IMAGENS: Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis – 2024
Por Juliano Lisboa (reportagem e fotos)
A Base Aérea de Anápolis (BAAN) realizou no dia 08/09 o evento Portões Abertos 2024, recebendo cerca de 60 mil pessoas. O público teve a oportunidade de ver de perto aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil (MB), além de aeronaves civis. O destaque foi a exibição dos caças F-39 Gripen e o lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro pelo KC-390 Millennium, que também ficou aberto para visitação, encantando os visitantes com seu compartimento de carga e tripulação.
Além das aeronaves, o evento contou com exposições de equipamentos militares, carros antigos, demonstrações de aeromodelismo e uma simulação de voo em realidade virtual. Houve também apresentações do Pelotão “Cães de Guerra” e da Banda de Música da BAAN, que emocionou o público com um desfile musical. As crianças se divertiram com o “Trenzinho da Alegria” e personagens da Marvel e DC, além de um “espaço kids” e duas praças de alimentação.
A estrutura do evento abrigou exposições de empresas locais, plastimodelismo, artesanato regional e venda de souvenires. Os visitantes que doaram alimentos não perecíveis para instituições sociais de Anápolis participaram de sorteios de brindes, demonstrando o compromisso da BAAN com a comunidade local. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi o ponto alto do evento, trazendo alegria e despertando patriotismo entre os presentes.
O Comandante da BAAN, Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho, encerrou o evento agradecendo a presença do público e destacando a importância de abrir as portas da base para a comunidade. Ele enfatizou o compromisso em fortalecer os laços com a região e a satisfação em ver a alegria das crianças e das famílias durante o evento, mantendo viva essa tradição.
Sete anos nessa Base. Sete Portões Abertos. Duro é a seca nesta época do ano.
Rinaldo, a maioria do efetivo da base gosta do evento ou é algo do tipo: Aff… portões.abertos de novo!!
Gostam sim. Só os soldados, que têm que limpar o pátio ao final do evento, odeiam. Além de Anápolis, ainda levava E/R-99 pros Portões Abertos de outras localidades.
O Mirage III 4910 preservado, com as cores originais, nesse ótimo estado de conservação, está maravilhoso. Seria interessante ver uma foto dele ao lado do Gripen. Nosso primeiro supersônico ao lado do atual.
Já tirei essa foto. Vou achar depois.
Na matéria sobre a entregas dos primeiros F-39 em Anápolis tem essa foto.
Excelentes fotos! Obrigado por compartilhar!
O TOP do TOP da aviação Militar da América Latina!
Momento de Orgulho!!
F39E Zero!! Com os Armamentos mais letais da Região
KC390 Zero bala , o mais moderno e avançado Cargueiro do Mundo da sua categoria!
R99 Modernizados com sensores de ultima geração
E-99 AEW&C Modernizados com sensores de Ultima Geração
Esquadrão de demonstração Aérea com os A-29 , Um dos mais populares do Mundo e os melhores da Região ( sede AFA Pirassununga) mas é Brasil!!!
Em qualidade a FAB não perde em nada. O que peca é na quantidade.
Chega dar pena ler um comentário desse, sinto dó de pessoas iludidas.
8 Gripens
6 KC390
Não estamos nem no TOP 5 da América Latina.
Desculpem a minha dúvida, mas penso que esses eventos deveriam ser mais bem divulgados e com bastante antecedência, tendo em vista que possibilitaria que entusiastas(ou não) de outras localidades pudessem também participar.
Creio que foi divulgado, como sempre é.
Estive lá esse ano. Bom demais!
Eu também estive lá (Como já faço há uns 30 anos) como sempre é muito legal mesmo.
Conheci o Cap. Neves da Esquadrilha da Fumaça (foto segurando o capacete e de óculos escuros no A-29) muitíssimo atencioso e educado conversou e tirou foto com vários presentes, além do Maj. Braga (também de uma educação e atenção impar) que fez uma belíssima apresentação no Gripen. Forte abraço a ambos, e se Deus assim permitir, ano que vem estarei lá novamente..
