com VIP igual o Voyager, seria mais negócio que comprar um ACJ330.
A prioridade é repatriar os brasileiros…
Sim, isso deve ser a prioridade em termos de assistência aos brasileiros em qualquer zona de guerra… Mas em se tratando em investimento na frota de aviões…
Considerando que já existe um contrato para a compra dos F39 e dos Kc390 estão assinados, que a modernização dos A29, do T27 e do T25 já estão definidas, que a compra do helicópteros de treinamento (Tx) já estão em andamento, sobram os seguintes problemas… 1) substituição dos AMX (um ou dois esquadrões) 2) avião de patrulha (um esquadrão) 3) avião VIP (um avião) o mais simples e barato seria o avião VIP. Considerando o valor pago pelos argentinos no F16 de segunda-mão, os aviões de patrulha seriam mais caros. Se for considerado Gripens novos para substituir os AMX, então… Read more »
Ôoo, editor, não apaga meu comentário não!
A prioridade é queimar dinheiro público em algo que não é necessário, deveríamos comprar mais KC30 para FAB fazer reabastecimento em voo e para usar em operações como essa. E não para levar políticos de um lado pro outro, onerando ainda mais os cofres públicos que já foram assaltados por essa QUA…
É o que havia postado…
Da maneira que as coisas estão no Líbano, daqui um tempo os países vão ter que resgatar até os soldados da ONU…
Bem… Não seria a primeira vez…
A missão da ONU no Suez foi “corrida” na guerra dos 6 dias.
Meu avô participou desta missão… Mas em 67 já estava de volta já.
Depende, será que em todas as bases da Onu possuem tuneis e depósitos de armamentos do Hezzbollah? Como foi demonstrado em vídeo.
Ai talvez sim. A ONU…. Ninguém suspeitaria….
Ué, se nem a IDF, se nem a inteligência de Israel, se nem os satélites que escutam até o gato miando, se nem o “pica das galáxias do Mossad” dão conta de saber, monitorar e atacar o Hamas fazendo milhares de quilômetros de túneis reforçados, se não dão conta de saber e impedir que armas cheguem até o Hamas, e tudo isso bem debaixo de seu nariz, tu quer que simples soldados da ONU fazem o que nem Israel é capaz de fazer? Rsrsrs.
A questão é que o UNIFIL está lá para isso não acontecer, os caras fizeram escavações e lançam foguetes do lado da UNIFIL, aquilo ali é inútil, tem que se acabar com a UNIFIL, pois não cumpre com o seu papel de manter o Hezbollah fora do sul do Líbano
sorte de um país que tem uma força aérea eficiente como a FAB
Olá Guest. Acho que a coisa vai mais longe. Seria necessário uma pesquisa de opinião se os brasileiros apoiam ou são contra o uso dos aviões da FAB para a repatriação de brasileiros, mas os comentários dos entusiastas aqui na trilogia (que é um grupo bem diferente da maioria da população) tenho a impressão que há uma maioria que apoia. O apoio ao resgate dos brasileiros reflete bastante os valores morais e éticos da população brasileira. Isso nada tem a ver com a figura do “brasileiro cordial” de Sergio Buarque, mas tem a ver com a base cristã da moral… Read more »
Acredito que a maioria da população acharia positivo o uso de aviões da FAB para essa finalidade, haja visto que os custos em transporte de políticos sobrepõe muito os custos com repatriações.
Acho que ninguém faz uma conta comparativa com o GTE. Aliás, acho que a maioria da população desconhece quanto custa o GTE, ainda assim são favoráveis ao serviço de repatriação.
Boa tarde Camargoer!
A maioria da população, nem sabe o que é o GTE, imagina os custos….
Exsto… por isso considero improvável que as pessoas concordem ou discordem das missões de repatriamento comparando com os gastos do GTE.
Tenho a impressão que o apoio é bem grande por questões de solidariedade e empatia..
Um único avião… Muitas idas e voltas…
O governo… A gente não pode chamar de eficiente !
Ela é muito boa em reagatar pessoas, gostaria que ele fosse boa também para guerras
A FAB foi criada no calor da II Guerra.
Prefiro a FAB resgatando brasileiros em zonas de guerra do que combatendo nelas
Sei lá.
Parece-me mais importantes dissuadir que lutar.
É melhor mesmo, mas ela não tem como foco ser a resgatadora de Brasileiros, e sim ser uma força militar de aviação, sua função é mal feita, não até por culpa, mas do Governo Brasileiro
Caro. A FAB é um dos trẽs comandos do Ministério da Defesa, que é parte do Estado. Ficou comum questionar a eficiência dos serviços públicos desde meados da década de 80… foi a ideia usada para justificar todo o processo de privatização desde então…. os problemas nas distribuidoras de energia mostram que a discussão é mais complexa…. Tratar o setor militar como algo separado do Estado é um erro comum, mas é um enorme erro. Para entender os problemas estruturais das forças armadas brasileiras (e são muitos) é preciso acompanhar o seu processo histórico pelo menos desde a II Guerra,… Read more »
Dizer que o serviço público civil é ¨mais eficiente e dinâmico¨ que o militar é uma bobagm sem tamanho. Vê-se que nunca morou em Brasília e trabalhou na Esplanada dos Ministérios. A UFSCAR é dinâmica e eficiente? Duvido. Vê-se pelo lixo que está a infraestrutura…
Não adianta, Rinaldo. Esse cara é contra as escolas militares, por exemplo. Ele defende que sejam repassadas aos estados ou municípios. Só se for para serem sucateadas como as outras. Escolas militares tem ensino de excelente qualidade e estrutura simples e sem excessos, mas bem manutenidas e cuidadas. Ao invés dele defender que as escolas municipais e estaduais fossem da mesma qualidade das escolas militares, ele quer que as escolas militares sejam colocadas na vala comum onde os governantes mantém o ensino público brasileiro. Isso, vindo de um dito professor, já mostra em que nivel anda a ideologização dentro da… Read more »
O Colégio Militar de Manaus está entre as finalistas das melhores escolas do mundo. Acho que isso já diz tudo…
Olá Rinaldo, Então… o convite para visitar meu laboratório continua em pé. Será muito legal mostrar meu Departamento e conversarmos abertamente sobre a universidade. Ao longo dos anos e décadas, a sociedade civil vem se reinventando, seja no setor público, privado, mídias, telecomunicações.. praticamente todos os setores da sociedade civil passaram ou estão passando por mudanças estruturais profundas.. como disse, algumas deram certo outras deram errado.., outras mudanças ainda estão em processo A esplanada dos ministérios é um pedacinho da sociedade civil.. e tenho certeza que você tem razão ao criticá-la. Ela não serve de exemplo. Ainda bem que a… Read more »
Vou sim. Podemos passar no DCE também.
AVISO DOS EDITORES: AGORA QUE VOCÊS FINALMENTE RESOLVERAM MARCAR UM ENCONTRO PARA DISCUTIR PESSOALMENTE SUAS QUESTÕES IDEOLÓGICAS, VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
As missões de repatriação de BRs e da ajuda humanitária no RS já pagaram a necessidade dos dois C30.
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Acredito que outro com pacote de padrão VIP seja suficiente para a presidência.
A presidência não precisa de nada. Já tem o VC-1.
Coronel, boa tarde !!!
A presidência afirmou, que devido ao ” problema ” ocorrido no méxico, precisam de um novo, assim como, para os ministros! Será que o vc-1 está velho, ruim e com pouco conforto a bordo?
Mas se o problema foi no motor, nada tem a ver com a aeronave em si, motores vivem dando (poucos) problemas, independente da idade das aeronaves.
Boa tarde Jugger!
Pelo que já li aqui, o VC-1 é novo, bom, confortável, parece que o governo deseja um com mais autonomia !!! Ahh sim, não sei se foi boato, mas parece que foi uma ave na turbina…
Olá Saldanha.. .sobre a autonomia, eu tenho uma curiosidade… em dezembro de 2022, o ex-presidente decolou de Brasiia com o VC1 indo para Miami.. mas fez uma escala em Boa VIsta de cerca de 2 horas… nunca entendi a razão
Provavelmente autonomia. Mesmo que tivesse o suficiente para chegar à Miami, era provável que não tivesse margem de erro. Sempre necessário levar combustível extra para alternar em caso de necessidade.
