A Suécia manifestou interesse na potencial compra de três aviões cargueiros KC-390, fabricados pela Embraer (BVMF:EMBR3) em parceria com as Forças Armadas brasileiras, de acordo com o ministro da Defesa, José Múcio.

Em entrevista à Reuters após participar da abertura da XXI Conferência de Segurança Internacional do Forte, no Rio de Janeiro, Múcio disse que houve nesta semana uma nova reunião com representantes suecos para discutir o assunto.

Há anos, Brasil e Suécia conversam sobre a possibilidade de o país nórdico adquirir o KC-390. As relações entre os países no setor aeronáutico se fortaleceram após a escolha dos caças Gripen para as Forças Armadas brasileiras.

Múcio reconheceu que as negociações estão em andamento há algum tempo, mas acredita que elas têm “caminhado bem e sem problemas”.

O ministro lembrou que o cargueiro brasileiro é líder de mercado e que o país tem realizado vendas satisfatórias do KC-390. “Temos vendido bem o KC-390”, afirmou.

Além dos KC-390, o Brasil também está negociando a venda de aviões Tucano para Portugal e Colômbia.

FONTE: Reuters, via investing.com

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dudu

O parecer da forca aerea sueca foi favorável ao KC 390. Só falta a decisão política.

Só lembrando que em 2011, durante a intervenção libia, os C 130 suecos deixaram seus donos na mão.

Underground

Tenho a impressão que esses kc390, se assinarem alguma coisa, vão ser totalmente entregues antes de termos os 36 Gripens. E a culpa não é dis Suecos.

Nunes Neto

Agora destrava a compra dos 25% do contrato do gripem.

Santamariense

Eu penso que uma coisa nada tem a ver com a outra. O problema do Gripen na FAB é orçamentário, portanto una compra de cargueiros pelos suecos não vai aumentar o orçamento da FAB. Posso estar…espero estar errado…

André Luis Lacerda

Já dá para colocar no currículo. Pelo menos foi avaliado. Depois de ter sido ludibriada pelos brasileiros a formularem proposta de venda do Gripen E/F, com fabricação sob licença, a troco de uma possível substituição de pelo menos 110 aeronaves para substituírem os F5, AMX e Mirage, começando por uma primeira fase de 36 aeronaves. Os Suecos precisam dar o troco. “Avaliar” o C-390 é parte do troco? Não sei. Vamos ver quanto tempo os suecos continuarão “avaliando” o C-390 até comprarem C-130 J ou um possível novo avião que o governo do EUA venha desenvolver para a substituição desse… Read more »

Bernardo Santos

Espero que essa venda se concretize, será importante mais um país da Otan fazendo parte do grupo operador do C390.

Filipe Prestes

Saíram de 5 para 3. Será que os suecos ainda contemplam a possibilidade de participar no hipotético A-200 tal qual os coreanos ainda almejam o MC-X? Talvez isso explique números tão modestos? Ou ainda a Suécia, agora um membro pleno da OTAN, tenha eleito o A-330 para a função de reabastecedor primário? Esperava um número um pouco superior.

Marcelo Bardo

Vamos torcer para a venda se concretizar. Já será alguma coisa.