Mísseis iranianos sobrecarregaram defesas israelenses em ataque
Um recente ataque com mísseis balísticos iranianos parece ter sobrecarregado as defesas aéreas de Israel em alguns pontos, apesar de causar danos limitados. O ataque ocorreu no início de outubro, com cerca de 180 mísseis, incluindo os modelos mais modernos do Irã, o Fattah-1 e Kheibar Shekan, que são mais difíceis de interceptar devido à sua velocidade. Especialistas afirmam que a defesa antimísseis foi sobrecarregada, especialmente na base aérea de Nevatim, onde 32 mísseis conseguiram atingir o perímetro da base, embora sem causar danos significativos a aeronaves ou operações.
Embora o Irã tenha prometido atingir infraestruturas israelenses em futuras represálias, como refinarias e usinas de energia, os mísseis lançados até agora tiveram uma precisão limitada e, em sua maioria, atingiram áreas desabitadas. As defesas aéreas de Israel priorizaram a proteção de áreas urbanas, como Tel Aviv, onde pelo menos um míssil caiu próximo à sede da Mossad. No entanto, o número limitado de interceptores e o alto custo dessas defesas são um desafio para Israel em ataques massivos.
A ausência de grandes danos reflete a eficácia parcial das defesas israelenses, mas também levanta preocupações sobre a vulnerabilidade em ataques futuros. A força do ataque foi vista como uma resposta do Irã aos recentes assassinatos de líderes do Hezbollah e Hamas, ações atribuídas a Israel. A promessa do Irã de atacar infraestruturas civis caso seu território seja atingido aumenta a gravidade das ameaças.
O ataque demonstrou que, embora as defesas aéreas israelenses possam proteger infraestruturas críticas, como Tel Aviv, é difícil impedir completamente um ataque massivo de mísseis, especialmente quando se trata de instalações militares como Nevatim, localizada em áreas desérticas. Por essa razão, é provável que Israel considere como alvo prioritário os locais de fabricação de mísseis iranianos em uma possível retaliação.
Os estoques de mísseis iranianos são mantidos em segredo, mas estimativas de 2022 indicam que o Irã possui mais de 3.000 mísseis balísticos, muitos dos quais podem alcançar Israel. A maioria desses mísseis foi desenvolvida para atingir instalações na região do Golfo Pérsico, mas o Irã já mostrou que pode alcançar alvos israelenses, aumentando a tensão.
A produção de mísseis do Irã é uma vulnerabilidade identificada pelos analistas israelenses. As instalações de produção, ao contrário dos depósitos de mísseis, são menos protegidas e podem ser alvos relativamente fáceis para interromper a fabricação de mísseis por um tempo, mesmo que o dano seja reparável.
A ameaça contínua de novos ataques iranianos e a capacidade limitada de Israel para interceptar todos os mísseis ressaltam a necessidade de Israel revisar suas estratégias de defesa. A prioridade em proteger infraestruturas civis sobre bases militares, como Nevatim, reflete o foco em minimizar danos às áreas mais críticas para a população.
O conflito entre Israel e o Irã segue escalando, e os dois lados continuam a desenvolver suas capacidades ofensivas e defensivas. A resposta israelense aos ataques recentes provavelmente incluirá medidas para desmantelar as capacidades de fabricação de mísseis do Irã, visando minimizar as ameaças futuras.
FONTE: The Wall Street Journal
Desses 3000 mísseis balísticos o relevante é saber quantos “ainda” têm alcance de mais de 1400 km. Mísseis balísticos são caros. Os iranianos os fazem em grande quantidade mas a qualidade não deve ser das melhores. Já gastaram até agora 300 balísticos com efeitos irrisórios. Com certeza é para compensar o fato de não terem uma aviação de ataque minimamente competente. E claro , dentro desse contexto eles foram bem competentes. Com mísseis balísticos de médio alcance eles conseguem atingir Israel que é um país minúsculo (o que compensa a falta de precisão da maioria dos mísseis) passando sobre o… Read more »
Há muito tempo eu assisti um documentário no YouTube em relação ao poderio iraniano. Teve um momento em que a equipe mostrou eles fabricando os mísseis em um fundo de quintal, literalmente. Não sei como está a fabricação hoje, mas não duvido que seja da mesma forma; os balísticos é que me deixa com uma pulga atrás da orelha. Enfim.
