• A companhia assinou hoje um Acordo de Cooperação Industrial com o Ministério da Defesa da República Tcheca, reforçando ainda mais a colaboração bem-sucedida da Embraer com a indústria local.
  • Acordo proporcionará o aumento da participação da empresa Aero Vodochody no programa C-390 e promoverá uma troca de conhecimento, transferência de know-how e experiência para LOM Praha.
  • Embraer também reforçará sua cooperação com universidades locais em projetos inovadores.

Praga, República Tcheca, 02 de outubro de 2024 – Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMB3), líder global na indústria aeroespacial, acaba de anunciar a assinatura de um Acordo de Cooperação Industrial com o Ministério da Defesa da República Tcheca (MOD, na sigla em inglês). Esse acordo estratégico reflete o profundo compromisso da Embraer com o fortalecimento de sua parceria de longo prazo com a República Tcheca. Além disso, a cooperação buscará melhorar as capacidades industriais e tecnológicas locais, ao mesmo tempo que promove a inovação, cria empregos de alta qualificação e contribui para o crescimento do setor aeroespacial e de defesa dos dois países.

Acordos individuais, também assinados durante a cerimônia, proporcionarão o aumento da participação da Aero Vodochody no programa C-390 e troca de conhecimento, transferência de know-how e de experiência para a LOM Praha.

A Diretora Geral de Cooperação Industrial do Ministério da Defesa tcheco, Senhora Radka Konderlova, acrescentou: “A cooperação industrial é uma parte importante de todos os projetos estratégicos de armamento, incluindo a aquisição da aeronave C-390 Millennium. Graças ao seu compromisso de longo prazo com a indústria tcheca, que remonta à fase de desenvolvimento do C-390, a Embraer foi uma excelente parceira durante as negociações do Acordo de Cooperação Industrial. A empresa foi capaz de propor projetos que contribuirão significativamente para a garantia dos interesses essenciais de segurança da República Tcheca. Além disso, a Embraer se compromete a explorar futuras oportunidades para trabalhar com a indústria tcheca para expandir e fortalecer sua cadeia de suprimentos global”.

“Estamos muito satisfeitos em ampliar nossa cooperação com a República Tcheca, uma nação com um rico histórico em defesa e no setor aeroespacial. A Aero Vodochody, a LOM Praha e as universidades locais são parceiros essenciais. Temos expectativa em trabalhar juntos e em contribuir para o crescimento do setor aeroespacial tcheco”, afirma José Gustavo, Vice-Presidente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Embraer Defesa & Segurança para Europa e África.

“Esse contrato é um marco significativo para a Aero Vodochody, com impacto positivo em todo o setor tcheco. Por meio da nossa cooperação crescente, iremos nos concentrar no desenvolvimento contínuo da cadeia de suprimentos, no investimento em tecnologia e na preparação para o rápido aumento de produção, pontos muito importantes para nossa companhia,” disse Viktor Sotona, Presidente e CEO na Aero Vodochody.

“Esse acordo de cooperação é um grande marco para LOM Praha. Colaborar com a Embraer é a oportunidade perfeita para adquirir uma extensa experiência e conhecimento sobre a nova geração de aeronaves de transporte militar”, disse Jiří Protiva, CEO da LOM Praha.

A Aero Vodochody, uma importante fabricante aeroespacial tcheca, é parceira estratégica e fornecedora no programa C-390 Millennium desde o seu início, em 2011, produzindo a fuselagem traseira, as portas para paraquedistas e tripulação, a porta de emergência e as escotilhas, a rampa de carga e a bordo de ataque fixo. O acordo de cooperação representará um aumento da produção de peças do C-390 fabricadas na Aero, e a implementação de novas capacidades industriais, com um impacto positivo na criação de empregos na República Tcheca e na geração de valor de exportações a partir da empresa.

A LOM Praha, empresa estatal de manutenção, reparo e revisão (MRO, na sigla em inglês), se beneficiará de uma troca de conhecimento na manutenção da aeronave C-390, preparando seus técnicos para a execução de atividades de manutenção básica e intermediária, e possibilitando a integração da empresa na gestão do ciclo de vida do C-390. Além disso, este acordo também permitirá que as empresas explorem outras oportunidades em serviços e suporte para o C-390, abrindo caminho para uma possível parceria de longo prazo.

