Saint-Cloud, 8 de outubro de 2024 – Sébastien Lecornu, Ministro das Forças Armadas e Assuntos de Veteranos da França, anunciou o início do desenvolvimento do veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV) que complementará o futuro padrão Rafale F5 após 2030.

O anúncio foi feito durante uma cerimônia que marcou o 60º aniversário das Forças Aéreas Estratégicas Francesas (FAS) na base aérea de Saint-Dizier, na presença do General Jérôme Bellanger, Chefe de Estado-Maior da Força Aérea e Espacial Francesa (AAE), e Éric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation.

“Este drone de combate furtivo contribuirá para a superioridade tecnológica e operacional da Força Aérea Francesa até 2033. É significativo que esteja sendo iniciado hoje, enquanto comemoramos o 60º aniversário das Forças Aéreas Estratégicas e o 90º aniversário da Força Aérea e Espacial: na aeronáutica — um campo altamente complexo — o futuro tem raízes profundas, e a inovação se constrói com base na experiência. A Dassault Aviation e seus parceiros estão orgulhosos de servir às Forças Armadas Francesas e à Agência de Aquisições de Defesa da França (DGA). Sua renovada confiança nos honra e nos obriga”, declarou Éric Trappier.

Este UAV será complementar ao Rafale e adaptado para combate colaborativo. Ele incorporará tecnologias furtivas, controle autônomo (com intervenção humana), capacidade de carga interna, entre outras características. Será altamente versátil e projetado para evoluir conforme futuras ameaças.

O programa se beneficiará dos avanços do projeto nEUROn*, o primeiro demonstrador europeu de UCAV furtivo.

O Rafale F5, combinado com o UCAV e suas evoluções, assim como o Mirage IV em seu tempo, garantirá a independência e a superioridade de capacidades da França nas próximas décadas.

Rafale M e UCAV nEUROn – © Dassault Aviation – A. Pecchi

* Iniciado em 2003, o programa nEUROn reuniu os recursos aeronáuticos de seis países europeus, com gestão de projeto pela Dassault Aviation. O nEUROn realizou seu voo inaugural em dezembro de 2012. Mais de 170 voos de teste foram realizados até hoje. O programa nEUROn cumpriu todas as suas promessas em termos de níveis de desempenho, prazos e orçamento.

Sobre a Dassault Aviation

Com mais de 10.000 aeronaves militares e civis (incluindo 2.700 Falcons) entregues em mais de 90 países ao longo do último século, a Dassault Aviation construiu uma expertise reconhecida mundialmente no design, desenvolvimento, venda e suporte de todos os tipos de aeronaves, que vão desde o caça Rafale até a família de jatos executivos Falcon, drones militares e sistemas espaciais. Em 2023, a Dassault Aviation registrou receitas de € 4,8 bilhões. A empresa conta com 13.500 funcionários.

FONTE: Dassault Aviation

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juggerbr

Desde que as forças aéreas consigam garantir a inviolabilidade de comunicação com os drones, será o futuro.

Inka

El Rafale 4 es un caza de primer nivel, el Rafale 5 con esas mejoras lo ponen a la altura de un F 35. Su antecesor el Mirage también lo fue, cazas probado en el campo de batalla. Las fuerzas aéreas de Francia, India, Qatar, Egipto, Indonesia, Croacia y Serbia, se dan el gusto de poseer magnífico caza de combate. He leído que la FAP de Perú ha pedido la cotización de 24 cazas Rafale a Francia, si se da esa compra, Perú vuelve a tener el mejor vector de combate de todo Latinoamérica, como pasó en la década del… Read more »