O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) afirmou que disparou dezenas de mísseis contra Israel em resposta à morte de pessoas em Gaza, bem como à morte de líderes do Hamas e do Hezbollah.

A agência de notícias Fars do Irã relatou que o IRGC declarou que o ataque com mísseis em curso contra Israel é uma retaliação ao assassinato do chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, na semana passada, assim como à morte do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, no início deste ano.

“Em resposta ao martírio de Ismail Haniyeh, Hassan Nasrallah e [o comandante do IRGC Abbas] Nilforoushan, miramos o coração dos territórios ocupados”, disse o IRGC em um comunicado.

Ele disse que o Irã lançou dezenas de mísseis contra Israel e que, se Israel retaliasse, a resposta de Teerã seria “mais esmagadora e ruinosa”. A televisão estatal do Irã informou que 80% dos mísseis lançados contra Israel atingiram seus alvos.

VÍDEO: Israel sob ataque de mísseis iranianos

Enquanto isso, os militares israelenses disseram que um “grande número” de mísseis foi interceptado. Falando aos repórteres, o porta-avoz das IDF Daniel Hagari disse que o ataque foi sério e terá consequências “em tempo hábil”.

Vídeos compartilhados as redes sociais mostram mísseis e fragmentos de mísseis interceptados caindo em solo israelense. Há relatos de que bases aéreas foram atingidas.

Um alto funcionário iraniano disse à agência de notícias Reuters que a ordem para lançar mísseis em Israel foi feita pelo Líder Supremo do país, Aiatolá Ali Khamenei. Khamenei permanece em um local seguro, acrescentou o alto funcionário.

Esta matéria será atualizada à medida que novas informações sejam disponibilizadas.

Subscribe
Notify of
guest

131 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renan

Não há dúvidas alguma que o Aiatolá Ali Khamenei não conhecerá 2025.

Leonardo

É mesmo? Então tá

deadeye

Israel tem armas nucleares, apenas dizendo

Leonardo

E quem pode garantir que o Irã também não possui?

Sem contar que em um território de pouco mais de 20mil km2 do tamanho do estado de Sergipe, logo, não é preciso de armamento nuclear para ser destruído, guarde isso, Israel não tem profundidade estratégica.

Chris

Sabe… O Irã hoje é um país muito bonito, próspero.. E grande parte da população não apoia esses extremistas. Colocaram ate um presidente mais liberal, pra amenizar os protestos…

Realmente tenho minhas dúvidas se irão realmente se envolver com guerras… Não por acaso, usam “Hamas” e o “Hesbolah” pra fazer o serviço sujo…

Last edited 1 hora atrás by Chris
Chris

Ja o levaram para um esconderijo !

Enfim… Esses 2 ataques iranianos parecem mais pra atender as reclamações dos extremistas, que acusam o Irã de falta de apoio. E aparentemente os israelenses sabem disso, se ja ate reabriram seu espaço aereo.

Eu só espero que Israel não responda… Pois ai a guerra iria começar pra valer, e com participação americana.

Alias… Parece que nada escapa aos “olhos” americanos.. Avisaram a Ucrânia e agora Israel, com antecedência, que os ataques viriam…

Last edited 1 hora atrás by Chris
Romão

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Victor Filipe

Oque eles tem haver com o assunto do Iran e Israel no oriente medio?

Romão

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Rinaldo Nery

Os EUA? Tudo, principalmente petróleo.

Chris

Ja faz um bom tempo que os EUA são os maiores produtores de Petróleo do mundo…

Eles não precisam…

Alias . Duvido que o ocidente seja a favor de guerra por ali… Logo depois do ataque, o petróleo ja subiu 5% !

Last edited 1 hora atrás by Chris
Jacinto

Os EUA ainda importam petróleo para a formação do blend, mas principalmente do Canadá e do México que juntos correspondem a 2/3 das importações de petróleo dos EUA. O maior fornecedor de petróleo do Oriente Médio e a Arábia Saudita, com 5% das importações americanas o que é pouco mais do que o Brasil fornece (3%)

Bispo de Guerra

Explica sua teoria …

João Pedro

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Rafael Santos

Verdade. O que são os caças de Israel perto do poderosíssimo Qaher-313?

Mirade1969

Bem se eles puder sair da base e se suas pistas de pouso e estiveram intactas caso não tenha sido atingida por missies não poderam fazer muito.

Leandro Costa

Verdade…. pistas atingidas nunca podem ser reparadas e jamais poderão ser utilizadas de novo. Afinal de contas, para se efetivamente tirar algum aeródromo de operação não é necessário atacar com regularidade.

Também é impossível utilização de pistas improvisadas. Isso é coisa de hollywood.

Ou não…

Jacinto

Em 2022 os engenheiros da USAF fizeram um treinamento de reparos de pistas no Catar (Al Udeid Air Base). Em 5 horas a pista estava pronta para uso.
https://www.af.mil/Reoptimization-for-Great-Power-Competition/videoid/857109/dvpTag/RADR/

Last edited 40 minutos atrás by Jacinto
Marcelo Andrade

Se vai ver 2025 não sei, mas o Irã esta em crise econômica e ja ha setores da sociedade protestando pois eles não aguentarão essa guerra por muito tempo, 2025 dirá!!

Chris

Por incrível que pareça… O Brasil foi um dos países que escaparam mais ilesos aos efeitos da pandemia…

Japão continua ate hoje vendo os preços subirem, ja que se recusam a subir os juros (Por la é 0,3% ao ano)… Depois de uns 40 anos sem verem aumentos ! Ate EUA ainda cambaleiam…

Last edited 58 minutos atrás by Chris
Wilson França

O que não se pode negar é que eles têm coragem.

Leandro Costa

Eu nego. É muito fácil para o Irã financiar e equipar elementos (Hezbollah, Hamas, Houthis) que causem instabilidade e fazer atos como esses, esporádicos, de enfrentamento direto para ‘levantar a moral’ desses elementos, quando fica teoricamente intocado em berço esplêndido, enquanto que esses mesmos elementos levam bombas na cabeça. Isso não denota coragem. Exatamente por isso que imagino que Teerã agora seja alvo de Israel, já que é algo que imagino que os Iranianos acreditem que não vai acontecer e que Israel irá atacar alguma instalação portuária ou centro logístico periférico que abasteça tais elementos de material bélico. O que… Read more »

Jacinto

Coragem? Você acha que os verdadeiros responsáveis – quem dá a ordem, não o moleque de 20 anos que aperta o botão – correm algum risco? Você corre mais risco atravessando a rua do que ordenando um ataque a outro país. E talvez este seja o problema.

Cafasape

Caminhamos a passos largos para um grande confronto bélico/nuclear mundial. Os terroristas, incluindo o regime iraniano, não medem e nunca mediram as consequências dos seus atos porque só tem ódio. Israel, obviamente vai retaliar duro, inclusive em usinas nucleares Iranianas.
Tio Jacó vai passar o carro nos terroristas da região!

João Pedro

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Mirade1969

Não sei se vc esta a par do que esta ocorrendo mas a resposta do Irã é devido aos ataques de Israel que tinham como alvo guerrilheiros do Hesbolah (não sei se isso assim que se escreve)mas que de fato estavam matando civis mais de 40 mil pessoas que não deviam morrer pois não erram soldados ou terroristas mesmo tendo uma desculpa de vingar o ataque terrorista do Hammas. Israel queria isso e agora vai ter ou seja uma guerra contra o Irã mas pode ter certeza que quem está patrocinando isso é os EUA ja que Israel é uma… Read more »

Nilo

Como dito, Iran está no Objeto a ser alcançado, Natanyahu pediu, terá, haverá uma sequência de escalonamento, o ápice, destruição da infraestrutura do Iran pela força aérea israelense, a bala está na agulha. EUA, já está transferindo quantidades de material e homens para P. Arábica.

RPiletti

3 esquadrões da USAF

Nilo

Natanyahu está fazendo o trabalho que EUA queria e não podia arrasar com Hezbollah e os Houthis e agora incluindo o Iran, e pasme, EUA ameaçando o Iran caso reaja, ou seja, ou aceita a humilhação, vendo aliados serem dizimados ou então volta para século 18.
A questão é que tanto Iran,
Hezbollah e os Houthis sabem das consequências, quanto uma resposta do poderio militar israelense e o apoio americano. Existem consequências desastrosas com a falta de alternativa de capacidade de negociação. Lembrando apenas alguns atores importantes com interesses no resultado A.Saudita, Emirados e Turquia.

