Em 24 de setembro de 2024, a United Aircraft Corporation (UAC) entregou mais um lote de bombardeiros Su-34 às Forças Aeroespaciais Russas. Antes da entrega às tropas, as aeronaves passaram por um conjunto de testes em solo e em voo, conforme informou a UAC.

Este é o quarto lote de Su-34 entregue às tropas em 2024. As aeronaves foram fabricadas pela Fábrica de Aviação Chkalov de Novosibirsk (NAZ) como parte do programa de produção deste ano.

Desde o início de 2024, um total de quatro lotes de Su-34 foram entregues. O primeiro foi entregue à Força Aérea Russa em 5 de abril, o segundo em 17 de junho e o terceiro em 2 de setembro. Desde 2022, os números de voo e registro das aeronaves têm sido retocados nas fotos e vídeos oficiais da UAC durante a transferência das aeronaves ao Ministério da Defesa. Em janeiro de 2024, o número total de bombardeiros Su-34 construídos era de 163 unidades, incluindo sete aeronaves de protótipo e pré-produção.

VÍDEO: Mais um lote de Sukhoi Su-34 para a Força Aérea Russa

O ritmo das entregas dos bombardeiros Su-34 reflete o trabalho bem estruturado da produção aeronáutica em Novosibirsk, em benefício das Forças Armadas Russas. As fábricas militares que participam da cooperação para o fornecimento de agregados e componentes à Fábrica de Aviação de Novosibirsk mantêm o ritmo de produção necessário para cumprir suas obrigações sob a ordem de defesa estatal. O ritmo e a pontualidade das entregas foram alcançados com a melhoria dos processos de produção e a introdução de novas tecnologias.

Subscribe
Notify of
guest

123 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Léo Neves

Off Topic:
Patriot Destruído hoje pelo Skander -M
https://youtu.be/BHbMn_pb1-U?si=j3NJkNZpxDLlex_D

Underground

Vi algo sendo destruído. De quem? O quê? Quando? Onde?

Léo Neves

Destruído talvez seja muito forte… Tirado de combate por tempo indeterminado ou talvez para sempre…

Santamariense

O que isso tem a ver com a entrega desses aviões do tópico? E o vídeo mostra alguma coisa explodindo…nada mais…
Quanto ao assunto do tópico, mais um lote de quantos aviões russos? 2?

Pedro I

Deve ser igual ao Brasil, lotes de um…
Afinal são países do BRICS…rsrs…

Pedro I

Sou curioso, e faz um tempo que venho tentando entender a lógica das positivações/negativações nos comentários. Esse meu post na verdade foi um teste, mas no fim ainda fiquei na dúvida… Pelas interações nesse caso, posso entender que a maioria dos paricipantes aqui se alinhe ideologicamente com uma “esquerda”, seja lá o que for que isso significa? Ou será que apenas é mais provável que alguém negative um comentário que vá contra suas convicções, que alguém positivar um comentário com o qual concorde? Ou será ainda que os comentaristas de uma ala sejam mais radicais e engajados que os de… Read more »

Carvalho2008

Like e deslike, é uma cultura perniciosa, em que é dada a alguém um poder de crítica…sem embasamento…se alguém acha ou deixa de achar, deveria embalar sua opinião…é o mínimo num fórum de discussão sobre geopolítica e tecnologia militar…

J R

Rapaz, tem gente que sai dando deslike em todos os comentários só pra aliviar a negatividade de que tem na alma. kkkk

Camargoer.

Talvez algo similar quanto a gente acumula energia estática e o cabelo fica todo arrepiado… e toma choque quando abre a porta do carro.

Pedro I

Por aí…
Eu particularmente nunca classifico comentários alheios, cada um tem direito às suas opiniões e convicções, mesmo que opostas as minhas…

BraZil

Áh os Rótulos. Príncipe é o seguinte. Sou de direita, até a sombra e anti PT, mas apoio a Rússia como todos devem lembrar e considero a OTAN a maior ameaça militar para o Brasil, que deveria (a muitos anos, quando era mais fácil) ter seguido diretrizes (supondo que tivéssemos objetivos enquanto nação, estado nacional, o que não temos), mas continuando, diretrizes semelhantes ás que Índia e China seguiram, se tornando auto suficientes em grande parte, potências tecnológicas e fortes militar e politicamente, mas aqui é o Brasil e só Deus sabe o que seremos daqui a 50 anos…e nunca… Read more »

Pedro I

kkkkk…
Não, não sou “esse” Guatimozin, o “I” do meu nick é só uma referência à minha antiguidade por aqui..
.rsrs…

BraZil

ichii falha minha então TMJ

Camargoer.