181 misseis balísticos lançados em Israel.. E ate o Hesbolah matou mais israelense com fuzis na fronteira…
Ou a defesa aerea de Israel beira o impenetrável… Ou falta pontaria nos misseis iranianos !
Mas a questão procede… Essa defesa aerea é muito cara… E o “Iron beam” (Defesa a laser) ainda não esta pronto. Ate onde Israel aguentaria é uma incógnita.
Os iraquianos já falam abertamente que não querem os EUA por lá, o acordo de retirada já está vigente e o plano é retirar todas as tropas até o próximo ano, é bem improvável que o Iraque se meta nessa e levaria a uma escalada bem maior. O mais provável seria que Israel faça o que faz de melhor: Ignorar a soberania dos outros países e atacar por meio do Iraque sem permissão, mas duvido muito que os F-35 tenham alcance pra isso e os F-15 teriam chance maior de ser derrubados. Quanto aos números do arsenal ou precisão é… Read more »
Uma pena tantos civis mortos.
Infelizmente aqueles que dizem defendê-los e que deveriam ter empatia por eles mas que consideram o martírio de inocentes uma arma eficaz de chegar aos resultados pretendidos não têm e os colocam na linha de tiro. Corresponsável é o governo Libanês que permite que bunkers sejam construídos embaixo de prédios residenciais e que foguetes sejam lançados de áreas habitadas por civis.
Israel, o país atacado é que não deve demonstrar empatia sob pena de mostrar fraqueza porque assim estará cavando sua própria sepultura.
Seu sentimento de pesar reverbera no inferno de tão verdadeiro que é ..rs.
Um absurdo você achar legítimo as ações do Hamas no dia 07 de outubro de 2023.
Qualquer um sabe.. Que aquela terra sempre foi de Israel…
A própria religião muçulmana surgiu muitos séculos depois.
A religião muçulmana prevê morte a qquer um que não se converter… Destruir o berço do (forte) cristianismo e do primo judaísmo, evidentemente seria a prioridade.
Planos encontrados com o Estado Islâmico… Previam invasão ate ao Brasil… Logo após a Europa !
Eu entendo a fascinaçao em ser do contra, em tentar aparecer e se sentir importante..
Mas espero que você saiba que o sonho destes extremistas é exterminar até você.. Por não ser islâmico !
Planos encontrados com o Estado Islâmico… Previam a invasão na Europa… Depois América do Sul… Com decapitação, a quem não se converter… Conforme prega o islã !
A propósito conhece história ? Como aquele tal de Jesus? Israel é o dono daquela terra… Ate a religião islamica surgiu muitos séculos depois.
Vai estudar a história da região depois discutimos…
Foi exatamente o que eu fiz…
O que me chama atenção… É ver ate os nossos governantes criticarem Israel…
Mas ninguém fala desses covardes extremistas, que atiram e depois se escondem no meio da população.
Será que é exatamente Israel que esta matando mulheres e crianças ? Que escolha possuem ? Assistir a chuva de foguetes em seu território da cadeira da varanda ?
O Irã ataca e depois avisa… “Ja acabamos, ta? Mas se vocês retaliarem, vamos lançar mais”
No meu tempo… Isso significava “medo”…
Os ataques no Líbano continuam, e estão mais fortes… Sem nenhuma ação iraniana.
Evidentemente… Foi só para Hesbolah e Hamas verem e acreditarem que terão apoio.
O F-35 só poder carregar o JASSM em hardpoint externo, ai ele perde a característica stealth completa, creio que o ideal seria um caça bombardeiro, ou um bombardeiro estratégico de quinta geração mesmo.
Iran,
O JASSM de menor alcance tem 400 km de alcance. Fora do alcance de qualquer sistema defensivo.
Iran,
Só pra você ter uma ideia o F-35 americano pode levar 3 mísseis de longo alcance nas baias internas numa configuração steatlh full: o AARGM-ER (300 a 400 km), o SiAW (300 a 400 km ) e o subsônico JSM (550)
Mesmo sem reabastecimento e sem tanques stealths furtivos (que os israelenses têm), só com combustível interno, o F-35A com 1100 km de raio de ataque pode atingir Teerã com mísseis internos sem ser detectado praticamente se mantendo fora do Irã ou penetrando muito pouco.
