De acordo com um popular canal no Telegram, supostamente administrado por um ex-aviador militar russo, um caça-bombardeiro Sukhoi Su-34 da Força Aeroespacial Russa foi abatido no sábado sobre a Ucrânia. O canal Fighterbomber compartilhou uma homenagem à aeronave abatida com uma foto em preto e branco do Su-34, acompanhada da legenda “A terra é o céu, irmãos”.

Até o momento, o Ministério da Defesa da Rússia não fez nenhuma declaração oficial sobre a suposta perda da aeronave, nem o Ministério da Defesa da Ucrânia comentou o incidente. No entanto, outros canais pró-Moscou no Telegram afirmam que o avião foi abatido por um F-16 de fabricação americana, cerca de 50 km da linha de frente.

Este incidente, se confirmado, seria o primeiro abate de um caça russo por um F-16 ucraniano. Membros da OTAN, incluindo Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega, prometeram fornecer à Ucrânia cerca de 90 F-16s, e as primeiras unidades chegaram em agosto. Embora os F-16 já tenham sido usados contra mísseis e drones russos, esta seria a primeira vez que a aeronave americana teria sucesso em um combate aéreo contra uma aeronave tripulada.

Caças F-16 da Força Aérea Ucraniana

O Su-34 é um caça-bombardeiro multifuncional supersônico, desenvolvido inicialmente para a Força Aérea Soviética na década de 1980. Após a dissolução da União Soviética, o programa foi temporariamente interrompido, mas foi retomado e a aeronave entrou em serviço em 2014. Considerado uma das aeronaves mais capazes da Rússia, sua perda seria um golpe significativo, especialmente em um momento em que Moscou enfrenta dificuldades para manter a produção de novas aeronaves.

Os “milbloggers” russos, que frequentemente publicam no Telegram sobre o conflito na Ucrânia, têm sido surpreendentemente francos sobre os reveses do Kremlin. No sábado, o canal *VDV for Honesty and Justice* alertou: “Logo haverá mais perdas assim. A OTAN enviou os F-16 para caçar”, sugerindo que as perdas de infantaria russa também aumentariam.

Embora esses blogueiros critiquem a condução da guerra, eles evitam criticar diretamente o presidente russo Vladimir Putin. Em vez disso, direcionam sua insatisfação aos comandantes militares. Segundo o professor Matthew Schmidt, da Universidade de New Haven, esses blogueiros defendem que Putin deve corrigir a incompetência do comando militar, mantendo uma postura pró-guerra.

Se a queda do Su-34 for confirmada, os milbloggers provavelmente continuarão vocalizando suas críticas. Como já aconteceu antes, as notícias no Telegram estão se espalhando mais rápido do que o Kremlin consegue controlar ou comentar oficialmente sobre a situação.

FONTE: Forbes

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Costa

Acho que isso não é nenhuma surpresa. A presença do F-16 do lado ucraniano iria de certa forma esquentar o conflito no que tange combates ar-ar.
A questão é, os russos vão conseguir derrubar alguns F-16 também? Só o tempo dirá.

Heinz

isso é óbvio né, ou seriam amadores demais.

Chris

Se forem mais espertos ou derem mais sorte, derrubam ! Eu acho engraçado essas comparaçoes de vocês…

Não é um video-game… Existem ate F-16’s A e F-16’s V… A diferença é “apenas” a de um carro carburado para um Tesla !

Ha dezenas de variáveis… Ate um piloto com medo ou diarréia ou um radar ou gps com defeito… Pode mudar o jogo !

No Top Gun vimos ate o F-14 ficar sem munição… O operador não saber nem ligar o radar e um piloto maluco ! Alem do F-18 surgir do nada e derrubar o SU-57. Heheh

Last edited 1 hora atrás by Chris
Alexandre Costa

Qual comparação eu fiz? Você vem aqui tão enviesado que já sai atirando sua ideologia (ou seja lá o que for isso) contra o primeiro comentário que lê.

Alexandre Costa

Pela sua lógica não é video game, é filme do Tom Cruise mesmo. É cada uma. Querer utilizar filme como exemplo é de doer.

Heinz

E detalhe, nenhum blogger ucraniano ainda comentou sobre isso e muito menos o MD da Ucrânia. A informação é inteiramente vinda do lado russo, e pra um russo dizer algo assim é porque geralmente a coisa está pior do que o divulgado. _____
____

COMENTÁRIO EDITADO. EVITE LEVAR O DEBATE PARA AS INTERMINÁVEIS BRIGAS DE TORCIDAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Heinz

foi mal editores, já sei que não posso colocar uma isso agora

Caloro

Interessante! Tenho comigo que mesmo equipamentos ocidentais mais antigos que os russos, eles ainda levam vantagem. Vide que na guerra Irã x Iraque, mesmo o Iraque sempre usando versões mais novas e atualizadas dos Mig 25 nunca eram páreos para os F-14.

Emmanuel

“Aiinnn…o F-16 não foi abatido pelos russos”.
“Aiinnn…o F-16 foi abatido pelos russos”.

“Aiinnn…o Su-34 foi abatido pelos ucranianos”.
“Aiinnn…o Su-34 não foi abatido pelos ucranianos”.

A verdade é que cada um acredita na mentira que quer.

Chris

Até o Titanic afundou ! A verdade é que não ha nada demais um F-16 abater um SU-34 ou vice-versa !

Quem se norteia apenas por nomes de avião é torcedor ! Cada caso é um caso !

Guerra é guerra… Basta o missil certo, a ajuda de um AWACS, o relevo conhecido ou um piloto esperto e ate um ST pode abater um F-22 !

O que chama a atenção… É a Ucrânia voltar a combater diretamente !

Last edited 1 hora atrás by Chris
Fábio CDC

Meio difícil um ST abater um F-22 Raptor mas…

Plinio Jr

Para aqueles que tem preguiça em ler, quem está espalhando esta noticia são blogueiros pró-Rússia…até o presente momentos os ucranianos não se manifestaram …

Antunes 1980

Segundo alguns comentaristas de YouTube, e que já sabemos quem são, eles falaram que esses F-16 seriam totalmente ineficientes e a Ucrânia iria jogar atoalha logo logo.

O duplo padrão dessa turma é patético.

Quando um F-16 ucraniano caiu eles fizeram uma live com sorriso de orelha a orelha.

Agora que o tal F-16 está indo bem, eles vão negar veementemente a informação desse abate e colocar mais críticas a força área ucraniana e ao Zelensky.

Last edited 1 hora atrás by Antunes 1980
Moriah

“Visual com Fullback”, “Ok, engajando”. “Ciente, na mira”.

Leandro Costa

Acho que os Su-34 são o alvo aéreo tripulado de mais alto valor por lá hoje em dia, já que são os que utilizam as bombas planadoras. Agora não sabemos se foi realmente abatido por um F-16 ou não, qual o perfil de missão que estava voando quando foi abatido, e caso positivo o abate, qual o perfil adotado pelo F-16, e por aí vai. Provavelmente só saberemos disso daqui a anos, mas a curiosidade bate forte. Se eu tivesse que chutar, o F-16 ficou pertinho do solo esperando o Su-34 ficar bem dentro da kill zone, com tudo apagado… Read more »

Plínio Jr

A perda daqueles A-50 proporciona este tipo de situação, os A-50 restantes estão mais distantes da linha de frente o que coloca em risco as aeronaves de ataque russas .. os F-16AMs equipados com AIM-120 são uma ameaça enorme em relação aos antigos Su-27s e Mig-29s operados pela FAU…