• Inscrições para Olimpíada de Ciência e Tecnologia são gratuitas e vão até o dia 18
  • Podem participar alunas do 7º ou 8º ano da rede pública de 13 cidades paulistas
  • Iniciativa quer estimular a diversidade e o potencial tecnocientífico brasileiro

São José dos Campos, 9 de outubro de 2024 – Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Ciência e Tecnologia do Instituto Embraer (OCT), direcionada a estudantes do ensino público. Em sua terceira edição, a OCT será destinada exclusivamente a meninas, como forma de incentivar um número cada vez maior delas em carreiras relacionadas às ciências exatas. Assim, espera-se ampliar suas possibilidades de desenvolvimento e sucesso profissional no futuro.

“Ao estimular o desenvolvimento dessas jovens em um universo ainda notadamente masculino, queremos contribuir com a equidade de gênero e com o aumento de talentos dedicados à ciência e à tecnologia”, diz o diretor do Instituto Embraer, André Tachard.

As inscrições são gratuitas e vão até o próximo dia 18. Elas devem ser feitas pelo site https://institutoembraer.org.br/br/pt onde também pode ser consultado o edital desta nova edição da Olimpíada de Ciência e Tecnologia. O processo precisa ser feito pela escola, indicando um(a) professor(a) responsável.

Podem participar alunas matriculadas no 7º ou 8º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública das seguintes cidades: São José dos Campos, Botucatu, Anhembi, Areiópolis, Bofete, Caçapava, Gavião Peixoto, Itatinga, Jacareí, Pardinho, Pratânia, São Manuel e Taubaté.

Na primeira fase da competição, as alunas passarão por provas para testar seu conhecimento em Biologia, Física, Química, Matemática e Tecnologias. As avaliações serão aplicadas de 28 a 31 de outubro, presencialmente, nas instituições inscritas. No dia 14 de novembro serão anunciadas as alunas classificadas para a segunda fase da olimpíada.

Nessa outra etapa, as estudantes com melhores resultados passam por uma avaliação prática, aplicada nos Colégios Embraer de São José dos Campos e Botucatu, no dia 23 de novembro. Na ocasião, as meninas participam de atividades experimentais e interativas em laboratório, envolvendo conceitos de ciências exatas. As ganhadoras serão premiadas com medalhas e certificados.

Sobre o Instituto Embraer

Criado em 2001, o Instituto Embraer nasceu com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados principalmente à educação. Além de manter dois colégios de ensino médio em período integral nas cidades de São José dos Campos e Botucatu, interior de São Paulo, o Instituto investe recursos financeiros e humanos em projetos que impactam positivamente a sociedade.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments