Lula vê intromissão dos EUA em pedido de informações sobre compra de caças da FAB
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta sexta-feira de “intromissão”classificou nesta sexta-feira de “intromissão” o pedido de informações feito pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos à fabricante sueca de aeronaves Saab sobre a venda de caças Gripen ao Brasil, assinada em 2014.
“Eu sinceramente acho que um pedido de informação dos Estados Unidos é intromissão dos Estados Unidos em uma coisa de outro país. É descabida essa informação. Não sei qual é a informação que eles estão pedindo, também não quero fazer julgamento precipitado, mas não tem sentido pedir informação de um avião que o Brasil comprou”, respondeu Lula ao ser questionado sobre a intimação em entrevista à Rádio CBN de Fortaleza.
Lula disse ainda que os norte-americanos são “meio hegemonistas”, e que reclamaram após o Brasil decidir não comprar os seus F-18. Durante a escolha dos novos caças, o governo brasileiro considerou os F-18 americanos, os Gripen suecos, e os Rafales franceses. A compra foi realizada durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas era estudada desde o primeiro mandato do petista, no início dos anos 2000.
Na entrevista, o presidente também afirmou que pretende comprar novos aviões para serem usados pela Presidência da República e por ministros, após a aeronave presidencial que o traria de volta do México enfrentar problemas durante um voo.
Lula também assegurou que o ministro da Defesa, José Múcio, permanecerá no cargo, afirmando que ele não perdeu importância mesmo após críticas públicas que fez sobre a influência da diplomacia em decisões do governo.
AVISO DOS EDITORES: conforme as regras do blog, comentaristas que utilizarem o espaço de comentários para proselitismo político, independentemente da ideologia, terão os comentários apagados e, caso insistirem, serão banidos.
FONTE: Reuters / Correio Braziliense
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
Nem ofendi ninguém…. Pelo visto será o post com recorde de comentários apagados/bloqueados…
RESPOSTA DOS EDITORES: O MOTIVO DO SEU COMENTÁRIO SER APAGADO ESTÁ NO AVISO DOS EDITORES AO FINAL DA MATÉRIA E NAS REGRAS DO BLOG.
VOCÊ JÁ FOI CONVIDADO A LER AS REGRAS, APROVEITE MAIS ESTA OPORTUNIDADE:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
Nada de incomum nessa solicitação. Nos EUA as coisas funcionam assim. Todas as empresas passam por isso e provavelmente não tem nada a ver com o governo brasileiro. Agora é a vez da SAAB, mas tudo normal. Provavelmente foi pressão de lobistas de empresas locais, querendo prejudicar a SAAB.
Aí meu deus do céu, como os EUA são corretos né!? 😂😂😂😂😂😂😂😂
Quer que eu explique o post? Eu disse exatamente o contrario de sua interpretação. Só disse que o que está acontecendo com a SAAB neste caso é algo completamente natural nos EUA. Aliás, até no Brasil houve investigação. Isso nem deveria ser notícia, de tão comum que é. E o povo aqui entra em desespero e sai xingando meio mundo. É doentio…
Cara, sério, você está de brincadeira. Acreditar no que EUA fala? Voce enlouqueceu?
Não entendo qual é a real necessidade que se tem de comprar um avião presidencial novo. Quer dizer, eu sei sim. O que eu quero dizer é que se vc viaja 50x com o seu carro, há uma chance do seu carro dar alguma falha. Não é por isso que vc tem que trocar de carro. Realiza a manutenção adequada e volta a andar de carro. Tenho certeza que quase todos os brasileiros pensam assim… A crítica não é a uma pessoa, ou um partido, ou ainda a uma ideologia política. A crítica é a falta de senso no gasto… Read more »
Cara, esses aviões tem mais de 20 anos, e embora não sejam tão usados quanto um avião comercial, provavelmente já estão perto do limite na qual podetiam ser reaproveitados pra alguma outra coisa. Seja a venda pra quem quer que queira, seja pra qualquer outra função dentro da própria FAB, sendo mais provável a primeira do que a segunda. Uma coisa que realmente eu não vejo problema é nossas forças armadas sendo melhor equipadas. A PR recentemente fez o anúncio do aumento do número de Gripen a ser adquirido, subindo o número das 40 previamente anunciadas no grupo verno passado… Read more »
Entendo seu ponto de vista, mas discordo (em relação ao avião presidencial). O que fiquei sabendo (por favor não apaguem o post, já estou avisando de antemão que há uma chance de ser verdade ou não), foi que o Sr Presidente estava alcoolizado e que deu um escândalo dentro do avião presidencial, esmurrando a porta do comandante e exigindo a descida da aeronave, o que o levou a realizar diversas “reflexões” “existenciais”, inclusive a troca da aeronave. Ora, com o governo anterior a troca não foi cogitada (e seria duramente criticada). E logo nos primeiros dias do governo atual, já… Read more »
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Não duvido que renovem toda a frota do GTE, afinal é necessário transportar as autoridades de um lado para outro.
Exatamente. E recentemente foram à Itália participar de evento privado, às nossa custas, pela FAB.
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
E bom lembrar que a há outra investigação em andamento na França, também envolvendo venda de armas ao Brasil.
Bem lembrado.
é o ataque ao Brasil pelo posicionamento do governo atual
Que baboseira, hein? bela chance de ficar calado perdida…
Na CNN saiu que a desconfiança é sobre “tráfico de influência” por parte do barbudo.
Isto… 10 anos depois da assinatura do contrato !
Ou acharam alguma coisa… Ou…
O contrato foi assinado pela presidente DIlma. O ex-presidente estava tão envolvido nestes assuntos quanto a ex-embaixadora dos EUA contrata pela Boeing para fazer lobby.. ou Obama na presidência fazendo pressão pelo F18, o rei de Suécia fazendo lobby pelo Gripen e o presidente da França defendendo o Rafale…
no fim, o escolhido foi o Gripen, que era mais barato, com melhor pacote de offset e melhor ToT…
Então, chegamos ao ponto no qual a corrupção era a favor do menor preço…
eita nóis.
____
____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Vc acha mesmo que a Boeing não ofereceu dinheiro por baixo dos panos???? Para com isso, os EUA são um dos países mais corruptos do planeta terra, o problema ( se foi corrupção) é que a corrupção não beneficiou eles, será que é tão difícil enxergar isso, galera faz malabarismos pra defender a raposa…
“Então, chegamos ao ponto no qual a corrupção era a favor do menor preço…
eita nóis.”
Ora, por favor, não subestime a inteligência alheia!!! Em corrupção, aquele percentual da “mordida” existe, mesmo no menor preço…
Pois é meu amigo, loucura isso, acho que o Brasil deve fechar novos acordos militares com a China pra diversificar nossas apostas, países como os estados unidos querem alianças incondicionais, onde o Brasil deve sempre seguir os ditames de Washington e como patriota que sou acho que é muito pouco para um país como o nosso, temos que diversificar nossas parcerias pra não ficar refém dessa gente.
Bom dia, meu caro!
É possível ter corrupção, mesmo sendo sobre o item de menor valor. Ainda não se sabe se houve realmente corrupção nessa compra mas a Saab poderia ter subornado os “tomadores de decisão” para escolherem o seu caça ou superfaturado o valor dos mesmos, mesmo sendo o menos caro de todos.
Só espero que os EUA não embarguem itens do Gripen ou da Embraer…
Se houve tráfico de influência, não sei, só sei que Lula preferia o Rafale e chegou a anunciar isso. No fim, deu o que a FAB queria.
Pois é… de modo geral, cabe ao presidente decidir, contudo a FAB se colocou contra o Rafale.
Que seja….
O presidente voltou atrás, mas isso inviabilizou politicamente a decisão do Fx2 naquele momento, ficando para sua sucessora que escolheu o Gripen.
Faria mais sentido questionar a decisão do presidente pelo Rafale do que sua interferência na escolha do Gripen pela sucessora…
lógica aristotélica.
Qual o sentido de escolher o Rafale para fazer tráfico de influencia pelo Gripen depois? Talvez porque nunca importou qual foi o avião escolhido.
Ele nem era mais presidente, a decisão foi da Dilma.
Aliás quando era tinha cantado que o Rafale seria o vencedor quando o Sarkozy esteve em Brasilia.
E dos contratos do FX2, o Gripen era o mais barato… seria estranho ter desvio de dinheiro assim.
Teve desvio de escolha kkkkkk
Foi o que eu escrevi …
Suspeita de corrupção?
está corretíssimo esta investigação,
Imagina aí, um cara que não têm nada com tua vida, querer saber informações bancárias sua? É isso q esses caras estão querendo fazer!
Boa, imagina que vc fez um empréstimo de casa própria no BB, e a CEF quer saber os “detalhes” desta operação. Pelo amor, desde quando os EUA tem procuração do planeta para agir como seu dono?
Desde quando a sua tecnologia está embarcada no Gripen! Diversos itens inclusive.
Desde quando a Suécia entrou para Otan, talvez.
Foi o que eu escrevi… o objetivo é acessar as informações sigilosas da Saab para dar uma vantagem competitiva para a Lockheed em futuras licitações.
EUA não tem que investigar nada aqui, eles tem que se preocupar é com proliferação de miséria lá no país deles, isso sim…
Eles solicitaram informações a SAAB e não aqui, não é?
E quando negaram a compra do F-4 Phantom ou da adoção do canhão vulcan no AMX? Qual era o posicionamento?
Posicionamento de que era Demais para o Brasil.
Na CNN saiu que a desconfiança é sobre “tráfico de influência” por parte do barbudo.
Mas ja se passaram 10 anos… A não ser que tenham achado alguma coisa… É estranho se “preocuparem” só agora !
Mas com esse tipo de resposta… Mais uma vez so entendo que deveriam mesmo começar a exigir curso superior para cargos políticos… Alguém avisa ele que os americanos podem detonar com os Gripens e ate com a Embraer, com uma canetada !
No que diz respeito à isso (qualquer presidente ou senador ao assumir o cargo possuir uma graduação) eu concordo.
Pelo menos deveriam fazer o ENEM e a nota conseguida nas disciplinas, o desempenho geral, deveria ser tornado público.
Embora eu tenha um posiacionamento político mais à esquerda, não nego que o presidente está respondendo às inúmeras complexidades do mundo atual de forma de forma pouco hábil.
Embora, diga-se de passagem, um curso superior não garanta patrimónia, eloquência ou sabedoria à ninguém.
E quanto ao conhecimento em si, esse pode ser adquirido estudando por conta própria.
Parcimônia…
Vamos começar pela fonte da notícia. CNN? Kkkkkk Melhor perguntar direto pro departamento de “justiça” americano, talvez venha menos “pró USA”..?
“Democracias ocidentais “
A solução é bem simples, uma visita a China e em poucos meses, navios de combate, caças e tanques já estariam aqui. Só precisa uma pitada de coragem do governo.
Não acho muito inteligente (do ponto de vista geopolítico) ter parcerias com a China nesta área. Em breve China e EUA estarão se digladiando e eu realmente não queria ver o Brasil do lado errado. Volto a dizer, embora eu censure EUA e aliados por ações que eu não concorde, por outro lado, temos muito mais afinidades culturais e institucionais com as democracias ocidentais que o contrário.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Carlos, o governo atual está aí graças a Washington.
Porque o anterior aliou-se ao inimigo deles lá dentro.
O que só comprova o quanto a casa branca não é confiável.
Mesmo assim chega uma hora o Lula ia perder a paciência com o gv dos EUA.
Ele não pode ” perder a paciência “, Luiz.
Ele deve a sobrevida ao partido democrata .
O diretor da CIA aqui esteve fazendo ameaças diretas ao ex-presidente!
Fato esse – inacreditável- celebrado pela mídia!
Biden o recebeu na Casa Branca com pompas.
O ex era o inimigo do sistema.
O que torna essa matéria do forte ainda mais aguda.
Ele, Lulla é aliadissimo da CASA BRANCA.
Não respeitam ninguém!
Quanta bobagem
Concordo, pra mim estão tentando colocar uma coleira no Lula, ele tem que pagar de alguma forma
E tem bobo que enxerga ataque ao governo quando na verdade o ataque é contra o estado brasileiro e seus programas militares estratégicos.
É uma mistura dos 2, eles não iam reabrir esse caso, e forma de interferir eles já tem outra forma, querem dar um aviso ao PR
Falando em França, se não me engano não foi a Odebrecht a escolhida para construir o complexo de submarinos nuclear e convencional?
Claro, não temos o direito de investir em nossa defesa, não sei como tem gente que não se incomoda com essa intromissão, digamos que tenha corrupção, o que os EUA tem com isso???? Tá na cara que os _____
______
querem sabotar os programas militares brasileiros, não sei como o brasileiro baba tanto o ovo dessa gente…
EDITADO
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
EUA acusando Brasil de propina em contrato militar seria a piada do século.
Concordo, eu dou risada alta aqui só de pensar em corrupção no brasil, uma piada!
Trata-se de pressão de algumas empresas que estão descontentes com a SAAB. Não tem necessariamente a ver com o governo brasileiro. Jogo normalissimo. O jogo nos EUA é esse mesmo.
É que os EUA não quer que se use os mesmos métodos que eles usaram (sempre usaram) na venda do F-104 para os europeus que foi um escândalo de propina e corrupção.
Exatamente o que eu pensei kkkkk
Tem que ter a benção do Tio Sam pra comprar uns aviões né?
Claro. Colônia é assim mesmo…
Saab pretende cumprir o pedido de fornecimento de informações e cooperar com o Departamento de Justiça dos EUA neste assunto. As ações da Saab caíram quase 6,4 por cento após a notícia. Há confidencialidade no trato do assunto com EUA, mais há algum tipo confidencialidade do acordo Brasil Suécia, ou é um livro aberto? Rsrsr Os Suecos que escolheram fazer parte da OTAN, sabem agora como a França o que é ter os Préstimo do órgãos do Estado Americano. Isso é que é uma espionagem dentro da lei, respostas que determinada empresa americana quer ter, em que detalhe a sueca… Read more »
O pessoal esta pensando que a Saab é dona do caça F-39 e pode vender como quiser e pra quem quiser… não é bem o caso… o Gripen tem muita coisa do Tio Sam a começar pelo motor que é um produto americano produzido sob licença na Suécia… se eles querem saber como foi a venda do avião com o motor deles ou a Suécia se ajoelha e fornecer o pedido de pronto ou vai ficar sem motor, sem peças de reposição etc… Manda quem pode obedece quem tem juízo… agora fica uma pergunta na minha cabeça… será que nosso… Read more »
A volvo produzia sob licença o F404 do Gripen C. O F414 vem direto da GE.
obrigado pela correção… esse fato só piorar a equação.
Isso é que dá não ter indústria militar no país, “ain, somos pacíficos”, agora chora, aproveita e vende a avibrás…
Acho que o Brasil deve repensar suas parcerias militares pra anteontem…
A resposta a sua pergunta…..” nosso presidente entende isso?” Sim .
…”por a bota no pescoço da FAB?” Sim.
Tanto o presidente, a FAB, os suecos e SAAB.
O acordo é extremamente importante para o Brasil e Suécia, a transferência de tecnologia é de propriedade dos suecos, a valor intrínseco neste acordo de suma importância para ambos, econômico, industrial e tecnológico. Ou vc toma a sopa, ou morre de fome, mas não esqueça da mosca rsrsrs
O que é mais importante para SAAB, um contrato de alguns caças para o Brasil, ou os contratos com governo americano
Sábio Nilo, verdades verdadeiras… mais o que nosso pais vai fazer? já estão falando em ter mais dois modelos de caça “importado” enquanto isso Turquia e Koreia estão projetando seus próprios modelos…
E sempre será, enquanto comprarmos aviões com tecnologia americana, nada vai mudar…. Era bm mais fácil, barato e eficaz comprar logo o F-18E… Já que obviamente seríamos controlados pelos americanos, que nós comprássemos um avião mais capaz, provado em combate e que o incomodo fosse menor. Essa papo de o avião é sueco é balela… Quer um pouco mais de autonomia em relação aos americanos, compre armas russas ou chinesas, será que vale a pena?
Não, o melhor mesmo seria comprar avião com nenhuma ligação com EUA ou Otan, dado o histórico de intromissões…a casa caiu para o Brasil quando a Suécia aderiu a Otan. Essa compra dos Blackhawk também vai dar chabú, qualquer desagrado brasileiro aos EUA, EUA vão descontar nesta venda.
Não, melhor mesmo serial o Brasil tomar vergonha na cara e desenvolver uma capacidade para a produção de pelo menos um caça leve inicial, assim como a India fez com o Tejas por exemplo. Adoram malhar aqui no site e ficar debochando de paises como a India, o Irã, a Rússia e a China, paises que mesmo com o Oeste fazendo todo o possivel e o impossivel para os destruir, eles estufam o peito, e fazem e acontecem. Mas deixa pra lá. Aqui no deserto perto de casa existem vastos estoques de F-5, F-16 e F-18 para a FAB. No… Read more »
Eu juro que não te entendo…um brasileiro que serviu durante anos e anos no US Army, tendo lutado em intervenções militares dos EUA em outros países, como no Iraque, por exemplo, criticar o posicionamento dos EUA em sua política internacional. Tu serviu e lutou para fazer valer a vontade da política externa dos EUA! Tu falar contra os EUA é muito estranho, para não dizer hipocrisia.
Meu caro, eu entendo ele perfeitamente. Tendo servido e visto tudo em primeira mão, “de dentro da máquina”, da a ele uma visão muito maior e crítica da situação. Garanto que ele não está sozinho nessas críticas, vários colegas dele, inclusive estadunidenses nativos, o acompanham. Eu, por exemplo, morei e estudei 2 anos lá. E sou um crítico da política externa americana em vários sentidos. Não sou obrigado a me alinhar a eles pq morei e estudei por lá. Isso me deu uma visão interna muito maior do que realmente se passa. Não tenho nada a reclamar do povo “comum”,… Read more »
O João apenas disse o que é verdadeiro.
Para ti e para o Mig25 mais acima: Eu não critico o posicionamento dele em si. Democracia é isso, todos tem direito a ter e expor suas opiniões. Critico o cidadão ter uma opinião contrária ao que o Estado propõe e faz e, mesmo assim, continuar servindo a esse mesmo Estado, inclusive invadindo países em nome desse Esrado que ele tanto critica. É uma incongruência! Não concorda? Ótimo, tem todo direito. Mas, então sai do serviço militar e vai fazer outra coisa e combater o Estado naquilo em que você não concorda. Ele mesmo disse que o Brasil é uma… Read more »
No caso do Tejas, os indianos vao produzir a F414 da GE sob licença… ou seja… dependem dos americanos também.
Exatamente. Aí vão os iluminados despejar bilhões em Black Hawks. Não aprendem, ou existem outros interesses.
Calma, meu caro…muita calma. O Brasil já operou helicópteros russos…e não deu certo. Quer que compramos o que, no lugar dos Black Hawk? Helicoptero chinês? Indiano?
O Equador comprou um lote de HAL Dhruv da Índia e os desativou em 2015, após alguns acidentes.
Exatamente!
Principalmente Chinesa, vale muito a pena, nosso maior parceiro comercial, tem tecnologia e não tem interesse ( pelo menos por enquanto) em podar o Brasil.
E a da China… Pra comprar aviões deles !
AIRBUS prejudica (pra la de) feio as vendas do nosso E2, com lobby pra vender o concorrente A220…
Ate nós ja tentamos fazer usando o KC390 !
Essas coisas são normais… Quem pode mais chora menos ! Azar é que de quem não fez a lição de casa e depende dos outros… Heheh
Creio que a preocupação dos EUA são as vendas do F35 e do F16 daqui para frente… o Gripen é a opção mais barata para a modernização das frotas de países em todos os continentes.. O F35 pode ter atingido o seu teto de vendas…. a Tailândia escolheu o Gripen E ai invés dos F16 da Lockheed. Esta notícia tem cheiro de Lockheed. Os EUA não tem condições de anular o contrato dos 36 Gripen da FAB…até o financiamento foi feito com um banco sueco… Fazendo uma conta aproximada, acredito que o mercado de caças da classe do F16/Gripen nos… Read more »
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
De acordo.
“o Gripen é a opção mais barata para a modernização das frotas de países em todos os continentes” Concordo. É uma aeronave de projetos e equipamentos modernos. Tem integração com vários armamentos europeus de ponta. Não possui intenção suporte a artefatos nucleares como alguns apontam, mas ainda assim é bem capacitada. E tem custos de aquisição e compra muito bons. É o maior concorrente das aeronaves de geração < 5 americanas. “Os EUA não tem condições de anular o contrato dos 36 Gripen da FAB” O contrato não tem, mas de barrar o envio de componentes específicos eles tem. Daí… Read more »
Outra alternativa, mas não acredito, seria problemas de contrato entre a Saab e seus fornecedores… mas acho mais provável mesmo que os EUA estejam buscando uma estratégia de projudicar as futuras vendas de Gripen em concorrências que possam disputar com o F16
mais do mesmo
Mais provável.
Se a intenção fosse prejudicar especificamente o Brasil, esperariam mais um pouco a assinatura do segundo lote e soltariam a bomba de barrar, prejudicando, atrasando ou até inviabilizando todo o programa.
É questão comercial mesmo.
Ou teriam interferido quando o MP brasileiro estivesse investigando a denúncia de favorecimento da Saab.
Estas interferências do DoJ dos EUA reforçam a tendência das empresas de ser afastarem do dolar.
Tanque de tubarões… O KC390 pode sair chamuscado dessa?
Acho que não.
Para isso, o DoJ abriria diretamente uma investigação sobre a venda de exportação dos Kc390.
mas… suponho que a Boeing já tenha levantado as informações sensíveis da Embraer durante aquele processo de compra.
“mas acho mais provável mesmo que os EUA estejam buscando uma estratégia de prejudicar as futuras vendas de Gripen em concorrências que possam disputar com o F16” NA MOSCA!
Obrigado. O DoJ vem atuando há décadas no interesse das empresas dos EUA no mercado global. Escrevi que o F35 está atingindo o teto de vendas… o custo de aquisição é muito alto. Por isso a Lockheed ainda mantém a linha do F16. O Gripen E se tornou uma alternativa superior ao F16, por isso foi escolhido pela Tailândia.. Os tailandeses possuem uns 30~35 F16 antigos e mais um esquadrão de F5, além de um esquadrão de Gripen C/D. Eles escolheram o Gripen E para substituir os velhos F16A/B. Este é o mesmo cenário de inúmeros países. Aqueles que puderam,… Read more »
Seria uma nacionalização forçada de componentes do Gripen, o que atrasaria ainda mais o cronograma e azedaria as relações entre Brasil e EUA, pegaria muito mal no comércio de armas global pois todos veem o Brasil como um país importante e pacífico. Não creio que os EUA entrariam nessa.
Um país pacífico concordo, mas importante, infelizmente não é.
Isso acho que não vai ocorrer, os EUA bloquear a venda de seus próprios motores pra um país amigável é um tiro no pé
Barata p quem? Olha o quanto o Brasil teoricamente vai gastar…
Para a Tailândia, por exemplo, que escolheu o Gripen na disputa contra o F16… bem, o Brasil também escolheu o Gripen e descartou o F16
O F16 nao tinha como ganhar na Tailandia. Os tailandeses fazem exercícios conjuntos com a FA chinesa e por contrato isso seria proibido se o Block 70 tivesse ganho lá.
Não vejo lógica na tua colocação. Se fosse assim, o F-16V nem teria participado da disputa.
Foi ofertado pra FA Tailandesa, mas por decisão geopolítica os americanos nao permitiram por contrato que o F16 Block 70, caça que vai fazer parte da espinha dorsal de defesa ainda por muito tempo dos EUA e de varios países da OTAN, tivesse sua suite de guerra eletronica e radar AESA testada em combates simulados com seu maior rival. Nao teria logica nenhuma ensinar a FA chinesa como superar em combate a aeronave.
Continua não tendo lógica.
Então… se os EUA iriam vetar o F16 por que a Lockheed ofertou o F16 B70/72? Não faz sentido… Os EUA vetaram o F35 para a Turquia e autorizaram a venda do F16… se o F16 tivesse sido escolhido, os EUA iriam vetar a venda e oferecer o quê? F16 de segunda mão estocados no deserto? Ora, a Lockheed fez a oferta do F16 já com a carta de aprovação do Congresso. Sem este documento, a força aérea tailandesa nem cogitaria avaliar a proposta da Lochheed lógica aristótélica.. ou a LM ofereceu o F16 em condições de entregar o pacote… Read more »
Mas a pergunta que fica, Carmagoer é esta. Eles (EUA) se assim quiserem têm as condições de embargar essa venda? Pergunto isso por que fiquei sabendo, aqui mesmo na Trilogia, que esses aviões têm tecnologia norte-americana em sua composição. Outra coisa. Caso façam esse tipo de movimentação – estranhamente hostil, por sinal, visto que meia dúzia de aviões nada significam para eles -, como o Estado brasileiro poderia proceder? Em toda a minha ignorância eu faria o seguinte. Já que querem arruma problema, vão ficar latindo para a parede. Devolveria tudo, e com o dinheiro do ressarcimento iria até uma… Read more »
Os EUA não tem condições de cancelar o contrato da Saab com o Brasil nem cancelar os contratos entre a Saab e fornecedores dos EUA,,,, mas tem condições de criar problemas para a Saab nas futuras concorrẽncia que disputar com o F16… Os contratos entre o Brasil e a Saab foram auditados aqui e na Suécia… lembre que havia uma animosidade entre os procurados e o juíz de Curitiba contra o ex-presidente… se tivesse algum problema, teriam usado.. não usaram porque não tem problemas… o objetivo dos EUA nada tem a ver com o Brasil mas com os contratos com… Read more »
Concordo. Cancelar ou embargar também acho que não. Mas se pintar uns F-16 no meio as portas se abrem.