Que maravilha! se morasse perto iria ! é um momento marcante! Já fui em um , vi os Mirage 2000 A-1 e F-5
Parabéns pelas fotos pessoal!
Olhando o Mirage III de frente eu notei algumas coisas:
– Não consegui ver o sensor de ângulo de ataque. Parece-me que foi removido;
– Os canhões passam a impressão de estarem apontados em um ângulo ligeiramente para baixo da linha de voo;
– O radome do radar Doppler de navegação sob o nariz. Nem todo Mirage IIIE tinha esse equipamento. Inclusive acho que os IIIE-BR estavam entre os mais bem equipados da época, pois além desse radar, ainda tinha a antena de HF na frente da deriva, outra característica que alguns operadores não adquiriram.
O Miragem 3C eu sei que não tinha o radar doppler, sendo está e a saída do motor dele uma das grandes diferenças visuais para diferenciar um 3c de um 3e. Redação socorre nós kkk
O radar Doppler era opcional nos Mirage IIIE. Muitos países adquiriram o avião sem esse radar. Os IIIE argentinos, por exemplo, não contavam com esse equipamento, assim como os australianos e suíços. Já os aparelhos espanhóis e os da própria França, entre outros, possuíam esse radar.
Creio (posso estar enganado) que o Mirage não tinha HF. Acho que nenhum avião de caça tem rádio HF. Não seria VHF? UHF?
Eu li em algum lugar HF, mas a fonte pode estar enganada. Imagino que fosse para o mesmo tipo de rádio que vieram nos F-5E novos na década de 70.
Eram VHF. Os Agressor possuíam UHF. HF, normalmente, só em aviões de transporte, Patrulha e AWACS.
Segundo li, até aqui mesmo no Poder Aéreo, a carenagem na base da deriva dos Mirage III da FAB abrigavam antenas ADF e HF.
Acho que os canhões são retirados, pelo menos o do Musal está sem.
Como o Gripen é lindo; linhas harmoniosas e uma cor(pintura) perfeita. Um conjunto maravilho, espetacular. Uma aeronave muito bem escolhida pela FAB.
É proibido manobras verticais com os caças da FAB ? Ou só.podem essas passagens baixas chochas
Sim, é.
Bem sem graça, isso tinha que ser revisto.
Acho que foi por causa daquele acidente com F-5 na década de 90, num portões abertos desses. Mas ali, na minha modesta opinião, o piloto exagerou demais na agressividade da demonstração. Ele fez um tunneau logo após a decolagem, ainda com trem baixo, e emendou uma subida vertical para fazer um estol de badalo. Aparentemente um dos motores falhou, e aí faltou altitude para recuperar. Tem vídeo no YT.
Depois dessa, praticamente só o EDA faz acrobacias em apresentações com aeronaves da FAB.
Poderiam treinar alguns pilotos de Gripen para isso. Pegar umas dicas com pilotos suecos e tchecos. Aposto que eles iriam gostar, e o público também. Até o KC-390 que está com a EMBRAER faz uma graça de vez enquando.
Não falhou motor nenhum. Ele não atingiu a altura necessária para o estol porque iniciou a cabrada com a velocidade abaixo do necessário. Era o Naumann, meu Líder de Esquadrão na AFA, em 1983. Depois servimos juntos lá como instrutores.
Então, os dois pilotos que se apresentaram com o A-1AM 5520 e o A-1BM 5652 em outubro passado na Expoaer aqui em SM, tiveram que se explicar para seus comandantes, pois fizeram apresentações ótimas, com passagens baixas…outras baixíssimas em alta velocidade…e muitas subidas na vertical, algumas com vwrios giros rápidos em sequência.
Empolgaram um pouco rsrs
Ótimas fotográfias e belas imagens ! obrigado por compartilhar !! O previlégio dos portões abertos de Anapolis é poder ver vários F-39 juntos.
Um dos melhores portões abertos que fui foi por volta de 2004-2005 que tinha um E3 da USAF.
