Embraer revela o conceito do primeiro avião de passageiros do mundo com IA e voo autônomo
A Embraer, líder global no setor aeroespacial, deu um passo ousado em direção ao futuro ao revelar um conceito para o primeiro avião de passageiros pilotado por inteligência artificial. O design de ponta, apresentado no evento da Associação Nacional de Aviação Executiva em Orlando, Flórida, foi idealizado para operar de forma totalmente autônoma, sem a necessidade de um piloto humano a bordo.
Este ambicioso avião conta com uma cabine dividida em três zonas distintas, oferecendo aos passageiros uma experiência de voo única, incluindo a opção de se sentarem no cockpit. A Embraer enfatizou que a sustentabilidade é um tema central nesse projeto, com sistemas de propulsão potencialmente movidos por combustível de aviação sustentável (SAF), eletrificação ou até mesmo hidrogênio. A aeronave também possui janelas com telas sensíveis ao toque integradas, adicionando um elemento futurista e interativo à experiência dos passageiros.
Embora a Embraer não tenha confirmado planos para fabricar esse avião movido por IA, o conceito foi apresentado para estimular a inovação na indústria da aviação. “O jato não tem sido ativamente desenvolvido desde o lançamento inicial da ideia”, afirmou a empresa, destacando que seu objetivo é expandir os limites do que é possível no transporte aéreo.
Apesar dos rápidos avanços da tecnologia de IA na aviação comercial e militar, aeronaves totalmente autônomas ainda representam um desafio técnico. No entanto, muitos especialistas acreditam que essa inovação pode marcar o início de uma nova era na aviação, abrindo portas para possibilidades empolgantes.
FONTE: TFV – The Frontier Voice
Conversivel? rs
Legal esse teto transparente.
Muito lindo, futurístico.
Eu disse há 2 semanas…
É questão de tempo. Quem acompanha de perto o assunto já está ciente:
Em poucas décadas não somente aviões serão conduzidos por IA, como grande parte das profissões serão afetadas. Quando unirem a IA a um corpo robótico então, ferrou… Se preparem.
A participação da Embraer através da Xmobots fabricante do Nauru 1000C – projeto eVTOL – os novos E-Jets E2TS com sistema automatico de decolagem… está levando a Embraer naturalmente mais próximo a um avião exetivo da familita Legacy totalmente automatizado.
IA não tem necessidade, não compra nada. Que sempre terá que ser atendido é o cliente.
O povo tem medo de andar de elevador.. imagina num avião sem piloto, nem que fique um la de enfeite, mas acho que sempre vai ter.
Paulo, as próximas gerações já nascerão inseridas no contexto de máquinas operadas por IA. Vai ser tão normal pra elas quanto pra nós hoje é voar como passageiros numa aeronave a quase 900km/h a 10 km de altura, o que seria impensável e anormal pra alguém do século XIX.
Eu concordo que é exageradamente futurístico, mas entradas de ar podem sim ficar no dorso da aeronave:
Podemos ir um pouco mais atrás no tempo com o He 162 Volksjäger …
Está aí uma ótima dica de como seria a configuração de uma nova família de jatos narrow body da Embraer, para a faixa de 150 a 300 passageiros. Quem viver verá. Abraço a todos.
Embraer é fo.d… mais esse design com essa traseira…é aerodinamico…parece um paraquedas.
Spoiler alert: se sair não vai ser tão modernoso.
Parece o avião do Tony Stark.
Belíssimo.
Design disruptivo.
Estou muito mais fora do que dentro dessa traquitana.
É o futuro em uns 15 anos
Já passei dos 50 anos e provavelmente já vou estar morto quando isso virar algo comum, que seja implantado na aviacao comercial, porque eu nunca voaria numa traquitana dessas sem um piloto humano no comando.
2
Se isso acontecer vai ser desemprego para os pilotos.
Notícia de 2022.
https://www.airway.com.br/veja-como-a-embraer-imagina-seu-futuro-jato-executivo-sustentavel/
Nem ferrando que subo em um avião sem piloto!
Aperte os cintos, o piloto sumiu era na verdade um documentário. Tinha até um piloto automático…
Eu acho que o proejto tá lindo, só fico pensando que o Brasil deveria investir em um turbofan eletrico, que usasse álcool, seria mais prático que o hidrogenio puro
Bota conceito nisso kkkk
Desculpa, mas vou ter que corrigir. Boeing e Airbus já estão com projetos existentes de AI desde 2019, inclusive 2020 foram feitos testes oficiais com o A350, com decolagem, voo de cruzeiro e pouso.
Apertem os cintos, o piloto sumiu!!!