OTAN realiza exercício nuclear anual: Steadfast Noon
A OTAN começará na segunda-feira (14 de outubro de 2024) seu exercício nuclear anual “Steadfast Noon”, com a participação de mais de 60 aeronaves em voos de treinamento sobre a Europa Ocidental. O Steadfast Noon dura duas semanas e envolve caças capazes de transportar ogivas nucleares dos EUA, embora não utilize armas reais.
“A dissuasão nuclear é a pedra angular da segurança dos Aliados”, disse o Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte. “O Steadfast Noon é um importante teste da dissuasão nuclear da Aliança e envia uma mensagem clara a qualquer adversário de que a OTAN protegerá e defenderá todos os Aliados.”
O exercício nuclear da OTAN é uma atividade de treinamento rotineira e recorrente que acontece todo mês de outubro. O Steadfast Noon envolve 2.000 militares de oito bases aéreas e uma variedade de tipos de aeronaves, incluindo jatos com capacidade nuclear, bombardeiros, caças de escolta, aviões de reabastecimento e aeronaves capazes de realizar reconhecimento e guerra eletrônica. O exercício deste ano envolve voos principalmente sobre os países anfitriões Bélgica e Holanda, bem como nos espaços aéreos da Dinamarca, Reino Unido e Mar do Norte. O planejamento para o exercício começou há um ano e treze países aliados enviarão aeronaves para participar dos treinamentos.
A OTAN está tomando medidas para garantir a segurança, eficácia e credibilidade da dissuasão nuclear da Aliança. Por exemplo, este ano, os primeiros caças F-35A aliados, da Holanda, foram declarados prontos para desempenhar funções nucleares. A declaração da Cúpula de Washington da OTAN deixa claro que “o propósito fundamental da capacidade nuclear da OTAN é preservar a paz, prevenir coerção e dissuadir a agressão”. Ela afirma que “enquanto existirem armas nucleares, a OTAN permanecerá uma aliança nuclear”.
FONTE: OTAN
Off-topic parece que um F-16 ucraniano abateu um Su-34 russo. _________
COMENTÁRIO EDITADO.
1- EVITE FOMENTAR BRIGAS DE TORCIDAS.
2- JÁ EXISTE MATÉRIA PUBLICADA SOBRE ESSE ASSUNTO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Seria uma boa noticia.
“enquanto existirem armas nucleares, a OTAN permanecerá uma aliança nuclear”.
Ou seja, indefinidamente até o inevitável holocausto nuclear da humanidade.
Salvo engano as armas nucleares á disposição da aviação da OTAN na Europa são:
Caças:
F-15E
F-16C
F-35A
Tornado IDS
Rafale
Rafale M
Mirage 2000 D
–
Armas:
Bomba B61-3 (0,3 a 45 Kt)
Bomba B61-4 (0,3 a 170 Kt)
Bomba B61-12 (0,3 a 50 Kt)
Bomba B61-7 (50 a 340 Kt)
Míssil ASMP-A , 500 km de alcance (300 Kt)
Acho que a versao mais recente do ASMP-A (R) chega a 600 km… deve ser substituida por um missel hipersonico na proxima decada em desenvolvimento pelo grupo Arianne e será disparado do Rafale.
Mirage 2000N. O Delta é pra armamento convencional. A primeira vez que os N operaram fora da França foi na Cruzex 2008. Eu estava lá.
Blz, Rinaldo.
Valeu!
Parece que o Mirage 2000N foi aposentado ficando a função de ataque nuclear só com o Rafale.
Creio que sim.
Bonjour Bosco, Deve ficar claro que as armas nucleares francesas não são armas destinadas a serem utilizadas no quadro específico da NATO. Actualmente, a França é o único país da UE que possui capacidade nuclear de forma independente. Além disso, apenas o Presidente da República Francesa pode dar autorização para a utilização de armas nucleares no âmbito da OTAN e/ou fora da OTAN. “Apenas um Estado-Membro da União Europeia possui uma força de dissuasão nuclear: a França. Paralelamente, o Reino Unido também possui a bomba atómica, enquanto outros países europeus as acolhem no seu território no âmbito da NATO.” defense-quels-pays-europeens-possedent-l-arme-nucleaire… Read more »
Valeu, Vendeén!
uma aula completa!