Na época em que o VC-1 foi comprado, já haviam críticos (inclusive eu) que diziam que era uma aeronave de baixa autonomia. Até hoje não sei por que essa aeronave foi a escolhida entre as diversas opções melhores no mercado disponíveis naquela época.
Concordo plenamente.
…. o avião tem autonomia para decolar de Brasilia e pousar em Washington…. Miami praticamente 3/4 da viagem. O VC1 sempre foi direto nas viagens presidenciais para de Brasilia para Washington. Miami é na ponta de baixo dos EUA.. Washington é lá em cima… Lembro que o “Sucatão” era um Boeing 707 era proibido de operar em alguns aeroportos por causa do ruido das turbinas antigas. Acho que eram turbojatos. Os “Sucatinhas” 737 também usavam turbojatos.. Uma das turbinas pegou fogo ao decola com o vice-presidente a bordo, creio que era o Marco Maciel. A partir daquele momento, a presidência… Read more »
Tem várias opções de alternado: Tampa, Orlando, Fort Lauderdale…
Nesse caso específico, colocaria Havana na lista hehehehehe
Coconut Creek…
Na época queriam um avião zero e A330 zero na fechava a conta.
Leandro, tu não entendeu a ironia e as segundas intenções na ”dúvida” desse comentarista?
Preemptivo agora hehehehe O avião VC-1 tem tanques extras que permitem essa autonomia. Eles são instalados no compartimento de carga e são removíveis. Em viagens em que se precisa levar mais carga, eles não são utilizados, capando a autonomia da aeronave. Quando se precisa levar menos carga, leva-se mais combustível e por aí vai. Se não me engano o total de pessoas à bordo é de míseras 50 pessoas. O avião é limitado desde o início. Acho bem adequado para viagens pela América do Sul, mas para outros continentes acho deficiente, ainda mais levando em consideração a crescente importância do… Read more »
Bem… lembro de algumas coisas divulgadas quando o avião foi comprado. Entendo que já são quase 20 anos… a memória é tão fraca quanto a carne Fui ver as reportagens lá de 2006.. em algumas matérias mencionam 11 mil km.. em outros 8,4 mil… a distãncia entre Brasilia e Washington são 6,8 mil, km. Até Lisboa são 7,2 mil km… de Brasilia até Miame são 5,7 mil km Por outro lado, você tem razão.. a autonomia depende muito da carga. Se o avião estiver em seu limite máximo de carga vai consumir mais combustível que se estiver vazio… o VC1… Read more »
O Air Force One… É de 1987 !
Trocaram por u. 747-800 mais moderno
Ainda não aconteceu.
Os dois 747-8 ainda estão passando por modificações.
O VC-1 também possui equipamentos de atendimento médico para translados e já foi utilizado para resgate de diplomata de embaixada na África com vôo direto para o Brasil ( só não lembro de onde para onde ), então não precisando levar a côrte do “reinada” com pesos extras, há autonomia razoável.
Concordo com vocẽ… considerando uma altonomia de 8 ~8,5 mil km, o avião cobre praticamente toda a África também… vazio vai mais longe.
agora, para chegar na Ásia e Austrália, tem que fazer uma escala
Não foi ave nenhuma.
Qual a hipóteses? Problema de manutenção na turbina? Erro do piloto? Objetos na pista?
alguma coisa aconteceu…
A base de um conjunto de palhetas do fan quebrou, e o motor ingeriu as palhetas.
Eita… acho que o estrago foi grande.
obrigado
Deu troca de motor.
Suponho que é o tipo de problema que não podia acontecer…
sei lá.
teria que investigar a manutenção deste motor.
Acontece.
Olá Saldanha… a gente sabe que o avião tem cerca de 20 anos e tem relativamente poucas horas de voo comparado coim aviões comerciais fabricados no mesmo período. Não sei dizer se ele tem mais ou menos horas do que aviões executivos com a mesma idade. também sabemos que o avião teve uma pane envolvendo uma das turbinas, fica a dúvida sobre o que causou a pane. Se foi pássaro, se foi um objeto que estava na pista, se foi defeito da turbina, se foi problemas de manutenção… falta o relatório do Cenipa… outro problema tão grave foi a pane… Read more »
Boa tarde Camargoer!
