A OTAN começará na segunda-feira (14 de outubro de 2024) seu exercício nuclear anual “Steadfast Noon”, com a participação de mais de 60 aeronaves em voos de treinamento sobre a Europa Ocidental. O Steadfast Noon dura duas semanas e envolve caças capazes de transportar ogivas nucleares dos EUA, embora não utilize armas reais.

“A dissuasão nuclear é a pedra angular da segurança dos Aliados”, disse o Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte. “O Steadfast Noon é um importante teste da dissuasão nuclear da Aliança e envia uma mensagem clara a qualquer adversário de que a OTAN protegerá e defenderá todos os Aliados.”

O exercício nuclear da OTAN é uma atividade de treinamento rotineira e recorrente que acontece todo mês de outubro. O Steadfast Noon envolve 2.000 militares de oito bases aéreas e uma variedade de tipos de aeronaves, incluindo jatos com capacidade nuclear, bombardeiros, caças de escolta, aviões de reabastecimento e aeronaves capazes de realizar reconhecimento e guerra eletrônica. O exercício deste ano envolve voos principalmente sobre os países anfitriões Bélgica e Holanda, bem como nos espaços aéreos da Dinamarca, Reino Unido e Mar do Norte. O planejamento para o exercício começou há um ano e treze países aliados enviarão aeronaves para participar dos treinamentos.

A OTAN está tomando medidas para garantir a segurança, eficácia e credibilidade da dissuasão nuclear da Aliança. Por exemplo, este ano, os primeiros caças F-35A aliados, da Holanda, foram declarados prontos para desempenhar funções nucleares. A declaração da Cúpula de Washington da OTAN deixa claro que “o propósito fundamental da capacidade nuclear da OTAN é preservar a paz, prevenir coerção e dissuadir a agressão”. Ela afirma que “enquanto existirem armas nucleares, a OTAN permanecerá uma aliança nuclear”.

FONTE: OTAN

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments