KC-30 da FAB decola para Beirute em missão de repatriação
O avião, destinado ao resgate de aproximadamente 220 pessoas, decolou às 00h47 (horário de Brasília) com destino a Beirute, no Líbano, fazendo uma escala em Lisboa, Portugal
Na madrugada desta quarta-feira (02/10), a Força Aérea Brasileira (FAB) deu início à Operação “Raízes do Cedro” com a decolagem de uma aeronave KC-30 da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro. O voo partiu às 00h47 (horário de Brasília) com destino a Beirute, no Líbano, e uma escala em Lisboa, Portugal. A viagem do Brasil até Lisboa teve duração de 9 horas e 20 minutos, e a aeronave pousou na capital portuguesa às 14h10 (horário local), cumprindo rigorosamente o cronograma da missão.
O retorno do KC-30 ao Brasil dependerá de coordenações e protocolos adicionais, que serão estabelecidos conforme o desenvolvimento da operação. A FAB continua em alerta para assegurar a eficácia das ações em andamento.
KC-30: Capacidade e Versatilidade
Com a aquisição dos Airbus A330-200, a FAB ampliou significativamente sua capacidade em diversas operações estratégicas, incluindo reabastecimento em voo, apoio logístico e missões humanitárias, tanto nacionais quanto internacionais. Em casos de calamidade pública, como desastres naturais ou emergências médicas, a aeronave também pode realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para atender a múltiplos pacientes.
O KC-30, com 59 metros de comprimento, é a maior aeronave operada pela Força Aérea Brasileira, com capacidade para transportar até 238 passageiros e 45 toneladas de carga, além de um alcance de 14,5 mil quilômetros. A incorporação dessa aeronave ao Esquadrão Corsário representa um incremento significativo na eficiência operacional da FAB, reforçando a defesa do país e o apoio ao desenvolvimento nacional.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Os portugueses com receio de pousar o KC-390 em Beirute levou o KC-390 para Creta e um Falcon 50 da FAP fez vários voos de Beirute para Creta levando os resgatados e de Creta embarcaram no KC-390 para Lisboa. Vamos pousar em Beirute? Creio que vai ter alguma coordenação com os governos do Líbano e de Israel para diminuir o risco de algum ataque próximo ao aeroporto ou no aeroporto durante a operação de resgate.
Cadê o outro KC 30 ?!
Tá em conversão, parado ?!
Bem que podia ter mandado os C 390 da FAB também, são cerca de 3000 solicitações de repatriação para o Brasil dos 21.000 Brasileiros morando por lá 🤷♂️
O KC-390 leva 80. O KC-30 leva 240.
Sim perfeito👍 Quanto a lotação eu sei, mas a faina em si tá morosa demais por parte do Governo e até do chefe do executivo E aonde que tá outro KC 30?!🤷♂️ Foi cogitado até em comentários da ida do NAM Atlântico, mas ele parou pra PDR. Pq não mandam o NDM Bahia+2 Napoc Amazonas pra lá que já esteve 1 por lá levando peças/material e mantimento pra Fragata União quando ela docou na Itália para reparos emergenciais 🤷♂️ Nesse Governo nada funciona, tudo travado 👀🤦♂️ Péssima gestão/administração. É pq deve ser que eles não tem parentes lá para serem… Read more »
Só relembrando !!! Quando da queda do voo AF 447 da Air France a MB instaurou Sar no Brasil e foi disponibilizado todos os meios em condições de navegação para efetuar busca de sobreviventes desse voo. Então pq o Governo não pode se empenhar um pouco mais pra retirar os solicitantes da repatriação em Beirute para o Brasil. Não brinquem com o povo Judeu, eles aguentaram simultaneamente ataque de 8 países muçulmanos. Eles tem essa mística de serem bem sucedidos nesses tipos de conflitos/guerra no último conflito contra o Líbano, precisou do exército dos EUA e da França para “empurrar”… Read more »
Seu ponto de vista não está errado, mas suprime um ponto importante chamado recursos. Uma operação deste porte necessita de recursos, não é simplesmente pegar o avião e ir lá.
Chegou a ver o que aconteceu ontem com o VC1?
O avião teve pane, o Lula reclamou que o avião está com a televisão quebrada, o telefone via satélite não está funcionando, e quando tiveram que trocar o vc2, não tinha internet. Sabe o que a FAB alegou? Falta de recurso. Se não tem nem para o avião presidencial que dirá para outros itens…
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COMENTÁRIO APAGADO.
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“… ponto importante chamado recursos …”
Importante mesmo. E tão importante é o Governo repassar os valores da operação para a FAB.
Recentemente foi divulgado que o Governo deu o calote no EB referente as movimentações e reforço nas fronteiras com a Venezuela e Guiana. Nada mais nada menos que RS 200 milhões.
Fonte: https://www.sociedademilitar.com.br/2024/10/exercito-cobra-reembolso-de-r-200-milhoes-mas-governo-da-calote-com-crise-orcamentaria-militares-ficam-sem-ressarcimento-e-enfrentam-cortes-de-122-milhoes-de-reais-sp1.html