Comandante da FAB defende compra de novo avião presidencial após incidente com aeronave de Lula

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Airbus VC-1A - Foto: Alexandro Dias

O comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, afirmou que ainda não há indícios de que o motor do avião presidencial tenha sido atingido por um pássaro no incidente ocorrido após a decolagem na Cidade do México. O problema, identificado como alta vibração em uma das turbinas, forçou o retorno da aeronave ao aeroporto. Técnicos da Cenipa e da empresa Latam estão no México para avaliar a situação da aeronave.

Damasceno defendeu a compra de uma nova aeronave para o presidente Lula, destacando que o atual avião tem 20 anos de uso e que um modelo mais moderno ofereceria maior autonomia e espaço, condizente com o status de uma das maiores economias do mundo. Ele ressaltou que, apesar de seguro, o atual avião não possui sistema de alijamento de combustível, o que forçou a aeronave a voar em círculos para reduzir o peso antes de pousar com segurança.

O incidente ocorreu logo após a decolagem no dia 1º de outubro, quando a aeronave precisou realizar cerca de 50 voltas sobre o território mexicano durante quase cinco horas para esvaziar o tanque de combustível. Lula e sua comitiva embarcaram em um avião reserva e seguiram viagem para Brasília, chegando apenas na manhã do dia seguinte.

Lula demonstrou insatisfação com as condições do voo, relatando falta de comunicação com o Planalto em alguns momentos, devido à ausência de telefone e internet. Damasceno reforçou que a troca de aeronave seria benéfica para garantir mais conforto e eficiência nas viagens presidenciais.

O atual avião, apelidado de “Aerolula”, completará 20 anos em janeiro, e Damasceno lembrou que esteve presente quando a aeronave foi recebida pela FAB. Ele destacou a importância de um avião maior e com melhor autonomia para atender as necessidades de deslocamento do presidente de um país como o Brasil.

FONTE: Folha de São Paulo

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Gustavo

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COMENTÁRIO APAGADO.

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KarlBonfim

Já passou da hora de trocar esse avião, e tem mais eu advogo a compra de dois, um para a reserva. Como era na época dos famosos “sucatinhas” (Boeing 737-200). Não importa quem seja o nosso maior dignatário que vai andar neles…

Allan Lemos

Realmente tem que ser dois, mais acho que não vai adiantar nada se pensarem apenas no conforto e se esquecerem de equipar o avião com contramedidas e uma comunicação decente.

Burgos

Sugestão: Peguem um A 330, e transfiram para essa finalidade, convertam para Avião Presidencial, (Pintem, coloquem os assentos, façam uma sala de reuniões + um Camarote Privativo, Internet 🛜, e TV 📺 via satélite 🛰️.). Garanto , fica mais barato para converter do que comprar novo . É só abrir uma licitação e começar receber as propostas dos concorrentes (Empresas Internacionais inclusive)👍 Obs: Já voei nessa anv de uma empresa Comercial (Rio X USA Charleston,CN) sem escalas, ela tem boa autonomia e achei ela bem confortável, mesmo na econômica. Os Boing 777 tinhas as poltronas estreitas e não reclinavam muito.… Read more »

Burgos

Obs: Charlotte CN , não Charleston desculpe, errei o nome da cidade 🤦‍♂️

Rinaldo Nery

Charleston fica na Carolina do Sul. SC. Onde foi fundado o Supremo Conselho para o Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, em 1801.

Cássio Figueiredo

Justo e perfeito.’.

Rafael Ferreira

Rito Escocês, supremo Grão-Mestre Albert Pike.

O Grande Maçom Maçônico.

JGF

Existem aviões seminovos, já configurados a venda!

Cássio Figueiredo

Perdemos talvez a oportunidade de adquirir aquele 787-8 dreamliner do México, já estava na configuração executiva presidencial pronto para uso e pelos valores citados bem interessantes.

Paulo T.

Olha mas os aviões (Air Force One) da maior economia do mundo tem 33 anos…. Manutenção e atualizações são possíveis e devem ser feitas

Carlos Campos

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COMENTÁRIO APAGADO.

AVISO DOS EDITORES: QUE PARTE DA REGRA SOBRE NÃO USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO VOCÊ NÃO ENTENDEU?

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SUAS TENTATIVAS ANTERIORES JÁ FORAM APAGADAS E SE CONTINUAR VOCÊ SERÁ BLOQUEADO. ESTE NÃO É SEU PRIMEIRO AVISO.

