IMAGENS: Caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira chegam a Natal-RN para o exercício Cruzex 2024

151

Segundo o Blog Spotter Brasil-RN, desde o sábado, 12 de outubro, esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a chegar à Base Aérea de Natal para o início do Exercício Cruzex 2024, uma das principais operações de treinamento militar da América Latina. No sábado, três caças F-5EM e um F-5FM do 1º/1º Grupo de Aviação Caça pousaram na base.

No domingo, 13 de outubro, o movimento continuou com a chegada de quatro F-5EM do Esquadrão Pampa e cinco caças F-39 Gripen do Esquadrão Jaguar, com as aeronaves de número 4102, 4103, 4106, 4107 e 4108. Além disso, um avião de transporte C-105 Amazonas do Esquadrão Arara também chegou à base.

VÍDEO: Chegada dos caças F-39 Gripen a Natal-RN

O Exercício Cruzex 2024 reúne forças aéreas de diferentes países e tem como objetivo aprimorar a interoperabilidade entre as nações participantes em missões de combate aéreo, defesa e apoio logístico, fortalecendo a capacidade de atuação conjunta.

NOTA DO EDITOR: Atualizamos com as imagens da chegada dos F-39 gentilmente cedidas pelo Blog Spotter Brasil-RN.

Subscribe
Notify of
guest

151 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini

Já voaram com tanque externo várias vezes. Tem fotos e matérias aqui no site.

Aliás, no vídeo da matéria os cinco aviões estão com tanque externo na estação central.

A foto de abertura da matéria é apenas ilustrativa.

Bartolomeu

Que bela cena! Nos faz esquecer dissabores decorrentes de populismos.

Camargoer.

È curioso como algumas palavras perdem o sentido original e se tornam pejorativas. Elitista é aquele se ignora a maioria para privilegiar apenas uma elite. Pode ser um clube elitista, pode ser um serviço de uma companhia aérea ou um governo que implementa políticas que beneficiam apenas a parte mais rica e privilegiada da sociedade. Um governo elitista. O populista é o contrário do elitista. Um governo populista é aquele que implementa políticas ações que privilegiam a parte da sociedade que é excluída da elite. Governos ou governantes demagogos são aqueles que se dizem populistas mas ao invés de atuar… Read more »

will bill

kkk o populista é aquele que arrecada muito, faz pouco e desvia muito. simples assim. Fonte: observação prática

Camargoer.

A carga tributária nada tem a ver. As democracias escandinavas têm carga tributária superior á 40% do PIB e são consideradas as melhores democracias do mundo

O que define ser populista ou elitista são as prioridades de gastos. Os elitistas gastam em programas que beneficiam a elite. Os populistas gastam em programas que beneficiam quem não é elite.

Desvios são ações criminosas que acontecem em democracias, ditaduras, regimes populistas ou elitistas.

cada coisa em seu quadrado.

Santamariense

Populista é aquele governo que dá esmolas na forma de bolsa-família, auxílio gás, pé de meia, etc, para fazer de conta que soluciona o problema de agora (e só faz de conta, mesmo), mas não investe de fato nessa população desassistida. Não investe em educação de qualidade, não investe maciçamente em geração de emprego e renda para que essas pessoas possam ganhar seu próprio dinheiro através do seu trabalho. Populista é o Estado que faz um papel paternalista, que da pouco, mas que parece muito para quem não tem nada e assim, vivem nesse círculo vicioso, que só beneficia os… Read more »

curioso

É isso aí, Camargoer. Para governos antipovo (e classes sociais da elite econômica ou que aspiram a fazer parte dela), “populista” é xingamento. O mais curioso é que justo nos EUA ainda se guarda, na academia e imprensa de qualidade, o sentido original da palavra tal como você explicou. Lá, populistas são os políticos que tomam necessidades e aspirações do povo, e não da elite, como objeto de sua ação. Sem qualquer sentido pejorativo. Em compensação, esquerda é palavrão para o senso comum da gringolandia. Eles chamam de liberal, populist, lefty, lo que sea. Mas esquerdista é demais pra casca… Read more »

Ivo

E nada de portões abertos ainda né? Alguém sabe o dia que os visitantes inscritos poderão ir fazer a visita?

737-800RJ

Se a gente se empolga com esse evento, imagine os caçadores que estão nas máquinas!

MMerlin

Acredito que o controle da inteligência emocional que um piloto deve ter (principalmente militar) coloque essa sensação lá no terceiro e quarto plano.

