Airbus VC-1A - Foto: Alexandro Dias

O comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, afirmou que ainda não há indícios de que o motor do avião presidencial tenha sido atingido por um pássaro no incidente ocorrido após a decolagem na Cidade do México. O problema, identificado como alta vibração em uma das turbinas, forçou o retorno da aeronave ao aeroporto. Técnicos da Cenipa e da empresa Latam estão no México para avaliar a situação da aeronave.

Damasceno defendeu a compra de uma nova aeronave para o presidente Lula, destacando que o atual avião tem 20 anos de uso e que um modelo mais moderno ofereceria maior autonomia e espaço, condizente com o status de uma das maiores economias do mundo. Ele ressaltou que, apesar de seguro, o atual avião não possui sistema de alijamento de combustível, o que forçou a aeronave a voar em círculos para reduzir o peso antes de pousar com segurança.

O incidente ocorreu logo após a decolagem no dia 1º de outubro, quando a aeronave precisou realizar cerca de 50 voltas sobre o território mexicano durante quase cinco horas para esvaziar o tanque de combustível. Lula e sua comitiva embarcaram em um avião reserva e seguiram viagem para Brasília, chegando apenas na manhã do dia seguinte.

Lula demonstrou insatisfação com as condições do voo, relatando falta de comunicação com o Planalto em alguns momentos, devido à ausência de telefone e internet. Damasceno reforçou que a troca de aeronave seria benéfica para garantir mais conforto e eficiência nas viagens presidenciais.

O atual avião, apelidado de “Aerolula”, completará 20 anos em janeiro, e Damasceno lembrou que esteve presente quando a aeronave foi recebida pela FAB. Ele destacou a importância de um avião maior e com melhor autonomia para atender as necessidades de deslocamento do presidente de um país como o Brasil.

FONTE: Folha de São Paulo

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Gustavo

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COMENTÁRIO APAGADO.

AVISO DOS EDITORES A TODOS:

COMENTÁRIOS COM PROSELITISMO POLÍTICO (E TANTO FAZ O LADO QUE O COMENTARISTA DEFENDA OU ATAQUE) SERÃO APAGADOS NA ÍNTEGRA E SEM MAIS AVISOS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

KarlBonfim

Já passou da hora de trocar esse avião, e tem mais eu advogo a compra de dois, um para a reserva. Como era na época dos famosos “sucatinhas” (Boeing 737-200). Não importa quem seja o nosso maior dignatário que vai andar neles…

Allan Lemos

Realmente tem que ser dois, mais acho que não vai adiantar nada se pensarem apenas no conforto e se esquecerem de equipar o avião com contramedidas e uma comunicação decente.

Paulo T.

Olha mas os aviões (Air Force One) da maior economia do mundo tem 33 anos…. Manutenção e atualizações são possíveis e devem ser feitas

Carlos Campos

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COMENTÁRIO APAGADO.

AVISO DOS EDITORES: QUE PARTE DA REGRA SOBRE NÃO USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO VOCÊ NÃO ENTENDEU?

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

SUAS TENTATIVAS ANTERIORES JÁ FORAM APAGADAS E SE CONTINUAR VOCÊ SERÁ BLOQUEADO. ESTE NÃO É SEU PRIMEIRO AVISO.

Sensato

Está aeronave sempre foi inadequada desde que foi comprada. Até aí, só há novidade para os desavisados. Por outro lado, já que o GF não libera a grana para a FAB converter os A330 para MRTT, que se use um deles para a função de transportar o PR e sua corte. Quanto a comprar uma nova aeronave ou mesmo converter o A330 para versão VIP, penso ser totalmente injustificável no momento atual e penso ser vergonhoso que o 01 da FAB defenda a ideia.

