Embraer expande sua Cooperação Industrial com a República Tcheca

9
  • A companhia assinou hoje um Acordo de Cooperação Industrial com o Ministério da Defesa da República Tcheca, reforçando ainda mais a colaboração bem-sucedida da Embraer com a indústria local.
  • Acordo proporcionará o aumento da participação da empresa Aero Vodochody no programa C-390 e promoverá uma troca de conhecimento, transferência de know-how e experiência para LOM Praha.
  • Embraer também reforçará sua cooperação com universidades locais em projetos inovadores.

Praga, República Tcheca, 02 de outubro de 2024 – Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMB3), líder global na indústria aeroespacial, acaba de anunciar a assinatura de um Acordo de Cooperação Industrial com o Ministério da Defesa da República Tcheca (MOD, na sigla em inglês). Esse acordo estratégico reflete o profundo compromisso da Embraer com o fortalecimento de sua parceria de longo prazo com a República Tcheca. Além disso, a cooperação buscará melhorar as capacidades industriais e tecnológicas locais, ao mesmo tempo que promove a inovação, cria empregos de alta qualificação e contribui para o crescimento do setor aeroespacial e de defesa dos dois países.

Acordos individuais, também assinados durante a cerimônia, proporcionarão o aumento da participação da Aero Vodochody no programa C-390 e troca de conhecimento, transferência de know-how e de experiência para a LOM Praha.

A Diretora Geral de Cooperação Industrial do Ministério da Defesa tcheco, Senhora Radka Konderlova, acrescentou: “A cooperação industrial é uma parte importante de todos os projetos estratégicos de armamento, incluindo a aquisição da aeronave C-390 Millennium. Graças ao seu compromisso de longo prazo com a indústria tcheca, que remonta à fase de desenvolvimento do C-390, a Embraer foi uma excelente parceira durante as negociações do Acordo de Cooperação Industrial. A empresa foi capaz de propor projetos que contribuirão significativamente para a garantia dos interesses essenciais de segurança da República Tcheca. Além disso, a Embraer se compromete a explorar futuras oportunidades para trabalhar com a indústria tcheca para expandir e fortalecer sua cadeia de suprimentos global”.

“Estamos muito satisfeitos em ampliar nossa cooperação com a República Tcheca, uma nação com um rico histórico em defesa e no setor aeroespacial. A Aero Vodochody, a LOM Praha e as universidades locais são parceiros essenciais. Temos expectativa em trabalhar juntos e em contribuir para o crescimento do setor aeroespacial tcheco”, afirma José Gustavo, Vice-Presidente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Embraer Defesa & Segurança para Europa e África.

“Esse contrato é um marco significativo para a Aero Vodochody, com impacto positivo em todo o setor tcheco. Por meio da nossa cooperação crescente, iremos nos concentrar no desenvolvimento contínuo da cadeia de suprimentos, no investimento em tecnologia e na preparação para o rápido aumento de produção, pontos muito importantes para nossa companhia,” disse Viktor Sotona, Presidente e CEO na Aero Vodochody.

“Esse acordo de cooperação é um grande marco para LOM Praha. Colaborar com a Embraer é a oportunidade perfeita para adquirir uma extensa experiência e conhecimento sobre a nova geração de aeronaves de transporte militar”, disse Jiří Protiva, CEO da LOM Praha.

A Aero Vodochody, uma importante fabricante aeroespacial tcheca, é parceira estratégica e fornecedora no programa C-390 Millennium desde o seu início, em 2011, produzindo a fuselagem traseira, as portas para paraquedistas e tripulação, a porta de emergência e as escotilhas, a rampa de carga e a bordo de ataque fixo. O acordo de cooperação representará um aumento da produção de peças do C-390 fabricadas na Aero, e a implementação de novas capacidades industriais, com um impacto positivo na criação de empregos na República Tcheca e na geração de valor de exportações a partir da empresa.

A LOM Praha, empresa estatal de manutenção, reparo e revisão (MRO, na sigla em inglês), se beneficiará de uma troca de conhecimento na manutenção da aeronave C-390, preparando seus técnicos para a execução de atividades de manutenção básica e intermediária, e possibilitando a integração da empresa na gestão do ciclo de vida do C-390. Além disso, este acordo também permitirá que as empresas explorem outras oportunidades em serviços e suporte para o C-390, abrindo caminho para uma possível parceria de longo prazo.

