De acordo com um popular canal no Telegram, supostamente administrado por um ex-aviador militar russo, um caça-bombardeiro Sukhoi Su-34 da Força Aeroespacial Russa foi abatido no sábado sobre a Ucrânia. O canal Fighterbomber compartilhou uma homenagem à aeronave abatida com uma foto em preto e branco do Su-34, acompanhada da legenda “A terra é o céu, irmãos”.

Até o momento, o Ministério da Defesa da Rússia não fez nenhuma declaração oficial sobre a suposta perda da aeronave, nem o Ministério da Defesa da Ucrânia comentou o incidente. No entanto, outros canais pró-Moscou no Telegram afirmam que o avião foi abatido por um F-16 de fabricação americana, cerca de 50 km da linha de frente.

Este incidente, se confirmado, seria o primeiro abate de um caça russo por um F-16 ucraniano. Membros da OTAN, incluindo Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega, prometeram fornecer à Ucrânia cerca de 90 F-16s, e as primeiras unidades chegaram em agosto. Embora os F-16 já tenham sido usados contra mísseis e drones russos, esta seria a primeira vez que a aeronave americana teria sucesso em um combate aéreo contra uma aeronave tripulada.

Caças F-16 da Força Aérea Ucraniana

O Su-34 é um caça-bombardeiro multifuncional supersônico, desenvolvido inicialmente para a Força Aérea Soviética na década de 1980. Após a dissolução da União Soviética, o programa foi temporariamente interrompido, mas foi retomado e a aeronave entrou em serviço em 2014. Considerado uma das aeronaves mais capazes da Rússia, sua perda seria um golpe significativo, especialmente em um momento em que Moscou enfrenta dificuldades para manter a produção de novas aeronaves.

Os “milbloggers” russos, que frequentemente publicam no Telegram sobre o conflito na Ucrânia, têm sido surpreendentemente francos sobre os reveses do Kremlin. No sábado, o canal *VDV for Honesty and Justice* alertou: “Logo haverá mais perdas assim. A OTAN enviou os F-16 para caçar”, sugerindo que as perdas de infantaria russa também aumentariam.

Embora esses blogueiros critiquem a condução da guerra, eles evitam criticar diretamente o presidente russo Vladimir Putin. Em vez disso, direcionam sua insatisfação aos comandantes militares. Segundo o professor Matthew Schmidt, da Universidade de New Haven, esses blogueiros defendem que Putin deve corrigir a incompetência do comando militar, mantendo uma postura pró-guerra.

Se a queda do Su-34 for confirmada, os milbloggers provavelmente continuarão vocalizando suas críticas. Como já aconteceu antes, as notícias no Telegram estão se espalhando mais rápido do que o Kremlin consegue controlar ou comentar oficialmente sobre a situação.

FONTE: Forbes

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Costa

Acho que isso não é nenhuma surpresa. A presença do F-16 do lado ucraniano iria de certa forma esquentar o conflito no que tange combates ar-ar.
A questão é, os russos vão conseguir derrubar alguns F-16 também? Só o tempo dirá.

Heinz

isso é óbvio né, ou seriam amadores demais.

Chris

Se forem mais espertos ou derem mais sorte, derrubam ! Eu acho engraçado essas comparaçoes de vocês…

Não é um video-game… Existem ate F-16’s A e F-16’s V… A diferença é “apenas” a de um carro carburado para um Tesla !

Ha dezenas de variáveis… Ate um piloto com medo ou diarréia ou um radar ou gps com defeito… Pode mudar o jogo !

No Top Gun vimos ate o F-14 ficar sem munição… O operador não saber nem ligar o radar e um piloto maluco ! Alem do F-18 surgir do nada e derrubar o SU-57. Heheh

Last edited 1 mês atrás by Chris
Alexandre Costa

Qual comparação eu fiz? Você vem aqui tão enviesado que já sai atirando sua ideologia (ou seja lá o que for isso) contra o primeiro comentário que lê.

Chris

Sua pergunta se os russos derrubariam F-16 foi respondida…

Alexandre Costa

Pela sua lógica não é video game, é filme do Tom Cruise mesmo. É cada uma. Querer utilizar filme como exemplo é de doer.

rui mendes

F-16 A????
Onde????
Os Ucranianos têm mlu, situando-os no nível do blq 50/52.