Mas sim, lá dentro, eles quase não se contém.

Coutinho

Essa Cruzex será uma excelente oportunidade para nossos pilotos de F-39 que poderão saber na prática exatamente do que o Gripen é capaz.

Last edited 1 mês atrás by Coutinho
Algum

E é bom não mostrarem tudo pq alguma coisa tem que ficar em segredo.

Willber Rodrigues

Olha a rainha do baile chegando…

Luciano

Vão fazer história, que venham os Eagles.

Rinaldo Nery

Sim, irão.

Marcos Santos

Bom… É interessante entender que todos os participantes também usam os exercícios para colher o maior número de informações sobre as plataformas, especialmente em se tratando de emissões (frequências de transmissão, modos, frequência de repetição de pulso, largura das bandas, saltos de frequência, etc etc) . Ou seja, nem tudo em todos os modos é desejável usar, por razões óbvias, porque mesmo que conste em publicações do gênero, ainda assim, as capacidade e estratégias de uso precisam ser secretas. Espero ter contribuido. Sou cursado em Guerra Eletrônica e CTA.

Rinaldo Nery

Sim, a FAB sabe disso. Há muito tempo.

Rinaldo Nery

Existe um Plano de Controle de Emissões Eletromagnéticas (PCONEM) para o exercício. Consta da EXOPORDER.

Maurício Veiga

Isso faz sentido mas se não testar agora vai testar quando e como?

Vitor

Chegarão os F-15 dos USA aí que a coisa vai ficar interessante.

Nilo

Não seriam 4x F-16C Fighting Falcon?.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Leandro Costa

Não. Virão F-15 mesmo.

Jorge Eduardo Castro Goiabeira

Pra que?quando precisarmos usar estarão bloqueados pelo states.

Santamariense

????

Harpia

E que chegada!

BLACKRIVER

E anda tem os sem noção que falam em comprar Outros vetores de origem 🇺🇸 🇮🇹 🇨🇳 🇮🇳

Temos o melhor vetor que poderíamos ter, basta ter infraestrutura nos mais longínquos cantos desse país para que possamos operar em quantidade e qualidade.

Matheus

Temos o que nosso dinheiro e geopolítica permitiu, um caça inferior a F-16, F-15, Raffale e outros… minúsculo, pequeno alcance e baixa capacidade de carregar armamentos.

Renato

 “minúsculo, pequeno alcance e baixa capacidade”

Ótima descrição, do seu comentário! kkkkk

Douglas Rodrigues

Me admira tamanha desinformação vindo de um comentarista onde o assunto foi pra lá de discutido… Basta pesquisar que verá o quão “inferior” ele NÃO É!

will bill

seria legal, vc pensar o mesmo… mas estando sentado no cockpit de um F-16, F-15 ou Raffale, e um Gripen com Meteor na tua cola… acho que talvez, seu sentimento nesse momento mude bastante

Rinaldo Nery

Não precisa nem ser na cola. Frente a frente mesmo.

will bill

kk bem isso Rinaldo

carvalho2008

Não ha registros de derrotas do Gripens A/B/C/D para F-16 ou F-15…..em qualquer dos exercicios…sairam todos vitoriosos, não há motivos para imaginar que a Versão E se saia pior se ela é muito, mas muito melhor….ainda mais com misseis de ponta que não havia antes….

https://www.aereo.jor.br/2019/02/11/caca-gripen-derrotou-o-f-16-e-f-a-18-em-exercicios/

Last edited 1 mês atrás by carvalho2008
Magalhaes

No fantástico mundo dele há e como há…Gripen é o pior avião que existe.

carvalho2008

mas nao foi…..

Magalhaes

Que viagem total.
Raffale ? Não seria Rafale ? Ou és do mesmo criador de Gripe,Gripeein e afins ?rs

will bill

Correto Magalhães, o correto é Rafale (com apenas 1 L).. grato

Guilherme Lins

Amigo, com exceção do F-35 e F-22, não há caça no mundo que seja superior ao nosso Gripen! Ele está em equivalência (e é superior em alguns quesitos) com qualquer outro grande vetor, como o rafale, F-18SH e pouquíssimos outros.

Heinz

Muito massa ver essa formação dos gripens, que venham muito mais unidades!