Não me lembro onde eu vi e se era o lula, mas, a intenção de outro avião, desde 2023, era por causa da autonomia. Abraços
Sim… o avião tem autonomia para ir de Brasília até Washington e capitais da Europa sem escalas. Também consegue ir até todas as capitais da América Latina direto. Para o Oriente médio, Ásia, Oceania e, pelo que lembro, Moscou precisa de uma escala para reabastecimento Ano passado, o presidente fez uma ou algumas viagens usando o C30, creio para os EUA e depois Beijing, mas teria que verificar, sem escalas. O VC1 estava em revisão aqui em S.Carlos Durante o incidente no México, ocorreu uma pane em uma das turbinas. Como os tanques estavam cheios e, pelo que li, o… Read more »
Tem o agravante da altitude do aeroporto também, que degrada a performance do avião. Então, para pousar, precisaria reduzir o peso.
Bem colocado. A cidade do México está a 2.2 km de altitude. Brasilia está na metade disto, cerca de 1,1 km.
Está novíssimo.
Desde que assumiu e começou a viajar pelo mundo todo… O homi ta querendo avião novo ! Chegou a querer esses A330 (Os dois) !
So achou uma bela desculpa agora…
O chamando ate de “velho”… Sendo que ate o presidente dos EUA voa num 747 dos anos 80.
Qual avião opera sem alguma pane em algum momento? Em qual momento o ocupante do planalto e sua acompanhante estiveram com a pele em risco? Sequer falar em comprar avião novo é um escárnio com a FAB, que enfrenta a extinção programada de sua aviação de combate, razão de ser de uma Força Aérea.
Concordo plenamente!!!
Por isso perguntei se estava velho , ruim, em fim de vida….
Para mim, a motivação é luxo nos moldes de um sheik! E tem ainda coisa pior, intenção de comprar outro, para ministros poderem viajar também
Olá Saldanha. O VC1 tem uma suíte, banheiro com chuveiro, sala de reunião e área para cerca de 40 passageiros.
Ministros, paralemntares, diplomatas, empresários e convidados já viajam no avião presidencial..
A discussão é sobre autonomia do VC1 e, depois do incidente da turbina no México, a questão do sistema de comunicações do presidente que deu pane.
Durante a repatriação dos palestinos de Gaza, a FAB também usou o VC1.
Exatamente!
Precisamos de 3 MRTT, 0 VIP. Se for necessário, seria ok uma “modernização” do VC1, mas eu acho que não, o avião deve estar em ordem.
Não que eu seja exatamente a favor da troca mas e se o 319 ACJ entrasse como pagamento de um A-330 VIP?
A conversão em MRTT permite inclusive a colocação de um kit de conversão VIP no avião… Onde se alteram poltronas para maiores e mais confortáveis a princípio, talvez também alguma conversão de uma das seções da aeronave em uma sala de reuniões, o maior problema mesmo é converter para que se tenha uma suíte completa com chuveiro e cama king size dentro… São necessárias muitas modificações.
Não tem que envolver os KC-30, ou C-30, com nada que envolva VIP. São míseras 2 células, o mínimo do mínimo do mínimo para ter alguma coisa disponível em uma emergência. Essas aeronaves devem estar única e exclusivamente à disposição do 2°/2° GT e suas missões operacionais. VIP? Que se virem! Que comprem até um A380 e se esbaldem-se com o dinheiro público, mas deixem os A330 fazendo aquilo que estão fazendo hoje, no Líbano, por exemplo.
E se esbaldem*
Se o PR aceitar uma modificação sem um quarto dentro, eu acho aceitável, assim ele ficaria dividido entre a FAB e a Presidencia, em tempos de déficit comprar um avião temdo um funcional, não é aceitável.
Se o Brasil lá trás tivesse comprado um A330 vip acho que não teríamos este problema hoje. Se o avião tivesse sido comprado no meio da pandemia acho que a aceitação seria melhor. É aquilo que eu digo. O idealismo é mais forte que tudo no Brasil. Torço bastante para um novo vetor para a PR. É patrimônio do Brasil.
Eu não torço, enquanto não recebermos todos os F-39. Quiçá um segundo lote.