Creio que o objetivo dos EUA é buscar informações privilegiadas que favoreçam a Lockheed em futuras disputas entro o F16 e o Gripen.
Este tem sido o padrão do DoJ em vários setores. Em alguns casos, chegam a inviabilizar todo um setor de um país concorrente.
mais do mesmo
Sim, EUA tem total condição de embargar o Gripen ao Brasil…o motor é deles e outras peças tambem…se eles definirem que não quer…ponto….eles so vendem para quem eles quiserem….embargo é isto e eles podem fazer isto….qualquer país pode fazer isto com seus produtos….
O Brasil por exemlo, embargou venda de munição a Alemanha…bem como vendas da Avibras a Ucrania….qualquer país delibera sobre o que é seu…
Não é apenas os Estados Unidos que tem avião bom para vender.
sim, é o que disse no meu texto completo, mas infelizmente saiu apenas um paragrafo truncado que a moderação por algum motivo retirou. Não tem viés…
Um dos trechos a que o colega tambem se refere é que o Brasil deveria flertar fortemente material chines e ate Russo…se o assunto é Poker…joguemos poker…a India jogou e ganhou…tem material de todos inviabilizando embargos….perde quem encher mais o saco…
Acredito que não há intenção ou interesse em anular contrato nenhum. Os EUA fizeram um esforço para colocar a Suécia na OTAN, e não tem sentido cativar um aliado para depois prejudicá-lo. O peso político/econômico/estratégico deles é ínfimo perto dos EUA. A Suécia não tem como concorrer significativamente com os EUA no mercado internacional. Por isso o Gripen tem um mercado reduzido. E mesmo que a Suécia venda alguns Gripens por aí, a aeronave tem um conteúdo americano importante, de forma que a indústria americana também ganha alguma coisa com essas vendas. Para mim a investigação é para levantar a… Read more »
Lógico que tem, de onde vem a maioria das peças? É só parar de dar suporte que os caças ficam no chāo.
Quanto ao banco sueco, certamente tem negócios nos EUA, entāo se for ameaçado fará o que os americanos mandarem.
Então.. existe um contrato assinado entre as empresas dos EUA e a Suécia… se estes contratos estão certos, as empresas sediadas nos EUA que fornecem para a Suécia seriam prejudicadas e teriam acesso á justiça nos EUA contra o próprio governo…
O que está em jogo é a concorrẽncia na Tailândias e as futuras disputas entre o Gripen E e o F16
Um pedaço de papel é um pedaço de papel.
Nāo pense que a justiça americana nāo seria casuística se isso envolver uma questāo de segurança nacional.
Sem falar que bastaria uma ameaça de proibir, tácita ou expressamente, a tal empresa litigante de ter contratos com o governo se ela nāo desistisse do processo para fazê-la recuar.
Entāo certamente nāo será um pedaço de papel que salvaria o Gripen se os EUA quisessem prejudicá-lo.
Explico de novo. Empresas dos EUA fornecem equipamentos para a Saab usar em diversos produtos. O governo dos EUA atuarão para proteger os interesses de todas as suas empresas, até porque, insisto, a questão nada tem a ver com o contrato entre a Saab e o Brasil, mas criar uma situação que possa dar uma vantagem ai F16 nas futuras concorrências….
Um pedaço de papel é um pedaço de papel, mas o tribunais dos EUA levam em conta.
DInheiro também é um pedaço de papel
Nunca vi um tribunal americano conseguir alguma coisa em decisões militares…
Amigo… É evidente que colocaram cláusulas no contrato prevendo esse tipo de situação, ja que é uma realidade no mundo militar.
Europa vende Rafale… Eurofigher… Airbus… E não houve nada disso..
A questão é que nós não somos aliados americanos (E estamos pendendo pra um regime autoritário contrário ao ocidente)…
Acredito que isso nada tem a ver com o contrato da FAB, mas com a perspectiva de outros países fazerem como a Tailândia, escolhendo o Gripen ao invés do F16.
Rafale e Typhoon não competem com o F16. Estão uma categoria de preço e desempenho acima do F16 e do Gripen.
Por outro lado, o avião sueco compete diretamente com o F16.
“Pendendo pra um regime autoritário”.
Kkkkkkkkkkkkk que piada, não é como se o Ocidente tivesse patrocinado ou criado regimes autoritários também né
Acho que você matou a charada, são os F-16 e também enquadrar a Suécia/Saab.
Creio que sim… a cronologia ajuda a entender… a não ser que seja mera coincidência que o Gripen tenha vencido na Tailândia recentemente.
Talvez eles queiram marcar a presença deles, a SAAB tá sim compartilhando muita conhecimento com a FAB , EMBRAER , etc, mas não pode obviamente transferir tecnologia americana. Talvez seja este o ponto que eles pedem informações.
Enfim os EUA tão longe de serem santos e se colocam como xerife no mundo, mas achar que Rússia, China, são santos e podemos se jogar no.colo deles é muita burrice.
Logo eles abrem uma investigação sobre as vendas do Gripen pra Tailândia também…os caras simplesmente não aceitam perder. Tem que ser tudo deles, para eles. E o pior, ainda sim eles ganham, levando-se em conta que há vários equipamentos estadunidenses no Gripen.
Podem aguardar que, com o sucesso de vendas do KC 390 no mundo, vai vir “investigação” pra cima dele também.
Olá MIg.
Caso o DoJ abra investigações sobre a venda de Gripen para a Tailância ou sobre a venda dos Kc390, realmente estaria mostrando que minha avaliação éstá certa.
E por que não os caças chineses? pois dai se livraria das mãos sujas dos EUA
Concordo!
O ideal seria investir em P&D, mas como o Brasil tem espiríto de vira lata, então deveria fazer como a Venezuela, comprar da Rússia ou da China.
“o presidente também afirmou que pretende comprar novos aviões para serem usados pela Presidência da República e por ministros” Essa compra apenas se justificaria por alguns motivos: 1. Necessidade de uma aeronave maior. 2. Troca devido a algo que não possa mais ser ajustado. 3. Idade da aeronave. Acredito que a situação e estado da aeronave não se encaixa em nenhum desses fatores. A VC-1 é relativamente nova, com menos horas voo de uma aeronave comercial. Quase off-topic: Lembro que ainda este ano a Embraer já tinha divulgado a intenção de desenvolver uma aeronave para 200 passageiros com alcance entre… Read more »
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
ESTA JÁ FOI A SUA SEGUNDA ADVERTÊNCIA
Sim em tempos de problemas orçamentários o mais viável é buscar soluções mais econômicas , por exemplo, resolver o problema de motorização e atualizar o VC-1 que é uma aeronave relativamente pouco utilizada.
Se precisa levar mais gente, freta com alguma companhia aérea…enfim… o povo gosta de fazer farra com dinheiro publico ….
https://www.poder360.com.br/poder-governo/3-000-passagens-de-beirute-para-sp-custam-r-217-mi-governo-gasta-804-mi/
Vc-1 foi comprado usado e pode ser dizer qua apartir daí pouco usado mas relativamente nova não, já vai fazer 20 anos.
O VC-1 foi comprado novo.
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
É só cortar o bolsa, 500 bi da saúde, mais uns bi da educação e aumentar 90% de imposto que está resolvido.
Acha certo tirar verbas da educação e da saude????
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM PARA NÃO USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO.
NÃO INSISTA.
LEIA AS REGRAS DO BlOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Se fez o comentário, acha certo. Ainda bem que vc está errado.
Já cortaram…. No caso, iriam cortar mais….
E isso é um erro enorme. Mas não irei prolongar para não ver um bocado de resposta bloqueada!!!
Coisas do Tio Sam, meus caros…
Gostaria de saber, se realmente o problema apresentado, o estado da aeronave, horas de voo, requerem uma nova…
Como disse na outra matéria.