Santiago/RN

Vi de camarote hoje a tarde na praia de Ponta Negra (tava surfando kkk), na hora que chegaram. Muito legal. Emocionante para quem é entusiasta. Hoje na praia foi melhor que muito show aéreo no Brasil. Passagens de Gripen, F-5 e AMX. A do Gripen foi muito legal, bem baixo mesmo e várias vezes.

Marcos Silva

Quando estive ai em Ponta Negra lembro de ter visto vários A-29 a praia.

Hugo Vigneron

Acredito muito que os americanos estão bem interessados para ver de perto o desempenho dos F39,tanto que mandaram seus F15 .

Andrigo

É capaz de logo logo eles convidarem a Fab (os Gripen especialmente) para a Red Flag nos EUA.

Burgos

Eu ia falar exatamente isso !!!
👍

Fernando Vieira

Agora que vocês tem brinquedos novos podem vir brincar com a gente.

Matheus

Uau, temos 8 Gripens…

Que vergonha.

Camargoer.

Não sei… poderiam ser 8 F16 A/B, por exemplo.

Camargoer.

Né? nem entro no mérito fisiológico, porque quem nunca….

carvalho2008

Uau…..nem és usuario verdadeiro…..

Rinaldo Nery

Sim. A brincadeira na Red Flag é bem instrutiva.

Nunes Neto

É o famoso,agora vale a pena mandar F15, antigamente o F16 dava conta sozinho…

Bosco

Mas será que os EUA não têm acesso a Gripens E via Suécia?

Iran

Bosco, vai ver eles querem ver o desempenho da versão brasileira, que tem um componente distinto daquele da Suécia, o piloto

Maurício.

“que tem um componente distinto daquele da Suécia, o piloto.”

Não só o piloto, mas os sistemas de guerra eletrônica.

Algum

Então eles podem fazer oque quiserem, pq a máquina é o detalhe menor, já que é amplamente publicado as suas capacidades, e o player do outro lado ja sabe com oque está lidando.

Iran

Tbm

Fernando "Nunão" De Martini

Gripen E servindo em esquadrão de caça só tem no Brasil.
Na Suécia só haverá no ano que vem.

carvalho2008

pois é…o Brasil é o primeiro país no mundo a ter Gripens E operacionais….

Camargoer.

Como os aviões têm desempenho similar (os suecos e os brasileiros) e mesmo que os EUA terão inúmeras oportunidades de ver os desempenho dos aviões suecos, a Cruzex é o primeiro exercício do Gripen E, ainda que as versẽos A/B e C/D já devem ter participado de muitos exercícios conjuntos.

carvalho2008

sim, mas mesmo os Gripens suecos em atualização, ainda não estão operacionais com a eletronica nova do Gripen E….então é uma novidade para todos e será a primeira vez que este pacote será testado num exercicio multinacional

Camargoer.

Acho que a Saab e a Força Aérea Suéca também estão interessados no resultado da Cruzex 24. Pena que os Gripen C/D suecos não terem vindo.

Santamariense

Até pode ter, mas o Gripen E ainda não equipa nenhum esquadrão operacional da Força Aérea Sueca. Fica mais fácil, nesse momento, conhecer o Gripen E através da FAB.

brutus

nem precisa ser facil , segredo é aqui é caixa aberto.

Santamariense

Talvez tu tenha comentado antes da colocação do video, pois nele, os 5 F-39 estão com tanque extra no centerline. Mês passado, o Gruprn que fez passagens pela AfAA durante os portoes abertos, estava equipado com tanque no centerline. Segundo o site spotter.com.br , em uma atualização de agosto do site, o tanque no pilone central passou a ser configuração padrão da aeronave na FAB: http://spotter.com.br/atualizado.htm “…Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4102 do Esquadrão Jaguar pousando na BAAN no dia 08 de agosto. Essa aeronave está equipada com o tanque de combustível no cabide central, que será a… Read more »

Tutu

Achei que pela maior autonomia não seria necessário ter sempre um tanque extra, nos F-5EM isso faz sentido, no F-39 não.

Fernando "Nunão" De Martini

Não é necessidade, é opção para as surtidas de treinamento durarem ainda mais. Com a experiência adquirida no Gripen E com ou sem o tanque central, concluíram que o arrasto gerado pelo tanque extra é mínimo e as características de voo e manobra não mudam quase nada em relação à configuração limpa. A comparação com o F-5 é descabida. O Gripen sem tanque extra tem alcance muito maior do que o F-5 com tanque extra, e com o tanque essa diferença fica enorme. Para ter uma ideia, Mirage III precisava de três tanques extras de grande capacidade para cumprir sem… Read more »

Pablo

Tem ideia da autonomia do gripen com apenas um tanque?