“ Torço bastante para um novo vetor para a PR.”
Isso, ótimo…enquanto isso, não conseguem sequer contratar um aditivo no contrato do Gripen…e os exemplares do lote contratado chegam a passo de tartaruga manca…
Quantos brasileiros vivem no Irã? Acho que algum planejamento pra essas pessoas deve ser feito, mesmo que jamais seja necessária essa evacuação.
Segundo o Itamaraty, 180 brasileiros vivem no Irã, a maioria em função diplomática ou familiares.
Bravo Zulu à tripulação e aos envolvidos !!!
A coisa está feia lá, vi hoje os vídeos mostrando o resultado do ataque israelense no Hospital dos Mártires no Líbano, simplesmente uma das imagens mais brutais, sanguinárias e cruéis que já vi nada vida. Fico muito feliz que esses brasileiros estejam voltando em segurança pras nossas terras tropicais seguras e bem.
Quantos são de fatos os cidadãos brasileiros, nesses resgates.
O que é um brasileiro de fato? Assim… todo mundo que nasce no Brasil recebe a cidadania brasileira, mesmo que os pais sejam estrangeiros e estejam com visto de turista… também são brasileiros todos aqueles que nascem no exterior filho de uma mãe ou de um pai brasileiro. Também são brasileiros todos aqueles que recebem cidadania brasileira…. Uma pessoa que é casada ou tem união estável com um brasileiro ou brasileira ganha visto permanente, que é diferente de cidadania. Estrangeiros que tẽm filhos ou filhas brasileiros também recebem visto permanente. Os familiares de brasileiros sem cidadania brasileira também têm direito… Read more »
É o tipo de missão que faz bem para a alma, aquela para lembrar para o resto da vida. Salvar vidas é um presente divino.
Em uma viagem ao Brasil, o presidente francês François Mitterand veio em um Concord. Se não me engano a aeronave reserva foi um DC-8.
Poderiam adquirir um B-747 SP para a presidência: quadrimotor, ultra longo alcance… Brincadeira.
Eita…. Concorde era chic…
Acho que o Japão também usa um 747… mas creio que daqui para frente só existirão bimotores… eu gostava do 727 com aqueles trẽs motores…
Ah, o 727… fantástico!!
Eram 2 B747/400 mas que já foram trocados por 2 B777/300ER.
Verdade…
É duro ver aquela menina chorando no ombro da militar da FAB. É um misto de alívio/tristeza. Que uma pessoa forte (re)nasça desse momento e que seja alguém que cultive e lute pela paz. E que reconstrua sua vida, em paz, no Brasil ou onde quer que esteja.
Que assim seja.
foi a voto que me emocionou… achei que seria piegas comentar.
deveria ter comentado também
Israel agora está deliberadamente atacando a missão da ONU no Líbano, que inclusive possui pessoal brasileiro, vamos ver até onde o mundo passa a cabeça nesse Estado terrorista, ou o que os apoiadores dessa atrocidade vão dizer quando morrerem brasileiros.
Dois tanques israelense sob ataque derrubaram um portão.
È mais complicado…. tropas de Israel disparam contra uma torre de observação das tropas da ONU ferindo dois soldados na sexta-feira. Depois, os tanques de Israel derrubaram o portão do posto da ONU e ficaram lá por quase uma hora.
É obrigação de todos os países membros da ONU proteger seus funcionários e propriedades.
Netanyahu declarou que a ONU deve retirar as forças de paz da região porque estariam sendo usadas como escudo humano pelo Hesbolah.,.. ele sabe o absurdo desta afirmação, mas serve de cortina de fumaça para as violações da lei internacional que Israel está cometendo sistematicamente.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/onu-diz-que-israel-invadiu-base-das-forcas-de-paz-no-sul-do-libano/
Esse é o discurso!
A cartinha do Hezbollah/Hamas vale pra tudo, e um colega aqui do blog antes chegou a dizer que era só os palestinos abrirem mão do “discurso de violência” que Israel abdicaria dessas agressões completamente desproporcionais.
Continuo dizendo isso.
Até lá, o uso de violência por Israel estará sempre encontrando justificativa. Sendo ou não justificáveis.
