HENSOLDT desenvolve radar passivo para uso na aviação civil
DFS e HENSOLDT assinam acordo de cooperação
Ulm, 2 de outubro de 2024 – O provedor de soluções de sensores HENSOLDT está colaborando com a DFS, o provedor de serviços de navegação aérea da Alemanha, para permitir o uso de seu radar passivo Twinvis na segurança do tráfego aéreo civil. Um acordo de cooperação foi assinado com o objetivo de certificar o radar passivo Twinvis para uso civil até o final de 2026.
O Twinvis é um radar passivo baseado na mais recente tecnologia digital, que pode ser usado tanto para a vigilância de longo alcance do espaço aéreo militar quanto para o controle de tráfego aéreo civil. Um radar passivo atua apenas como receptor, ou seja, ele não transmite sinais, localizando alvos ao avaliar sinais refletidos de transmissores de terceiros existentes. No uso militar, o sistema permite a vigilância encoberta de grandes áreas com receptores em rede e oferece a vantagem de que o radar não pode ser localizado pelo inimigo e é muito difícil de ser bloqueado.
Duas pesquisas financiadas pelo Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha (BMWK) já forneceram informações importantes sobre a possibilidade de o radar passivo Twinvis ser utilizado em aplicações civis (controle de tráfego aéreo). Para esse fim, o sistema Twinvis foi instalado nas proximidades do Aeroporto de Frankfurt. A HENSOLDT e a DFS trabalharam juntas como parceiras em ambas as pesquisas. Como resultado da série conjunta de testes e das imagens ao vivo geradas em aeroportos nacionais, a DFS pôde comprovar a maturidade da tecnologia de sensores passivos. A combinação da antena passiva fixa com o avançado software Twinvis permite a atualização da posição de todas as aeronaves detectadas a cada segundo. Isso significa que trilhas de alvos aéreos que realizam manobras rápidas, como planadores ou aeronaves militares, podem ser monitoradas com alta estabilidade.
“As pesquisas demonstraram que o radar passivo é altamente eficaz também para a segurança do tráfego aéreo civil”, disse o CEO da HENSOLDT, Oliver Dörre. “Tendo já sido utilizado com sucesso no setor militar, o sistema também oferece um potencial de mercado significativo para o controle de tráfego aéreo.”
Do ponto de vista do controle de tráfego aéreo, a tecnologia de radar passivo é particularmente atraente porque pode ser mais robusta e, portanto, menos intensiva em manutenção do que os sistemas de radar convencionais. Atualmente, a DFS opera cerca de 30 instalações de radar para monitorar o espaço aéreo alemão, utilizando grandes radares primários giratórios. Em breve, poderá haver uma alternativa poderosa e eficiente em termos de recursos.
Paralelamente, a DFS já está trabalhando em conceitos de utilização para o uso futuro de dados de radar passivo e em sua integração na infraestrutura da DFS. Para isso, um sistema será instalado próximo ao Aeroporto de Stuttgart até o final do ano.
“Estamos ansiosos para os testes conjuntos no local de Stuttgart com grande interesse”, disse Friedrich-Wilhelm Menge, Diretor de Tecnologia no Conselho Executivo da DFS. “Após a certificação bem-sucedida, vemos um grande potencial para o uso futuro dessa tecnologia.”
Sobre a HENSOLDT
A HENSOLDT é uma empresa líder na indústria de defesa europeia com alcance global. Com sede em Taufkirchen, perto de Munique, a empresa desenvolve soluções completas de sensores para aplicações de defesa e segurança. Como integradora de sistemas, a HENSOLDT oferece soluções em rede e independentes de plataforma. Sendo uma líder em tecnologia, a empresa impulsiona o desenvolvimento de eletrônicos de defesa e optrônicos, expandindo continuamente seu portfólio com abordagens inovadoras de fusão de dados, inteligência artificial e segurança cibernética. Em 2023, a HENSOLDT alcançou um faturamento de 1,85 bilhões de euros. Após a aquisição do Grupo ESG, a empresa emprega cerca de 8.000 pessoas. A HENSOLDT está listada na Bolsa de Frankfurt no índice MDAX.
