O 1º Grupo de Defesa Aérea da FAB, sediado na Base Aérea de Anápolis e operando o caça mais avançado em serviço na América Latina e o melhor do mundo na sua categoria, avança a passos largos na implantação do F-39E Gripen.

O Tenente-Coronel Aviador Fórneas, comandante do 1º GDA, conta sobre o atual momento do esquadrão que está afiando as suas garras para participar do exercício multinacional Cruzex 2024.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JCuritiba

Achei interessante a informação de que o 1ºGDA vai ter a oportunidade de atuar nos dois lados, como time azul e vermelho.

Rinaldo Nery

Sim, será uma novidade. Normalmente a OPFOR opera a partir de Fortaleza. Não sei como farão.

Rinaldo Nery

Dia 08 o João gravará outro podcast com o cmt do COMGAP. Estarei presente.

Esteves

Muito bom.

Fábio CDC

Pois eu fico imensamente feliz com a compra do Gripen NG, embora preferisse o Rafale por considerá-lo muito superior ao jato sueco.
.
No frigir dos ovos, mais Gripens NG virão até completar o 1º Lote e o 2º Lote, acredito, será negociado pelo próximo Presidente eleito em 2026 e que assumirá em 2027, da mesma forma como mais Fragatas Tamandaré virão, mais Navios de Patrulha de 500T, mais Scorpenes, etc.
.
Pensamento positivo, paciência, Trabalho Duro e Fé em Deus nunca fizeram mal a ninguém.

Raphael

Mi re fa

Last edited 1 mês atrás by Raphael
Dexter

Faltou o Dó

Zorann

Assisti o podcast ontem mesmo, antes desta postagem, através do link postado em um comentário em outra publicação.

E no fim, ele não disse nada demais.

As perguntas foram muito rasas, não tocando em nenhum assunto polêmico, como por exemplo os alegados problemas e atrasos no desenvolvimento do Gripen ao ainda não ter atingido IOC, ao não ser capaz ainda de lançar mísseis.

Nunes-Neto

Lembro que disse que ele estava com algumas capacidades bloqueadas, por falta de atualização de software e hardwares, na verdade eu disse que estava liberado só a capacidade de combate aéreo , mas pela entrevista parece que até essa só com atualização será liberada, em 30.30 min ele fala que só depois dessa atualização (BCU) é que poderá ser utilizado como plataforma de armas, empregando misseis reais, canhão etc…