Não há lógica… melhor ignorar

Tem gente que negativa até voto de Feliz Ano novo.

Last edited 3 meses atrás by Camargoer.
carvalho2008

Vixe…um monte deles…eu lembro…uma cambada de Grinch….kkkkkkkk….se nem de Natal gosta…rzrzrzrzr

Rafael Coimbra

163 construídos ….. igual ao Brasil mesmo … é cada uma

Last edited 3 meses atrás by Rafael Coimbra
Camargoer.

Pode ser um terreno de 5 m de largura e 25 m de comprimento

Last edited 3 meses atrás by Camargoer.
Chris

A gente zoava essa narrativa…

Mas ate o lote da foto esta maior que o nosso… Heheh

Iran

Sim, 2 em outubro, porque o lote anterior foi em setembro dos quais foram também entregue 2, ou sejam, a Rússia está fazendo 2 aeronaves por mês, talvez mais, estamos apenas no dia 9

Santamariense

Pelo jeito tu não leu o texto:

“Este é o quarto lote de Su-34 entregue às tropas em 2024.”

Se fosse na velocidade que tu acredita, esse seria o 10º lote deste ano e não o 4º.

Iran

Realmente um equívoco meu, tinha lido apenas outra matéria em outro site estrangeiro que não havia especificado, apenas disseram que entregaram 2 em outubro e 2 em setembro e que estavam mantendo o ritmo. De qualquer modo ainda são 8 SU-34, muito mais que um gripen, ainda mais considerando que a Russia está recebendo dezenas e dezenas de outros aviões

Last edited 3 meses atrás by Iran
Santamariense

A entrega do Gripen para o Brasil não é parâmetro, de tão patética que é. Quanto às “dezenas e dezenas de outros aviões”, não são tantos assim também.

Iran

São, até agora foram menos de 15 SU-57, mas que dizem que chegará em 24 unidades até dezembro, ai tem pouco mais de 30 unidades dos SU-30 e 35 (somando ambos), e mais esses 8 SU-34, isso até agora, deverão vir mais, não sei como estão de AWCS, SU-25 e helicópteros, mas mantém produção deles tbm. Até agora a Rússia recebeu entre SU-30/35/34/57 umas 50 e poucos aeronaves, mas chuto que passe de 70 até o final do ano.

Rogério Loureiro Dhierio

Incríveis duas unidades talvez, haja vista só se caracteriza como lote pq é uma drupa de dois.

Modo russo de ver as coisas.

Bernardo

Os cara tem que trazer a propaganda do telegram pra cá, pô. Tem gente que ganha (por mensagem) pra fazer isso. Outros fazem por amor mesmo. Quem é pior? Aí eu deixo pra cada um decidir.
Tem até matéria sobre o recrutamento de brasileiros na imprensa nacional
Eu recomendo o vídeo “How Desinformation Bots are Born” do Ryan McBeth.
Veja se você reconhece qual fase foi isso aí.

Santamariense

É bem isso….sao risiveis, patéticos…

Santamariense

Tô c@g@ndo para dislikes, mas esse meu comentário acertou em cheio os 4 que me negativaram…sõ mostra que eu estou certo…hehehehehehe

Flight_Falcon

Por isso está com o destaque de “off-topic”

Bispo de Guerra

Falta geladeira, microondas, torradeiras..rs….na Russia…. ironic off…

BraZil

kkkkk Ainda que fosse apenas uma aeronave pronta e operacional a cada três meses, Já seria MUIIIITO impressionante, pois A é uma aeronave avançada, B multi funcional e eficaz, C com alto conteúdo tecnológico agregado, D com alto nível de nacionalização e que além de tudo isso ainda é exportada e apesar da montanha de sanções e sem falar na produção concomitante de navios, submarinos e ativos espaciais. (Nem menciconei o que é mais simples). Fica só a dica para quem torce o nariz..