Wagner Figueiredo

… se Israel retaliasse, a resposta de Teerã seria “mais esmagadora e ruinosa!!!
É pra rir agora?!?! Parece criança birrenta..rsrs

Bispo de Guerra

Dizem que o Irã também tem a “B” … Israel responder com B …toma B.

soldado imperial

Ataque do Irã,foi um fracasso! Um ataque com uma marreta em um tanque Merkava israelense teria sido mais útil, vai que alguma marretada destruísse uma anteninha do Merkava…..
Atacou e pagou vexame o Irã…

RPiletti

Palavras de um familiar que está em Israel:
“[15:16, 01/10/2024] : Acabou já
[15:17, 01/10/2024] Nao sei se terá outrs leva de madrugada
[15:17, 01/10/2024] : Mas os mísseis é o que menos me preocupa na verdade. O pior são esses loucos extremistas que saem atirando
[15:18, 01/10/2024] Hoje teve ataque terrorista em Tel Aviv. Dois terroristas saíram atirando na estação
[15:18, 01/10/2024] Foram mortos

Rodrigo Maçolla

A julgar os dois tipos de ataque preocupam…., Mas com certeza pego de surpresa Israel não foi ,tudo indicava que esse ataque do Irã ocorreria. E destes terroristas que sairam atirando as informações ainda são divergentes, mas na verdade seriam três , dois foram mortos e o terceiro ainda esta sendo procurado….

Last edited 3 horas atrás by Rodrigo Maçolla
Marcelo Soares

https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/israel-libano-conflito-oriente-medio.ghtml?postId=4f40e239-2452-4b55-8038-365d5c192619

Ataque a tiros no sul de Tel Aviv. Segundo a agência de notícias Reuters, oito pessoas morreram.

Bispo de Guerra

Só o fato de N mísseis cairem em solo israelense após 1.500 / 2000km de voo … diz muito.

MAURICIO SIQUEIRA

Diz o que? alvo relevante foi atingido? Foi apenas para falar para seu séquito, que vibra com essa história. Irã sabe que não tem condições nenhuma de sobrepor Isrrael… o presidente deles caiu com um Heli de 1968.. É só olhar sem fanatismo, que vai perceber a realidade.

Mirade1969

Isso não vai ser dito porque não é de interesse de Israel mostrar que foi atingido, mas as imagens não mentem não foram poucos misseis que atingiram o território Israelense. Espero que os alvos tenham sido atingidos.

Bispo de Guerra

EUA, Jordânia, ajudaram , novamente, Israel atacando os misseis…e mesmo assim…N cairam lá.

Prova que Israel está vulneravel … precisa dos “parças” para não virar peneira…

E o que tem haver queda de helicoptero com ataque / defesa aerea.

Chris

As defesas antiaéreas de Israel talvez sejam as melhores do mundo… 90% de eficácia !

O detalhe é que os misseis do domo de ferro são caros… Se insistirem e insistirem… Uma hora, os misseis, ou o dinheiro, pode acabar.

Last edited 42 minutos atrás by Chris
Jacinto

O Iraque atacou Israel com misseis em 1991 e misseis balísticos existem desde 1944 (V2) e nos anos 50 já existiam misseis balísticos de alcance intercontinental (R-7 Semyorka). Não é um grande feito tecnológico ter mísseis balísticos.

JBS

Bispo

Vc está desconsiderando no mínimo 2 coisas:

  • Os destroços de um míssil abatido cairá no solo Israelense.
  • O sistema Iron Dome analisa de o míssil vai atingir um alvo de valor, se não for o caso, o mesmo deixa passar.

Saudações

Bosco

JBS,
Nesse caso é o sistema Arrow.

Perigoso

Já foi noticiado que foi atingido duas bases aéreas da Força aérea de Israel e uma base do serviço de inteligência.

Maurício.

“Os destroços de um míssil abatido cairá no solo Israelense.”

Eu acho que nos vídeos não parecem ser apenas destroços (que costumam cair em várias direções), todos os artefatos que impactaram no solo possuíam a mesma trajetória, parecia de fato um alvo válido. Claro, muito provavelmente Israel abateu vários mísseis, mas esses do vídeo, parece que de fato acertaram algum alvo, seja lá qual for.