Acho que era um E-3 da França. Cruzex 2006. Eu estava lá. Voei nesse E-3F.
Deve ser esse mesmo coronel, não me lembro da pintura por isso chutei USAF. Mas lembro de ficar uns bons minutos admirando.
O F5 tá cansado… mas ainda assim é lindão S2.
Espero que a FAB consiga guardar alguns em museu e espetar nas bases por ai…
Alguem sabe se já temos F5 espetado em algum lugar?
Sim, há alguns.
Incluindo este da foto abaixo, de matéria publicada no último domingo:
https://www.aereo.jor.br/2024/09/29/domingo-aereo-pama-sp-2024-sem-gripen-mas-tambem-sem-chuva/
Do mofo que está quente, daqui a pouco a gente vai ter F5 agressor espetado…🤣
Já ter F5s modernizados espetados por aí é um indício claro de como estamos atrasados na substituição das aeronaves.
Sim, a FAB está atrasada na substituição, não é um indício, mas um fato. Sobre já ter exemplar de F-5 modernizado espetado, isso leva em conta e quantidade de horas de voo de cada um e fadiga estrutural, fatores combinados à programação de desativação, já divulgada e bastante comentada aqui. Tem F-5 que já tem praticamente 20 anos desde a modernização, a maior parte tem 10 a 15 anos de modernizados, e isso não é pouco tempo. Além disso, alguns dos que já viraram monumentos são F-5E do lote comprado da Jordânia (lote de 11 aviões no total dos quais… Read more »
Poderiam também espetar alguns mirage 2000 estocados,pelo menos um na AFA,outro no EEARR,outro em Lagoa Santa,no PAMA-SP e no centro de Anápolis.
Não tem Mirage 2000 estocados. Tem o 4948 preservado no MUSAL, o 4940 preservado com pintura especial na BAAN e parece que um dos bipostos aguarda para ser exposto, talvez no MUSAL. Os outros 9 exemplares (8 C e 1 B) foram vendidos há alguns anos para uma empresa que fornece treinamento aggressor e dissimular para várias Forças Aéreas.
Poderiam levar para o campo de Marte e integrar o acervo.
De cabeça, rapidamente lembro de F-5E ex-Jordânia expostos com pintura verde/cinza na AFA e na BACO. Já dos modernizados, tem esse espetado no PAMASP, do 1⁰ lote (4845), tem o 4871, do 2⁰ lote, que já está desativado há anos e sempre é exposto nos domingos aéreos no PAMASP e o 4874, do 2⁰ lote, exposto como monumento em Carandaí/MG.
Temos também F-5E ex-Jordânia na entrada do MUSAL e no CINDACTA II em Curitiba.
Obrigado!
Na Ilha do Governador tem uns dois. Tem um B e um E próximos um do outro que eu me lembro. Por lá também tem Xavante a A1.
Na Estrada do Galeão, no Rio, tem um F-5B.
Gostaria de imagens dos mirage 2000,acho eles muito lindos.
Tem um monte delas aqui no site, tanto de eventos de portões abertos de Anápolis, de anos recentes, quanto da época em que estavam ativos.
Atualmente não tem elas em exposição em Anápolis?
Augusto, como já escrevi, você encontra a resposta em matérias anteriores.
https://www.aereo.jor.br/?s=Mirage+anapolis
O F-39 4106 não tem o (desnecessário) “F-39” (enorme, alias) pintado. Aliás a FAB tem essa estranha norma, será que é pra não confundir as aeronaves? 😀
E é muito estranho a MB ter um cocar e a FAB (e o EB…) outro, acho que não tem paralelo no mundo.
Achei interessante ver o A-4M com os canhões instalados…
Anteriormente só havia visto eles com um tampão preto no local onde fica o bocal da arma.
Após a modernização, os canhões dos AF-1B/C são instalados apenas quando serão utilizados. O motivo, eu mão sei. Mas, precisando, os canhões estão disponíveis.