Fernando Vieira

Eu concordo que essa aeronave sempre foi inadequada. Ele tem perna curta. Se o Brasil ficasse na Europa, seria perfeito, mas dada a localização do Brasil, para voar para a Alemanha por exemplo, precisa de escala. Ela provavelmente foi um caso de “barato que saiu caro” porque, vinte anos atrás, o presidente era o mesmo e sim era necessário comprar outro avião, FHC nem usava mais o 707 depois que teve um incidente de fogo em um motor com o vice Marco Maciel a bordo. Naquela época deveria ter se decidido por um A330 ou um 767 ou chutando o… Read more »

Neto

É necessário uma aeronave com comunicação confiável.
.
Não sei se é suficiente, mas um 190E2 VIP poderia ser mais viável financeiramente?

Franz A. Neeracher

Para vôos dentro do Brasil, a FAB já possue 2 Emb190, que dão conta do recado.

O que a FAB precisa é de uma aeronave de maior porte e alcance; algo como um A330, A350, B787 ou B777.

Roberto Fabiano Santana

Um Airbus ACJ 350.
Um Boeing BBJ 787 de reserva (diferente para não sofrer embargo no meio da viagem).
Um cargueiro Aitrbus A400M transportando um helicóptero Merlin e dois automóveis Rolls Royce Phantom blindados.
Um cargueiro Aitrbus A400M transportando um helicóptero Merlin e dois automóveis Rolls Royce Phantom blindados. (não repeti, é o reserva).

Rinaldo Nery

Mais um transatlântico pra transportar a comitiva. Cada uma que leio aqui…

Welington S.

O que me deixa triste é que, infelizmente, a conversão dos dois A-330 para o MRTT, realmente, subiu no telhado e ninguém sabe quando e se teremos a conversão, uma vez que é um processo demorado e há uma fila de espera. Não tenho a menor ideia do avião ideal e mais adequado para o Brasil. Além disso, seria extremamente relevante uma matéria a respeito. Fica a dica aos editores.

Marcos Silva

Demorou nada…

Junior

Tão óbvio. Super oportuno um novo avião presidenciavel.

Maurício

Os kc30 podem fazer transporte presidencial, a conversão em mrtt é mais importante. Quem decidirá é o congresso.

Rinaldo Nery

Sim, com banco de tropa. Aquele de rede.

Rinaldo Nery

Se fizerem isso, em hora inoportuna, esqueçam segundo lote de Gripen e mais KC-390. Inacreditável. E gente aqui defendendo. Como se uma vibração no motor fosse justificativa.

Clésio Luiz

Pois é. Se o motor está ruim, faz manutenção ou troca. Muito mais barato que aeronave nova.

Moreira

Querem sucatear as Forças Armadas! Um dia a conta chega. E esta chegando, isso é só o começo. Depois estes caras querem reclamar do que?

Gustavo Leite

É perfeitamente possível atualizar esse avião para que ele alije combustível e tenha melhor comunicação. A vontade de comprar um novo avião presidencial deveria ser melhor analisada diante das necessidades atuais da FAB, mas quando se trata de políticos e a sede de conforto que eles tem sabemos que outro avião presidencial, maior, com mais capacidade de levar apadrinhados políticos do momento e afins vai de fato ser comprado.

Salomon

Uma boa opção, em todos os sentidos, seriam dois Tupolev Tu-95 adaptados para uso VIP.

Rogerio

Sem entrar na discussão se eh adequado ou não:

Um A330 ACJ novo …. Uns 250-300 milhões de dólares. E entrega em 3 anos.

https://www.controller.com/listings/for-sale/airbus/a330/aircraft

Um usado 2012 …. Oferecido a 45 milhões de dólares. A entrega deve ser imediata, mas sempre tem que dar uma garibada .
(uns 6 meses).
Obs: os da FAb são motores trent esse eh CF6.

Allan Lemos

Independentemente do governo, sempre achei que o avião presidencial brasileiro era inadequado por ser pequeno e provavelmente não ter medidas de segurança necessárias para a proteção de um Chefe de Estado(e por consequência a segurança nacional).

Em uma crise, esse avião não pode ser usado como um hub de comando, assim como é feito com o Air Force One, do qual sou muito fã. Em uma situação dessa, de onde o presidente e o vice exerceriam suas funções se não do avião(semelhantemente ao que aconteceu durante o 11/09)? O Brasil deveria pensar mais nesse tipo de contingência.