Bispo de Guerra

Sei…ate a CNN (a mais pro Israel impossivel) diz que cairam….

Abymael

O vídeo que ilustra a matéria mostra que “fracasso” não dá pra dizer…muitos impactos ali.

Bispo de Guerra

Caminhamos fortemente para a III-W.

China testando mísseis…

E se ..

A China aproveita uma guerra aberta entre Israel x Irã e “desembarca” em Taiwan…

EUA teriam 03 frentes(contando Ucrânia) vai faltar munição*

*já falta, faz tempo, só com a Ucrânia
** Europa energia barata ,só via fotossíntese 😆
***Brasil – tá achando o combustível caro. 🙃

Dragonfly

Nesta sua hipótese, caso o cobertor fique curto, acho que Taiwan e Ucrânia ficariam na mão.
A relação entre EUA e Israel é mais forte, sobretudo porque muitos poderosos e influentes americanos são de origem judaica.

João Pedro

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Bispo de Guerra

Taiwan produz CPUs que os EUA precisam deseperadamente…se a fabrica inteira cair nas maos dos chineses ..EUA surtam..rs

Jacinto

Que é o motivo pelo qual os EUA vão defenderTaiwan.

Neural

Taiwan o próprio Trump disse que vai começar a cobrar pela proteção

Allan Lemos

Espero que não, porque dessa vez o Brasil ia estar do lado errado.

Gustavo

Também espero que o conflito não escale para uma “3ª GM”, mas se ocorrer a tradição diplomática do Brasil, pelo menos desde a 1ª GM, é declarar o país neutro no conflito num primeiro momento e depois se aliar aos vencedores.
Não acho que seria diferente agora.

Bispo de Guerra

Não há lado errado … e sim qual lado te beneficia como país…

Last edited 1 hora atrás by Bispo de Guerra
Sergio

Embora seja prematuro, aparentemente segue o script do ataque anterior. É para consumo interno no Irã. Para apaziguar os radicais. Foram longe demais na provocação a Israel contando sempre com a complacência do estado judeu e o cansaço da sociedade israelense. Mas o Hamas, como dizemos por aqui, “Ca… e sentou em cima” e desencadeou uma reação inesperada pela magnitude. E nem poderia ser diferente. A maioria desses mísseis e drones foram já, certamente interceptados. Mas uma hora Israel terá de atacar o território iraniano para valer e aí o caldo vai entornar. Vejo o Brasil, desse tamanho todo, rico,… Read more »

Sergio Machado

Quase sempre é para consumo interno, um ataque do tipo “equalização”. Toma lá, dá cá.
Parece que os EUA também perceberam que BIBI é um fio desencapado e vai fazer o que for para se manter no poder. Se preciso, por fogo no mundo.
Por outro lado, o poder iraniano na região está em xeque e Teerã precisa também de uma resposta dura para consumo interno.
Interessante que desta vez parece que EUA e Jordania lavaram as mãos. Se confirmado, é um recado direto ao atual governo israelense.

Jorgemateus77

Vídeos fakes feito por IA
O domo de ferro é impenetrável

Navigator

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Rafael Santos

Domo de Ferro é o sistema usado para abater foguetes de curto alcance. Mísseis balísticos é um outro sistema que esqueci o nome.

Jota

Acho que o David Sling

Bosco

É o Arrow.

Hcosta

arrow 3

Bosco

Arrow.

F-5

Cara, para de consumir certas coisas. De boas…

Leonardo

Sim o Iron Dome é impenetrável, vi isso em umas animações da Pixar.

Mas estamos falando de vida real, aí existe o Iron Dorme, esse sim pode ser saturado como já foi algumas vezes, inclusive hoje.

Tiago

Rapaz .
O que passou de mísseis ilesos não é brincadeira .
Se conseguiram interceptar 10 % é muito.

Tiago

Peneira Dome

Bispo de Guerra

Já esta sendo rebatizado de domo suiço…rs

comment image

Elintoor-_

kkkkkkkkkkkkk

Groosp

181 mísseis segundo Israel.