Hora de criar vergonha na cara e começar negociações para aquisição do J-31.
Ou vamos acabar com F-39 armados com AIM-7.
E o avião presidencial, seria de qual fabricante?
Por mim vai de avião fretado.
Ou tem necessidade de um avião com as mesmas especificações dos aviões dos EUA, Rússia, França e China?
Na época que o VC-1 foi comprado, a hora de voo dele saía mais barata que a hora de voo dos A330-200 fretados que o governo usava (fretavam os A330 da TAM) que ainda era mais barata que a hora de voo do antecessor na frota presidencial, o 707 “Sucatão”. Portanto era o melhor negócio. A crítica que se fez na época era que o VC-1 tinha perna curta e não permitiria ao presidente fazer voos diretos para a maior parte das capitais do mundo o que seria péssimo para um avião presidencial. Naquela época já deveriam ter optado por… Read more »
Vamos fazer um bolão, meu voto e no A 350
Duvido. A-330-900 até pra manter comunalidade de peças com os A-330-200 que virão – espero – a ser convertidos em MRTT.
Que bom que já temos Meteors, então.
Temos quantos entregues?
Todos os 100 comprados.
Até receber um não para novos.
Futurologia aplicada à achismo não é a minha praia.
Hehehehe….boa! Quando o sujeito inventa argumentos futurológicos para tentar ganhar o debate, aí não tem como discutir com seriedade…
Então, reclama com os teus, que compraram Gripen e Scorpene dos europeus.
____
____
COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTROS COMENTARISTAS. ESTA NÃO É SUA PRIMEIRA ADVERTÊNCIA.
PASSOU DA HORA DE VOCÊ LER E SEGUIR AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Será que os chinas não passariam uns J-20? Rsrsrs
Concordo, devemos buscar fornecedores neutros fora da esfera politica de EUA ou Otan. (Suecia até era antes de entrar na Otan). India, China, Africa do sul estão aí para isso.
Não existe fornecedor neutro, existe fornecedor que fornece até você fazer algo que o desagrade.
Compre J-20 ou MiG e depois mude de alinhamento e verá a neutralidade deles.
Exato.
Beleza fera, agora veja isso como algo perigoso e assina a compra do 2º lote.
Concordo, é o momento de dar um jeito e encomendar mais Gripen, começando com o aditivo para chegar a 50.
Depois dessa, deveríamos é encomendar 2 dezenas de Sukois, J10, depender desses Suecos pau mandados é fogo.
Um contrato não muda nem garante nada.
Eles podem barrar o uso dos componentes mesmo a SAAB tendo em estoque.
Duvido que o governo desse país é os executivos da empresa resolver enfrentar uma possível determinação da justiça americana que seria claramente aplicada devido a uma determinação política.
Já pensaram também que uma das intenções dos EUA é prejudicar a comercialização do caça sueco com outros países?
Fera.. Isso foi uma ironia né?
Não vai adiantar assinar o segundo lote nestas condições.
Rafale F4
Que seja.
Até apoio essa ideia.
Mas o iluminado achar, como ele acha, que se o país tiver algum problema externo a ONU vai resolver…pelo graça.
Alem do motor que é fabricado sob licença pela SAA.
Alguém já viu a porcentagem de componentes do Gripen que são da fabricação norte americana?
Caso alguém tenha essa informação em relação ao Gripen BR agradeço se puder compartilhar
Não são somente os componentes, mas tecnologias e materiais também podem ser restritos.
Se o governo brigar pra valer com Israel, o gripen fica sem o WAD, por exemplo.
É realmente muito triste isso. São contra o submarino nuclear. São contra o programa aeroespacial brasileiro. Está na hora do Brasil acordar. Desenvolver com seriedade sua indústria de defesa. E começar comprar aviões da Russia ou da China. Tem que ficar independente dos Estados Unidos tal como o Irã ficou e desenvolveu sua industria de defesa .
São e sempre foram contra o desenvolvimento Brasil, simples assim.
Só a ________
_______
_____
COMENTÁRIO EDITADO. NÃO FAÇA PROVOCAÇÕES INÚTEIS PARA O DEBATE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
O ideal seria nos tornarmos independentes em tudo…. mas a realidade esta muito longe.. Nosso povo não tem estudo e cultura para desenvolver quase nada (salvo alguns casos especiais). Somos um país atrasado devido a uma eterna cultura de ToT e de busca por soluções prontas de prateleira, no qual não precisamos investir esforço algum. Para sermos realmente independentes, precisamos desconstruir toda nossa cultura. Se quiséssemos, poderíamos ter desenvolvido um avião nacional, mas para isso, jamais deveríamos ter abandonado o AMX. Poderíamos, lá no passado, ter mantido sua produção e constante evolução…. incentivando cada vez mais a nacionalização de seus… Read more »
E quem é favor desses projetos? Ninguém!!! Nem a França, temos que parar de fazer de coitados e investir dinheiro nisso, e ganhar dinheiro depois com esses projetos, nem China nem Rússia tem interesse em ver o Brasil independente em nada, pq é ruim pra eles
A China e a Rússia poderiam ajudar o Brasil militarmente, mas só pensam em dinheiro e pronto. Não são santos. Olha o pos venda dos MI35 , foi muito ruim.
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios
Isso.. Me bate mais tio Sam eu mereço… Me perdoe.. Agora eu vou te obedecer..
É cada uma..
Veja o que se opor à Rússia, “exemplo de democracia” fez com a Ucrânia.
Logo será Taiwan com a China e por fim, a Coreia do Sul será ainda mais ameaçada.
Essa turma do lado de lá é super pacífica. ________
EDITADO. COMENTE SEM ATACAR OS OUTROS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
A hipocrisia americana e sua maldita mania de se intrometerem em assuntos de outros países.
Hipocrisia? Nos contratos que fecho da minha empresa, está especificado que é proibida a revenda de um produto (seja hardware ou seja software) sem aprovação prévia. Incluiu desde multas até cancelamento unilateral de contrato. Investi no desenvolvimento deste produto, que vão desde construção de código até compra de componentes (hardware) de terceiros para montar outro produto. Preciso ser obrigado a aceitar a revenda? Claro que não. Essa prática, dependendo da área, é comum no mercado. Imagine então no setor de Defesa? Vai tentar revender uma Ferrari sem a aprovação da fabricante. Romário hoje não pode mais ter uma exatamente porque… Read more »
Mencione uma superpotência que nāo tenha se intrometido nos assuntos dos outros, em toda a história da humanidade.
Por isso sāo superpotência, nāo adianta ter influência e nāo exercê-la, como eu em uma alcateia de lobos, você só é respeitado como alfa enquanto agir como o alfa.
Se estiver achando ruim, faça como a China, Índia ou Israel, que construíram armas para nāo terem que ficar levando desaforo, do contrário, tem que abaixar a cabeça.
Exatamente. Tem que ser independente e desenvolver sua industria de defesa.
O blog coloca uma matéria com motivação eminentemente política, e não quer que ninguém fale de política…
Nota da moderação:
Não confundam “falar de política” com proselitismo político!
Suponho que o foco da discussão poilítica sejam os EUA com a Suécia.. não tem nada a ver com o governo brasileiro
Não tem nada a ver o Brasil, quem comprou os Gripens foram os marcianos
Pois é! Como vai se falar sobre o assunto sem envolver o Brasil?
Então.. a discussão è sobre como o DoJ dos EUA solicitou a uma empresa sediada nos EUA cuja matriz é a Suécia…
Não tem nada a ver com marcianos.
______
COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO SE QUISER SER RESPEITADO.
CRESÇA E APRENDA A DEBATER SEM ATAQUES PESSOAIS INFANTIS AOS OUTROS COMENTARISTAS.
VOCÊ JÁ RECEBEU DIVERSAS ADVERTÊNCIAS. PASSOU DA HORA DE LER AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
🤣🤣
Crer é um ato de fé.
Nem todo mundo tem.
Continue tentando, pequeno gafanhoto, continue tentando.
Um dia pode ser que consiga.