Claro que um F-35A com mísseis JASSM-ER de 1000 km de alcance ainda precisaria entrar no Iraque se quiser atingir alvos no coração do Irã e poderia ter a sua discrição comprometida mas ainda assim ele conseguiria fazê-lo sem ser importunado a depender de um planejamento de missão preciso. O próprio JASSM é um míssil furtivo nível VLO (muito baixa observabilidade) e com certeza seu cabide tem alguma capacidade furtiva. O incremento do RCS não deve comprometer tanto tendo em vista uma missão reta de ida e volta. Por exemplo, um voo de 700 km sobre o Iraque levaria cerca… Read more »
Quais mísseis de cruzeiro Israel opera para poder realizar uma missão dessa?
Israel não tem mísseis JASSM. Eu fiz um comentário baseado numa hipótese e na tecnologia possível a Israel hoje já que eles têm F-35A e podem facilmente receber mísseis JASSM do estoque americano, assim como os Ucranianos recebem mísseis que inclusive foram adaptados para serem lançados de caças da URSS.
Nisso Israel vai gastar 300% do PIB por ano, rs. Só vejo 3 soluções para Israel: 1 – Realizar um ataque tão devastador que vai desencorajar os iranianos de contra-atacar; 2 – Desescalar o conflito e aceitar a “derrota” no caso dos mísseis iranianos; 2 – Ou realizar um ataque meia boca e sofrer a próxima saraivada de mísseis. Basta olhar o mapa de Israel. Não tem muito pra onde correr. Talvez a população consiga se esconder em bunkers, mas se um ataque com 180 mísseis sobrecarregou as defesas e passaram vários, uma saraivada com uns 500 + drones (o… Read more »
Você concorda que nesse caso é legítimo Israel atacar nuclearmete o Irã?
Eu ainda tenho dúvidas sobre isso.
Abriria precedente para ogivas caírem em Tel Aviv. Quantas megatons são necessárias para tornar israel inabitável? E Quantos seriam necessários para inviabilizar o Irã? Não acredito que o Irã tenha bomba nuclear no momento. Contudo, isso não parece estar longe de ocorrer.
Pois é! Tomara que a coisa não escale para esse nível.
E sem contar com a variável,química e biológica, e a usina nuclear no deserto do Negv? Que fica colado aos grandes centros.
A base atacada fica ao “lado” do reator nuclear de Israel.
Todos perdem e destruição mútua simples assim.
Bosco, em teoria Israel já esteve prestes a ser aniquilado e não utilizou armas nucleares. Eu acho desnecessário viu, Bosco.
Talvez se tivessem maneirado a mão com tantas baixas civis em Gaza e agora no Líbano, não estariam nessa situação. Israel conta com a ajuda irrestrita dos EUA, então eles se permitem esses exageros.
O caminho de Israel é (no meu ponto de vista), a conciliação. O maior exemplo é a paz que Israel encontrou com o Egito.
Acho perigoso Israel escalar com armas nucleares, porque o Irã pode retaliar da mesma forma, e poucos artefatos são suficientes para fazer Israel deixar de existir como país por conta da limitação geográfica, já o Irã é grande e muito montanhoso, isso poderia minimizar os efeitos das armas israelenses, inclusive.
irã nao tem arma nuclear
Só 31 chegaram, ou seja sistema funcionou perfeitamente, mas na cabeça de alguns o sistem tem que derrubar todos, a questão agora é que Israel antes de atacar o Irã deveria aumentar o numero de baterias contra BMs, e também fazer o uso de seus proprios BMs para ajudar na infiltração do F35 além de aumentar o dano ao país
A doutrina de utilização desses mísseis por parte do Irã é horrível. Eles gastam mísseis de forma completamente irracional , igual seus “cafetões” russos fazem na Ucrânia. Devem ter elaborado a doutrina juntos . Quer dizer, a doutrina é “ruim” porque é o que eles têm. Enchem um tubo de metal com propelente , uma bomba na ponta , põem fogo no pavio e seja o que Deus quiser. Não dá pra fazer muita coisa não. A função é causar terror porque pode cair em qualquer lugar e desgastar o sistema defensivo, já que mísseis interceptadores pra funcionar precisam ser… Read more »
Mas a doutrina de sobrecarregar os sistemas de defesa com misseis ,foguetes e drones baratos ,têm se mostrado muito eficiente,o defensor gasta recursos caros ( alguns milhões $) para parar foguetinho barato ( alguns milhares $ quando muito), Israel deverial fazer isso com o Irã, e logo depois mandar o cirurgico, têm que fazer eles queimarem os misseis de defesa deles….