Esse é um posicionamento clássico da França. Acredito que serão imediatamente usadas dentro do protocolo da Otan no dia em que algum Pais da Otan seja atacado. Dias atras o Presidente Frances não falava pelos cotovelos que queria soldados da Otan e território Ucraniano? Se for para falar bobagens como essa que atire as bombas nucleares quando a OTAN reagir a algum ataque.
Muito bom saber que os músculos estão sendo bem exercitados.
“Envolve 08 bases” … adivinha se existirão 5 minutos após a Russia decidir distribuir “nuc” por toda a Europa.
Exercício estilo “nada em lugar algum” ..rs.
O “exercício” envolve 8 bases.
Num caso de prontidão nuclear haveria mais de milgares de bases onde os caça poderão estar disspersos.
Se houver um ataque russo preventivo sempre há pelos menos 6 SSBNs em patrulha (França, RU, EUA) com pelo menos 112 SLBMs e pelo menos 600 ogivas capazes de fazer a Rússia regredir à idade da pedra lascada em 20 minutos.
Sei ..no papel tudo é lindo e perfumado(se o caça for francês.rs). The Washington Post publicou uma materia no qual discute o que pode acontecer se a Rússia detonar repentinamente uma bomba nuclear no espaço(o satélite russo Cosmos 2553 motivou a mesma). Para responder a essa pergunta, a publicação cita uma explosão no espaço realizada pelos americanos em 1962 como exemplo. Então os Estados detonaram uma bomba nuclear com capacidade de 1,4 megatons no espaço durante um teste chamado Starfish Prime. Ele desativou um terço dos 24 satélites em órbita naquela época, danificou a rede elétrica e desativou as lâmpadas… Read more »
Bispim, É complicado discutir um assunto com você porque você vai criando novas premissas. rrss Mas vamos lá. Apesar de não ter nada a ver com sua proposição inicial seu comentário sobre detonação nuclear a grande altura e produção do PEMN capaz de “teoricamente” desabilitar satélites em órbita , vale salientar que qualquer país que detenha armas nucleares e mísseis ICBMs pode fazê-lo acima do país inimigo, não sendo uma particularidade nem da China e nem da Rússia. E lembrando que a Rússia ainda se encontra no planeta Terra e terá que lidar com as consequências de se ver preza… Read more »
Reginaldinho das armas – só deixei claro que se for partir para um conflito real , não vai sobrar nada
Essas operações ladainhas de dissuasão nuclear são inúteis…
______
_______
No final a atmosfera é a mesma e a radiação será democraticamente compartilhada.
*PIB 😇
COMENTÁRIO EDITADO. MODERE O LINGUAJAR.
OS EDITORES TAMBÉM SOLICITAM A AMBOS QUE MANTENHAM O RESPEITO.
VOCÊS JÁ TÊM TEMPO SUFICIENTE DE BOLG PARA CONHECER AS REGRAS:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Cara, você tem noção do tamanho do planeta que você vive? Atualmente, estima-se que haja cerca de 36.000 objetos rastreáveis no espaço, com mais de 1 cm de diâmetro , incluindo satélites desativados, projetos de foguetes e fragmentos de colisões. Porém, se considerarmos objetos menores, a quantidade é ainda maior: 700.000 objetos com tamanhos entre 1 cm e 10 cm; Mais de 170 milhões de fragmentos menores que 1 cm. Esses detritos representam um risco para satélites ativos e futuras missões espaciais, pois mesmo pequenos fragmentos podem causar danos significativos devido às altas velocidades na órbita. Agências espaciais e empresas… Read more »
“Iron Rider, o que está acontecendo com você? Sabe que não machucamos humanos” kkkk
“Não atira na cara para não estragar o enterro”… e tem mais… até parece que as comunicações da Rússia não estariam absolutamente controladas pelo Ocidente… até parece que o mundo acordaria com a Europa em chamas por um ataque surpresa soviético… esses russófilos sonham mais com mágica do que com ações concretas. Fica difícil…
Você acha que os Europeus não reagiriam? Você achava que em três dias Kiev seria tomada e em três semanas Paris iria cair?
Off_topic sabem se procede ?
https://www.newsweek.com/russia-ukraine-sukhoi-f-16-1968041
RMS, tem matéria sobre o assunto publicada ontem. Você pode comentar nela:
https://www.aereo.jor.br/2024/10/12/caca-bombardeiro-sukhoi-su-34-russo-teria-sido-abatido-por-caca-f-16-ucraniano/