O Hamas sabe que o uso da violência não vai alcançar sucesso, mas persiste nessa estratégia. O que me leva à crer exatamente qual o real objetivo da continuação dessas ações.
‘crer’ não… me leva à indagar…
Israel não precisa de justificativa e nem quer, qualquer desculpa esfarrapada já serve pro Ocidente passar a mão na cabeça e estão contentes com isso, já estão atacando até a ONU (e não é a primeira vez). Achar que isso tudo vai parar se os palestinos pedirem desculpas é uma ingenuidade sem tamanho, vão continuar construindo assentamentos em território palestino, desalojando palestinos e por aí vai, se os palestinos pedirem desculpas e “abdicarem de violência” Israel vai remover os quase 1 milhão de colonistas na Cisjordânia? No mais, o Hamas não tem muita escolha, logicamente falando, seu discurso fundamentalista cairia… Read more »
Então vai continuar a mesma coisa de sempre e você está passando pano para o Hamas/Hezbollah. Enquanto esses grupos não perceberem (se é que já não perceberam) que são apenas marionetes nas mãos do Irã, a violência continuará, os Palestinos sempre vão estar na miséria e servindo de escudo e virando carne moída e por aí vai. Se a violência não cessar, se não existir um discurso de coexistência pacífica, não há a menor possibilidade de se discutir assentamentos na Cisjordânia e onde quer que seja. Com a paz, existe essa possibilidade, muito pequena e depois de muito tempo, mas… Read more »
Claro que posso, pela lógica um discurso fundamentalista é, bem… Fundamentalista, e o discurso do Hamas é voltado pra retomada da Palestina dos invasores israelenses, qualquer acordo de paz desse tipo iria derrubar esse discurso por terra e enfraquecer o grupo internamente, então do ponto de vista deles não há alternativa.
Não estou passando pano pra ninguém, só mostrei a perspectiva deles, mas é fato que Israel mostra desprezo pelos palestinos em geral, uma “coexistência pacífica” é impossível no momento, o que Israel faz não deve ser considerado legítima defesa nunca, é algo desproporcional e insano.
Olá André. Infelizmente, a situação no Oriente Médio esta muito grave. A primeira pergunta é ” Por que o Hamas fez aquele ataque á Israel?”. Qualquer um, inclusive o Hamas, sabia que era uma provocação cujo objetivo era prejudicar qualquer negociação diplomática entre árabes e judeus, colocar a questão da Palestina novamente no foco na política externa e levar Israel a uma situação de isolamento diplomático. Israel também sabia destes objetivos. Netanyahu fez um cálculo político e avaliou que seria vantajoso, seja para si, para seu governo ou para Israel responder ao Hamas com maior intensidade. O presidente brasileiro expressou… Read more »
Estado terrorista combatendo grupos terroristas que mataram 1200 israelenses, inclusive decapitando bebês e queimando cadáveres. Acho que tá 1 x 1.
Impressionante a desonestidade intelectual de alguns, achando que Israel deveria responder a agressão soltando pombas brancas e tocando música do Caetano Veloso.
Desonestidade intelectual é achar normal responder com bombas em hospitais e campos de refugiados, responder a agressão é uma coisa, matança desenfreada é outra, até na ONU os caras tão atirando e tu mete uma dessa.
Vc viu as imagens do ataque do Hamas, das mulheres sangrando após possíveis estupros?
Sim, mas eu gostaria de saber onde isso adiciona ou subtrai no meu comentário. Um Estado que ataca campos de refugiados, hospitais e até a ONU é um Estado terrorista.
Bom dia André;
O problema que o Hezbollah, tá fazendo tanto a Base de Naqoura da ONU e pessoas inocentes ou locais públicos como escudos para se protegerem dos ataques da IDF (estratégia terrorista).
Isso já foi denunciado na ONU pelo pessoal do corpo diplomático e o pq da solicitação da retirada por parte do Governo Israelense das tropas da ONU no Líbano, mas ONU negou e vai continuar com as tropas no local até a segunda ordem e com o comprimento da resolução 1701 da ONU
resolução essa que a ONU não fez questão de implementar, os soldados foram fazer turismo no Líbano
Onde está a matança desenfeada, estou procurando até hj, só acho nos comentários de alguns e não na realidade.
