E-Freighter da Embraer recebe certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA)

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São José dos Campos, 10 de outubro de 2024 – O E-Freighter E190F, jato de passageiros da Embraer convertido para cargueiro, foi certificado pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês). A aeronave e o Sistema de Carregamento de Carga, desenvolvidos pela U.S. Cargo Systems, receberam a certificação da FAA em setembro de 2024. Em julho, o E-Freighter foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) está prevista até o fim do ano. O jato foi desenvolvido para preencher uma lacuna no mercado de transporte aéreo de cargas, se tornando uma alternativa de substituição de aeronaves mais antigas e menos eficientes.

O programa E190F foi lançado em maio de 2022 e projetado para atender às operações e demandas dinâmicas do e-commerce, que exigem entregas mais ágeis e descentralizadas. O E-Freighter realizou o seu voo inaugural em abril e sua primeira exibição pública ocorreu em julho, durante o Farnborough Airshow.

“A certificação da FAA é um marco importante do nosso programa de conversão para jatos cargueiros e estamos entusiasmados com a entrada nesse mercado. Trabalharemos para atender a necessidade global por entregas mais ágeis, tanto em áreas metropolitanas quanto nas demais regiões. Contando com a presença internacional dos E-Jets nos Estados Unidos e em outros países, ofereceremos soluções otimizadas aos nossos clientes em um mundo conectado”, afirma Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial.

Os E-Jets cargueiros terão capacidade 40% maior de volume e três vezes mais alcance quando comparados a turboélices de carga de maior porte, além de custos operacionais até 30% menores do que aeronaves narrowbodies. Combinando os compartimentos de carga inferior e superior, a carga útil estrutural máxima do E190F é de 13.150 kg.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Alexandre Barros

Bom dia.

Dado o histórico e competência da Embraer a notícia, embora importante é até protocolar.

Bom final de semana a todos

KarlBonfim

É verdade, mas se a EMBRAER tivesse sido vendida para a BOEING, muito provavelmente a realidade seria outra.
Um bom final de semana!

Fabio

Sim, de fato queriam matar o setor de defesa mas não contaram com a golden share que dividia a empresa na época e só deixava para a boeing o setor regional que não interessa a ela. Por isso ela pulou fora.

Chris

O setor de defesa não fazia parte da negociação…

Fabio

Fazia sim, a boeing queriam tudo, foi vetado pela golden share pelo governo.

Chris

O A220 da Airbus… Ainda mais com seus lobbys… Praticamente acabou com as vendas do E2 !

Esse era o motivo e aconteceu… Mas a verdade é que a Embraer não sobrevive apenas dele…

Victor Filipe

Essa pintura ficou linda de mais

juggerbr

Deve ter um bom mercado pra ele, cheio de MD-11, 727 e demais aviões das décadas de 70/80/90 dando baixa, e o Embraer é bem mais econômico e com cadeia de suprimentos farta.

Salim

Bom dia. Alguém teria comparativo ou informação capacida de carga dos concorrentes deste porte e volume?!! Agradeço antecipada ente.