Operação ‘Raízes do Cedro’: repatriados do Líbano chegam ao Brasil a bordo do KC-30 da FAB

45

Emoção e alívio marcam o retorno de brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira

Com lágrimas nos olhos e corações aliviados, os 228 repatriados pisaram novamente em solo nacional na manhã deste domingo (06/10), ao desembarcarem na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos. A bordo do KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), o grupo foi trazido de volta para casa como parte da Operação “Raízes do Cedro”, nome escolhido em referência ao cedro, árvore símbolo do Líbano.

O voo é uma iniciativa do Governo Federal, que partiu de Lisboa na noite anterior, trouxe consigo histórias de superação e esperança, marcando um novo capítulo para as famílias que aguardavam ansiosamente. A operação, coordenada pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, reafirma o compromisso do Brasil com a segurança de seus cidadãos no exterior, especialmente em momentos de crise.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu os repatriados com boas-vindas e explicou um pouco sobre a operação. “Nos próximos dois dias, esperamos trazer cerca de 230 pessoas de volta ao Brasil, com a meta de transportar 500 por semana para a Base Aérea de São Paulo e Guarulhos. As aeronaves da FAB continuam essenciais na reintegração de brasileiros em momentos difíceis”, comentou.

“O Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário – opera o KC-30, a maior aeronave da Força Aérea Brasileira, realizando voos para Beirute a cada 48 horas, desde que as condições de segurança e triagem sejam atendidas. Após o primeiro voo, estamos em São Paulo (SP) e nos preparando para seguir para Lisboa. Dividimos a tripulação em duas: uma responsável por buscar os repatriados em Lisboa e a outra por trazê-los ao Brasil”, disse o Comandante da Aeronave, Major Aviador Rafael de Oliveira Bertholdo.

A médica integrante da equipe de saúde a bordo da aeronave, do Hospital Central da Aeronáutica, Major Médica Ana Maria da Trindade Castello Branco, falou sobre o objetivo de ter uma equipe médica na aeronave. “Contar com uma equipe de saúde não é apenas uma possibilidade, mas uma medida essencial para garantir o bem-estar físico, emocional e mental dos passageiros. Eles se encontram em uma situação de estresse, deixando suas casas, pertences e, muitas vezes, suas famílias. É sabido que isso pode agravar condições de saúde preexistentes ou até mesmo desencadear novas. O corpo é fortemente influenciado pelas emoções, e nossa equipe está aqui para minimizar esses impactos nos passageiros”, concluiu.

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira continuará a realizar a missão de repatriação até a conclusão da Operação “Raízes do Cedro”. O retorno desses cidadãos marca o sucesso contínuo da iniciativa e reafirma o compromisso do Brasil em proteger e apoiar seus cidadãos em tempos de crise, demonstrando solidariedade e empenho até o fim da missão.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Segundo voo deixa o Líbano com 227 resgatados

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Beirute, no Líbano, às 18h30 (horário local) – 12h30 (no horário de Brasília) – desta segunda-feira (7) com 227 resgatados – incluindo 49 crianças (7 de colo) – e 3 pets a bordo.

O avião fará uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento, e seguirá para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). A expectativa é que o novo grupo de repatriados chegue ao Brasil na terça-feira (8), por volta das 10h.

De acordo com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a Operação Raízes do Cedro terá caráter continuado com o intuito de repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros.

Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.

Os primeiros brasileiros repatriados chegaram na manhã de domingo (6) na Base Aérea de São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepcionou o grupo. Logo após o desembarque, ele fez um rápido discurso criticando o posicionamento de Israel de “matar inocentes, mulheres e crianças, sem nenhum respeito pela vida humana”.

“O Brasil é um país generoso e não tem contencioso com nenhum país do mundo porque a gente não deseja guerra. A guerra só destrói. O que constrói é a paz”, disse o presidente.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Charles Dickens

Eu tenho dúvida, mas também tenho uma certeza: como existe gente idiota no mundo.

Camargoer.