Investigação sobre caças comprados no Brasil, me explique Professor, como o Brasil não tem a ver com isso
Já comentei aqui algumas vezes. O DoJ está foca na futuras licitação nos quais o F16 (novo) irá disputar com o Gripen. Acho um equívoco considerar que o DoJ está preocupado com a licitação da FAB. Suponha que tenha existido algum tráfico de influência envolvendo o atual presidente ou figuras do partido. Inclusive, esta hipótese foi levantada e investigada no auge da Lavajato, mas a investigação foi arquivada. 1) nada havia 2) envolvia figuras poderosas que foram preservadas 3) a FAB foi lá mandou arquivada porque ela precisava dos caças. O mais provável é a hipótese 1. Então, qual seria… Read more »
DoJ age dessa forma, quando uma empresa dos EUA perde e por meio de corrupção, é normal aplicar Lawfare desse jeito, então creio que eles sabem que houve corrupção ou teve indícios muito fortes de corrupção, o Lewandowsk, não é na minha opinião nenhum pouco confiável visto as atitudes dele, no mensalão e no Petrolão, ele arquivou o caso para ajudar um amigo, a vitória do Gripen não havia incomodado os EUA pq eles ganham muito dinheiro com o Gripen, vide o motor ser americano por exemplo, quanto a acessar informações sensíveis da SAAB, eles fazem isso sem pedir, vide… Read more »
Se tu leu o título da matéria deve ter percebido que não tem como comentar o assunto sem citar o governo brasileiro, até porque envolve uma compra do Brasil. O que tu não quer é que _________
_______
COMENTÁRIO EDITADO POR PROVOCAÇÃO INÚTIL AO DEBATE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
“Não confundam “falar de política” com proselitismo político”
Dizem que uma das maiores vantagens e diferenciais do brasileiro é ser mais emotivo.
Eu discordo totalmente, no quesito de ser uma vantagem.
O ponto negativo, referente à questão mencionada, é tentar discutir política (que no fim das contas é uma ciência) sem misturar questões ideológicas e partidárias, sem que alguns levem pro lado emocional.
Daí sai argumentações sem sentido, fake news à revelia e ataques pessoais.
Eu já percebi isso a mais de 10 anos, Coronel Nery.
Nem me canso.
RESPOSTA DOS EDITORES: AS REGRAS SÃO CLARAS E SERVEM PARA TODOS. LEIA.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Concordo com vc, é sem sentido
Seu único comentário que eu curti.
O blog errou feio nessa.
Cel. Sei que é meio controverso,mas deveriam acabar com a aviação de caça,pois dinheiro para comprar o Gripen não há nesse governo;mas para comprar avião para voar pelo mundo e aviões para ministros tem, e tudo isso com o aval e complacência do comandante da FAB,que será que está fazendo mesmo pelos Gripens?
Transformem a FAB numa TAB e pronto,não precisaremos nos preocupar com caças .
É. Meu comentário também desapareceu. Esse blog de tempos para cá caiu muito na qualidade. Raramente venho aqui, e quando venho é só apurrinhação. Perda de tempo.
Abs
RESPOSTA DOS EDITORES: A QUANTIDADE DE COMENTÁRIOS QUE VOCÊ JÁ POSTOU E CONTINUA A POSTAR DESMENTE A SUA AFIRMAÇÃO SOBRE “RARAMENTE” VIR AQUI.
A PORTA DA RUA É A SERVENTIA DA CASA PARA QUEM NÃO CONCORDA COM AS REGRAS DO BLOG.
QUALQUER DÚVIDA LEIA AS REGRAS DO BLOG, QUE JÁ EXISTEM HÁ MAIS DE UMA DÉCADA E SÃO PARA TODOS:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
O que caiu foi a qualidade dos comentários. Infelizmente você não vem aqui “raramente”
Pois é, coronel. Também questionei isso.
E não se trata de proselitismo mas de 2+2=4.
Estão hostiliza do um governo que ajudaram a colocar no poder.
Como não comentar com este viés?
Caramba, quando não é a federal se intrometendo a investigar são órgãos fiscalizadores de outros países. Que mundo intrometido esse.
Imagina se tivessemos optado pelo f-18… ia chegar pelado e com motor 1.0
Se estivessem escolhido o F18SH sem tranf de Tecn, com kit espionagem,fusão Embraer/Boeing..aí tava tudo de boa..esperaram 10 anos pra questionar..
Se escolheram o Gripen tai as consequencias.
Se não queriam esse tipo de problemas ia na solução francesa, chinesa ou russa.
______
COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Carvalho, bom comentário, só discordo nesse ponto “Não é nada contra o Brasil”
Errado, eles são e sempre foram contra o Brasil, eles perdem o sono só de imaginar um concorrente à altura com o peso do Brasil.
Essa é a politica deles desde o tal “destino manifesto”.
Ahhhh…sim, eles não querem nem nunca quiseram uma China no mesmo contnente….mas querer e poder não significa ser a mesma coisa….quando a coisa ficar aguda mesmo, e ficará….o papel do Brasil será cobrado a peso de ouro….pois a europa já etá caido e os EUA não perceberam que ja perderm o bonde e feio….não adianta mais sequer avançar na europa…precisam se entrincheirar nas americas….e para tanto, o Brasil precisa estar com eles nesta trincheira…e forte….quanto mais demorarem a digerir isto, mais terreno eles perderão…A Europa já foi…a Asia já foi….
É so não bloquear…tive de postar 4 vezes…e olha…ele já estava no ar e depois retirado e não tinha qualquer vies…então colaborem tambem…ali não foi programa…
RESPOSTA DOS EDITORES:
8 – Eventualmente, os comentários podem ser bloqueados pelo filtro automático do site ou pelo sistema Antispam. Caso seu comentário não seja publicado de imediato, aguarde que um editor do site o veja na lista de comentários bloqueados e analise sua liberação.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
não foi automatico, pois ele já estava num topico e sumiu….
abriu-se novo topico sobre o mesmo tema e postei aqui de novo….ai ficou preso…
parcelei os paragrafos para permitir sair…e não tinha nada…
Agora veja, como o amigo pretende ajustar isto?
O texto sem fratura, não está em lugar nenhum…
cadê a mensagem…? Complicado não?
RESPOSTA DOS EDITORES: O COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO FOI O MAIS RECENTE NA CRONOLOGIA. REPETIÇÃO DE COMENTÁRIOS POLUI O BLOG.
Isto é sinal que a temperatura vai aumentar muito no nivel global (Ucrania, Taiwan, Irã) EUA ainda tem visão antiga, o ponto de atrito e corte de pressão já passou uns 20 anos atras, pressionar demais o Brasil a tomar uma posição, pode impulsiona-lo justamente ao outro lado;É uma briga entre os Falcões e os Democratas EUA, esqueceram e erraram feio permitindo que sua politica interna suplantasse a Política de Estado, era óbvio que ia dar “M” apoiar em outros países lideres que poderiam e era a grossas vistas, com algum alinhamento a Irã, China e Russia….deu no que dá….não… Read more »
Agora é a hora da verdade, EUA precisara conscientizar que não tem grana para pagar ou compensar o Brasil por uma perda dos lugares ocupados com China e Russia. Brasil tem de bater o pé e jogar forte, mantendo sua neutralidade e cobrara caro, carissimo, os olhos da cara e da alma, qualquer mudança pendular…..quando voce pensar caro, multiplique por 10 e depois por mais dez….Brasil deve realmente prospectar material Chines como forma de contra pressão…se encher mais, ameaçar comprar Russo….temos a faca e o queijo na mão, pois todas as FAs brasileiras estão necessitando revitalizar e sair do zero,… Read more »
Também acho estranho que os EUA investiguem uma operação como esta. Não se justifica sequer pelo uso de equipamentos made in USA no Gripen, o Brasil sempre foi considerado uma nação amiga,com relações normais em área de defesa, sem contar que a Suécia é OTAN.
“Amiga” até certo ponto, nāo confunda amigo íntimo, que é aquela pessoa que cresceu com você e a qual você pode confiar alguns segredos(UK, Canada, Austrália) com aquele vizinho com quem você só troca bom dia, boa tarde e boa noite.
O Brasil sempre foi visto com desconfiança, é só ver o caso que levou a escolha do próprio Gripen ao invés do F-18.
Brasil deve seguir o caminho Indiano….fincar o pé….inclusive India, pode ser um razoavel fornecedor….Aos EUA, melhor uma Embraer no Brasil que uma Embraer na China….vide Avibrás….A coisa vai piorar no mundo….e a pergunta está sendo feita…Você está comigo ou está com eles?
Nosso maior ponto fraco, é que somos uma país desestabilizado e polarizado, tal como vemos aqui no forum, divididos, um prato cheio a desestabilização, o que consta na pagina nr. 01 do manual de influencia internacional nos governos internos de países não alinhados…..é o nosso ponto fraco e desastroso…
A quem interessa manter essa polarização? Quem lucra com um Brasil polarizado?
a qualquer concorrente
Então… a polarização é parte do processo político. Apenas em ditaduras existe apenas um lado (o outro está exilado, presou ou morto).