Underground

Um lote é composto de quantas aeronaves?

Luís Henrique

Pode ser 2, 3, 4, 6, etc. Algumas fontes sugerem que este lote é de 2 unidades. Mas oficialmente a Rússia não divulga mais as quantidades desde o início da guerra com a Ucrânia. O que consegui apurar em fontes russas é que o caça mais produzido na Rússia em 2024 é o Su-57 de 5ª geração, com pelo menos 20 unidades produzidas e possivelmente até 24 unidades produzidas em 2024. (o dobro do produzido em 2023). Já os caças de geração 4++ a estimativa é de 10 à 15 unidades de cada modelo para 2024, os modelos são: Su-34M,… Read more »

Alex Costa

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Santamariense

Dos russos, normalmente é 2…para eles, isso é um lote…

Iran

A FAB chamou esse único gripen que chegou mês passado de lote, com a diferença que a Rússia recebe 2 SU-34 por bimestre kk

Santamariense

A situação patética da entrega dos Gripen da FAB não torna menos ridícula a entrega de 2 aeronaves ser considerada um lote. E não são 2 aviões por bimestre…leia o texto.

Luís Henrique

Se a Rússia concentrasse todos os esforços em um único modelo de caça eles estariam recebendo lotes de 10 ou 12 caças e 5 ou 6 lotes por ano. Mas como recebem 4 modelos de caças diferentes os lotes são menores mesmo. Eles estão recebendo em 2024 entre 50 e 70 caças novos, sem contar o Yak-130 que é tambem um caça leve e sem contar o MiG-35 que está sendo produzido a conta gotas. Além destes caças novos eles também recebem modernizações de caças como MiG-31 BM. Só existe 1 força aérea que está recebendo mais caças novos que… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Luís Henrique
Hcosta

piada é como distorce as informações…

https://simpleflying.com/how-many-fighter-jets-usa-produce-annually/

Os EUA talvez não recebam mais caças devido a não ter as mesmas perdas da Rússia…

Mas produz quase dez vezes mais…

Luís Henrique

Aponta o que eu distorci? As pessoas zombam da produção de caças da Rússia mas não lembram que eles produzem 4 modelos em massa + o Yak-130 em massa que é lift e tambem um caça leve e + o MiG-35 em baixa escala. E que os russos conseguiram aumentar a produção. Em nenhum momento disse que eles produzem mais caças que os EUA, mas a força aérea russa está recebendo mais caças que a USAF no momento, o que já é um grande feito. Distorcer as informações é essa sua última frase. 10x mais??? Este site que usou como… Read more »

Hcosta

Pois, o que o senhor escreve não nada de novo. É manipular informação, misturando-as com dados reais mas esquece tudo o resto. É uma mentira mas melhor fundamentada. E deve saber ou, pior, não quer que se saiba que a produção do F-35 vai ser em 2025 de 150 caças. Mas só se lembra de usar os números que lhe interessam. E não gasta um terço do seu orçamento e com a produção em tempo de guerra.. O que realmente pretende é fazer passar a narrativa de que está tudo bem na Rússia e que já produz mais do que… Read more »

Luís Henrique

Claro, os bem informados são os que leem os comentários fazendo piada do lote de 1 ou lote de 2.

Esses acham que a produção de caças na Rússia está falida e com as perdas em breve estarão pior que a FAB.

Esses são os bem informados. Desculpe se estraguei a opinião de alguns com minhas manipulações.

Hcosta

do mesmo modo que há os que fazem piada dos lotes de um ou dois há também os que fazem piada com a produção ao mesmo nível dos EUA…

Luís Henrique

Essa eu ainda não li e nem vi. Se o sr. se refere ao meu texto, basta lê-lo novamente e percebera que eu não escrevi isso. Escrevi que a força aérea russa está recebendo cerca de 50 a 70 caças dos modelos Su-57, Su-35, Su-30 e Su-34, além de mais unidades de Yak-130M. E que este número é provavelmente mais do que a USAF receberá de caças em 2024. Isso é um grande feito e tirando a China e os EUA, nenhum outro país do mundo produz e recebe mais do que isso. Portanto a piada do lote de 1… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Luís Henrique
Maurício.

“Os EUA talvez não recebam mais caças devido a não ter as mesmas perdas da Rússia…”

“Mas produz quase dez vezes mais…”

Hcosta, e o teu país, Portugal, quantos caças produz por ano?

Santamariense

O que isso tem a ver? O Brasil, atualmente, não produz nenhum caça por ano, visto que não entregou nenhum dos Gripen que estão em produção na Embraer. Se for por isso, então nós brasileiros não podemos falar nada também.

Maurício.

“O que isso tem a ver?”

Ué, um Português trouxe para a comparação simplesmente os EUA, a nação que mais gasta em defesa, por que eu não posso trazer para a comparação Portugal? 🤷🏻‍♂️

Hcosta

Ué, um Brasileiro comparou a produção dos EUA com a Rússia (o país que mais gasta em defesa em % do PIB) e não posso comentar sobre isso?
Seguindo essa lógica o senhor deve ser Russo ou Americano…

Ou mais um que afirma ser imparcial mas apoia a ditadura de Putin…

Hcosta

não tem nada melhor com que argumentar?
Imagino que foi procurar os números e descobriu que a Rússia não produz tanto como gostaria e entrou numa fase de raiva…

Não é o senhor que sempre que há um grande ataque com mísseis balísticos e de cruzeiro vem com história de que a Rússia não tem qualquer problemas de produção?
Felizmente isso só acontece 3 ou 4 vezes por ano…

Alex Costa

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Camargoer.

Depende do que você chamar de lote… por exemplo, a FAB costuma chamar “lote” o número de aeronaves de um contrato. Assim, o AMX teve trẽs lotes (eu acho). Os russos chamam “lote” o conjunto de aeronaves entregues por evento. Assim, seria possível chamar os “36” Gripens de primeiro lote. Ou cada entrega de aeronaves que chegam de navio de “lote”. Neste caso, acho, foram 5 lotes de Gripens. Uma discussão curiosa seria um possível aditivo de 25% do primeiro contrato de Gripens… seria um segundo lote? ou seria uma aditivo do primeiro lote? tanto faz. Creio que os F5… Read more »

juggerbr

Maior que o ultimo lote de Gripens que chegou em Terra Brasilis, isso pq a Rússia tá em guerra, o Brasil não…

Diego

A matéria fala em quatro lotes, cita 3 datas, a foto mostra 2 aeronaves, com esses dados da para especular algo em torno de 6 a 8 aeronaves, não é uma quantidade ruim já que eles estão recebendo o SU-35/27 e o SU 57 também.

Carvalho2008

Lote é qualquer coisa acima de zero….

Mas noves fora, o que interessa é que a soma histórica de todos os lotes entregues totaliza 163 unidades.

BraZil

Pensem em uma aeronave na qual eu gostaria de voar e claro, antes do vôo, caminhar por cima e tirar muitas fotos. Das mais belas já fabricadas..

737-800RJ

Esse caça é belíssimo!
Mas acho que esses quatro lotes são pra repor as 35 unidades do Su-34 que foram perdidas desde o início da invasão ao território ucraniano.
Ou seja, fica elas por elas.

Santamariense

Opinião de vocês é respeito, até porque beleza é algo muito subjetivo. Eu, particularmente, acho horrível.

Victor Hugo

35 Unidades do Su-34 perdidas? de onde você tirou essa informação?.

Santamariense

Quantos foram perdidos? Tem a fonte confiável?

737-800RJ

Aqui, todas as perdas russas documentadas e com fotos para provar.
Só de blindados foram milhares perdidos.
Enfim, divirta-se:

https://www.oryxspioenkop.com/2022/02/attack-on-europe-documenting-equipment.html?m=1

Leonardo

Hellduck…

juggerbr

Hoje em dia não seria mais tão simples, a quantidade de tecnologia em qualquer arma é muito maior, quantidade de fornecedores também, cadeia logística muito complexa, é comparar fabrica de fusquinha com fábrica de suv moderno.

Joanderson

Realmente hj tudo é mais complicado, porém é um feito é tanto um país em guerra e sancionado até a tampa fabricar 5lde 50 a 70 caças por ano,imagina se estivessem sendo invadidos o que eles não fariam,a Rússia sempre foi osso duro de roer.