Sensato

Está aeronave sempre foi inadequada desde que foi comprada. Até aí, só há novidade para os desavisados. Por outro lado, já que o GF não libera a grana para a FAB converter os A330 para MRTT, que se use um deles para a função de transportar o PR e sua corte. Quanto a comprar uma nova aeronave ou mesmo converter o A330 para versão VIP, penso ser totalmente injustificável no momento atual e penso ser vergonhoso que o 01 da FAB defenda a ideia.

Fernando Vieira

Eu concordo que essa aeronave sempre foi inadequada. Ele tem perna curta. Se o Brasil ficasse na Europa, seria perfeito, mas dada a localização do Brasil, para voar para a Alemanha por exemplo, precisa de escala. Ela provavelmente foi um caso de “barato que saiu caro” porque, vinte anos atrás, o presidente era o mesmo e sim era necessário comprar outro avião, FHC nem usava mais o 707 depois que teve um incidente de fogo em um motor com o vice Marco Maciel a bordo. Naquela época deveria ter se decidido por um A330 ou um 767 ou chutando o… Read more »

Santamariense

Não tem que tocar nos KC-30 do 2°/2° GT!!! São só 2 e tem muitas missões para cumprir. Se querem A330 para avião presidencial, que comprem mais um e convertam para esse fim, sem mexer na já microscópica frota do 2°/2° GT.

Neto

É necessário uma aeronave com comunicação confiável.
.
Não sei se é suficiente, mas um 190E2 VIP poderia ser mais viável financeiramente?

Franz A. Neeracher

Para vôos dentro do Brasil, a FAB já possue 2 Emb190, que dão conta do recado.

O que a FAB precisa é de uma aeronave de maior porte e alcance; algo como um A330, A350, B787 ou B777.

adriano Madureira

Melhor Airbus, porquê a confiabilidade da Boeing está semelhante a da HAL…

Welington S.

O que me deixa triste é que, infelizmente, a conversão dos dois A-330 para o MRTT, realmente, subiu no telhado e ninguém sabe quando e se teremos a conversão, uma vez que é um processo demorado e há uma fila de espera. Não tenho a menor ideia do avião ideal e mais adequado para o Brasil. Além disso, seria extremamente relevante uma matéria a respeito. Fica a dica aos editores.

Marcos Silva

Demorou nada…

Junior

Tão óbvio. Super oportuno um novo avião presidenciavel.

Maurício

Os kc30 podem fazer transporte presidencial, a conversão em mrtt é mais importante. Quem decidirá é o congresso.

Rinaldo Nery

Sim, com banco de tropa. Aquele de rede.

Sensato

Não são KC. Não reabastecem nada.

Alex Candal

Desculpe mas todos são KC390 pra todos podem ser facilmente convertidos instalando os tanques sobre as asas. A Embraer retirou atualmente a luta K da nomenclatura para exaltar que ele é um multitarefa.

Rinaldo Nery

Tanques “sobre” as asas? Eles são internos, no compartilhamento de carga. “Sob” as asas fixam os pods das mangueiras.

Sensato

Desculpo sim mas não falei de KC390. Falei de A330 que está sendo chamado erroneamente de KC30 uma vez que não é multitarefa sem que seja convertido, logo, não justifica o K da nomenclatura.

Rinaldo Nery

Mais um transatlântico pra transportar a comitiva. Cada uma que leio aqui…

Fábio CDC

Kkkkk, ele está brincando cara, relaxe.

Rinaldo Nery

Não, não entendo nada de avião.

Rinaldo Nery

Você é bem ruim com ironia. Eu e a torcida do Flamengo não entendemos assim.

Rinaldo Nery

Se fizerem isso, em hora inoportuna, esqueçam segundo lote de Gripen e mais KC-390. Inacreditável. E gente aqui defendendo. Como se uma vibração no motor fosse justificativa.

Clésio Luiz

Pois é. Se o motor está ruim, faz manutenção ou troca. Muito mais barato que aeronave nova.

Camargoer.

O que a gente tem lido é que o problema foi mesmo em uma das turbinas… agora, todo mundo está curioso para saber o que aconteceu.. uma ave? algum objeto na pista sugado pela turbina? Ele usa a mesma turbina do KC390, a IAE V2500 considerada muito confiável de de boa manutenção… seria estranho supor que foi um problema de manutenção da turbina…. quem faz a manutenção do avião é a Latam aqui em S.Carlos, que é homologada para fazer a manutenção dos modelos da Airbus… O avião tem quase 20 anos… nem é novo nem é velho… talvez seja… Read more »

Rinaldo Nery

Não sei se revisão de motor é realizada lá ou noutro lugar.