A pergunta é outra. Quem seria beneficiado em um processo político sem polarização, no qual todos defendem o mesmo ponto de vista?
A polarização é o que de pior existe no processo político.
É o “eu estou certo e tu estás errado”.
O que, convenhamos, impede qualquer possibilidade de um diálogo saudável em prol do bem de nossa pobre nação.
Com relação ao tópico, nosso PR levou um desaforo da Nicarágua e não falou nada.
Agora quer ladrar para os EUA. Seria cômico, não fosse triste…
Jorge. Todo processo político é polarizado. A escolha entre “renovação ou continuidade”, ou entre “oposição ou governo”, ou ainda entre “direita ou esquerda” é a base do processo político. Não existe diálogo ou debate político em torno de uma única proposta.. momentos de consenso geral são raras e geralmente envolvem grandes catástrofes, como um desastre natural, uma agressão externa, um momento de comoção nacional pela morte de um líder… vencer uma copa do mundo ou uma derrota assombrosa na copa do mundo A qualidade do discurso político é outra discussão. A coerência do sistema partidário também é outra discussão Também… Read more »
Discordo veementemente, mestre Camargoer.
Decisões democraticas baseaiam-se em um desejo de maioria clar e transparente, uma conjunção de intresses diante de opções a se tomar.
Polarização é justamente o contrário, a maioria não é clara nem absoluta, torna-se por vezes apenas um detalhe, as vezes tão pequeno a ponto de ser questionado…polarização nesta situação torna-se uma divisão, e não uma aglutinação de interesse.
Olá Carvalho… correndo o risco de ser advertido por estar saindo do tema…. democracia é mais que o desejo da maioria. Também é a garantia dos direitos e segurança das minorias. Suponha um regime na qual a maioria decida pela exclusão ou eliminação dos direitos de algumas minorias. Intuitivamente fica claro que seria uma violação democrática. Ditaduras agem assim. Uma das principais características da democracia é o embate e ideia buscando convergir para uma solução negociada. Este embate ocorre entre campos opostos. A polarização é a expressão da existência de campos opostos. Existem inúmeros exemplos históricos de contextos autoritários ou… Read more »
Qual a parte que cabe à Nicarágua neste latifúndio ?
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/08/nicaragua-decide-expulsar-embaixador-brasileiro-apos-atritos-entre-lula-e-ortega.shtml
🤭🤭🤭🤭
eu acho que num espaço de 20 anos ,teremos uma guerra civil ampla em todo o país, muito polarizado, muita injustiça. Mas é só achismo
Eu acho q não. Brasileiro é muito preguiçoso.
Tô contigo e não abro.
Digo isso a familiares e amigos.
Os remédios institucionais vão esgotando a cada dia na prateleira.
Os abutres não recuam.
E quem pode dete-los se acovarda ou compõe por simpatia ideológica.
Sobrará o recurso às armas e o banho de sangue vai ser feio.
E sobre aeronaves presidenciais: que eu saiba, o Airbus ACJ e os dois Embraer 190 que servem a presidência não podem ser considerados aernaves obsoletas ou velhas. Se existe algum problema, só pode ser de manutenção, e dapi a FAB tem que se explicar.
Comprar 3 novas aeronaves para esta tarefa, implicará certamente em adquirir menos KC390, menos Gripen e menos contratações de modernizações importantes, como do Super Tucano.
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
“Quando expor um crime e tratado como estar cometendo um crime, voce esta sendo governado por criminosos” Edward Snowden
Fala do MD. Não vi nada. Manter uma posição frente ao que Israel faz em terras alheias é uma atividade da diplomacia. Os sionistas (não confundir com judeus) também declararam o Secretário Geral da ONU persona non grata. Deixar de atender uma licitação internacional com vencedores lícitos é uma resposta infantil. Certamente Brasil e Israel tem muito o que conversar e acordar sem interferir nos negócios. Negócios geram prosperidade. Diplomatas devem ter capacidade acima das picuinhas. Se o Catar pediu para o Brasil não comprar de Israel…vamos acertar um financiamento com eles para outros obuseiros talvez alemães JAC a Alemanha… Read more »
Mestre Esteves…eu acho que tem mais coisa aí…..sabíamos que este momento chegaria….e 2024 ainda não acabou….tem umas nuvens mais negras e espesas que antes….
Mestre,
Amadores. Quando o orçamento apertava eu falava com os russos…Tim e Claro.
– Vamos dar resultado. Não vamos deixar o resultado na rua. Eu recolho X de investimentos, vocês também. Certo?
– Ou preferem brigar e perder grana?
Nossa política externa esta na década de 1960. Ainda.
pois é…..a verdadeira guerra é economica…somos 50% do PIB Latino Americano….um celeiro absurdo….recursos absurdos….isto tem um preço no Poker….esta hora iria chegar…eu acho é que em seis meses…o mundo vai pro vinagre…e aqui…é a tabua salvadora…salva vidas é caro quando tem buraco no casco….
Dinheiro…dinheiro.
Tem caroço nesse angu
Sim… a partir do momento que a Tailândia descarou o F16 e escolheu o Gripen, o angu da Lockheed desandou… tá fácil entender.
Certamente acharam algo que pode colocar o atual governo em cheque. O posicionamento de condenar israel constantemente e canceler uma compra por ideologia ascendeu o sinal amarelo la nos EUA e podem tentar desmascara mais uma falcatrua do passado. Os Submarinos foram outra… O Brasil esta ____
____
COMENTÁRIO EDITADO. OS EDITORES AVISARAM.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Estávamos em melhor posição internacional com a ‘turma’ anterior? Tenho absoluta convicção de que não.
O jogo está em andamento. O lance é saber jogar.
Discordo que os EUA estejam pressionando o Brasil a mudar sua política externa em relação á Israel, Ucrânia ou nas instituições internacionais por meio de uma investigação do DoJ na Saad sediada nos EUA. O efeito disso é zerou ou mais provável é reforçar a posição brasileira no cenário internacional, principalmente no Brics e no Sul Global. O mais provável seria o interesse do DoJ em informações privilegiadas da Saab que poderão dar uma vantagem para a Lockheed em futuras disputas entre o Gripen e o F16. Falo de informações estratégicas relacionadas aos custos de produção e das capacidades da… Read more »
Lawfare
de novo
Nada mudou. Os mesmos de sempre seguem sabotando.
Primeiro a Odebrecht e Petrobrás. Agora a Embraer.
acho que pouca gente lembra do roubo dos computadores de um container de transporte de uma das plataformas em 2008.
De tempos em tempos lembro desta notícia
https://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL300758-9356,00-NOTEBOOKS+FURTADOS+DA+PETROBRAS+ESTAVAM+NA+BACIA+DE+SANTOS+DIZ+PF.html
Pedido normal, protocolado pelos meios de praxe.. Cada um deve cuidar do que lhe pertence…
Recordar é viver:
https://www.defesanet.com.br/terrestre/mpf-integra-pedido-arquivamento-referente-ao-gripen-ng-e-wad/
Para mim parece óbvio que se trata de suspeitas de corrupção.
Os EUA solicitariam informações sobre desempenho dos caças? Óbvio que não.
Por isso está nota da previdência criticando era esperada, e até o aceno com a possibilidade de adquirir novas aeronaves é um sinal para não se envolverem que podem vender algumas aeronaves para nós.
O “medo” não está relacionado ao cancelamento de contrato, mas o que um escândalo de corrupção poderia atrapalhar as eleições futuras.
Parece quer tem acusação de tráfico de influência…
Mais do que foi exercida pelo país francês sobre o Brasil na predefinição, por parte da FAB, da escolha técnica em prol do Gripen?
Era de conhecimento público que o Sarkozy utilizava trafico de influência quando presidente mas, condenado mesmo, foi por situações que ocorreram após sua gestão, onde tentava utilizar o mesmo recurso, mas como ex-presidente.
Boa tarde !!!
Não estou fazendo juízo de valor, apenas escrevi o que li em uma reportagem
Sim Saldanha.
Quis expor apenas a diferença de influência entre as partes/países/empresas.
Principalmente devido a um acontecimento específico em pleno 7 de Setembro.