Este novo marco reforça o compromisso da Embraer em fortalecer seus laços com seus parceiros locais, contribuindo assim para seu crescimento.

Como parte de sua estratégia, a Embraer também pretende colaborar com universidades e instituições de pesquisa locais em projetos aeroespaciais avançados. Essas iniciativas fomentarão a troca de conhecimento, criarão oportunidades para talentos da engenharia do país, e impulsionarão a inovação em tecnologias aeroespaciais de próxima geração.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre AERO Vodochody

AERO Vodochody AEROSPACE concentra-se no desenvolvimento, produção, manutenção e na evolução de aeronaves civis e militares. É a maior fabricante de aeronaves na República Tcheca e um das mais antigas fabricantes de aeronaves do mundo. No campo de aeronaves próprias, a AERO é parceira permanente de várias forças aéreas militares e tem uma posição sólida no mercado de aeronaves de treinamento militar e de aeronaves leves de combate. Com 11.000 aeronaves produzidas em seus 100 anos de existência, centenas de aeronaves L-39 Albatros ainda em serviço com dezenas de operadores militares e várias equipes de demonstração, e especialmente com sua nova aeronave L-39NG, a AERO se estabeleceu como líder no mercado global de treinamento a jato. No setor de aviação civil, a AERO trabalha com grandes fabricantes de aeronaves em uma ampla gama de projetos e é parceira em vários programas de compartilhamento, onde é responsável não apenas pela fabricação e montagem de conjuntos de aeronaves, mas também por seu desenvolvimento.

Sobre LOM Praha

A LOM Praha. é uma empresa líder especializada em manutenção, suporte ao ciclo de vida e modernização de helicópteros da série Mi, incluindo fuselagens, motores, caixas de câmbio e outros componentes, bem como a revisão de motores a pistão e L-39. Certificada por autoridades de aviação locais, a empresa também fornece treinamento especializado para pilotos de helicópteros e caças, bem como equipes de cabine e de solo, ao mesmo tempo em que oferece soluções abrangentes de simulação aérea e terrestre. Atualmente, a LOM Praha está envolvida no rearmamento da Força Aérea da República Tcheca com os helicópteros AH-1Z Viper e UH-1Y Venom, com foco em tecnologias de manutenção e simulação de alto nível. Além disso, a empresa participou do projeto F-35 e atende governos e empresas de aviação de prestígio em todo o mundo. Estabelecida pelo Ministério da Defesa da República Tcheca, a LOM Praha opera como uma empresa estatal.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz

Deu hoje em um site especializado argentino:

A través de un comunicado oficial, el Ministerio de Defensa de Republica Checa anunció la compra de dos aviones de transporte Embraer C-390 Millennium, con los cuales buscará incrementar su capacidad de transporte estratégico, la extinción de incendios a gran escala, evacuación aeromédica, y reabastecimiento de combustible de la Fuerza Aérea Checa.

Nilo

Essa é a empresa que com anuência de dois governos ia ser vendido por não ter capacidade de competir no mercado.

Esteves

A maioria aqui entrou nessa conversinha. Eu perguntava como pode alguém projetar fatos com 15, 20 anos de antecedência? Diziam que nesse prazo a Embraer estaria morta.

Diziam que a Embraer valia 4 porque faturava 4. Esteves afirmava…empresa que fatura 4 vale 25. Ou 30. Ou 50. Depende do caráter de quem vende.

Fernando "Nunão" De Martini

Pessoal,

Acho que esse assunto já deu, não?

Em quase toda matéria sobre a Embraer vem essa discussão sem nada de novo, apenas repetição.

Não que essa quase venda da Embraer seja um assunto desinteressante, pelo contrário. Mas já teve milhares de comentários e discussões a respeito e atualmente só serve para levantar discussão interminável entre os desafetos dos governos x, y ou z e os apoiadores dos governos z, y e x.

Já deu no saco.

Ozires

Nunão, apoiado… nada acrescenta ao assunto. Apenas ficam remoendo picuinhas!!!

Esteves

Tu conhece alguma receita de bolo? Tem que ser tcheca. Qualquer receita.

Nilo

Faz tempo que não leio mais Estadão.

Esteves

Mudaram bastante.

Joaquim Araujo

Essa noticia é importante, mas decorre de uma mais importante ainda que é a formalização da compra do KC-390 pela República Checa. Já se sabia que o KC fora escolhido pelo checos, mas agora tem contrato, prazos, valores e cronograma! Mais dois para entrar na linha de produção!