Jonas K

Com pouco poder explosivo, apesar de balístico… Explosões pequenas, comparadas ao armamento israelense. Estranho

Abymael

Que bagunça que virou aquilo ali. Tudo isso num espaço que é menor do que o Estado do Rio de Janeiro. Não deve ser fácil levar a vida num lugar desses. Quando não é um sujeito se explodindo dentro de uma cafeteria, é uma chuva de mísseis. Vamos ver o que o Bibi vai inventar agora, mas se eu fosse um dos barbudinhos em Teerã teria dificuldades para dormir a partir de hoje à noite. Eu tô até com medo de opinar aqui porque daqui a pouco posso escrever algo que o Bibi não goste e amanhã receber a resposta… Read more »

F-5

Joguei fora meu page por via das dúvidas….

Renato

Ainda existe isso por aqui?
Putz.. A última vez que vi um treco desses já faz 30 anos.

Bispo de Guerra

pager…. coisa de museu…rs

Elintoor-_

A propósito, me sentiria mais seguro em Israel do que no Rio de janeiro…

Jonas K

As explosões dos mísseis são pequenas perto das armas usadas por Israel… Mísseis balísticos com pouco poder explosivo?

Wellington R. Soares

Provavelmente foi proposital Jonas, cargas explosivas menores, menos danos.
O Irã também é calculista. Um ataque poderoso sobre Israel seria o protesto que Israel e principalmente EUA teria pra atacar eles com força total.
Me desculpe se ofende alguém, mas EUA junto com Israel o Irã iria virar cinzas, sem chances e eles sabem disso.

sergio 02

cara eu não acho, pra mim esta tudo “normal ” acho quie por que esta de noite tem essa impreção, lembra do ataque de abril. veja os videos do impacto dos 3 na base aerea, ta igual, mesmo clarão etc.

Bosco

Jonas,
Israel tem utilizado bombas de 1 t.

Bosco

Essa maioria são destroços. Um veículo de reentrada não deixa essa trilha. Daí as explosões no solo parecerem pequenas.
O rastro devido ao plasma formado não teria essa aparência.

Perigoso

Não foram destroços não Bosco, diversos sites de notícias já noticiaram que várias bases Israelenses foram atingidas, o Irã focou em atingir infraestrutura militar e não atacou alvos civis.

https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/mundo/ira-lanca-ataque-de-misseis-contra-israel-governo-israelense-entra-em-alerta

Bispo de Guerra

focaram em bases militares ..nao predios com familias com Israel adora fazer.

Bjj

As explosões não foram pequenas, os vídeos é que foram feitos de longe. No primeiro vídeo, o tempo entre o primeiro impacto e o som da explosão foi de aproximadamente 3.6 segundos. Considerando a velocidade média do som como 340 m/s, dá para estimar a distância entre o ponto do impacto e o ponto de filmagem em cerca de 1,2 km.

Fabricio Lustosa

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Allan Lemos

É por isso que é preciso pensar duas vezes antes de criticar Israel, nós, como brasileiros, jamais saberemos o que é estar debaixo de uma saraivada de fogo do inimigo. Não temos “lugar de fala”.

Perigoso

Mas Israel atacou primeiro.

Rodrigo Maçolla

Quando ? Se desde o 1º momento que o estado de Israel foi criado, desde que a bandeira de israel foi hasteada ja foi atacado por países Arabes…

Perigoso

Israel já tinha atacado o Irã em Julho explodiu uma bomba dentro do Irã e matou um integrante do Hamas, o Irã tinha dito que ia retaliar e até hoje não tinha atacado, recentemente Israel mataram o líder do Hezbollah, o ataque de hoje foi uma resposta a morte do líder do Hezbollah, mas não podemos esquecer que Israel já tinha atacado o Irã em Julho, então quem atacou primeiro foi Israel.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0krl82zqjzo

Last edited 2 horas atrás by Perigoso
Leandro Costa

Uma análise bem…. míope, digamos…

Perigoso

Contra fatos não a argumentos.

Leandro Costa

A resposta adolescente mais sem sentido durante um debate?

Precisa tentar com mais afinco.

GuiBeck

Até porque o ataque foi no Líbano, contra o Hezbolah, e quem se revolta e ataca de volta é o Irã… o que só prova de uma vez por todas que está por trás de toda essa cambada.

Allan Lemos

Entāo, se ficarmos nessa de “ele que começou”, acredito que haverá uma regressāo que nos remeterá aos tempos de Adāo e Eva.

