Lei de Combustível do Futuro destaca compromisso do Brasil com a aviação sustentável

29
  • Iniciativa destaca o compromisso do Brasil com o futuro da aviação sustentável
  • Aeronaves da Embraer já estão aptas a voar usando uma mistura de até 50% de SAF

Brasília-DF, 8 de outubro de 2024 – A Embraer parabeniza o Governo Brasileiro e o Congresso Nacional pela aprovação e sanção da Lei do Combustível do Futuro, que introduz hoje um marco legal para o fomento da produção e utilização dos Combustíveis Sustentáveis da Aviação, o chamado SAF, na sigla em inglês.

A iniciativa destaca o compromisso do Brasil com o futuro da aviação sustentável e o potencial do país em se manter como um líder global em biocombustíveis para geração de emprego, renda, tecnologia e exportações.

“Estamos confiantes de que em breve o Brasil fará parte dessa cadeia de valor, produzindo e exportando combustível sustentável para aviação,” disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “A aprovação da Lei do Combustível do Futuro demonstra que o país tem todas as condições de ser um dos líderes globais na produção e utilização de SAF, e estamos honrados em poder colaborar com este debate estratégico.”

O uso em larga escala de SAF permite uma redução de emissões de carbono de até 80%, quando comparado ao querosene fóssil. A Embraer entende que a renovação das frotas por aeronaves mais eficientes, como as da família E2, aliada ao uso do combustível sustentável são as iniciativas imediatas mais efetivas para a descarbonização do setor aéreo. Todas as aeronaves da companhia já estão aptas a voar usando uma mistura de até 50% de SAF com o querosene de aviação.

Em 2004, a Embraer certificou e iniciou produção em série da aeronave agrícola Ipanema movida a etanol e tem avançado nas últimas duas décadas em pesquisas sobre biocombustíveis para aviação. Entre as principais atividades estão o processo de qualificação de novas rotas tecnológicas para o desenvolvimento de SAF, testes em voo e formulação de estudos para fomentar sua produção no Brasil, de maneira a contribuir com a discussão técnica sobre o tema.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

Bla… Blá Blá pelo que saiba a FAB abandonou em estágio avançado o desenvolvimento do Motor para foguete, o L75 a propelente líquido utilizando etanol.

Sulamericano

Isso sim seria um ótimo caminho a seguir, já que a produção de etanol o Brasil domina.

Rafael

Nesse assunto tem sempre uma pergunta que sempre fica sem resposta…É sustentável também para o bolso de quem vai pagar a passagem para viajar?
É um avanço tecnológico importante e o Brasil pode ganhar muito com isso, não só na aviação…Mas se o caminho for o de impor uma tecnologia mais cara só pelo compromisso da sustentabilidade as aéreas vão aceitar perder passageiros para os ônibus?

Iran

O Brasil pretende ser um exportador, se for mais caro que combustíveis comuns e não for mais caro de produzir, somos nós que lucramos.

Sulamericano

Olá Rafael, O SAF é muito, mas muito mais caro que o combustível “tradicional”. Pra ser um combustível verde, o SAF tem que ser produzido através do hidrogênio verde + captura de CO2. O hidrogênio verde é produzido através da eletrólise com energia de fontes renováveis. O processo de eletrólise consome uma quantidade de energia elétrica brutal. A captura de CO2 o próprio nome já explica: capturar gás carbônico da atmosfera. O Brasil não detém nenhuma dessas duas tecnologias, ou seja, vamos ter que importar engenharia, materiais e serviços da Europa se quisermos instalar uma planta de produção de SAF… Read more »

Iran

Governo Federal, aka Lula, disse que o objetivo estratégico é fazer o Brasil se tornar o maior exportador de energia verde do mundo, SAF, hidrogênio verde, etc, nas palavras dele “o Brasil não terá competidores”. Torço muito para que dê certo, e que mesmo que haja uma mudança ideológica nas eleições de 2026, o próximo presidente continue mantendo essa meta estratégica.

Douglas Rodrigues

Já vi esse papinho quando da “descoberta do pré-sal” e todo mundo sabe como ficou…

Iran

A Lava Jato prejudicou os benefícios da descoberta do pré-sal.
Outra coisa importante é que o pré-sal não colocaria o Brasil como maior extrator e processador de petróleo do mundo, como é o objetivo com energia renovável agora, fontes de energia renováveis como hidrogênio verde precisam de um bioma específico, motivo pelos quais países europeus estão investindo no nordeste brasileiro e Argélia para esse fim, é difícil o Brasil não ficar no mínimo entre os 3 maiores produtores dessa commoditie.

