Por Juliano Lisboa (reportagem e fotos)

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) realizou no dia 08/09 o evento Portões Abertos 2024, recebendo cerca de 60 mil pessoas. O público teve a oportunidade de ver de perto aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil (MB), além de aeronaves civis. O destaque foi a exibição dos caças F-39 Gripen e o lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro pelo KC-390 Millennium, que também ficou aberto para visitação, encantando os visitantes com seu compartimento de carga e tripulação.

Além das aeronaves, o evento contou com exposições de equipamentos militares, carros antigos, demonstrações de aeromodelismo e uma simulação de voo em realidade virtual. Houve também apresentações do Pelotão “Cães de Guerra” e da Banda de Música da BAAN, que emocionou o público com um desfile musical. As crianças se divertiram com o “Trenzinho da Alegria” e personagens da Marvel e DC, além de um “espaço kids” e duas praças de alimentação.

A estrutura do evento abrigou exposições de empresas locais, plastimodelismo, artesanato regional e venda de souvenires. Os visitantes que doaram alimentos não perecíveis para instituições sociais de Anápolis participaram de sorteios de brindes, demonstrando o compromisso da BAAN com a comunidade local. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi o ponto alto do evento, trazendo alegria e despertando patriotismo entre os presentes.

O Comandante da BAAN, Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho, encerrou o evento agradecendo a presença do público e destacando a importância de abrir as portas da base para a comunidade. Ele enfatizou o compromisso em fortalecer os laços com a região e a satisfação em ver a alegria das crianças e das famílias durante o evento, mantendo viva essa tradição.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Sete anos nessa Base. Sete Portões Abertos. Duro é a seca nesta época do ano.

Rodrigo LD

O Mirage III 4910 preservado, com as cores originais, nesse ótimo estado de conservação, está maravilhoso. Seria interessante ver uma foto dele ao lado do Gripen. Nosso primeiro supersônico ao lado do atual.

JULIANO LISBOA

Já tirei essa foto. Vou achar depois.

Rinaldo Nery

Na matéria sobre a entregas dos primeiros F-39 em Anápolis tem essa foto.

Alexandre Galante

comment image

Leandro Costa

Excelentes fotos! Obrigado por compartilhar!

Bueno

O TOP do TOP da aviação Militar da América Latina!

Momento de Orgulho!!

F39E Zero!! Com os Armamentos mais letais da Região
KC390 Zero bala , o mais moderno e avançado Cargueiro do Mundo da sua categoria!
R99 Modernizados com sensores de ultima geração
E-99 AEW&C Modernizados com sensores de Ultima Geração

Esquadrão de demonstração Aérea com os A-29 , Um dos mais populares do Mundo e os melhores da Região ( sede AFA Pirassununga) mas é Brasil!!!

Dworkin

Em qualidade a FAB não perde em nada. O que peca é na quantidade.

Daniel

Desculpem a minha dúvida, mas penso que esses eventos deveriam ser mais bem divulgados e com bastante antecedência, tendo em vista que possibilitaria que entusiastas(ou não) de outras localidades pudessem também participar.

Rinaldo Nery

Creio que foi divulgado, como sempre é.

Victor

Estive lá esse ano. Bom demais!

Renato

Eu também estive lá (Como já faço há uns 30 anos) como sempre é muito legal mesmo.
Conheci o Cap. Neves da Esquadrilha da Fumaça (foto segurando o capacete e de óculos escuros no A-29) muitíssimo atencioso e educado conversou e tirou foto com vários presentes, além do Maj. Braga (também de uma educação e atenção impar) que fez uma belíssima apresentação no Gripen. Forte abraço a ambos, e se Deus assim permitir, ano que vem estarei lá novamente..

Clésio Luiz

Olhando o Mirage III de frente eu notei algumas coisas:

– Não consegui ver o sensor de ângulo de ataque. Parece-me que foi removido;
– Os canhões passam a impressão de estarem apontados em um ângulo ligeiramente para baixo da linha de voo;
– O radome do radar Doppler de navegação sob o nariz. Nem todo Mirage IIIE tinha esse equipamento. Inclusive acho que os IIIE-BR estavam entre os mais bem equipados da época, pois além desse radar, ainda tinha a antena de HF na frente da deriva, outra característica que alguns operadores não adquiriram.