• Inscrições para Olimpíada de Ciência e Tecnologia são gratuitas e vão até o dia 18
  • Podem participar alunas do 7º ou 8º ano da rede pública de 13 cidades paulistas
  • Iniciativa quer estimular a diversidade e o potencial tecnocientífico brasileiro

São José dos Campos, 9 de outubro de 2024 – Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Ciência e Tecnologia do Instituto Embraer (OCT), direcionada a estudantes do ensino público. Em sua terceira edição, a OCT será destinada exclusivamente a meninas, como forma de incentivar um número cada vez maior delas em carreiras relacionadas às ciências exatas. Assim, espera-se ampliar suas possibilidades de desenvolvimento e sucesso profissional no futuro.

“Ao estimular o desenvolvimento dessas jovens em um universo ainda notadamente masculino, queremos contribuir com a equidade de gênero e com o aumento de talentos dedicados à ciência e à tecnologia”, diz o diretor do Instituto Embraer, André Tachard.

As inscrições são gratuitas e vão até o próximo dia 18. Elas devem ser feitas pelo site https://institutoembraer.org.br/br/pt onde também pode ser consultado o edital desta nova edição da Olimpíada de Ciência e Tecnologia. O processo precisa ser feito pela escola, indicando um(a) professor(a) responsável.

Podem participar alunas matriculadas no 7º ou 8º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública das seguintes cidades: São José dos Campos, Botucatu, Anhembi, Areiópolis, Bofete, Caçapava, Gavião Peixoto, Itatinga, Jacareí, Pardinho, Pratânia, São Manuel e Taubaté.

Na primeira fase da competição, as alunas passarão por provas para testar seu conhecimento em Biologia, Física, Química, Matemática e Tecnologias. As avaliações serão aplicadas de 28 a 31 de outubro, presencialmente, nas instituições inscritas. No dia 14 de novembro serão anunciadas as alunas classificadas para a segunda fase da olimpíada.

Nessa outra etapa, as estudantes com melhores resultados passam por uma avaliação prática, aplicada nos Colégios Embraer de São José dos Campos e Botucatu, no dia 23 de novembro. Na ocasião, as meninas participam de atividades experimentais e interativas em laboratório, envolvendo conceitos de ciências exatas. As ganhadoras serão premiadas com medalhas e certificados.

Sobre o Instituto Embraer

Criado em 2001, o Instituto Embraer nasceu com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados principalmente à educação. Além de manter dois colégios de ensino médio em período integral nas cidades de São José dos Campos e Botucatu, interior de São Paulo, o Instituto investe recursos financeiros e humanos em projetos que impactam positivamente a sociedade.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Praticamente em todos os países que possuem uma base industrial complexa e um sistema de ensino superior têm o mesmo problema da falta de incentivo familiar para as meninas com vocação para a área de exatas. Já lecionei química para mais de 1500 estudantes. Minha avaliação é que a aptidão para exatas é uma habilidade aprendida. Com raras exceções, que a gente nem sabe explicar direito, as habilidades matemáticas, tanto a pura quanto a aplicada, é treino… quanto mais treino, maior habilidade… quanto mais cedo adquirir o hábito de usar matemática, mas intuitiva ela se torna Por isso é fundamental… Read more »

fewoz

Que eu saiba, não existe nenhum impedimento legal ou de qualquer outro tipo para que mulheres estudem/trabalhem em qualquer área que seja. Se a esmagadora maioria delas simplesmente não está interessada em determinadas áreas, nunca serão maioria, simples assim. Isso vale para Aviação, Engenharia, Video Games, Programação, Política… Essa forçação de barra destes programas de D&I (Diversity and Inclusion) [Cultura, como tantos outras, importada dos EUA] às vezes beira o ridículo. Alguns setores possuem esmagadora maioria de mulheres. Também teremos programas para que a participação masculina aumente neles? Em muitos países (Com o interessante exemplo do Irã), as mulheres já… Read more »

Renato B.

Um dos efeitos desse cabeção que temos é ter mais habilidades aprendidas que inatas. Acredito que a raiz do problema é cultural e já deve ser observada na educação básica, mas a escola vai demorar demais produzir esse tipo de mudança. Me lembro de um cálculo que dizia que com as políticas públicas atuais o salário de homens e mulheres só deve se igualar em uns 200 anos, se nada der errado. Por isso também sou favorável a esses programas para “catalizar” esses processos.