40 mil mortos em Gaza tá bom pra você?
40 mil mortos faria Gaza feder isuportavelmente de tento resto humano apodrecendo entre escombros, e esses dados não são confiáveis, pois vem do Hamas, e mesmo assim vc falou de matança, mas o que acontece são acidentes, Israel quer matar somente o membros do Hamas, vc tem tanta raiva de Israel, deveria direcionar para os verdadeiros culpados da morte, Hamas
Aproveitando a deixa !!!
Estive em missão de paz da ONU (resolução 1701) no Líbano.
Guarnecia GRAA (Grupo de reação contra ameça assimétrica) MTr .50.
A ordem era bem simples.
Uso proporcional da força, quem chegasse a 100 m do navio era para abrir fogo a vontade 😏.
Procedimento era usado em entrada e saída de Porto ou em uma embarcação em atitude suspeita 👍
muito legal, mas lá em terra, os caras fazem túneis e lançam foguetes, criam casamatas e os soldados a serviço da ONU não fazem nada, talvez até deem comida e material para construção
Música do Caetano Veloso também seria um agressão…
tocando Imagine
Dá pra contar como 1×1 se Israel já matou mais de 50 mil pessoas em Gaza e no Líbano? Não sei, é uma pergunta complicada pq de certa forma reduziria vidas a números numa balança, vou concordar com sua afirmação.
Os terroristas fizeram suas fortalezas subterrâneas debaixo de casas, escolas e hospitais , usam tudo e todos como escudos , são covardes e não segue leis, mas os hipócritas exigem que um estado soberano se submeter as lei para lutar contra estes, é uma hipocrisia um desonestidade intelectual que beira o colapsos moral , conseguiram fazer o transplante demente de muitos.
é mesma narrativa e régua da moralidade que usam contra a segurança publica no Brasil em defesa de grupos criminosos.
Velho ditado: “Quem tem telhado de vidro, não joga pedra na casa (telhado) do vizinho”😏
Exato. Mexeram com quem estava quieto. Agora aguentem as consequências. Só tenho pena das crianças (ambos lados) que sofrem com isso. Deviam ter pensado antes de romperem as cercas e atacado a festa rave, kibutz e povoados próximos.
Consequências de uma Guerra/Conflito armado.
Hoje em dia é muito fácil culpar lado A ou lado B.
Vão pra lá pra sentir o peso de tanto quem faz errado ou de que fica se vitimizando achando que tá certo e tentando politizar uma Guerra.
Achando que continua certo 😏
Verdade seja dita 🤷♂️
Obs: tenho outra também: “Chumbo trocado não dói “😏
Não é racional gastar uma montanha de dinheiro em A330 VIP.
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A FAB precisa dos seus dois A330 convertidos para MRTT, que é o que ela não tem. E é totalmente possível reservar um espaço VIP dentro de um A330 MRTT. Isso já existe. É só copiar.
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E se buscar mais exemplo, para embassar a questão, nós mesmos já fizemos isto, com o sucatão.
É só querer e fazer acontecer… Seria a solução mais plausível e consciente.
Até dá pra defender a aquisição de um A330 usado adicional para essa futura conversão.
A questão é requisitarem uma suíte completa com cama king size, chuveiro espaçoso, um gabinete luxuoso e uma sala de reuniões cheia de pompas.
Eu acho que se for para ter uma terceira aeronave do tipo, faria muito mais sentido ter um A330 MRTT completaço de tudo, sendo a versão de carga do deck superior e equipado com sistema Boom. Esta é a aeronave que poderiam configurar para diferentes missões, com o kit de Medevac e etc, com foco em operações internacionais. . Os dois atuais A330, poderiam ser convertidos para MRTT, para reabastecer aeronaves equipadas com sonda e mantendo o foco no transporte de pessoal no deck superior e carga no deck inferior, recebendo ainda, um espaço VIP para cumprir missões de transporte… Read more »
Voto por esta opção , já que vao gastar , que gaste direito desta vez
ouvi dizer que esses pedidos nem são do PR, são da mulher dele
istoria mano! A Reclamação é antiga , ela pode até ter dado o palpite dela devido a reclamação do veio , mas ela entende tanto de aviação quanto eu entendo de medicina.