Mas isso pra funcionar seria a longuíssimo prazo e desde que não houvesse um revide. Ainda que Israel não se defenda e só utilize do sistema de alerta e dos abrigos e da dispersão de suas aeronaves e que os “3000” caiam em cidades, o que isso irá afetar Israel? Já foi 10% dessas 3000 sem nenhum resultado prático. Claro, gastou-se mísseis interceptadores de alto custo mas numa quantidade pequena porque muitos mísseis balísticos sequer chegaram. Caíram no Iraque e Jordânia. Outros explodiram na “partida” . Muito foram rastreados e ignorados por não representarem risco. Alguns poucos tiveram sucesso ,… Read more »
Caro Bosco, porque os mísseis do Irã tem um guiamento tão horrível? Praticamente só dois mísseis acertaram alguma coisa (que nem tinham tanto valor), os mísseis de potências como EUA, França, Rússia etc são guiados por satélites? Seria essa a diferença?
Outra dúvida é porq os EUA manterão apenas 150 Dark Eagle, eu compreendo que são extremamente eficientes, e possivelmente 150 Dark Eagle representem 150 alvos inimigos atingidos como precisão, mas numa guerra contra Rússia ou China, por exemplo, 150 alvos atingidos por ogivas convencionais não são grande coisa.
Iran, Porque não existe almoço grátis. rsss Não dá pra fazer “milhares” de mísseis de qualidade com tecnologia de ponta. A imensa maioria dos mísseis balísticos de médio alcance do Irã são de velhos mísseis de combustível líquido com veículos de reentrada balísticos e com sistemas de controle de atitude de qualidade duvidosa. Os dotados de veículos manobráveis (MaRVs) e de veículos planadores hipersônicos (HGVs) é mínima. Quanto à utilização do Dark Eagle é porque o exército americano estará lidando com alvos em todos os alcances e de todos os tipos que serão engajados desde pelo sistema HIMARS/MLRS cobrindo o… Read more »
O custo estimado de cada míssil balístico que chega a Israel , por baixo e levando-se em conta os mais antigos, é de 200.000 a 300.000 dólares. Se formos fazer uma conta de padaria foram gastos até agora só em balísticos no mínimo um total de 60 milhões de dólares. Parece pouco mas 60 milhões de dólares para matar um cidadão não israelense e danificar um hangar (que claro, pode ter um caça dentro). É muita grana pra pouco resultado. Não é à toa que o Irã emprega seus agentes terroristas para matar civis inocentes porque com mísseis balísticos eles… Read more »
O certo mesmo pelo que você vomita …sic..digita .. são EUA*/Israel … despejarem bombas GBU-39, GBU-31/32 em cima de civis … de “forma cirúrgica” claro…mulheres e crianças em 1º lugar.
*se fornece a arma para o crime de guerra é participe.
Vamos falar de você ser a favor dos terroristas decapitarem bebês israelenses .
Hamas e Hezbollah fazem isso, só não conseguem matar ninguém pq Iarael se protege, cadê a tua ira contra esses grupos?
Só pode estar de brincadeira né? Da pra ver claramente nas filmagens dos próprios Isrselenses todos os mísseis caindo exatamente no mesmo raio de ataque… dizer que eles “torcem pra cair em algum lugar” é no mínimo um desdém descabido. Lembrando que são mísseis balísticos, não de cruzeiro, não focam um ataque cirúrgico, mas sim na destruição de uma área, quando armados com a ogiva correta. Os caras evoluíram muito em pouco tempo, precisamos reconhecer o feito e nos espelhar. O Brasil não tem nada nem remotamente parecido tecnologicamente falando. Desistimos do nosso projeto de lançador orbital a uns 20… Read more »
Diego, Não me baseei em imagens de celulares e sim nas imagens de satélites. Aos iranianos é que cabem provar suas alegações. Quanto à diferença entre míssil balístico e de cruzeiro relativo à precisão, os iranianos alegam ter mísseis balísticos dotados de veículos de reentrada manobráveis MaRVs) e veículos planadores hipersônicos (HGVs) que têm precisão comparável ou bem próximo a de um míssil de cruzeiro guiado por sistema inercial e satélite. Quanto a reconhecer o feito dos iranianos , sem dúvida eles merecem meu respeito em relação à sua expertize intelectual e tecnológica mas merecem o meu desprezo pelo apoio,… Read more »
Parece que Israel tá com medo de mandar uma saraivada de misseis de volta, demorando essa resposta a altura.
a última “retaliação” foi uma piada.
