IMAGENS: Avião chinês Y-20B MRTT com motores WS-20
O Y-20B MRTT (Multi-Role Tanker Transport) é a versão mais avançada e especializada da aeronave de transporte estratégico Y-20 desenvolvida pela China. Projetado pela Xi’an Aircraft Industrial Corporation e operado pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF), o Y-20B MRTT, dotado de motores turbofan chineses WS-20, foi modificado para atuar principalmente como um reabastecedor aéreo, capaz de prolongar o alcance e a autonomia de operações de caças e bombardeiros, além de manter a capacidade de transporte de carga e tropas.
Considerando o tamanho relativamente pequeno da frota de aviões-tanque da PLAAF (cerca de 20 Y-20A nos últimos 3 anos), a produção em massa subsequente do Y-20B provavelmente expandirá rapidamente a frota de aviões-tanque em pouco tempo, visto que espera-se que o Y-20B substitua o Y-20A na produção. Os aviões-tanque possibilitarão às aeronaves de combate da PLAAF um longo alcance, mobilidade entre teatros e grande autonomia, com imenso impacto estratégico.
Talvez ter 1-2 aeronaves de grande porte poderia ser oportuno para a FAB…
Essa aeronave tem dimensões similares ao C-17 GLOBEMASTER mas seu valor de mercado é um pouco menor…
As vezes é bom ter uma aeronave de tamanho superior em seu inventário.
A FAB não consegue nem manter as compras do C-390…
E pelo visto, vai ter que arrumar verba para o novo avião presidencial, espero que não afete mais ainda o Gripen.
Pode ter certeza que entre o Gripen e o avião presidencial, irão comprar Gripen.
Só que não.
Tenho a mesma certeza !!!
Abraços
Tem que tomar cuidado pra não ter o comentário rifado, mas esse assunto do novo avião já havia sido superado dado o absurdo da ideia que provocou reação negativa até mesmo na mídia amestrada.
Mas para desgraça do contribuinte brasileiro me ocorre esse incidente no México acendendo o fogo novamente.
Ao que parece houve histeria depois do pouso.
Calculada, é claro.
Eu postei realmetne com receio, mas acho que esta matéria estará logo no poder aéreo.
Abraços
O pior disso é que os aviões presidenciais (são 3) são praticamente novos, nenhum deles tem mais que 15 anos de uso.
O A319 já tem 20 anos….mas isso não significa muita coisa!
Sim, mas com baixa rodagem se comparado aos que foram fabricados e foram para as companhias aéreas pelo mundo .
Com certeza. Ainda tem DC3 voando mundo afora…
em vez do c390 vamos ter estes maravilhosos avioes chineses, abaixo a embraer um viva ! para a china. quem é chinaboys aqui? legal né, meu sonho é viver em beijing
Não,isso eu sei, só estou dizendo que um cargueiro grande para complementar um médio, como é normal em algumas forças aéreas, seria oportuno…
Problema econômico para adquirir sei que há…
concordo com vc
Se a FAB fosse comprar um avião desse porte seria C-17 do deserto via FMS.
Pelo que me consta, não há nenhum C-17 no deserto ou retirado de serviço.
Então quando for será do interesse da FAB.
Ainda vão voar por muitos anos.
Interessante é por qual modelo a USAF irá substituir os C-5 e mais tarde os C-17!!
Para de insistir.
C-17 ainda não tem substituto.
E a linha de produção fechada.
Quando tiver um substituto os que estiverem em condições boas irão para “aliados” interessados.
E, estranhamente, nenhum programa para desenvolver um substituto.
Tem C-5, inclusive naquela cor verde da FAB.
Sim, C-5 armazenado no deserto tem; mas não seria (na minha opinião) uma boa idéia a FAB adquirir alguns.
São aviões já muito velhos, em péssimo estado e já parados há muitos anos.
Custo operacional e manutenção altíssimos….fora da nossa realidade….não é sem motivo que nenhuma força aérea além dos EUA opera o C-5.
Antes de C-5, a FAB precisa de várias outras coisas.
Que seria interessante ter um vetor deste porte na FAB , sim seria, mas concordo contigo, a FAB tem outras prioridades urgentes, antes de pensar em algo deste porte, poderia perfeitamente , por exemplo, elevar os C-30 para KC-330 MRTT.
então você acha mais vantajoso um Made in Desert do que um saindo de fábrica?