Não sou contra aquisição de uma aeronave com maior autonomia para atender o presidente do Brasil , seja quem for ( mesmo sendo 100% contra o descondenado, que deveria ter terminado de cumprir sua pena ), vejo como uma questão de segurança mesmo, em poder deslocar até a Asia ou oriente médio sem escala!
Ai vou dar razão para o veio! Aki em casa a mulher ficou sem bateria na CRETA 2021 e já me avisou que o carro está ferrado e que precisamos trocar por uma COMPASS 0km! Ainda tô aguentando a pressão! Não sei até quando!
Compra um Chevete pra ela, quando ela viciar em carro velho, não vai querer mais saber de SUV, te garanto, carro velho vicia
Ter um kit ou uma preparação VIP em dos A330 da FAB, somente se comprassem mais um 1 ou 2 exemplares. Tendo apenas duas aeronaves e implantar isso em uma delas é deixar o esquadrão Corsário com apenas uma aeronave na prática, visto a quantidade de viagens internacionais que a trupe de Brasília faz.
Que usem o VC-1 e acabou! Não fazem por merecer algo melhor…o VC-1, inclusive, é demais para o que produzem de bom.
Com certeza é o suficiente…
Basta trocar o motor danificado (se é que precisa de troca) e renovar o sistema de comunicação (coloca um Starlink mesmo para internet).
E que continuem fazendo escalas de reabastecimento!
se for como esse daí, é aceitável, país em déficit, vivem tirando gente dos programas sociais em pentes finos, pedidos de auxilio desemprego em alta, e o PR quer avião novo, como se ele não pudesse viajar de outra forma, sou contra a compra
Lindas fotos… em especial quem é pai sabe o peso de algumas dessas fotos! Parabéns pelas missões!
So espero que sejam bem investigados pela PF as pessoas que vem nesses voos! Infelizmente sabemos como o Hamas e Hesbolah se infiltram, segurança nunca e demais!
Boa tarde;
Parece que antes de embarcar, é feita uma triagem para ver qual o grau de envolvimento do cidadão que é repatriado.
Dependendo do grau, não deixam nem embarcar 👍
Caro. A PF investiga todas as pessoas que ingressam no Brasil pelos meios legais.
Durante a fracassada “Guerra ao terror”, os EUA insistiram que existia intensa ação de financiamento de terroristas em Foz do Iguaçu e na tríplice fronteira… eram apenas corruptos usando doleiros.
Depois, Israel indicou a ação de brasileiros suspeitos de serem recrutadores do Hamas… deu em nada.
Sei lá.
Lembrei do Jean Charles sendo executado pela politica inglesa
“Quero agradecer à Força Aérea por permitir que meu neto nasça no mesmo país onde sua mãe nasceu, um lugar seguro, onde as crianças têm liberdade”, disse emocionada.”Um lugar seguro.”Essa foi a melhor.Tô aqui na minha casa cheia de grades,correntes, cadeados,câmeras e vou orando quando for trabalhar com medo de ser roubado.
Um A330 da FAB , O FAB02901 chegando em Moscou, Foram Negociar a PAZ!!
Já já teremos uma selfie deles em um barzinho da badalada Capital Russa!
Uma fonte disse que Punti vai revelar sua preferência pela Loirinha Gelada! todos ficarão surpresos achando que era a Vodka
https://www.radarbox.com/multi/BRS2901
https://www.flightradar24.com/multiview/3790c79b
Abri agora e ele apareceu já bem à leste de Moscou, a 41k pés.
Foi para Kazan !
Pelo que sei, é a cúpula do BRICS, já que o VC1 ainda está no México.
Creio que a questão do uso de outras moedas para o comércio entre o bloco vai ser mais importante.
Vc esta correto!
Foi para Kazan onde ocorrera Cúpula do BRICS – 22 a 24 de Outubro
Muito bom! O governo brasileiro tem sempre que resgatar seus cidadãos em áreas de risco. Mas poderia planejar melhor e economizar nos custos, né? Eficiência e eficácia devem sempre andar juntos.
https://www.cavok.com.br/custo-para-repatriar-brasileiros-com-avioes-da-fab-e-tres-vezes-maior-que-com-avioes-comerciais