Hamom

”O Su-34 pode transportar cargas úteis mais comparáveis ​​às dos primeiros bombardeiros com armas nucleares do que aos caças modernos. Tem sido um burro de carga primário da Força Aérea Russa desde o início das hostilidades na Ucrânia.”

E pela produção aumentada pode-se deduzir que o SU-34 provou seu valor nesta guerra.

Nemo

Os SU-34 estão encarregados das enormes Glides Bombs FAB. Há algumas semanas o Zelensky pediu mais defesa Antiaérea por ser muito difícil interceptar as FAB depois de lançadas. O objetivo seria destruir os SU-34.

Jacinto

Acertar flecha é enxugar gelo. Tem de acertar o arqueiro.

Vitor

Derrubaram alguns desses

Macgaren

algumas duzias

Inka

Esos cazas con chatarra rusa de la época soviética, le cambian el nombre, le agregan lo básico y lo pintan de otro color, eso es el trabajo de esas empresas rusas abrumado con la corrupción de los oligarcas rusos y burocracia infernal en el aparato estatal del dictador asesino Vladimir Putin. Tiene el motor, aviónica, radar, tecnología de la era soviética, algo de software actualizado, el resto como digo es anticuado y atrasado por décadas a los cazas de USA y OTAN…En la invasión a Ucrania, más efectivos que esas chatarras son los drones que compraron a Irán.

Iran

SU-34 entrou em operação em 2014

Sergio Machado

Interessante que a doutrina no uso do equipamento define muita coisa, quando não tudo. Quando a Rússia estava usando o Su-34 com bombas burras, ele se expunha em demasia e seguidamente sofriam perdas para as defesas aéreas.
Adotaram equipamentos stand-off e praticamente não se veem mais abates de aeronaves russas, principalmente do Su-34, que é um avião formidável e um grande ativo.

Iran

Sem dúvidas. Mas é curioso como a Rússia foi modernizar sua doutrina apenas em 2023, quando por exemplo, os EUA já faziam isso na Guerra do Golfo a mais de 30 anos, depois no começo dos anos 2000 os EUA já usavam JDAM para minimizar a exposição dos aviões de ataque ao solo, coisa que a Rússia só começou a fazer no ano passado depois de ter perdido muitas aeronaves.

Sergio Machado

Grana. Creio que Moscou não tinha caixa para entrar numa guerra de atrito somente com bobas smart.
Se você prestar atenção, muitos dos projetos russos são “simplificados” pelos custos proibitivos. O fim da URSS trouxe essa lição.

Iran

Sim, sem dúvidas, mas aumentar o alcance de bombas não é tão caro, dizem que os kits russos custam cerca de 20 mil dólares, muito mais barato que um SU-34 (correr o resico de perder um), e é uma tecnologia fácil de se criar para um país como a Rússia, deveriam ter feito isso em 2014-2015 quando o caldo esquentou na Ucrânia e quando entraram na Síria. Dizem que os primeiros JDAM custavam apenas 10 mil dólares fora o custo da bomba. Acho absurda um país que tem intenções de ser uma potência global e que tem ideias expancionistas não… Read more »

Carvalho2008

Grana entra na conta, mas foi óbvio que ele pretendia guardar o melhor de seu arsenal caso a coisa cresça com a OTAN….uma precaução….mas isto, lógico, teve um preço…sempre foi uma guerra em que mesmo que chegasse a vitória esmagadora de forma rápida, ele precisava estar pronto para o segundo do hound, aguardando a reação da OTAN….e aí, ele precisaria ter os estoques de 1a linha intactos para está frente…

Noves fora…vimos SU34 atacando como SU25…

Sergio Machado

Sim, concordo. Creio que é um conflito onde Moscou atua tendo em mente que tem que se resguardar para a OTAN, e o restante por na Ucrânia.
Deve passar na mente do Alto Comando Russo que o objetivo da OTAN na Ucrânia é justamente enfraquecê-la no flanco principal com a própria OTAN, tal qual o Zelensky tentou fazer em Kursk, tentando uma movimentação de tropas.
Em ambas as situações, parece que os russos não morderam a isca.

carvalho2008

Foi um erro absurdo d OTAN….uma guerra de desgaste por principio, é vencida por quem tem mais recursos….e qialquer geografo e historiador sabe que apostar nisto com a Russia é complicado…numa guerra total de um ldo não há vencedor pois seria nuclear, numa guerra de desgaste os caras tem ferro aço, carvão, gas, petroleo, e terras em que os torna um pais que vai da Asia a toda europa oriental….oras…o tempo vai a favor dele….e o pior de tudo nesta caminhada, é que a economia do pais fica toda militarizada e nesta situação, começa a viver da guerra…entra numa inercia… Read more »

Maurício.