Caro.. seu cometário é sem qualquer fundamento… fatos. 1) Não se conhece nenhuma liderança ou mesmo membro do Hamas ou do Hezbolah que tenha cidadania brasileiro ou seja casado com uma brasileira. Há algum tempo, a PF prendeu alguns brasileiros seguindo uma informação dada pelo governo de Israel. As investigações da PF mostraram que não havia qualquer relação destes brasileiros com o Hesbolah. Os brasileiros foram liberados e o caso encerrado. 2) Não se conhece qualquer operação paramilitar ou financeira do Hesbolah ou do Hamas no Brasil. Durante a “Guerra ao terror”, os EUA aventaram a possibilidade de alguma movimentação… Read more »

Nilo

Deixei a tempo de tratar com sobriedade, levo a sério discurso de ódio, ainda mais contra crianças, certamente espere agora (ironia) que o ser irá relatar sobre um infante israelense que retornou a Israel e agora prática terrorismo de estado, ocupando terra Palestina, criando redutos, “Apartheid”…. Certamente não dar para relativizar com um ódio religioso que gira metralhadora discursiva contra menores.

Camargoer.

Então… lembro de um colega de escola.. ele implicava comigo e a gente saia no braço de vez em quando… anos depois, quando eu já fazia graduação em outra cidade, nos encontramos na rua quando fui visitar meus pais.. conversamos e rimos muito da época da escola. Foi legal revê-lo. Meses depois, foi executado com tiros na cabeça.. não sei se foi a PM ou o tráfico. Lembro de outro colega na graduação… foi ficando cada vez mais histérico com religião.. até que um dia implicou comigo e cuspiu na minha cara me chamando de ateu… largou a graduação e… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Camargoer.
Santamariense

Companhias boas as tuas, hein?

Ozawa

Parabens às autoridades envolvidas nesse socorro, com agradecimento especial à FAB.

Sejam bem vindos todos os repatriados!

Ed

O numero de negativação no seu comentario responde sua pergunta.

Bernardo Santos

A polícia federal barrou a vinda de 2 pessoas que eram suspeita, então acho que todos esses que estão vindo a polícia federal está de olho para não ocorrer esse problema. Há um tempo atrás um palestino foi barrado já aqui no Brasil com suspeita e enviado de volta pra Malásia com a sua família.

Pablo

E pra isso que esse aviao foi comprado (além das outras missões), para servir o Brasil e nao um hipocrita.

Rinaldo Nery

Milagre não terem apagado teu comentário! Tem uns editores “progressistas” aqui. A não ser que pensaram que o “hipócrita ” é outro…

José de Souza

O “hipócrita” que ele citou é aquele que “não é coveiro”…

Pablo

O hipocrita que citei, e o que diz que duas TVs em casa e luxo mas compra sofa de 60 mil

Rinaldo Nery

Foi o que pensei também. Parabéns.

Pablo

Pensei que nao tivesse como pensar diferente. Mas…

Santamariense

“Pablo
Visitante
Reply to José de Souza
9 horas atrás
O hipocrita que citei, e o que diz que duas TVs em casa e luxo mas compra sofa de 60 mil”

Toma essa…hehehe

Pablo

Pois e, tche. Tem que ter paciência.

Santamariense

Exato…mas, vamos rebatendo essas boçalidades…

Pablo

E os filhotes dando deslike

Rinaldo Nery

Foi o que percebi. E tem muito filhote aqui.

Pablo

Infelizmente.

EduardoSP

Coronel, todos são hipócritas.
Sem exceções.
Tolice acreditar que haja algum que não seja.
É da natureza da política.

Pablo

Mas o rei da hipocrisia e um só.

Nativo

E demência que falam?

Marcelo Andrade

Esse Presidi…ente perde sempre a chance de ficar calado!!!!

Camargoer.

Falando ou ficando calado, o importante é repatriar os brasileiros que querem deixar as áreas em conflitos.

José de Souza

Tá com abstinência de cloroquina? A PF fez um pente fino nessa lista. Que comentário desnecessário…

Nilo

Poderia demonstrar minha indignação a tal comentário sobre crianças, mas………. referente a uma criança palestina ou libanesa, também poderia ser de uma criança israelense, é assim, os extremos são iguais, se autorizam a pratica de omissão de socorro, em situação de vulnerabilidade das crianças. CP, artigo 286. Apologia, texto em que se defende, justifica.
De ascendência palestina, libanesa ou israelense são crianças brasileiras.
Algum ser coloca a cabeça acima do solo, mas….(como disse no inicio) não é maior que as crianças, seja palestina, libanesa ou israelense.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Camargoer.