Eu acho mais engraçado é o Irã utilizar 300 mísseis balísticos (peso somado de 6000 toneladas de armas dispensadas) contra Israel pra no final matar um palestino e fazer um buraco num hangar.
Eles produzem, então queima os estão perto da “validade”. Se fossem importadores não seriam loucos de queimar uma quantidade desse tamanho. Foi um disparo que se juntar todos os árabes e Israel junto não tem essa quantidade no estoque.
Prazo de validade? Tem isso lá?
O F-14 você tem ideia de quanto é que vence?
Por isso que não funciona. Não tem doutrina. O lançamento de mísseis visa causar terror. Não está inserido num contexto maior. O correto seria eles utilizarem o que têm de melhor com toda a força e atacar por terra , destruindo as bases aéreas e mirando os centros de defesa e decapitando o comando político e a capacidade de comando e controle. Aí sim seria uma força coordenada, multidomínio, avassaladora. Mas ficam nesse chove não molha utilizando seus proxys terroristas e toda a mídia antiocidental inserida dentro do Ocidente há décadas , com medo de Israel mandar meia dúzia de… Read more »
Terror seria atacar áreas civis visando causar morte , sofrimento… tipo Gaza, Líbano.
Hipocrisia = Fingimento moral.
Eu não sou como você que apoia os métodos terroristas do Hamas e cobra civilidade dos israelenses.
EDITADO
ESSA DISCUSSÃO ACABA AQUI E AGORA.
DEMAIS COMENTÁRIOS SERÃO APAGADOS.
O AVISO VALE PARA TODOS.
aonde se esta querendo chegar repetindo isso ou se esta lendo isso de alguma cartilha que mandaram vc ler
Foi apenas um aviso.
Israel não tem os meios de contra-ataque imediato contra o Irã.
Duvido até que irão contra-atacar diretamente. O mais provável é realizar operações de infiltração , de baixa intensidade, e continuar a atacar seus “cães de guerra” no Líbano e na Síria.
Irã tem uma vantagem que Israel não tem, produção própria de mísseis balísticos. Irã não foi tolo de mirar áreas civis mirou alvos militares.
Se o estoque iraniano realmente for 3000 unidades, ainda tem 2,800 unidades balística para queimar, fora os drones e mísseis de cruzeiro para saturar o espaço aéreo.
Por enquanto a IDF está descontando a humilhação sofrida pelo Irã em cima de civis no Líbano, porquê até a ação terrestre está sendo um fiasco.
Israel tem mísseis balísticos próprios, já ouviu falar dos Jericho? A questão é que é melhor não vê-los em ação visto serem desenvolvidos como portadores de artefatos nucleares.
A grande humilhação da IDF, uns buracos na cidade, um hangar destruído, e um palestino morto, kkkkkkkkk
O comandnate lá falando que Israel perdeu 20 f-35 kkk
E a operação terrestre da IDF ,está sendo um fiasco.
O pessoal lá na Palestina e no Libano discorda de vc …
Sim os civis que está pagando pelo fracasso da IDF no solo.
Ainda que seja isso é sinal que os terroristas falharam e os israelenses estão ganhando.
Se o objetivo dos terroristas é defender os civis inocentes e assegurar-lhes uma região onde não existam judeus e eles sejam livres da opressão sionista e não estão conseguindo já que a morte dos civis inocentes é de dezenas de milhares é sinal que eles , os terroristas, estão falhando e que a operação deles que já faz 1 ano foi um completo fiasco.
O objetivo dos terroristas (rectius: de seu sugar daddy iraniano) é afastar o estabelecimento de relações diplomáticas entre Israel e Arábia Saudita, para que o Irã não precise enfrentar uma coalizão de dois inimigos seus, enquanto avança em seu programa nuclear.
Que seja!
Mas o discurso é bonitinho. Humanitário. Em defesa da causa e do povo palestino pra ficar bonitinho na ONU.