“Aiinn, lote de dois.”

A Suécia recebeu esses tempos dois blindados da Suiça, e os suecos também chamaram de lote, e não vi ninguém de mimimi.

Santamariense

Uma coisa ridícula não torna outra menos ridícula…assim como o lote de 1 Gripen…tudo papagaiada!

Maurício.

Claro, tudo papagaiada, mas quando são os suecos, ninguém dá um pio, já quando são os russos, o chilique toma conta!

Leandro Costa

Claro, porque mais aeronaves não foram entregues por falta de pagamento, ao invés de incapacidade produtiva. E isso para países que não estão em guerra.

São duas situações completamente diferentes, embora igualmente ridículas.

Jacinto

Deve ser porque a Suécia não tem a pretensão de ser a 2ª potência militar do planeta.

Maurício.

“Deve ser porque a Suécia não tem a pretensão de ser a 2ª potência militar do planeta.” Não é nada disso, é só birra mesmo, esse pessoal que fica de mimimi e blá blá blá, “aiinn lote de dois” é o mesmo pessoal que achou que os EUA prejudicariam 100% a indústria bélica russa, levando a mesma para a completa falência, como não deu certo o plano dos EUA, esse pessoal fica de mimimi em cada lote (ou qualquer outro nome que queiram dar) de Su-34 entregue. Outra ladainha é esse papo de “segunda potência militar do planeta”, com a… Read more »

Santamariense

Os EUA também tem esse arsenal nuclear capaz de destruir a terra mais de uma vez. Então, aí estão empatados. Sobra o armamento convencional, no qual os EUA é maior que a rússia. Simples assim. Não precisa todo ou, contorcionismo e nem muito esforço para entender. O resto é ver pelo em ovo.

Maurício.

“aí estão empatados”

“os EUA é maior que a rússia.”

Pra mim, o que realmente importa é que entre EUA e Rússia, a destruição mútua é garantida, não importando a posição da Rússia em qualquer que seja o ranking, o resto é blá blá blá.

Jacinto

Na verdade eu acho que a Rússia nem é mais a 2ª maior potência. Hoje eu coloco nesta posição os chineses.

Oficial de Pijamas

Que sejam abatidos como moscas por inseticida.
Morte aos invasores russos.

Cassini

Calma, jovem emocionado. Você não será considerado ocidental por odiar russos.

Santamariense

Nem tu russo, por defender o anão ditador.

Last edited 3 meses atrás by Santamariense
Cassini

E quem disse que eu quero ser considerado russo? Torcedor.

Leandro Costa

Pelo seu comentário deu à entender que haviam dois lados, já que ignorou a possibilidade de o comentarista original ser apenas mais um Brasileiro que acha (corretamente) que os Russos foram os agressores e precisam se retirar do território Ucraniano, já que inferiu que ele gostaria de ser considerado ‘Ocidental’ (que na verdade, somos todos, de qualquer maneira, mas não vou me alongar nisso porque provavelmente você não vai entender e não vou ter tempo).

Allan Lemos

Só se for no sentido estritamente geográfico, além desse, brasileiros nāo sāo considerados “ocidentais” em canto nenhum do mundo.

Leandro Costa

Pior que são. E somos. Temos a mesma herança Européia, etc. O problema geopolítico é dúbio pelo fato de que nossos países são política e econômicamente instáveis e isso freia nosso desenvolvimento a séculos. Esse é o problema. O que é interessante é que isso coloca o ‘Ocidente’ em um dilema interessante. Ou nos assumem como ‘Ocidentais’ de vez, e nos tratam como tais, ou nos ‘perdem’ para a China. Infelizmente o maior entrave para isso são os governos locais, sejam lá quais forem. Pode até rolar uma situação razoavelmente parecida com a política pendular de Vargas, em que a… Read more »

Santamariense

E quem te disse que o outro comentarista quer ser considerado ocidental? No meu comentário, tu recebeu o mesmo tratamento que deu a ele.
E, sim, você quer ser considerado torcedor…acertou dessa vez.