Fabio Jeffer

Vc acredita nessa mentira? Ninguém mais fala em F-16 na Ucrânia

Nolasco

Surpresa? Não temos nenhuma prova que confirme, nem governo confirmando, muito provável que seja falha mecânica, o FAB UBER não para. Sério? Você acha que o F-16 vai derrubalos 50KM dentro da Rússia. Os f-16 vão voar tão perto assim da fronteira?

Heinz

E detalhe, nenhum blogger ucraniano ainda comentou sobre isso e muito menos o MD da Ucrânia. A informação é inteiramente vinda do lado russo, e pra um russo dizer algo assim é porque geralmente a coisa está pior do que o divulgado. _____
____

COMENTÁRIO EDITADO. EVITE LEVAR O DEBATE PARA AS INTERMINÁVEIS BRIGAS DE TORCIDAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Heinz

foi mal editores, já sei que não posso colocar uma isso agora

Caloro

Interessante! Tenho comigo que mesmo equipamentos ocidentais mais antigos que os russos, eles ainda levam vantagem. Vide que na guerra Irã x Iraque, mesmo o Iraque sempre usando versões mais novas e atualizadas dos Mig 25 nunca eram páreos para os F-14.

Emmanuel

“Aiinnn…o F-16 não foi abatido pelos russos”.
“Aiinnn…o F-16 foi abatido pelos russos”.

“Aiinnn…o Su-34 foi abatido pelos ucranianos”.
“Aiinnn…o Su-34 não foi abatido pelos ucranianos”.

A verdade é que cada um acredita na mentira que quer.

Chris

Até o Titanic afundou ! A verdade é que não ha nada demais um F-16 abater um SU-34 ou vice-versa !

Quem se norteia apenas por nomes de avião é torcedor ! Cada caso é um caso !

Guerra é guerra… Basta o missil certo, a ajuda de um AWACS, o relevo conhecido ou um piloto esperto e ate um ST pode abater um F-22 !

O que chama a atenção… É a Ucrânia voltar a combater diretamente !

Last edited 1 mês atrás by Chris
Fábio CDC

Meio difícil um ST abater um F-22 Raptor mas…

JuggerBR

Se o ST estiver na espreita esperando o Raptor decolar… abate sim.

Hcosta

se tem míssil de cruzeiro a atingir um submarino…

Emmanuel

E quem disse que a Ucrânia voltou a combater diretamente como você supõe?
A questão é que para muitos aqui um F-16 utilizado pela Ucrânia pode abater um caça russo, mas o contrário não.
Os iluminados acham que o F-16 vai virar o jogo numa guerra perdida.

Leandro

Na vdd o maior perdedor dessa guerra é o povo russo e o povo ucraniano !mais a ucrani depois da guerra vai c erguer muito mais rápido do q os russo

Plinio Jr

Para aqueles que tem preguiça em ler, quem está espalhando esta noticia são blogueiros pró-Rússia…até o presente momentos os ucranianos não se manifestaram …

Tutor

Pois é, a quantidade de gente que lê somente a manchete e tasca comentário não é pouca. Eu confesso que já fui assim.

Antunes 1980

Segundo alguns comentaristas de YouTube, e que já sabemos quem são, eles falaram que esses F-16 seriam totalmente ineficientes e a Ucrânia iria jogar atoalha logo logo.

O duplo padrão dessa turma é patético.

Quando um F-16 ucraniano caiu eles fizeram uma live com sorriso de orelha a orelha.

Agora que o tal F-16 está indo bem, eles vão negar veementemente a informação desse abate e colocar mais críticas a força área ucraniana e ao Zelensky.

Last edited 1 mês atrás by Antunes 1980
Moriah

“Visual com Fullback”, “Ok, engajando”. “Ciente, na mira”.

Moriah

Quem teve Novalogic sabe bem do que estou falando

Leandro Costa

Acho que os Su-34 são o alvo aéreo tripulado de mais alto valor por lá hoje em dia, já que são os que utilizam as bombas planadoras. Agora não sabemos se foi realmente abatido por um F-16 ou não, qual o perfil de missão que estava voando quando foi abatido, e caso positivo o abate, qual o perfil adotado pelo F-16, e por aí vai. Provavelmente só saberemos disso daqui a anos, mas a curiosidade bate forte. Se eu tivesse que chutar, o F-16 ficou pertinho do solo esperando o Su-34 ficar bem dentro da kill zone, com tudo apagado… Read more »