Interessante que quando o alvo são civis israelenses e o “Iron Dome” falha e civis israelenses morrem vcs fazem troça e dizem que a IDF falhou mas quando palestinos inocentes morrem por conta de Israel atacar terroristas vocês não consideram falha dos terroristas em defender os civis que alegam defender e sim fiasco dos israelenses.
Ou seja, no fundo vocês sabem que o objetivo dos terroristas não é proteger os civis ou defender a causa palestina mas tão somente utilizarem isso como propaganda enganosa e que vocês absorvem tranquila e deliberadamente.
Com os vídeos disponíveis, fica um tanto complicado emplacar a narrativa de danos irrisórios, sistema de defesa funcionou, a maioria interceptado, 99%, imprecisos etc… Fato concreto é o que teria acontecido se os persas continuassem sem apertar o botão stop, com 5x a carga aplicada. As bases poderiam ficar totalmente inoperantes, o que deixa Israel numa situação bem delicada, apesar da enorme torcida fanática. E essa versão de apenas 3000 mísseis é altamente questionável. Irã é um país gigante, com Força Aérea obsoleta e pequena marinha. A força dissuasória reside na Força de Mísseis. O número deve ser bem maior,… Read more »
Sergio, A “avaliação de danos” é um procedimento padrão na cadeia de destruição que cabe ao atacante. Ele deve demonstrar quais objetivos foram atingidos e quais não. Não cabe ao defensor fazê-lo. A quais “vídeos disponíveis ” você se refere? A avaliação é feita após a conclusão do ataque e por mais pirotécnico que seja o ataque em si só após a poeira baixar é que a avaliação é possível. Os iranianos alegam ter atingido 20 F-35. Baseados em que essa alegação? Fotos de satélites? Espiões? Relatos da mídia israelense? Fotos vazadas de celulares dos cidadãos israelenses ? Escuta eletrônica… Read more »
Vc é o torcedor, até esse momento nenhum um grande dano foi relatado,
Já viram o hospício hoje no mundo da lua? Só maluquices nos títulos dos vídeos
” Morderam a isca”
” Vamos machar em Tel Aviv”
🤣
Ambos os lados são pura propaganda, do outro tem o Farinazzo dizendo que o Irã destruiu 20 F-35I, é até pior.
“Um recente ataque com mísseis balísticos iranianos parece ter sobrecarregado as defesas aéreas de Israel em alguns pontos.”
O autor meteu um “parece”, esse vai ganhar uma bonificação de passador de panos no final do ano! Rsrsrs.
kkkkk essa é a regra aqui para o lado oriental do planeta. Tem sempre um “parece”, “afirmou fulano”, “supostamente” etc. Mas quando o “mundo livre” lança alguma notícia (através de seus vários proxy press) vira afirmação divina.
Comentário inútil
Pela quantidade de mísseis que explodiu um atrás do outro na base aérea Israelense eu achava que a base havia sido imensamente afetada, porém essa foto mostra que praticamente nada foi atingido.
Me fale da ajuda do urso bêbado russo (Irã e Coreia do Norte), não dá conta nem da Ucrânia sozinho quem dirá da otan ou mesmo dos EUA.
Se a guerra que se instalar for de atrito, o soldado alemão, francês e italiano não tem 10% da garra do soldado ucraniano. É fiasco garantido.
Hoje os melhores mercenários parecem ser os poloneses.
Acho quebo Irã vai parar de fornecer armas para a Russia ,por enquanto,por isso os Russos estão pedindo civilidade no Oriente Médio ( parece piada), creio que a Coreia do Norde deve apertar o cinto tb.
Essa foto da Base aérea de Nevatim que eu vi, e como eu disse lá no Forte está operacional, eu vejo que Israel vai ainda degradar a força do Hezbolah e depois cortar de vez as exportações dos Houstis em Ras Isa.
Israel prioriza a defesa de sua população, nenhum país tem tanto abrigos antibombas paraba população e uma população que já esta acostumada a ir para esses abrigos ao menor sinal de ataque. Os danos que o Irã conseguiu fazer são físicos e mesmo assim as bases ainda estão operacionais. Por maior que seja a propaganda iraniana o ataque não um sucesso tão grande como falam.
Senão me engano o próprio Irã tem abrigos em todas as grandes cidades do país, muitos países europeus, Coréia do Sul, etc também.
Uma boa estratégia de defesa de Israel seria parar de ficar caçando briga com todo mundo. =P