Particularmente, nāo acho que nenhum lado esteja 100% certo ou 100% errado.

Um lado claramente instrumentaliza o conflito para fins políticos domésticos, o outro tem como meta de vida a destruiçāo de Israel por motivos religiosos.

Situaçāo lamentável.

Perigoso

Também acho que nenhum dos lados esta certo.

Eu acredito que esta guerra não vai terminar tão cedo, o governo de Israel é muito radical eles desejam a guerra e erradicar todos que eles acham que são seus inimigos, a guerra só vai acabar se os EUA deixarem de apoiar Israel(oque eu acho bem difícil).

Acredito que o que mais dificulta o fim da guerra é o próprio governo de Israel ele não esta disposto a abrir mão do controle da Palestina oque seria necessário para chegar a paz no Oriente médio.

Last edited 1 hora atrás by Perigoso
Jacinto

O problema é a crença, que existo nos dois lados do conflito, de que o outro não pode existir. Se um grupo não admite o direito do outro existir não há como haver paz.

Perigoso

Sim concordo com vc, os dois lados existem pessoas que desejam a destruição do outro lado.

É uma situação complicada e ainda tem países de fora do oriente médio que colocam mais lenha na fogueira e mais atrapalham que ajudam, os EUA tem atrapalhado bastante no Oriente médio.

Jacinto

Este conflito existe antes do Colombo chegar no continente americano. O verdadeiro estopim de todos os conflitos que envolve o Irã/Pérsia está na cisão do islamismo que separou os xiitas dos sunitas. Não se engane perigoso: o conflito entre Irã e Israel não é real. É um subterfúgio que o Irã usa para ganhar influência política desproporcional para a população xiita no Líbano e na Síria. Os xiitas, por exemplo, são 28% da população libanesa, mas controlam a política do país porque têm um braço armado (hezbollah). E advinha: não faz bem para a saúde fazer oposição a um partido… Read more »

Bispo de Guerra

se voce invade terra que não é sua… não ha o que pensar…

se voce confina uma etnia em guetos ..não tem o pensar….

se voce mata familias inteiras e alega ..estou caçando terroristas…

Perigoso

Sim concordo com vc Israel invadiu e controla o território Palestino a décadas, quando vc invade uma terra que não é sua não há o que pensar, vc disse isso corretamente.

Leandro Costa

Imagino que agora Teerã seja alvo. Pelo visto essa porcaria não vai acabar tão cedo.

Bosco

O regime “aiatolático ” vai cair

Leandro Costa

Eu queria acreditar nisso, Bosco. Mas acho que infelizmente não vai acontecer. O Ayatollah pode muito bem ser pulverizado por alguma bomba de Israel que isso vai servir apenas para inflamar ainda mais a região. E isso é mais ou menos o que eles querem que aconteça. Claro que, estivesse eu no lugar de Israel, eu faria diversas instalações Iranianas desaparecerem do mapa, mesmo que causasse baixas entre os atacantes. Mas o fato é que, novamente, o Irã faz o máximo possível para causar mais instabilidade na região. E até o momento ninguém tem feito nada diretamente contra ele. Até… Read more »

Rinaldo Nery

Não vai. Regime de fanáticos.

Bispo de Guerra

sei …. em 2055 diretamente de marte..rs:
comment image

George

Não sei como alguém nessas bandas do mundo vê isso aí escalando do jeito que tá e fica animado. Pra além da já notória falência do sistema ONU a gente nitidamente tá numa fase de pouca ou nenhuma moderação das potências, pois tá meio que claro que os EUA aí tem uma posição pública pedindo desescalada, mas nos bastidores vem trabalhando/encorajando ou ao menos auxiliando Israel a arrastar a região pra um conflito regional (que já tá rolando). Sei lá, países mais fracos militarmente (NUNCA vamos ter poder bélico comparável ao desse pessoal) da borda do mundo como o nosso… Read more »

Jacinto

Mundo multipolar é inerentemente mais instável e violento.

Rinaldo Nery

A ONU tá preocupada com a agenda 2030. Vamos plantar árvores, salvar as baleias e construir banheiros sem gênero.