Camargoer.

Pelo que sei, mas posso estar equivocado, a oficina da Latam aqui em S,Carlos só revisa o avião… sei que eles trocam tudo, até o carpete…

Amanhã, se der certo, eu tento apurar isso, mas por causa da eleição vai ser difícil. Na segunda posso tentar com mais chance de acertar.

de qualquer modo, boa eleição amanhã
Que seja segura, bem humorada e curtindo com a família.

Renato

Turbina??

Camargoer.

Se for escrever tudo em termos técnicos, cada comentário vai virar uma bula de remédio.

Guizmo

Idade de avião se mede por ciclos. Esse Aerolula é novo, trocar agora é atender a birra do principal usuário

Camargoer.

Então… o avião tem praticamente 20 anos. Isso eu sei.. As outras coisas não.

Por outro lado, 20 anos é muito tempo para sistemas de comunicação, por exemplo

Como escrevi, 20 anos nem é novo nem é velho… mas talvez seja necessário uma reforma dos sistemas de segurança e comunicação.

sobre a pane na turbina, é uma coisa estranha…

Marcos R

Mesmo porque se forem verificar as horas voadas esse avião embora com 29 anos está praticamente zero em comparação com um de mesmo tempo de uso comercial.

Franz A. Neeracher

O A319 tem agora 20 anos….

Mas com ciclos e horas de vôo relativamente baixos!

Neto

Assim sendo, faz uma mordenizacao de telecom e segue o jogo. Nem da parte ViP precisa. Só aproveita de faz uma limpeza maior.

Marcos R

Sim, foi erro de digitação, quando vi não dava mais para editar.

Franz A. Neeracher

Sem problema….acontece 🙂

Francisco

Ou novo atraso no cronograma de entrega.

Moreira

Querem sucatear as Forças Armadas! Um dia a conta chega. E esta chegando, isso é só o começo. Depois estes caras querem reclamar do que?

Gustavo Leite

É perfeitamente possível atualizar esse avião para que ele alije combustível e tenha melhor comunicação. A vontade de comprar um novo avião presidencial deveria ser melhor analisada diante das necessidades atuais da FAB, mas quando se trata de políticos e a sede de conforto que eles tem sabemos que outro avião presidencial, maior, com mais capacidade de levar apadrinhados políticos do momento e afins vai de fato ser comprado.

Salomon

Uma boa opção, em todos os sentidos, seriam dois Tupolev Tu-95 adaptados para uso VIP.

Salomon

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SUA TENTATIVA ANTERIOR JÁ FOI APAGADA E SE CONTINUAR VOCÊ SERÁ BLOQUEADO.

Marcos R

Na minha opinião uma boa opção seriam passagens em voos comerciais, executivo para o PR E econômico para o resto do povo… Como o restante dos relés mortais faz!

Last edited 2 meses atrás by Marcos R
Camargoer.

O problema é o serviço de comunicação. O avião deve permitir comunicação constante e criptograda com Brasilia.

Marcos R

Hoje QQ avião comercial tem link de comunicação via satélite, basta usar um dispositivo móvel de criptografia ponto a ponto, já existe o sistema de comunicações criptografadas desenvolvido pelas FA que pode ser adaptado com relativa facilidade.

Last edited 2 meses atrás by Marcos R
Rogerio

Sem entrar na discussão se eh adequado ou não:

Um A330 ACJ novo …. Uns 250-300 milhões de dólares. E entrega em 3 anos.

https://www.controller.com/listings/for-sale/airbus/a330/aircraft

Um usado 2012 …. Oferecido a 45 milhões de dólares. A entrega deve ser imediata, mas sempre tem que dar uma garibada .
(uns 6 meses).
Obs: os da FAb são motores trent esse eh CF6.

Allan Lemos

Independentemente do governo, sempre achei que o avião presidencial brasileiro era inadequado por ser pequeno e provavelmente não ter medidas de segurança necessárias para a proteção de um Chefe de Estado(e por consequência a segurança nacional).

Em uma crise, esse avião não pode ser usado como um hub de comando, assim como é feito com o Air Force One, do qual sou muito fã. Em uma situação dessa, de onde o presidente e o vice exerceriam suas funções se não do avião(semelhantemente ao que aconteceu durante o 11/09)? O Brasil deveria pensar mais nesse tipo de contingência.