Plínio Jr

A perda daqueles A-50 proporciona este tipo de situação, os A-50 restantes estão mais distantes da linha de frente o que coloca em risco as aeronaves de ataque russas .. os F-16AMs equipados com AIM-120 são uma ameaça enorme em relação aos antigos Su-27s e Mig-29s operados pela FAU…

Raphael

su 34 vai quebrando recordes de abatimentos

Leandro Costa

Ramon, para um efeito de comparação minimamente realista, precisaríamos saber quantas surtidas os F-4 de todos os modelos, fizeram contra o Vietnã do Norte, versus quantas surtidas, os Su-34 de todos os modelos, fizeram dentro de um mesmo espaço de tempo.

E ainda assim seria uma comparação injusta.

Bosco

Mas o Phanton não tinha a capacidade ECM DRFM infalível dos russos, que inclusive por várias vezes motivou artigos aqui no aéreo onde se afirmava que o Amraam estava completamente impotente frente às defesas russas.
E quem duvidava ou mesmo relativizava essa suposta capacidade infalível dos russos era logo taxado de negacionista terraplanista antivacina lambe botas fãboy americano.

Bosco

Ramon
O F-4 de 50 anos atrás sequer tinha RWR e se brincar nem lançadores de chaffs/flares.
E nem utilizavam armas stand-off ou atacavam de noite e sim lançavam bomba burras e foguetes , o que os obrigavam a entrar no raio de ação até de um canhão de 23 mm.

Leandro Costa

Bosco, os F-4B/C/D não tinham RWR quando encontraram SAMs pela primeira vez. Não tenho certeza sobre os ‘E’. Isso vale para todos os outros aviões americanos empregados no teatro de operações. Depois foram modificados para receberem esses equipamentos, mas demorou coisa de um a dois anos para que números razoáveis de aeronaves (atuando no teatro, ao invés de todas elas) tivessem esses equipamentos instalados. A prioridade foi dada aos F-100F Wild Weasels, os primeiros nessa função, e posteriormente EF-4C’s e F-105G’s. E todos os F-4 no Vietnã, independente de versão, utilizavam bombas burras à luz do dia, exceto alguns poucos… Read more »

Bosco

Blz, Leandro.
Algumas armas guiadas foram utilizadas no Vietnã mas numa quantidade irrisória e quando foram era para possibilitar uma maior precisão e não para se manter afastado das defesas.
Valeu!

Groosp

A gambiarra era colocar chaff nos freios aerodinâmicos. Só dava para liberar uma vez.

Leandro Costa

E freava a aeronave justamente quando o piloto precisava de mais velocidade/energia para manobrar.

Rodrigo G C Frizoni

Mas o “comandante” não falou que todos os F-16 foram destruidos? Tem que ser muito inocente pra acreditar nele, a russia em 3 anos de guerra nem conseguiu abater todos os mig 29, su-27 e su-24 da ucrania.

Antunes 1980

Essa turma virou uma seita, que vive pra negar tudo que vai contra o mundo “multipolar”.
Israel simplesmente aniquilou todos os seus adversários da região. Mas pra eles Israel está com medo do hezbolah, do hamas e do Irã. Segundo eles as baixas de Israel são altíssimas, o iron dome não funciona e todas as bases israelenses foram destruídas no ataque do Irã.

Vai vendo, essa turma tem método!

Last edited 1 mês atrás by Antunes 1980
Rodrigo G C Frizoni

Não é atoa que ele ta sendo monitorado pela Ucrania

Last edited 1 mês atrás by Rodrigo G C Frizoni
Maurício.

“Não é atoa que ele ta sendo monitorado pela Ucrania.”

E aquele outro canal pró-EUA/OTAN, está sendo monitorado pela Rússia?🤔

Maurício.

“De acordo com um popular canal no Telegram, supostamente administrado por um ex-aviador militar russo.”

Supostamente por supostamente, o Irã destruiu ou danificou 20 F-35 de Israel, e a Síria danificou um F-35 com um velho S-200!
Ou seja, sem provas é só um “La Garantía Soy Yo!”
Mas, na minha opinião, o Su-34 é o principal alvo dos F-16, e se derem mole, vão acabar indo pra vala mesmo, um F-16, mesmo antigo, continua sendo um caça muito perigoso.

