OPV Blackhawk N600PV em Yuma Proving Grounds, Arizona em 12 de outubro de 2022 durante o Gateway Technology PC22. A aeronave não tripulada fez um voo de uma hora

DEVCOM avalia o sistema de autonomia MATRIX para a aviação do Exército

WASHINGTON, 14 de outubro de 2024 – A Sikorsky, empresa da Lockheed Martin, recebeu um contrato de US$ 6 milhões da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) para instalar o sistema de autonomia ALIAS/MATRIX™ no helicóptero experimental UH-60M Black Hawk® do Exército dos EUA. Designada como MX, a aeronave atualizada permitirá que o Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército (DEVCOM) teste e avalie uma ampla gama de capacidades de autonomia, desde operações com um único piloto até voos totalmente não tripulados.

“A autonomia em aeronaves reduzirá a carga de trabalho dos pilotos, melhorará drasticamente a segurança dos voos e dará aos comandantes em combate a flexibilidade para realizar missões complexas em ambientes de batalha contestados e congestionados, de dia ou à noite e em todas as condições climáticas”, disse Rich Benton, vice-presidente e gerente geral da Sikorsky. “Os soldados dependerão dos helicópteros Black Hawk até a década de 2070, e modernizar a aeronave hoje trará benefícios por décadas para a aviação do Exército.”

O sistema de autonomia MATRIX é o núcleo do programa ALIAS (Sistema de Automação de Mão-de-Obra na Cabine) da DARPA. Como parte do ALIAS em 2020, a Sikorsky forneceu o hardware e o suporte de engenharia para adicionar controles de voo fly-by-wire à aeronave MX. Quando combinado com o sistema de autonomia MATRIX, a aeronave MX será uma cópia quase exata do UH-60A Black Hawk pilotado opcionalmente, o laboratório de testes da Sikorsky, que já testou a autonomia MATRIX em centenas de horas de voo.

A Sikorsky integrará o sistema MATRIX na aeronave MX em 2025. A aeronave permitirá que o DEVCOM explore e amadureça as aplicações práticas e o potencial conceito de operações de um sistema de autonomia escalável. A avaliação incluirá o teste de diferentes conjuntos de sensores para detectar e evitar ameaças, obstáculos e terrenos, além de desenvolver padrões e especificações de sistemas que interfiram com o sistema MATRIX e o controle de voo fly-by-wire.

Em julho de 2024, a Sikorsky e a DARPA demonstraram para militares e altos oficiais do Departamento de Defesa dos EUA como o helicóptero Black Hawk pilotado opcionalmente pode ser facilmente controlado por um operador na cabine ou em solo, inserindo metas de missão por meio de um tablet.

Essas demonstrações se basearam nos voos autônomos realizados no Project Convergence 2022, quando a Sikorsky e a DARPA demonstraram com sucesso ao Exército dos EUA como o helicóptero Black Hawk, operando sem tripulantes, pode realizar de forma segura e confiável missões de reabastecimento interno e externo de carga.

Capacidades autônomas como a tecnologia MATRIX são uma parte essencial da visão de Segurança do Século XXI® da Lockheed Martin, que inclui a modernização do helicóptero Black Hawk para se manter à frente de novas e emergentes ameaças.

Sobre a Lockheed Martin

A Lockheed Martin é uma empresa global de tecnologia de defesa que impulsiona a inovação e avança na descoberta científica. Nossas soluções de missão em todos os domínios e a visão de Segurança do Século XXI® aceleram a entrega de tecnologias transformadoras para garantir que aqueles a quem servimos estejam sempre prontos. Mais informações em LockheedMartin.com.

DIVULGAÇÃO: Lockheed Martin

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BLACKRIVER

Caminho sem volta…
Aeronaves não tripuladas, ou controladas há distância…

Ontem mesmo o mundo assistiu a recuperação do booster de um foguete 🚀

juggerbr

Me parece uma operação consideravelmente mais complexa do que operar aviões remotamente.

Caloro

O BH tem uma autonomia menor em relação a outros helicópteros da sua categoria. Por isso se faz necessária a instalação das “asas” com os reservatórios, principalmente aqui no BR onde as distancias são enormes.

Rodrigo LD

DARPA, MATRIX….isso me lembra de algo que já vi antes, em algum lugar!!!!