O Y-20B MRTT (Multi-Role Tanker Transport) é a versão mais avançada e especializada da aeronave de transporte estratégico Y-20 desenvolvida pela China. Projetado pela Xi’an Aircraft Industrial Corporation e operado pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF), o Y-20B MRTT, dotado de motores turbofan chineses WS-20, foi modificado para atuar principalmente como um reabastecedor aéreo, capaz de prolongar o alcance e a autonomia de operações de caças e bombardeiros, além de manter a capacidade de transporte de carga e tropas.

Considerando o tamanho relativamente pequeno da frota de aviões-tanque da PLAAF (cerca de 20 Y-20A nos últimos 3 anos), a produção em massa subsequente do Y-20B provavelmente expandirá rapidamente a frota de aviões-tanque em pouco tempo, visto que espera-se que o Y-20B substitua o Y-20A na produção. Os aviões-tanque possibilitarão às aeronaves de combate da PLAAF um longo alcance, mobilidade entre teatros e grande autonomia, com imenso impacto estratégico.

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Adriano madureira

Talvez ter 1-2 aeronaves de grande porte poderia ser oportuno para a FAB…

Essa aeronave tem dimensões similares ao C-17 GLOBEMASTER mas seu valor de mercado é um pouco menor…

As vezes é bom ter uma aeronave de tamanho superior em seu inventário.

TJ Lopes

A FAB não consegue nem manter as compras do C-390…

Saldanha da Gama

E pelo visto, vai ter que arrumar verba para o novo avião presidencial, espero que não afete mais ainda o Gripen.

Leonardo Angelozi Cardeal

Pode ter certeza que entre o Gripen e o avião presidencial, irão comprar Gripen.

Só que não.

Saldanha da Gama

Tenho a mesma certeza !!!
Abraços

Sergio

Tem que tomar cuidado pra não ter o comentário rifado, mas esse assunto do novo avião já havia sido superado dado o absurdo da ideia que provocou reação negativa até mesmo na mídia amestrada.

Mas para desgraça do contribuinte brasileiro me ocorre esse incidente no México acendendo o fogo novamente.

Ao que parece houve histeria depois do pouso.

Calculada, é claro.

Saldanha da Gama

Eu postei realmetne com receio, mas acho que esta matéria estará logo no poder aéreo.

Abraços

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O pior disso é que os aviões presidenciais (são 3) são praticamente novos, nenhum deles tem mais que 15 anos de uso.

Franz A. Neeracher

O A319 já tem 20 anos….mas isso não significa muita coisa!

elias

em vez do c390 vamos ter estes maravilhosos avioes chineses, abaixo a embraer um viva ! para a china. quem é chinaboys aqui? legal né, meu sonho é viver em beijing

Adriano Madureira

Não,isso eu sei, só estou dizendo que um cargueiro grande para complementar um médio, como é normal em algumas forças aéreas, seria oportuno…

Problema econômico para adquirir sei que há…

Gilson

concordo com vc

Emmanuel

Se a FAB fosse comprar um avião desse porte seria C-17 do deserto via FMS.

Franz A. Neeracher

Pelo que me consta, não há nenhum C-17 no deserto ou retirado de serviço.

Emmanuel

Então quando for será do interesse da FAB.

Franz A. Neeracher

Ainda vão voar por muitos anos.

Interessante é por qual modelo a USAF irá substituir os C-5 e mais tarde os C-17!!

José001

Para de insistir.

C-17 ainda não tem substituto.

E a linha de produção fechada.

Quando tiver um substituto os que estiverem em condições boas irão para “aliados” interessados.

Groosp

E, estranhamente, nenhum programa para desenvolver um substituto.

Underground

Tem C-5, inclusive naquela cor verde da FAB.

Franz A. Neeracher

Sim, C-5 armazenado no deserto tem; mas não seria (na minha opinião) uma boa idéia a FAB adquirir alguns.

São aviões já muito velhos, em péssimo estado e já parados há muitos anos.

Custo operacional e manutenção altíssimos….fora da nossa realidade….não é sem motivo que nenhuma força aérea além dos EUA opera o C-5.

Antes de C-5, a FAB precisa de várias outras coisas.

Marcelo

2 C-5 Galaxy do deserto ja seria suficiente para a FAB.

Sergio

Enquanto FAB, EB e MB continuarem mantendo em Washington-DC, Comissão Aeronautica, Comissão militar e Comissão naval, essas excrescências, curiosamente até hoje fora do alcance da indignação geral. pois é o que mereceriam , o escrutínio de quem paga a conta dessa auto-humilhacao, esqueça qualquer material de origem chinesa aqui.

Seja o bonitão aí ou um buscape de São Nanquim.

Last edited 53 minutos atrás by Sergio
Marcelo

Ate que fim Apareceu alguem com coragem para dizer a verdade.

BraZil

Linda aeronave, se há um design de equipamentos militares que evoluiu bem, nos últimos 25 anos, foi o Chinês, tanto nas aeronaves, quanto nas embarcações. O ponto fraco ainda é o dos veículos terrestres, mas tenho certeza que também nos encantará em poucos anos..

juggerbr

Um KC-tão quadrimotor…

Raphael

usaf vai comprar esse ai pra substituir o c17 que deixou de ser fabricado.

Macgaren

Acho possível

Luís Henrique

O C-390 tem cerca de 35 m de comprimento e 35m de envergadura.
Pesa cerca de 50 toneladas e peso máximo de 81 toneladas. Carga máxima de 26 toneladas.

Esse Y-20B tem quase 50m de comprimento e 50m de envergadura.
Pesa cerca de 100 toneladas e peso máximo de 220 toneladas. Carga máxima de 66 toneladas.

2,5 X mais carga e 2,7x mais pesado.
Aeronaves de categoria completamente diferente.
Por isso os 4 motores.

Dmitriy

Copiado russo IL 76