Marcelo

Mais dinheiro jogado fora . Dinheiro pro gripen não tem.

Carlos

Ótimo, então que os membros da FAB façam uma vaquinha e comprem o avião !

Plinio Jr

Não faz o menor sentido trocar de aeronave agora, este A-319CJ é pouco rodado, se o problema é o motor, simplesmente troca o motor por um novo…. caso a comitiva for maior , frete alguma aeronave comercial … enfim… existem soluções econômicas para a atual situação, mas para variar , politicos adoram faz mal uso do dinheiro público …

Elintoor-_

Não !!!
Arrumem os motores !!!
Precisamos de mais Gripens NG !!!

Camargoer.

Certo.. vamos fazer as contas… o atual custou cerca de US$ 57 milhões em 2004… valeia hoje US$ 92 milhões (estimado pelo Gemini). Um A321neo custa algo como US$ 130 milhões suponha US$ 150 com os arranjos de segurança, comunicação, etc… O valor “padaria” do Gripen E do primeiro lote é algo em torno de US$ 120 milhões… eu estimo que se for feito um aditivo de 25% do primeiro lote para comprar apenas Gripens, cada um deve sair entre US$ 70~US$ 80 mihões… então, por estas estimativas, um novo avião presidencial seria um pouco mais caro do que um… Read more »

Plinio Jr

Vão querer algo maior na faixa de um A-330 ou B-787 para cima, todo executivo (VIP) que vão custar muito mais do que isto que vc propôs , em tempos de orçamentos curtos, é mais um gasto para a FAB arcar que terá impacto em seus programas… e desnecessário , como citei, o A-319CJ é uma aeronave pouco rodada e trocando o motor que deu problema se resolve isto de forma econômica …

Camargoer.

Isso eu não sei… só dá para debater depois de sabermos alguma coisa mais palpável

Raphael

Foi um recado de israel. Se quisessem tinham explodido igual fizeram com os pagers.

Rinaldo Nery

Sim! Um agente do Mossad, usando sombrero e tomando tequila, jogou um parafuso no motor! Como não pensei nisso antes!

Leandro Costa

HAahahahaah boa! Mas sem o sombrero jamais teria funcionado!

Luiz Antonio

como foi depois da “siesta” não era israelense e sim mexicano recrutado pelo Mossad.

Rinaldo Nery

Hahahaha

Camargoer.

Lembrei da bomba da II Guerra que explodiu ao lado de uma pista em um aeroporto no Japão há alguns dias.

Rinaldo Nery

Coisa do Mossad…

Camargoer.

Coisa “da moçada”… da quebrada.

Raphael
737-800RJ

Opa, manutenção não existe?
Não dá pra trocar o que está com defeito?
20 anos pra aeronave, principalmente uma que voa tão pouco em comparação com as das grandes companhias aéreas, é nada!
Mais uma vez as mesmas pessoas irão desrespeitar o dinheiro do pagador de impostos? Dinheiro pra mais Gripen garantir nossa soberania, não tem. Pra avião presidencial essa gente arruma rapidinho…

Bispo de Guerra

É já virou sucatinha 2 …já já apelidam de “O Barraco Voador do Oeste”..rs…

Lembrei de Wicked e a Bruxa Má do Oeste a Elphaba.

Marcos R

Se esse com 20 anos está velho, o que fazemos com os P3?

Camargoer.

A questão levantada foi a pene dos sistemas de comunicação.

A questão da pane na turbina ainda está aberta… se foi um pássaro ou a ingestão de algum objeto seriam situações aleatórias que poderiam ocorrer com qualquer avião… se for problema de manutenção da turbina, seria mais grave…

Esta discussão vai ser importante depois do relatório do CENIPA

Claudio Moreno

Olá senhores camadaras da Trilogia.

Penso que isso só pode ser uma brincadeira antecipada de 01/abril/2025…

A FAB precisando de grana pra receber os seus F39E/F e o oficialato me falando em comprar uma nova aeronave de transpor VIP presidencial?! Não… é só tiração de sarro, só pode!

Sgtº Moreno

Antunes 1980

Deveria comprar um Airbus maior, A350-900.

Felipe

Só acho que ele também deveria falar em publico sobre a situação crítica da nossa Aviação de caça, com poucas entregas do Gripen e apenas 36 comprados até hoje. Uma força aérea que já chegou a ter 120 jatos (16 Mirage III, 48 F-5, 56 AMX) hoje não tem nem metade disso.