_____________ os EUA creem regiamente que a América do Sul continua a ser o quintal deles …
Os EUA já não são mais uma potência hegemônica…ainda mais com uma dívida publica de $35Tri e crescendo…
A era do petrodólar já acabou , com o advento da moeda dos BRICS… o mundo não sustentará mais o valor do dólar e a capacidade até então infinita dos EUA se individarem …
O rei está nu…
_____
COMENTÁRIO EDITADO. OS EDITORES AVISARAM.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Os EUA estão adotando um comportamento similar ao que adotou contra a cúpula do futebol mundial no passado recente, quando a copa do mundo de 2022 foi ganha pelo Qatar, com a justiça americana processando e prendendo altos figurões da FIFA e CONCACAF.
Em resumo, quando eles são contrariados eles aplicam “a lei” contra os concorrentes.
Esta situação não isenta necessariamente o acordo de seleção do Gripen. Essa reportagem da VEJA fala sobre um processo arquivado contra o atual mandatário e cujo filho recebeu dinheiro da SAAB.
https://veja.abril.com.br/politica/processos-contra-lula-tudo-arquivado-nada-esclarecido
Nunca imaginei que esse dia chegaria, mas concordo que se trata de intromissão indevida em assuntos internos de outro país, algo que macula nossa soberania. Ora, os EUA já sabiam dessa venda quando aprovaram, ou pelo menos não vetaram, o fornecimento dos motores GE F414.
Resta considerar o aspecto temporal do pedido de informação, ou seja, o que está de fato acontecendo no cenário geopolítico que motivou a decisão do depto. de justiça dos EUA.
Uma empresa americana perdeu o contrato de bilhões de dólares.
Se houve tráfico de influência ou corrupção, os EUA devem investigar mesmo, afinal não se trata de intromissão nos assuntos do Brasil apenas, pois uma empresa americana pode ter sido prejudicada.
Não vejo nada demais. Só provar que foi tudo dentro da lei e está tudo bem.
Que algums acessor corajoso (visto como acontece na Russia) explique para o soberano que motores e demais componentes são americanos,
Facil assim…deu manutenção..compra avião novo.mais facil….nao importa que aviao eh novo e moderno…
afinal a frota da fab taxi aereo tem que ser excelente..se sobrar dinheiro a gente ve algo pra uso militar…
Normalmente se a Saab utiliza componentes/equipamentos americanos na construção do Gripen ele conhece muito bem (espero!!!) o procedimento essencial. Se você estiver interessado, um pequeno trecho sobre a França, mas obviamente não só: “BENEFICIÁRIOS Qualquer empresa, pública ou privada, desde que importe, exporte ou reexporte sistemas controlados, componentes, software, serviços de defesa (incluindo know-how), dados ou tecnologias (mesmo integrados num sistema francês). PROCEDIMENTO • É necessário que os fabricantes de defesa conheçam as regras de compliance em vigor. Devem ser implementadas medidas adequadas para garantir o seu cumprimento. • Na aquisição de equipamentos americanos deverá prestar especial atenção aos compromissos… Read more »
A SAAB sem dúvida sabe das restrições e obrigações que tem com todos os fornecedores do F-39. Mas não existe muita alternativa.
Acredito que não existam aeronaves do segmento do Gripen que não utilizem componentes americanos.
Tanto adquiridos legalmente quanto contrabandeados (como a Rússia vem fazendo).
Peguemos por exemplo os programas espaciais.
80% dos veículos lançadores possuem algum componente americano, adquirido legalmente.
Mas, acredita-se, que dos realmente efetivos (que enviam carga para o espaço), 100% tem algum utilizado em algum ponto.
Consequência de um país que foi líder durante décadas de investimento em P&D e lançamento de patentes.
Não quero defender ninguém(ainda mais esse governo), mas quem escolheu o Gripen na época foi a cúpula da FAB, depois de tanta burocracia e idas e vindas
Se fosse algo que o governo na época queria, teriam ido no Rafale, todo mundo sabe disso
Agora eu não passaria desses 36 caças a não ser que rapidamente transformamos em uma China copiado tudo, porque vão ficar no chão
……
……..
A FAB escolheu o melhor que podia dentro das condições que pode pagar. O problema é o comportamento hegemônico dos Estados Unidos.
Meu maior medo é quando o Presidi…ente vai comentar!
Já esqueceram da operação Zelotes??? Engavetada por um tal ministro da justiça??? E os executivos de uma determinada empresa Brasil de aeronáutica que estavam envolvidos em pagar propinas pra vender super tucano em outro país??? Memória curta…. Empresas q operam nos EUA e vendem pro governo americano não podem estar envolvidas em negócios duvidosos e pagamento de propina, simples assim.
É razoável e louvável que um governo não queira empresas corruptas agindo em seu país. Mas um país na posição dos Estados Unidos [e França, UK, Rússia, China, Myamar – esse é brincadeira – …], que precisa agir em prol de seus interesses, custe o que custar, é, no mínimo engraçada essa posição. Mas se há uma lei, eles devem cumprir, claro. Afinal nem todos em um governo, seja ele qual for, é corrupto. Lembrei de um exemplo entre muitos em que os EUA foram corruptos: Cel. Oliver North e o Caso Irã-Contras. Mas isso não é exclusividade americana. É… Read more »
Mover a justiça em prol de uma empresa privada (lawfare) é para mim um ato bem corrupto.
Anos atrás, os EUA enviam tropas para garantir os interesses de suas empresas. Quando isso ficou incompatível, adotaram os serviços secretos e as ações da CIA para promover golpes (a primeira experiencia foram as eleições na Itália após o fim da II Guerra)… quando o uso dos serviços secretos se tornou inconveniente, os EUA passaram a usar o DoJ e as sanções econômicas…
vamos ver qual será o próximo estágio…
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Melhor ficar quieto.Igual aquele lance de que no Brasil caso com Rússia X Ucrânia seria resolvido tomando umas cervejas.
Vocês que estão nessa briga Brasil x Suécia x EUA, achando que somente os EUA e OTAN pisam em nós, não se enganem: Ninguém compra material de defesa de terceiros e passa ileso por qualquer coisa, nem da china, rússia, india. Comprou J-20 e foi contra, vai tomar bloqueio. Se o governo BR brigar para valer com Israel, por exemplo, o gripen fica sem WAD, o F-5 sem peças diversas, sem alguns tipos de mísseis. A Alemanha fez embargos em relação ao país da Africa que acabou respingando em nós, na transmissão ZF dos guaranis. A Alemanha fez a Mercedes… Read more »
Burrice total se voltar contra os países que estão mais próximos e que o Brasil já tem grandes parcerias como Argentina, EUA e Europa para servir aos interesses obscuros de países lá do outro lado do mundo.
Alguns fatos interessantes: A intenção da FAB de adquirir 24 F-16 C usados provavelmente seria utilizada pela Lockheed Martin como propaganda em outros países, e seria prejudicial à SAAB. A Lockheed argumentaria que os brasileiros não ficaram satisfeitos com o Gripen E e resolveram recorrer a F-16 usados. Isto deve ter feito a SAAB se mexer e conseguir um apoio do governo sueco para vender Gripen C usado em boas condições para o Brasil. Foi divulgado recentemente que o Brasil provavelmente deixou de lado os F-16 usados e deverá adquirir Gripen C usados. Logo em seguida surge essa notícia. Provavelmente… Read more »
Quanto comentário editado ou com aviso! 😳😂
Quanto ao tema da matéria, é claro que é uma intromissão americana, e isso é um fato, não tem nem o que ser discutido, ainda não aceitaram a derrota, simples assim.
O resto é só mimimi e blá blá blá!
Quem não deve ,não teme…
Certo os EUA. O Brasil está se tornando inimigo dos EUA. Poderá no, no futuro, passar informações estrategicas para a China. Ficar no meio do caminho causa este tipo de constrangimento.
O melhor seria o Brasil desistir do Gripen e adquirir aviões Chineses e Russos, assumindo uma posição do tabuleiro global ao lado da China.
Caminho e o desenvolvimento de um caça nacional,obus autopropussado, helicóptero, navio,submarino, e assim garantir mínimo para um defesa de verdade.
Essas compras não nos leva nada.
Desde que, Geisel denunciou o acordo militar Brasil-EUA, nos anos 70, e paramos de comprar excedentes, digo, sucata americana, em grandes quantidades, me parece que eles até hoje não se conformaram com o fato. O Brasil é soberano e deve adquirir o que quiser e de onde for, para as suas forças armadas, sem dar satisfação para nenhum País estrangeiro, cabendo somente justificativa para os contribuintes brasileiros.
Autonomia, conforto etc….
Apenas consequências da política externa do governo dele.