Creio que apenas a porta convencional para o porão de carga..

Douglas Rodrigues

Não tem porta lateral de carga, apenas as portas dos porões… Esse é um A330 civil que foi praticamente só pintado com as cores da FAB, já vi algum vídeo onde a central de entretenimento nos bancos ainda mostravam logo da Azul, acredito que agora já tenham tirado isso…
Agora, se a FAB optar por porta lateral, acredito que poderá ser colocada quando e se o A330 for convertido pra MRTT (embora não tenha visto nenhuma imagem que mostre algum MRTT com porta lateral).

Last edited 1 mês atrás by Douglas Rodrigues
Camargoer.

Seria preciso remover o piso intermediário que divide o avião em dois para transforma-lo em um cargueiro puro. Creio que neste caso, seria mais adequado adquirir um avião já convertido.

Franz A. Neeracher

Num cargueiro puro (a grande maioria), o piso não é removido….ele é até reforçado.

Assim, leva-se paletes grandes no piso superior e paletes menores no porão.

Camargoer.

Verdade.. estava pensando nos aviões de carga militares… que tem um único compartimento

Aviões de carga comerciais tem a cara de aviões de passageiros convertidos, ainda que possuem grandes portas laterais para a parte superior. Suponho que o acesso ao “porão” dos aviões de carga sejam as mesmas dos aviõs para passageiros

comment image

comment image

Last edited 1 mês atrás by Camargoer.
Douglas Rodrigues

Agora o 2901 está voando rumo a Lisboa novamente, desde que trouxe os primeiros refugiados, ele não parou!
Por onde anda o 2902? Tendo em vista que se faz urgente esses voos, não seria bom também utilizar ele, ou qualquer outro (KC-390 ou os E190 VC2) para também participarem da operação?

Camargoer.

Opa. Escrevi o mesmo… creio que as duas matrículas dos Kc30 sejam FAB 2900 e FAB 2901.

Tenho certa implicância com este padrão da FAB e da MB de começar com 00… acho que faz mais sentido começar com 01.

Last edited 1 mês atrás by Camargoer.
Santamariense

Provavelmente esteja passando por manutenção,

Rinaldo Nery

O trem de pouso dos aviões venceram. As inspeções foram adiadas.

Camargoer.

O FAB 2901 decolou de São Paulo indo para Lisboa. É o terceiro voo. Não sei se apenas ele está fazendo as viagens ou se o FAB 2900 também está alternando.

Franz A. Neeracher

As matrículas dos A330 são 2901 e 2902.

O 2902 está em VCP passando por mx nas instalações da AD.

O 2900 já existiu, foi o B767/300ER que já foi devolvido.

Camargoer.

Opa. Eu lembrava do 2900…
legal. Obrigado.

ricardo

Nosso dinheiro sendo gasto de forma correta. Parabéns a todos envolvidos nessa operação.

Camargoer.

Olha que legal. O Kc30 2901 já está voando para Lisboa para a terceira missão de repatriação. Agora são 20h no Brasil… deve chegar em Lisboa em torno da 05h (hora local).

Drakken

A nível de discussão, 80 milhões alocados nesses vôos (até o momento 3), vôos fretados ou a compra de passagens comerciais não seriam economicamente mais viáveis?

Fernando "Nunão" De Martini

A compra de passagens aéreas em voos comerciais já não era mais viável.

Camargoer.

Foram 5 voos até agora. Cerca de 1100 pessoas. FIca um pouco difícil de calcular… o avião vai vazio de passageiros mas vai cheio de bens para doação humanitária, como medicamentos e coisas relacionadas, como seringas, máscaras, etc… Outro ponto que precisa ser avaliado é a disponibilidade de uma equipe médica, incluindo assistência social, diplomática e psicológica para os repatriados. Tem a questão dos animais também… quem já enviou um animalzinho em voo comercial sabe a dificuldade. Por fim, tem a questão da urgência e disponibilidade de voos comerciais… o valor das passagens variam de R$ 7 até R$ 13… Read more »