Last edited 3 meses atrás by Santamariense
Aéreo

O que se espera dessa classe de aeronave é que elas penetrem o território inimigo e realizem interdições em profundidade. O Su-34 por esse critério tem falhado nessas missões, frente à moderna defesa AA disponível no teatro. A capacidade russa de atacar a Ucrânia em profundidade é basicamente mísseis de cruzeiro e balísticos.   A culpa ao meu ver não é da aeronave em si, fossem aeronaves equivalentes ocidentais as dificuldades seriam parecidas. A questão tem a ver com a fronteira tecnológica das defesas AA que hoje requerem aeronaves furtivas para serem contrapostas e também da doutrina russa que não foi… Read more »

Luís Henrique

Na própria matéria diz que os russos mudaram a doutrina de emprego e as bombas burras agora possuem kit de guiagem e asas que aumentaram consideravelmente o alcance. Não é mais noticiado abates de vários Su-34 como ocorreu no primeiro ano do conflito.

Sobre RCS, o Su-34 possui RCS equivalente ao de um míssil de cruzeiro quando voa baixo.

Santamariense

“ Sobre RCS, o Su-34 possui RCS equivalente ao de um míssil de cruzeiro quando voa baixo.”

Para ter o mesmo RCS, esse míssil de cruzeiro tem que ser grande…mas, bota grande nisso aí!!

Luís Henrique

Não, é só acreditar que os russos fizeram um extenso trabalho de redução de RCS na parte frontal e na parte de cima da aeronave. Quando iluminado pela frente ou de cima para baixo, a RCS é muito pequena. Já se estiver voando alto e armado e for iluminado de baixo para cima, aí o RCS fica bem mais alto, pois não possuo baia interna de armamentos e nem tanto trabalho de redução de RCS nesta parte. A RCS divulgada em fontes russos é de 0,1 m2 semelhante ao de um míssil de cruzeiro moderno e superior ao de caças… Read more »

Santamariense

“ Quando iluminado pela frente ou de cima para baixo, a RCS é muito pequena. Já se estiver voando alto e armado e for iluminado de baixo para cima, aí o RCS fica bem mais alto, pois não possuo baia interna de armamentos e nem tanto trabalho de redução de RCS nesta parte.”

Então, para mísseis superfície-ar ele continua brilhando muito no radar desses armamentos.

Luís Henrique

Sim, como os outros caças de 4a geração armados com mísseis e bombas nos pilones.
Ou o sr. acha que um Rafale com mísseis, bombas e tanques externos possui aquele RCS pequeno de 0, alguma coisa?

Mas quando usado em voos de baixas altitudes, consegue penetrar mais profundamente no território e também quando usado para atacar navios.

Santamariense

Cara, eu não tô falando de Rafael, Gripen ou F-16, estou falando do Su-34. E não tenho motivo algum para defender ou atacar avião nenhum. Só estou dizendo que o RCS do Su-34 não pode ser pequeno como anunciam.

Luís Henrique

O sr. deve saber que a RCS varia dependendo do ângulo, da parte da aeronave que está sendo iluminada. Já vimos material indicando RCS de 0,1 m2 para o Gripen C. Obviamente deve as referir à um determinado ângulo, com a aeronave limpa, desarmada, etc. Armado e sendo iluminado se cima para baixo, qualquer caça de 4a geração terá já RCS maior que 1m2. O Su-34 é um caça recente e faz uso de trabalhos para redução da RCS, porém o foco foi dado para o dorso, justamente para realizar ataques em profundidade voando baixo. Neste ângulo fontes russos indicam… Read more »

Carvalho2008

Correto, mestre Aereo…é isto aí….

Santamariense

Menos, Roberto…beeeem menos….

Marcelo

Lote de 01

Antunes 1980

Perdem 5 por ano na Ucrânia (15 no total) e entregaram 4 em 3 anos!