Douglas Rodrigues

Tá certo, vamos passar a mão na cabeça dos que faturaram alto em cima e colocar a culpa na “justiça” e naqueles que tentaram colocar alguma ordem na bagunça. O Pré-sal era revolucionário e colocava o Brasil como um dos maiores exportadores de petróleo sem ao menos ter tecnologia para explorar aquele petróleo… Parece a situação que vivemos com o Gripen atualmente, foi prometido que estaríamos muito bem tendo caças modernos e capacidade para fabricar os próprios caças e agora vamos vendo contenções a respeito, enquanto há discussões para comprar um novo avião presidencial que custaria de U$200 a U$300… Read more »

Iran

Ordem na bagunça? Uma investigação que pune empresas ao invés de pessoas?

DanielJr

Talvez este post seja deletado por causa do OFF TOPIC, mas lá vai Iran, eu entendo sua linha de argumento, mas não concordo. Se as empresas cometeram abusos, fraudes, etc, elas tem que pagar. Isso não é prejudicar a empresa. A empresa tinha um certo porte no início dos projetos, vai encorpando, ficando maior, mais funcionários etc. Descobrem os atos ilegais, a justiça (se é que existe), aplicam as multas, prendem pessoas, retiram dinheiro das empresas para arcar com as falcatruas. A empresa voltará no estágio inicial, será menor, com menos capital e com menos credibilidade, como era antes. Se… Read more »

JHF

Alem do processo de “limpa e joga fora” que foi a lava-jato não devemos esquecer que o esquema com os ganhos do pre-sal ainda tem muitos outros atores importantes. A NSA e seu grampo presidencial, o Aécio e sua gritaria de que tinha ganho a eleição… O Temer e seu posicionamento contra o Fundo Soberano, o projeto de lei do senador Serra, aparentemente escrito a 6 mãos pelas multinacionais do petróleo, o mercado que abaixou o preço do crú na época para diminuir o valor da Petrobrás e abrir espaço para a imprensa nacional convencer todos que a empresa não… Read more »

Douglas Rodrigues

Depois querem nos convencer de que a “A Petrobrás é nossa”…

Francisco

ainda bem que não foi a corrupção…

Brasileiro médio e sua eterna sanha de colocar a culpa dos seus erro nos outros. aqui é o país do contrário

Last edited 1 mês atrás by Francisco
Bachini

A corrupção atrapalhou quer dizer….

Iran

Fora o que mencionei (minha outra resposta parece que foi apagada), a mudança pra fontes renováveis está ocorrendo agora, estamos pegando o bonde logo no início, o pré-sal foi descoberto recentemente numa época que já fazia sei lá, quase uns 100 anos que petróleo já era extraído aos montes.

Allan Lemos

Aham

A “estratégia” é continuar colocando etanol na água sabor gasolina vendida aqui no Brasil.

EduardoSP

Lembro que em 2003 o grande objetivo era transformar o NE expandindo o cultivo de mamona para a produção de óleo a ser utilizado como biocombustível. O discurso era de juntar a elevação da renda dos pequenos produtores com a redução da emissão de carbono.

Aí veio o pré-sal em 2005/6 e o potencial de ganho$ nos negócio$ com a Petrobrás fez com que tudo fosse esquecido.

Douglas Rodrigues

E é sempre assim… O Brasil é o país do futuro que nunca chega pela incompetência dos seus governantes… E coloco tudo no mesmo tacho!

Junior

Dúvida off: Quando uma matéria é encomendada por anunciante, esse fato deveria ser indicado explicitamente pelo veículo que o divulga?
O Estadao e Folha apontam material promocional em alguns casos mas na internet, como o UOL, isso não ocorre.
Obrigado

Macgaren

VAi ser legal avião abastecido com combustivel a base de folha de bananeira.

Rodrigo Maçolla

A iniciativa de combustivel mais sustentavel é sempre louvável, Mas tem muitas e muitas leis no Brasil que não servem pra nada., infelizmente é só pra “inglês ver” não são respeitadas, não são cumpridas, ou pior são distorcidas e interpretadas dependendo da situação então tomara que essa não seja uma destas….

Matheus
Groosp

Eles tem 16 C-130. Será que vai ser 1 pra 1?

juggerbr

Mais um país escolhendo a melhor opção ao invés da opção com mais peso político… Embraer vai aos pouquinhos abrindo o mercado.

JHF

Exelente…. Totalmente exelente.

Mig25

E nossa jóia da coroa Embraer foi vendida com o aval do governo anterior. E essa turma vira e mexe tá aqui fazendo proselitismo político. A “transação” só melou por acaso do destino. Só por essa, jamais terão meu voto.

naval762

Tudo só pra encarecer a passagem de avião.

juggerbr

Se precisa de lei pra dar certo, sabemos que não vai dar certo…