Chega de coisa usada, essa cultura de comprar lasanha, resto de rico…
2 C-5 Galaxy do deserto ja seria suficiente para a FAB.
Enquanto FAB, EB e MB continuarem mantendo em Washington-DC, Comissão Aeronautica, Comissão militar e Comissão naval, essas excrescências, curiosamente até hoje fora do alcance da indignação geral. pois é o que mereceriam , o escrutínio de quem paga a conta dessa auto-humilhacao, esqueça qualquer material de origem chinesa aqui.
Seja o bonitão aí ou um buscape de São Nanquim.
Ate que fim Apareceu alguem com coragem para dizer a verdade.
“essas excrescências, curiosamente até hoje fora do alcance da indignação geral.”
O grosso dos programas militares Br envolvem TOT e parceiros de origem europeia majoritariamente.
Escrevendo assim, até parece que o EB escolheu HMV ao invés de LMV, a FAB pegou AH-1W ao invés dos Mi-35M, e a MB as OHP ao invés do programa das fragatas Tamandaré quase na década passada…
Filho, essas comissões existem para gerenciar e realizar COMPRAS no território norte americano. E, desde a Segunda Guerra Mundial, nós (as 3 Forças) compramos MUITA coisa lá. Desde parafusos até aviões. É mais fácil, e barato, comprar a partir de lá do que aqui do Brasil. Antes de meter o pau, pesquisa e aprende o que as comissões fazem lá. Não passe vergonha aqui.
Para realizar compras recorrentes no exterior, não é necessária uma missão militar fixa em diversos países. Se isso fosse eficiente, as empresas teriam tbm. “Comprar a partir de lá”….isso não existe! É um processo de importação, não importa onde o comprador está alocado. Para isso, basta fazer as viagens regulares
Cabidao, coronel!
Não há argumento que justifique tamanha estrutura mantida fora do país e…__________
Já que temos que rastejar, ou melhor, _____
_____
E olhe que este ” filho” que escreve é um admirador inconteste da sociedade dos USA. O lado positivo, é claro.
Mas as tramas e manobras visando impedir meu pobre país de dar passos a frente, não!
EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO E NÃO ESCREVA EM MAIÚSCULAS.
JÁ PASSOU DA HORA DE VOCÊ LER AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Eu mesmo tenho 3 na garagem de casa. Um deles fica no meu sítio.
Linda aeronave, se há um design de equipamentos militares que evoluiu bem, nos últimos 25 anos, foi o Chinês, tanto nas aeronaves, quanto nas embarcações. O ponto fraco ainda é o dos veículos terrestres, mas tenho certeza que também nos encantará em poucos anos..
Um KC-tão quadrimotor…
usaf vai comprar esse ai pra substituir o c17 que deixou de ser fabricado.
Acho possível
O C-390 tem cerca de 35 m de comprimento e 35m de envergadura.
Pesa cerca de 50 toneladas e peso máximo de 81 toneladas. Carga máxima de 26 toneladas.
Esse Y-20B tem quase 50m de comprimento e 50m de envergadura.
Pesa cerca de 100 toneladas e peso máximo de 220 toneladas. Carga máxima de 66 toneladas.
2,5 X mais carga e 2,7x mais pesado.
Aeronaves de categoria completamente diferente.
Por isso os 4 motores.
Copiado russo IL 76
Não.
Pois é. Realmente foi inspirado no Ilyushin, mas é bem diferente nos detalhes. Fora que depois do C-141, todo transporte à jato se parece, semelhante aos aviões comerciais que vieram depois do Boeing 707.
esse aviao ainda se encontra na turquia , eu soube que ainda esta pra leilão , nao seria oportunidade pra FAB
E vai manter como?
Podia vir pra FAB
Multi-Role Tanker Transport, algo como: Multimissão Transporte e Tanque. . Conceito semelhante ao Embraer KC-390, porém muito maior e bem mais pesado. . Estes novíssimos Y-20B MRTT com motores WS-20 de fabricação própria levarão a PLA-AF (People’s Liberation Army Air Force) para um novo patamar, especificamente aquele das poucas forças aéreas capazes de cumprir missões de transporte estratégico de grande porte e longo alcance. . Hoje, em 2024, quem pode cumprir missões assim? USAF – US Air Force; que tem essa capacidade e missão desde a Segunda Guerra Mundial; VVS – Voenno-vozdushnye sily Rossii; da atual Rússia, que tinha essa… Read more »
Bonjour Ivan,
No seu comentário é uma pena ter esquecido de especificar que os motores (WS-20) deste avião são na verdade derivados de modificações a partir do CFM56 (motor franco-americano: CFM International). Em resumo, no “desafio chinês” (sic) a “fonte tecnológica” deste motor chinês é franco-americana.
Esta sendo a escolha da “fonte tecnológica” é qualitativa lol.
Por outro lado:
“Operações estratégicas de longo alcance. missões de transporte .
Hoje, em 2024, quem pode realizar tais missões?” (sic)
A Força Aérea francesa tem capacidade para realizar estas missões.
heifara-wakea-le-deploiement-en-moins-de-40-heures-des-rafale-a-tahiti.html
irma-l-armee-de-l-air-mobilisee.html
Ainda que a Força Aérea Francesa possua capacidade de transporte estratégico, como outras também possuem, devemos lembrar que a capacidade é limitada. 1) as aeronaves de transporte operadas pela Força Aérea Francesa são de menor capacidade que as consideradas de transporte estratégico, senão vejamos: AN-124 peso máximo de 403 toneladas e 150 toneladas de carga C-5 peso máximo de 380 toneladas e 127 toneladas de carga C-17 peso máximo de 265 toneladas e 77 toneladas de carga IL-76 peso máximo de 190 toneladas e 60 toneladas de carga A-400M peso máximo de 141 toneladas e 37 toneladas de carga 2)… Read more »
Luís Henrique, É exatamente isso. . O critério seria a quantidade de aeronaves disponíveis e capacidade de transporte destas aeronaves; bem como o total do payload (por aeronave e pelo conjunto das aeronaves disponíveis) e tamanho das “pernas” de transporte aéreo . Observe que sugiro a OTAN (europeia obviamente) e não qualquer membro europeu daquela organização como “player” de uma operação estratégica de transporte aéreo militar. Entendo que, mesmo sendo uma aeronave menor que os outros monstros do transporte aéreo militar, o Airbus A400M pode – sim – contribuir para missões estratégicas, assim como os Airbus A330 MRTT são aeronaves… Read more »
A fabricação de motores nativos para esse tipo de aeronave só mostra o grau de seriedade e comprometimento da China com as suas FAA. Bem diferente de um país chamado Banânia….
A complexidade, os custos e o tempo necessário para desenvolver localmente e certificar um motor equivalente ao empregado no KC-390, seria maior do que o desenvolvimento da própria aeronave… Isto para não falar nos riscos envolvidos, que seriam muito maiores, haja visto o KC-390 já ser um projeto de elevadíssimo risco.
.
O KC-390 só vende, pq a Embraer montou uma seleção de sistemas top de linha, de fonecedores consagrados e estabelecidos. A motorização é só um dos exemplos.
.
.
Fizeram o melhor que poderia ser feito.
Você esqueceu de mencionar que ele também “só vende” porque não tem nenhum concorrente “a altura” de seu projeto…
A russia explodiu a Antonov
Vc só reforça o que eu disse. A EMBRAER fez o máximo e as FFAA fazem o MÍNIMO sempre…
Não sabia que esses aviões de transporte tinham blindagem, interessante.
È, interessante quando se vem uma materia dessa, de aeronave de transporte estrategico. Ao me ver essiste sim, a falta de um avião desse porte para a FAB. E, tenho certeza que a FAB, sabe disso melhor que nós. Agora, para a FAB, conseguir adquirir transporte estrategico eu, apostaria no Antonov, AN 124. Pelo omenos deve ter uns quatro por ai a vendas. Sugeriram C5 galacy, C17 globemaster, eu pensei no Antonove AN124, que é bem mais barato que seus similares
Pelo amor de Deus… An-124!?
.
Aqui, no mundo real, a FAB ainda não deu jeito de substituir os Bandeirantes!
Vai que cola. kkk
Seria uma boa dois desses para trabalhar em conjunto com os KC-30 no transporte estratégico, sempre achei dois KC-30 pouco ainda mais agora que de vez em quando são usados em voos presidenciais, quando os KC-30 não estivessem disponíveis teria os WS-20.
Corrigindo onde-se lê WS-30 leia-se Y-20B MRTT
Esse C-17 chinês é bonitão.
Alguns usuários desse Blog tem uma interpretação de simples sentenças terrível
Existe um abismo enorme entre “deveria ter” e “pode ter”.
É óbvio que a FAB precisa de pelo menos uns 3 cargueiros desse tipo, para transportes que o KC-390 e KC-30 não conseguirão realizar… pode ser o C-17 também, mesmo que seja usado.
Agora é claro que não teremos, pra uma Força que tá há 11 anos enrolando o pagamento de um contrato falando que não tem orçamento suficiente… chegar a ser um devaneio ou um belo sonho de uma noite de verão almejar uma aeronave dessas
A China já têm uma cadeia de abastecimento autonoma para produzir essas aeronaves em massa… Desde que nacionalizou os motores dessas aeronaves, no incio usavam motores russos… Agora usam motores 100% chineses.