Sobre a DFS
A DFS Deutsche Flugsicherung GmbH (DFS), o provedor de serviços de navegação aérea da Alemanha, é uma empresa estatal de direito privado com 5.700 funcionários, conforme o registro de 30 de junho de 2024. A DFS garante o fluxo seguro e pontual do tráfego aéreo sobre a Alemanha. Cerca de 2.200 controladores de tráfego aéreo orientam mais de três milhões de voos pelo espaço aéreo alemão em anos de pico, chegando a até 10.000 voos por dia. A empresa opera centros de controle em Bremen, Karlsruhe, Langen e Munique, bem como torres de controle em 15 aeroportos internacionais na Alemanha. A subsidiária DFS Aviation Services GmbH comercializa e vende produtos e serviços relacionados aos serviços de navegação aérea e fornece controle de tráfego aéreo em nove aeroportos regionais na Alemanha e no Aeroporto de Edimburgo, no Reino Unido. A DFS está trabalhando na integração de drones no tráfego aéreo e criou uma joint venture, a Droniq GmbH, com a Deutsche Telekom. Outras subsidiárias incluem a R. Eisenschmidt GmbH, que comercializa publicações e produtos para aviação geral, e a Kaufbeuren ATM Training GmbH (KAT), que fornece treinamento para o pessoal de serviços de tráfego aéreo militar. A joint venture FCS Flight Calibration Services GmbH oferece serviços de inspeção de voo. – www.dfs.de
FONTE: HENSOLDT
SAIBA MAIS:
Radar passivo ‘TwInvis’ da Hensoldt demonstra capacidade de controle de tráfego aéreo
Acabou a furtividade? Hensoldt diz que rastreou o jato F-35 em 2018
Hensoldt disse que esse radar passivo conseguiu detectar o F35, porém em situações cotidianas o F35 usa refletores de radar para ser visto, então não se sabe se ele usava isso na Alemanha
https://www.aereo.jor.br/2019/09/30/acabou-a-furtividade-hensoldt-diz-que-rastreou-o-jato-f-35-em-2018/
Não entendi muito bem como funciona esse radar. Se detectou o F-35 o transponder não precisa estar ativado, creio.
Detecta qualquer emissão eletromagnética como rádio, data link, radar etc. Não sei se este modelo específico de radar detecta sinais de celular, rádio AM/FM e TV refletidos na fuselagem. Ele usa antenas receptoras que dão a direção e com mais de uma vc obtém o alcance via triangulação.
Grato. Então, se a aeronave estiver em silêncio eletromagnético (sem emitir nada) não será detectada? É isso?
Qualquer aeronave em vôo está sujeita a refletir ondas de rádio, TV, celular e por aí vai. Este sistema passivo visa captar o que uma aeronave estaria refletindo destas fontes de oportunidade. . Se a aeronave é furtiva, ela reflete muito pouco, a depender do setor e da banda. . Um material furtivo pode não ser otimizado para VHF FM, por exemplo, pelo simples fato de que isto não combina com o que um caça, míssil ou sistema de defesa aérea oponente emprega. Então o sistema da Hensoldt poderia usar essa fonte, para tentar detectar a presença de sistemas furtivos.… Read more »
Entendi, então, que capta a reflexão de outras emissões, que não desse radar.
Mais ou menos o que os chineses alegam estar fazendo com os sinais da Starlink…
Grato.
Exato. É a mesma tecnologia. Também tem um estudo sobre o paradeiro daquele Malaysia Airlines baseado nessa tecnologia (na perturbação das ondas eletromagnéticas aplicadas a um algoritmo) que foi publicado. É relativamente recente. A diferença é que a Hensoldt alega que a deles funciona com um espectro muito amplo, no caso da tecnologia chinesa eles “sintonizaram” numa frequência específica (a dos satélites starlink, como você disse), e disseram ter bons resultados. Eles dizem que já tem gente usando (a Hensoldt), mas ninguém deu a cara a tapa ainda. Pelo menos em larga escala. A Alemanha seria o primeiro país –… Read more »
As coisas esquentando no oriente médio e aqui só noticias de patrocinadores. Fica a dica…
Quem trabalha de graça é relógio. Tem que manter o blog no ar.
Relógio não trabalha de graça…fica a dica.
Sério?
Não gostou, muda de site.
Não concorda, não comenta.
Acha ruim, pede pra sair.
Acha feio, faz melhor.
As coisas no Oriente Médio sempre estiveram quentes… E o pessoal da Trilogia já se desdobra em 10 para nos presentear diariamente com informações de Alto Nível!
OFF – Um drone S-70 russo estava sendo testado perto da linha de frente na Ucrânia sendo escoltado por um caça e o caça de escolta abateu o S-70, tem várias filmagens do ataque a suspeita é que os russos tenham perdido o controle do S-70 e o caça teve que abater o drone, pelo que se diz o drone caiu numa área controlada pelos ucranianos que estariam recolhendo os destroços.
Vai parar na mão da DARPA esses destroços