Fernando "Nunão" De Martini

Superior a duas horas e meia.

Jefferson Henrique

Falando em arrasto e tanques externos, alguém tem ideia de qual o motivo disso aqui?

https://pin.it/5WPmEtuoB

Não consegui anexar a imagem pelo celular. Mas, penso que a FAB já possui em seu conhecimento todo o envelope de voo do F-5, mas essa é uma imagem curiosa

Clésio Luiz

Curiosa a imagem. É uma configuração rara no F-5E, eu só tinha visto uma imagem de um F-5 chileno assim.

Mas não consegui achar a fonte dessa imagem, nem das outras 2 que tem no Pinterest mostrando isso. Não sei porque não aparece em nenhum outro site em resolução maior. Dá até a impressão de ser fake.

Santamariense

Clésio e Jeferson, a configuração do F-5 com dois tanques subalares, além do tanque central, é incomum, mas longe de ser inédita na FAB. É usada, obviamente, para longas missões e a presença dos mísseis MAA-1A de manejo nas pontas das asas serve paea evitar o flutter das asas causado pela presença dos tanques subalares de grande capacidade. Ou seja, se levar esses tanques subalares precisa dos míssies nos trilhos de ponta de asa.

Jefferson Henrique

Bacana Mauricio. E obrigado Clésio e Santamariense.

Maurício.

Essa semana os F-5 de Canoas estavam bem ativos, deveriam estar treinando para o exercício, os Gripen e F-15 vão dar uma cara nova para o exercício.

Bardini

Algumas observações:
.
O 4108 é o Gripen entregue recentemente. Chegou e passou a operar.
.
Os cinco caças aparentam estar sem as modificações nas asas e canards. Esta modificação ainda deve estar restrita ao 4100, que é uma aeronave de testes…
.
Somente dois dos cinco caças chegaram com o pilone de interface para o míssil Meteor.
.
Desde o 4105, não pintaram mais o “F-39E” na deriva.

Last edited 1 mês atrás by Bardini
Santamariense

“Os cinco caças aparentam estar sem as modificações nas asas e canards. Esta modificação ainda deve estar restrita ao 4100, que é uma aeronave de testes…” Acredito que essas modificações serão feitas mais para frente, na Embraer. Se não me engano, li em algum lugar que ocorrerão em 2025. “Somente dois dos cinco caças chegaram com o pilone de interface para o míssil Meteor.” Três deles chegaram com o cabide, e destes, dois com o trilho do Meteor, que também simula o míssil em si, nos exercícios. “Não pintaram “F39E” na deriva dos três últimos caças entregues.” Os exemplares 4101… Read more »

Santamariense

Os esquadrões da FAB foram bem adiantados. A Cruzex começa só em 03/11, e hoje, faltando exatos 21 dias para início do Exercício, já estão todos lá. Ralvez irão fazer algum Exercício dissimular entre F-39, F-5M e A-1M e também familiarizar-se ao local dos voos da Cruzex.

Rinaldo Nery

Já estão bem familiarizados com o local. Todos passaram pelo 2°/5°, e alguns foram instrutores lá.

Pablo

E tem algum motivo especifico de chegar com antecedência?

Rinaldo Nery

Algum tipo de treinamento conjunto, presumo. Além da ativação da estrutura do Estado Maior da Força Aérea Componente, e verificação dos enlaces radar e de telemática.

Santamariense

Então, talvez seja para treinamento dissimilar ou outro que envolva as aeronaves disponíveis na caça brasileira, que vão estar todas reunidas no mesmo local.

Last edited 1 mês atrás by Santamariense
Rinaldo Nery

Pode ser.

Nunes Neto

Essa vai ser a primeira CRUZEX que a FAB vai de igual com os EUA e Chile, por mais que o F5 tenha sido modernizado não estava no mesmo nível, agora está aos melhores meios do exercício, talvez falte mais experiência com o F39, introdução muito recente,mas veremos.

carvalho2008

Na realidade, ele é o pacote mais atualizado de todos, chip…sistemas…equipamentos…do mais atualizado dentre os concorrentes, resta saber como irá desempenhar….o F-15 da Garda Nacional não deve estar em sua ultima versão….

Carlos Pietro

Agora sim,gostei de ver, lindo.

Vitor Botafogo

Bacana! De quebra vão reunir os principais esquadrões e treinar por um bom tempo antes da Cruzex.

Bernardo Santos

Quase todos os gripens entregues em uma só imagem….

will bill

uma vergonha, se considerarmos que o cronograma previa todos até 2024 se não me engano.

Adriano madureira

Portões abertos por favor! Portões abertos por favor!

Estou escutando o sons dos caças passando sobre minha casa, chega a ser como uma sinfonia,quase tendo um orgasmo só de escutar 😆😆😆😆😆😆🇧🇷

Rosi

Lindo de vê e é dissuasorio!

will bill

se considerarmos apenas esse esquadrão armado até os dentes com Meteor, com certeza é de ser respeitar sim

wilson

o aeroporto vai abrir para visita^?

Nunes Neto

Leitura possível, F-16 tá um pouco abaixo do gripen E , entao para não fazer feio vamos enviar F15 também, F35 tá em outro patamar não é necessário numa cruzex….

Maurício.

“F35 tá em outro patamar não é necessário numa cruzex….”

O F-35 é necessário para tacar bombas em barbudinhos de sandálias e ak-47, lá onde o Judas perdeu as botas…

Santamariense

Ideia fixa …

Maurício.

Apenas um fato, simples assim…

carvalho2008

Eles não mandam F35 porque não querem nunguem gravando bibliotca e parametros dele…eles somente fazem isto num circulo muito fechado…

Camargoer.

Creio que o motivo é outro…. talvez ninguém queira o F35 em Natal para evitar a tentação de tirar uma foto e prejudicar a própria carreira na FAB.

Gabriel Tito

Boatos dizem que após o exercício o F39 será chamado de matador de F15

Heinz

Matador de sukhois e de F15 hehehe

Azimuth

Tenho certeza que você já voou em ambas as aeronaves para saber em detalhes as particularidades e desempenho de cada um na prática.

Rinaldo Nery

No DCS…

Saldanha da Gama

Os 5 caças passando em V foi lindo !!!

Alex Prado

O pampa é daqui da minha cidade, até agora não entendi porque não fizeram testes com o Gripen nos demais estados.

Santamariense

Os Gripen irão operar a partir de Canoas, Santa Maria, Santa Cruz e de outras bases da FAB, de tempo ao tempo.

Felipe

Problema que não temos tanto tempo devido ao fim da vida dos F-5M da FAB até 2029 e da desativação dos AMX em 2025.

Santamariense

Isso eu concordo, mas eu me referindo a operar, não a equipar os esquadrões dessas bases. Podem operar deslocados de Anápolis em SM, CO, SC, etc. Agora, se isso é o suficiente, aí já é outra história.

Nunes Neto

Porque a suécia é fria ,mais que o RS, já foi muito testado em baixa temperatura, em temperatura alta com umidade o Gripen E ainda nao tinha sido.

Franz A. Neeracher

O F-39 já foi testado em Belém/PA…..local muito quente e úmido.

Natal é quente, porém com clima predominante seco.

Caça Gripen FAB 4100 visita Belém (PA) – Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa (aereo.jor.br)

Matheus R
Nunes Neto

Eu estava em Belém durante p teste lá.

Fel

EDITADO
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Felipe

Senhor, só digitei rápido

Nota da moderação:
Seu comentário foi editado automaticamente.
O sistema entendeu como sendo nome de usuário diferente!
Por favor, envie novamente o seu comentário que foi deletado.

Last edited 1 mês atrás by Felipe
Jaguar

Cadê a galera que criticava os gripen. Que eles não chegam ? Aqui na BAAN a caça é todo dia, estes pilotos deram tudo para estar aí ! A la chasse !

Bernardo Santos

A crítica é a demora na entrega, e não no caça em si. O gripen foi o mais barato e mesmo assim não estão efetuando o pagamento corretamente.

Heinz

Ai é culpa do governo e não da FAB, o dinheiro da FAB vem do governo federal

Marcos Silva

Já estão os 36 ai em Anápolis???

Desc

F39 x F15 americano
F39 x F16 chileno

A hora da verdade se aproxima

Bueno

Qual verdade ?

Iran

Que o Gripen é superior aos dois kkk

Antonio Palhares

Estou muito entusiasmado. Natal é linda e tem carisma da aviação de guerra. Vai ser tecnicamente um exercício acima da média. Estive em outra ocasião e achei linda a apresentação da La Patrouille de L´air na praia do Meio. Sucesso a todos.