Last edited 3 meses atrás by Antunes 1980
Juarez

Fico extremamente feliz em ver tanto especialista em Rússia, em Otan, em geopolítica e em super trunfo kkkkk

Carvalho2008

Sim…impressionante….tão impressionante que se um dia o Brasil estiver lutando contra a invasão do Inferno, aínda assim haverá dois times de brasileiros antagonizando torcidas em debates….é algo mais psicológico…

Dont’t look up!!!!

Last edited 3 meses atrás by carvalho2008
Fábio de Souza

A Industria Militar da Rússia , é simplesmente Fantástica. Ou seja , um país que se encontra em um conflito e mesmo assim . Mantem a sua produção e desenvolvimento Militar . O que demonstra para muitos , que realmente é uma potencia Militar .

Carvalho2008

O maior erro da Europa e EUA foi este….deixar isto ocorrer….pois agora que a economia é indústria Russa está adaptada a guerra….mesmo que num milagre Putin ou seu substituto alcancem seus resultados e depois desejem encerrar conflito…a própria Rússia como um todo estará dependente deste tipo de economia, o qual precisa se realimentação de qualquer outra guerra e conflito…

Hcosta

O rearmamento também pode ser interpretado como a militarização de um regime o que não precisa necessariamente de uma guerra mas sim de um inimigo. E exemplos não faltam.
É uma outra forma de Putin se manter no poder.

J R

Esse é o tipo de avião que faria toda diferença para a FAB, daria alcance e capacidade lançar armas que o Brasil nunca teve, Israel esta desesperada para a chegada de mais F-15i pois sabem bem o valor de aviões pesados para sua força de ataque.

Camargoer.

Sim. Neste aspecto concordo com vocẽ.

Muita gente defende um esquadrão de F35 ou mesmo a padronização da FAB com F35… talvez um esquadrão de Su34 proporcionaria um outro tipo de poder aéreo.

bem pensado

carvalho2008

Caça é caça…mas um caça pesado com vies de bombardeiro, muda muita coisa…o exemplo é bom sobre Israel..lá eles precisam de alcance…muito…muito….muito alcance…

DanielJr

Se o Brasil tivesse grana, eu adoraria ver um esquadrão de 24 unidades de um caça bimotor pesado para ataques em profundidade. Poderia ser o F-15, Rafale, talvez F-18, e esse SU-34. Imagina um ataque em profundidade no Atlântico, o SU-34 sendo reabastecido no ar, equipado com BRAHMOS no dorso. Seria excelente. Não reclamo do GRIPEN, principalmente se ele for empregado, nessa missão, com o RBS-15F, duas unidades com tanques extras ou quatro unidades para mais curto alcance, um excelente míssil, na minha opinião. É que esses caças maiores e bimotores possuem mais alcance, parecem que conseguem resistir mais a… Read more »

Santamariense

“… equipado com BRAHMOS no dorso…”

Brahmos no dorso???

danieljr

Desculpe, escrevi errado, nem vi. Fazer 2 coisas ao mesmo tempo não dá sempre certo. Obrigado pelo aviso, vou corrigir.

Ps. Não consegui alterar, acho que depois de um tempo a opção de edição desaparece.

Last edited 3 meses atrás by danieljr
Santamariense

Sim, se passa um tempo não conseguimos mais editar.

carvalho2008

rzrzrzrz….eu já teorizei sobre um hipotético comboio voador…..evolua o conceito…. 4 B52 + 4 SU-34 em formação B-52 versionados como MPA e ataque pesado ( 2 deles estariam hibridos como Tanker) SU-34 versionados para defesa aerea e plugados em Revo aos B-52 Esta formação de 8 aviões teriam um altissimo alcance, podendo esquadrinhar o Atlantico a ma distancia absurda e atacar uma formação Naval de qualquer lado, frente ou pelas costas…seria dificil a uma task se arriscar a ser atacada pelos dois lados e ficar ensandwichada entre os caças comuns do continente e uma formação com capacidade de tonelagem de… Read more »

danieljr

Nossa, assustador e criativo ao mesmo tempo.

Matheus

Mais um lote de 2 unidades…

Felipe

Isso pra quem acha que não tem transferência de tecnologia pro Brasil…

Fabio

Reduziram as entregas de SU-57 e ampliaram as entregas do SU-34. Parece que a demanda por bombardeio é bem maior do que superioridade.