Caças Gripen da Força Aérea Sueca participam do exercício Ramstein Flag 24 da OTAN

9

As aeronaves JAS 39 Gripen da Força Aérea Sueca, sob o conceito de base única, fazem sua estreia na série de exercícios First Ramstein Flag, marcando seu primeiro exercício da OTAN como membro da Aliaça em um ambiente multidomínio.

De 30 de setembro a 11 de outubro de 2024, o exercício “Ramstein Flag 24” está sendo realizado na Base Aérea de Andravida, com a participação da maioria dos Aliados da OTAN.

É um exercício de alto nível projetado para aprimorar as capacidades de tomada de decisões táticas das Forças Conjuntas da OTAN em um ambiente operacional complexo e dinâmico, com o objetivo principal de aprimorar a cooperação, a interoperabilidade entre os membros da OTAN, demonstrando sua determinação, comprometimento e capacidade.

O exercício envolve aeronaves de 4ª e 5ª geração, incluindo o F-35, F-16V, Rafale e outras plataformas.

FOTOS: Força Aérea da Grécia

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mr. White

Voce esta se referindo as mulheres oficiais ou realmente dos avioes? Um amigo que perguntou.

Abracos.

Emmanuel

Amassa eles Gripão.

Orphel

Há 160km F-35: “Eu tô te vendo Gripen” kkkk

Felipe

E nada de novidades sobre o aditivo do Gripen…

Inka

Es un comentario poco popular, pero los Grippen son cazas de inferioridad en todo sentido(Motor, Aviónica,capacidad de vuelo de larga distancia y de carga de misiles y bombas ), frente a un F15, Eurofighter y Rafale no tiene nada que hacer, está al nivel de un F16, con la diferencia que el F16 tiene experiencia en combate real, el Grippen cero de experiencia. Suecia al ser un país pequeño no tiene el peso geopolítico como para competir con los otros países que venden cazas de combate.

Felipe

Basta ver os relatos dos pilotos e os resultados mundo afora em exercícios para concluir que o Gripen é um caça muito subestimado só por ter um origem em um país que não é uma grande potência. O Gripen E/F deve nada em avionica para o Rafale , Typhoon, e outros de geração 4.5, e tem vantagens como custo menor de manutenção e hor de voo, além de um RCS menor frente aos radares inimigos.

Inka

El Gripen al no tener ninguna experiencia en combate real todo se reduce a supuestos, dicen que son cazas de “primer nivel”, lo comparan con otros cazas que si demostraron su valía en el campo de batalla. El Gripen en un caza para países del tercer mundo, por eso ningún país del primer mundo lo adquiere, ni los árabes lo adquieren, van por lo seguro un Rafale , si son aliados de Usa van por el F 35 en sus distintas versiones. Suecia no fabrica el motor y turbina, si los americanos e ingleses no proveen, ese caza no tiene… Read more »

Felipe

Sim , o Gripen carrega menos bombas e combustível, é um caça menor, mas muito parecido com o F-16 que foi lambido por décadas. Como no Brasil sua principal missão será defensiva (interceptação) não vejo problema em carregar menos que um F-18 ou Rafale. Aliás nem temos dinheiro para equipar qualquer caça com muita coisa, mas sim o mínimo.

Last edited 1 mês atrás by Felipe
Inka

Es una opinión de un ciudadano conformista. Brasil es un país con un territorio extenso por lo tanto necesitaba un caza potente y de primer nivel para atacar y defender. Suecia fabrica el Gripen viendo que tienen un territorio pequeño, tiene la extensión menos del tamaño de Paraguay.