Rinaldo Nery

Que Patrouille foi essa? Em que ano?

Robson Medeiros

Em 2009 a Patrouille de France fez um treinamento/apresentação em Natal…na Praia do Meio

Antonio Palhares

Muito agradecido . Isto mesmo

Rinaldo Nery

Ah, grato. Não me recordo. Tem alguma imagem?

Rinaldo Nery

Obrigado! Eu havia visto. Estava no desfile de 7 de Setembro em Brasília, em 2009. Não passaram lá.

Farias

Muito bonito de se ver. Ainda acho que deveriam fazer um tour com os Gripens visitando todas as capitais do país pra população poder ver mais de perto essas belezuras, mesmo que custe caro fazer essa brincadeira.

carvalho2008

Já sabemos como será a organização de forças? Os Mike ficarão junto com os Gripens? Separados…quem vai ser quem?

Rinaldo Nery

Os F-39 serão Blue, noutras vezes Red. Quando forem Blue, voarão junto com todos: F-15, F-16, A-1, F-5.

Camargoer.

Riso., os EUA sempre colocaram os RED como inimigos.. agora vão ter que incluir os YELLOW como adversários…

Rinaldo Nery

Existirá o Yellow (País a ser defendido por Blue), sem meios aéreos.

Camargoer.

RIso.. o YELLOW tem mais poder aéreo que o RED…

Seria mais apropriado trocar o YELLOW pelo GREEN (puro malte)
ou pelo GOLD

carvalho2008

kkk…tradição dos RED Shirts…desde Star Trek….rzrzrzr

Camargoer.

Verdade… creio que a menor taxa de baixas seria o pessoal do setor científico com camisas azuis….

Acho que ter um PhD em Ciências aumenta significativamente a expectativa de vida… até mesmo ressuscitar.

“Vida longa e próspera”

carvalho2008

comment image

Rodrigo Silveira

Como dizia meu avô. Se não trupicar vai longe. Longa vida ao Gripen!

Rodrigo LD

FAB Gripen F-39 “Eagle Killer”. Eles que venham!!!!

Rinaldo Nery

Menos, menos…

Lucas Oldwise

Essa Cruzex 2024 vai ser muito intensa, vai ser uma experiência muito importante para os pilotos da FAB, não basta ter o melhor avião (ajuda bastante), porém as táticas e experiência dos pilotos americanos em missões reais podem fazer a diferença, mesmo o Gripen E sendo muito superior tecnologicamente. Uma pena os resultados desses exercícios serem tão sigilosos.

Marcelo Andrade

O pessoal do contra deve estar se mordendo!!

Magalhaes

Um amigo mora lá e está fotografando. Mandou videos na hora…o F39 é lindo demais. Escolha acertada da FAB e vamos em frente.

Junior

Boa tarde, será aberto ao público para visitação, algum dia nessa Cruzex 2024?

Last edited 1 mês atrás by Junior
Rinaldo Nery

A EXOPORDER (Exercise Operation Order) tem centenas de páginas, e um nível de detalhamento impressionante. Foi confeccionada por dezenas de mãos (na língua inglesa), há meses. Há que se definir tudo: comida, transporte, locais de estacionamento, local para equipamento de vôo, material de manutenção das UAE, escalas de vôo, circuitos de navegação, plano de controle de tráfego aéreo, plano de comunicações, plano de controle de emissões eletromagnéticas, saúde, segurança, apoio da PF na conferência de passaportes, crachás pra todos, salas das UAE etc. Centenas de coisas. Quando vemos os aviões chegando não temos noção da estrutura de um exercício desse… Read more »

Mazzeo

Logística ganha guerras !
Mas não é tão glamourosa, kkkkkk.

Rinaldo Nery

“Logística é tudo, menos o combate”. Barão de Jomini, General de Napoleão.

Augusto José de Souza

A base aérea de Natal,será que deve abrigar algum esquadrão de caças supersônicos como proteção do nordeste? Toda infraestrutura já possui.

Felipe

Quantos F-5M ainda estão ativos na FAB?

Santamariense

Pelos planos da FAB, divulgados em documento no ano passado, agora em 2024 são 32 F-5M ativos, com a desativação prevista de 4 delas durante esse ano. Assim, começaremos 2025 com 28 aeronaves ativas.