Last edited 2 meses atrás by Felipe
Mario

Puxa vida!
Enquanto isso, nossos F-5 chegando há 50 anos de operação!

Rodrigo Silva Carvalho

O Brasil tem dinheiro sobrando pra um novo avião presidencial? Não temos problemas muitos mais sérios pra resolver? O país poderia economizar se não houvesse tantos aviões disponíveis pra político fazer turismo com nossa grana ….

Santana

Um avião praticamente zero vem me falar em comprar outro, governo sem a mínima preocupação com dinheiro público,e só equipar um sistema de alijamento e modernizar o sistema de comunicação e já era

Vinicius

O problema do Brasil é muita política de governo e pouca política de estado. Por mim já deveria fazer parte do planejamento fixo da FAB a substituição das aeronaves de transporte a cada “x” anos. Outro ponto: As aeronaves de transporte deveriam ser preferencialmente da embraer inclusive as aeronaves que transportam os presidentes.

Rinaldo Nery

Não existe isso de “x” anos em aviação. Não é carro. Depende de uma série de fatores: ciclos, custo operacional, sobressalentes no mercado etc.

Eron

Oba, mais um para exposição no MUSAL. KKK

Elvandir maciel

Considerando as horas de vôo da aeronave presidencial 20 anos ainda é novo, seria econômico uma atualização da mesma do que fazer mais gastos que a nação já tem de sobra.

Luciano

A questão de comunicação e internet uma Starlink resolve!

juggerbr

Tem A-380 indo pro desmonte… arrenda um…
Desperdício por desperdício, vamos fazer um que chame a atenção..

Camargoer.

Creio que acabou a era dos quadrimotores.

Rodrigo Júlio

Os novos poderiam ser da Embraer né. Porém acho q a autonomia é bem menor. Me corrijam se eu estiver errado. Essa pintura podia ser mais bonita também…. Se fosse algo parecido com a pintura da azul, ficaria muito bom.

Sivaldo

Sou contra ter que pagar mais essa conta. O avião é novo, basta fazer a manutenção adequada e pronto. Tem muito brasileiro passando fome então faça a manutenção do atual avião e aplique essas centenas de milhões em infraestrutura, educação e tecnologia.

Daniel

Na real, não tem necessidade nenhuma de fazer isso agora. Houve cortes no orçamento da educação, saúde, infraestrutura, segurança pública e até de áreas sociais. Só não houve cortes nas reformas do Palácio do Alvorada, em móveis de luxo, cartão corporativo e viagens. Fora o rombo gigantesco nas contas públicas! Está faltando bom senso e mais empatia com as necessidades e com o bolso dos brasileiros.
Se o avião do presidente da economia mais importante do planeta tem mais de 30 anos, dá para um presidente brasileiro aguentar mais uns 10 ou 12 anos.

Camargoer.

Olá. Apenas uma correção. Cortes são reduções do orçamento definitivas. Outra coisa são estes contingenciamentos em função da lei de responsabilidade fiscal. Toda vez que a receita tributária é menor que a planejada no orçamento, a lei obriga um contingenciamento até que a receita volta aos valores estimados ou os supere.

Como a receita tributária é sazonal, podendo aumentar ou diminuir mês a mẽs em função do desemprenho da econômica, é comum que ocorram estes contingenciamentos todos os anos. Isso ocoreu neste governo, no anterior, no antrior ao anterior.. desde a promulgação da lei de responsabilidade fiscal.

Ander

Compra mais dois A330 usados um para presidência e mais uma para FAB, a FAB fica com total de 03, convertendo 02 para KC, dessa forma fica tudo padronizado e mais barato manter.

Tuxedo

Ele n quer, ele só quer avião de luxo pra ele

Tuxedo

Comprar Gripen ele n quer, reforçar a nossa defesa aeronaval ele tbm n quer, agora, avião de luxo ele quer…

Ricardo Neto

Eles mesmo(molusco e fab) compraram errado a vinte anos atrás. Sempre achei, ontem e hoje, que um Boeing 767-200ER que tem 12.000km de alcance estava de bom tamanho para presidência.

Tuxedo

Este jato pra época estava ótimo, já para os parâmetros atuais um Airbus A330 seria interessante.

Porém, comprar Caças F-39 Gripen ele n quer, reforçar a nossa defesa aeronaval ele tbm n quer, agora, avião de luxo ele quer…