Heinz

😂😂

Elintoor-_

Fonte: Forbes…
kkkk

Gplacido

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Gabriel Pereira Lima

O problema que esse canal “VDV for Honesty and Justice” é referido por outros canais russos como um canal psiops Ucrâniano, além de ser um canal bem escurasado com apenas 12 mil inscritos que nem tem ligação com força aérea russo.

Bernardo

Gente, 50km da linha de frente É MUITO PERTO hoje em dia, com as capacidades de ambos os lados. Em se confirmando, foi muita ousadia do comando ter mandado os cara pra beira do precipício assim

Groosp

O alcance das bombas planadoras russas é mais ou menos isso aí, 50 ou 60 Km. Esta bombas russas se mostraram um ótimo custo benefício. Os russos estão trabalhando em aumentar o alcance. Talvez partam para a solução ocidental de fazer o kit planador mais aerodinâmico já que o kit atual parece ter sido fabricado por um ajudante de serralheiro.

Last edited 1 mês atrás by Groosp
Bosco

Mas esse é o alcance máximo que obriga o avião lançador estar a grande altitude.
Duvido que os russos subam acima de uns 1000 metros para lançar essas bombas planadoras e aí o alcance se reduz drasticamente.

Groosp

É o que diz os artigos e é o que mostram os vídeos. Os ataques são contra alvos na linha de frente ou alvos a poucos quilômetros além. A formação russa padrão é formada por dois Su-34 escoltado por um Su-35 que voa mais alto e mais atrás. Esse perfil de ataque deixa os aviões russos fora do alcance dos SAMs ucranianos já que os Patriots e o SAMP/T ficam longe da linha de frente e raramente são deslocados pra lá para alguma emboscada. Não sei porque não usam os S-300. Três hipóteses: a) usam para defender alvos importantes na… Read more »

Kleber Peters

Ou todas as 3 hipóteses são verdadeiras. A ‘a’ é meio lógica. A ‘b’ também, pois o próprio inimigo é o fornecedor. E a ‘c’ segue a mesma lógica da ‘b’: quem construiu sabe as deficiências e como enganar o sistema.

Rogério Loureiro Dhiério

A pergunta que faço é:

Onde deixo minha risada?

Nolasco

Nenhuma mídia nem governo confirmou, não há fotos, não duvido, mas essa história para mim é fictícia. É uma história que entretêm a audiência, e por isso está popular.

Nolasco

Esse vídeo é de 2022

Leandro Costa

Eu concordo que é o mesmo video. Só não concordo que seja um Su-35. Parece que dois se ejetaram.

Sergio Machado

Poderia, sem problemas. O Su34 é um caça bombardeiro e dependendo da carga sequer leva mísseis ar-ar. O que não bate muito é que os F16 ucranianos estão operando em números mínimos e na retaguarda. Além do silêncio ucraniano em que good news seriam em ótimo momento, a queda se deu no front.
Aguardemos.

RSmith

Apareceu um vídeo no MSN que suposta é do caça abatido caindo do céu Vídeo mostra suposta derrubada de Su-34 russo por F-16 ucraniano (msn.com) Só que no mesmo artigo quem publicou o vídeo se retrata afirmado que se trata de “fake-news” “Canais pró-russos, como o conhecido Fighterbomber, divulgaram a notícia afirmando que o Su-34 foi abatido enquanto lançava bombas planadoras. Segundo a postagem, a tripulação a bordo do caça teria sido fatalmente atingida. O canal declarou: “Nosso Su-34 foi abatido. A tripulação foi morta. O avião foi atingido enquanto lançava bombas planadoras, a cerca de 50 km da linha… Read more »

Luiz

Sim, a Rússia está com muitas dificuldades, só esse ano entregaram quatro lotes deste avião, o último semana passada. Um lote a cada 2,5 meses….

Fábio de Souza

Essa Historia está Muito mal contada , a imagem não é nítida , não tem mais fontes que confirma o assunto e o vídeo , que supostamente teria sido o F-16 nem aparece . Ou seja , não existe provas Plausíveis , assim como o Irã , que alegou ter destruídos vários caças de Israel .

Antonio Palhares

Teria ou foi ? Existem informações de abates de F16 Ucranianos ? Até agora quantos F16 ucranianos Existem ?

André

Os f16 nem vonado estão…tal abate não saiu em lugar algum

Bryan

A Ucrânia não abate nem mosca, imagine um caça. É fake news de ambos os lados para esquentar os ânimos.