Este novo marco reforça o compromisso da Embraer em fortalecer seus laços com seus parceiros locais, contribuindo assim para seu crescimento.

Como parte de sua estratégia, a Embraer também pretende colaborar com universidades e instituições de pesquisa locais em projetos aeroespaciais avançados. Essas iniciativas fomentarão a troca de conhecimento, criarão oportunidades para talentos da engenharia do país, e impulsionarão a inovação em tecnologias aeroespaciais de próxima geração.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre AERO Vodochody

AERO Vodochody AEROSPACE concentra-se no desenvolvimento, produção, manutenção e na evolução de aeronaves civis e militares. É a maior fabricante de aeronaves na República Tcheca e um das mais antigas fabricantes de aeronaves do mundo. No campo de aeronaves próprias, a AERO é parceira permanente de várias forças aéreas militares e tem uma posição sólida no mercado de aeronaves de treinamento militar e de aeronaves leves de combate. Com 11.000 aeronaves produzidas em seus 100 anos de existência, centenas de aeronaves L-39 Albatros ainda em serviço com dezenas de operadores militares e várias equipes de demonstração, e especialmente com sua nova aeronave L-39NG, a AERO se estabeleceu como líder no mercado global de treinamento a jato. No setor de aviação civil, a AERO trabalha com grandes fabricantes de aeronaves em uma ampla gama de projetos e é parceira em vários programas de compartilhamento, onde é responsável não apenas pela fabricação e montagem de conjuntos de aeronaves, mas também por seu desenvolvimento.

Sobre LOM Praha

A LOM Praha. é uma empresa líder especializada em manutenção, suporte ao ciclo de vida e modernização de helicópteros da série Mi, incluindo fuselagens, motores, caixas de câmbio e outros componentes, bem como a revisão de motores a pistão e L-39. Certificada por autoridades de aviação locais, a empresa também fornece treinamento especializado para pilotos de helicópteros e caças, bem como equipes de cabine e de solo, ao mesmo tempo em que oferece soluções abrangentes de simulação aérea e terrestre. Atualmente, a LOM Praha está envolvida no rearmamento da Força Aérea da República Tcheca com os helicópteros AH-1Z Viper e UH-1Y Venom, com foco em tecnologias de manutenção e simulação de alto nível. Além disso, a empresa participou do projeto F-35 e atende governos e empresas de aviação de prestígio em todo o mundo. Estabelecida pelo Ministério da Defesa da República Tcheca, a LOM Praha opera como uma empresa estatal.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz

Deu hoje em um site especializado argentino:

A través de un comunicado oficial, el Ministerio de Defensa de Republica Checa anunció la compra de dos aviones de transporte Embraer C-390 Millennium, con los cuales buscará incrementar su capacidad de transporte estratégico, la extinción de incendios a gran escala, evacuación aeromédica, y reabastecimiento de combustible de la Fuerza Aérea Checa.

Nilo

Essa é a empresa que com anuência de dois governos ia ser vendido por não ter capacidade de competir no mercado.

Esteves

A maioria aqui entrou nessa conversinha. Eu perguntava como pode alguém projetar fatos com 15, 20 anos de antecedência? Diziam que nesse prazo a Embraer estaria morta.

Diziam que a Embraer valia 4 porque faturava 4. Esteves afirmava…empresa que fatura 4 vale 25. Ou 30. Ou 50. Depende do caráter de quem vende.

Fernando "Nunão" De Martini

Pessoal,

Acho que esse assunto já deu, não?

Em quase toda matéria sobre a Embraer vem essa discussão sem nada de novo, apenas repetição.

Não que essa quase venda da Embraer seja um assunto desinteressante, pelo contrário. Mas já teve milhares de comentários e discussões a respeito e atualmente só serve para levantar discussão interminável entre os desafetos dos governos x, y ou z e os apoiadores dos governos z, y e x.

Já deu no saco.

Ozires

Nunão, apoiado… nada acrescenta ao assunto. Apenas ficam remoendo picuinhas!!!

Esteves

Tu conhece alguma receita de bolo? Tem que ser tcheca. Qualquer receita.