Last edited 1 hora atrás by Rinaldo Nery
Marcelo Andrade

Israel é muito mal mesmo!!!! Cadê a hipocrisia europeia? Se fosse o contrario……

Perigoso

Na notícia que vi fala que duas bases aéreas da força aérea de Israel foram atingidas e também uma base do serviço de inteligência.

https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/mundo/ira-lanca-ataque-de-misseis-contra-israel-governo-israelense-entra-em-alerta

Jordan Silva

Vendo esses acontecimentos vem na minha cabeça que o Irã já se garante pq já deve ter adquirido artefatos nucleares…

Maurício.

E lá vamos nós! 😴

Pragmatismo

Caiu o mito da infalibilidade do Iron (e demais).

Bosco

Esse mito só existia na sua cabeça.

Perigoso

Eu também já vi várias pessoas dizendo isso que ele era infalível e impenetrável.

Não existe sistema infalível.

Bosco

Todo sistema defensivo finito é passível de ser saturado por um sistema ofensivo finito + 1

Perigoso

Exato concordo com vc, não existe sistema infalível, mesmo o Iron Dome que é um ótimo sistema pode ser penetrado, o Irã produz equipamentos militares usando peças de baixo custo como motores de moto em seus drones, então não é impossível e nem tão caro para os Iranianos realizarem um ataque de saturação que penetre o Iron Dome e o Arrow(mas como deu para ver nestes ataques do Irã não é fácil atravessar o Iron Dome).

Last edited 1 hora atrás by Perigoso
Bosco

Em toda Israel há somente 10 baterias do Iron Dome.
Isso significa cerca de 80 lançadores com 1600 mísseis de pronto emprego.
Não há mágica.

Perigoso

Acho estas 10 baterias e 1600 mísseis um excelente número para um país com extensão pequena igual Israel.

Last edited 1 hora atrás by Perigoso
Maurício.

Muitos criticam o “Iron”, mas eu acho ele um sistema muito bom pro que se propõe, ele abate muito míssil, principalmente os de fundo de quintal do Hamas (que também causam danos e mortes), mas claro, alguma coisa sempre vai passar, não existe arma game changer ou divisora de águas, por mais que alguns acreditam nessas balelas, mesmo assim, a taxa de eficácia dele deve ser bem alta.

Leandro Costa

Vou fechar as janelas aqui de casa porque a tempestade resultante de eu concordar totalmente com você será mais devastadora que um ataque de mísseis balísticos iranianos.

André Luis Lacerda

A Casa Branca acaba de se pronunciar:

Haverá consequências severas ao Irã

Perigoso

Oque os EUA tem haver com Israel e Irã. 🤦

Sempre eles gostam de entrar na briga dos outros.

Last edited 1 hora atrás by Perigoso
Bosco

O que o Irã tem a ver com o Líbano?

Perigoso

O Irã não deveria ter nada haver com a situação do Líbano, mas como os EUA apoia Israel isso leva as organizações que lutam contra Israel também buscarem apoio externo de outro países como o Irã.

O erro começa com os EUA se esforçando muito pouco para resolver o conflito e chegar a paz, mas mandando armas a vontade para Israel.

Tiago

Será?

Leonardo

Foi decretado silêncio total de mídia por Israel, só pode ser publicado algo o imagem após aprovação prévia do governo, quem for pego fazendo vídeos com celular poderá até ser preso,

isso é porque está tudo sobre controle, mais de 90% dos mísseis foram interceptados e os que passaram não causaram pequenos danos.

É isso aí, se quiserem continuar acreditando nas narrativas da mídia mainstream ocidental sionista, basta continuar se enganando.

MGNVS

Parece que o Iran não tem mísseis tão ruins assim, como alguns aqui gostam de fazer parecer. O video mostra varios impactos diretos no territorio israelense, e não pareciam ser só “destroços caindo” como muitos estão dizendo em vários comentarios. Mas a pergunta que realmente tem que ser feita: pq dessa vez os EUA e outros países como Jordânia e até Arábia Saudita não ajudaram a interceptar os mísseis??? Afinal de contas, os EUA avisaram Israel com antecedencia sobre esse ataque e mesmo assim vários misseis atingiram as cidades israelenses. Esse seria um recado velado dos EUA para que Netanyahu… Read more »

Perigoso

Exato, não foram destroços, foram vários impactos de mísseis em alvos importantes.

Foram atingidos duas bases aéreas e uma base do serviço de inteligência.

Last edited 23 minutos atrás by Perigoso