Super Tucanos da FAB interceptam Cessna 210 próximo à fronteira com o Peru; criminosos fogem após pouso forçado
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) buscam pistas de criminosos que fugiram após ter abandonado aeronave que invadiu de forma clandestina o espaço aéreo brasileiro, próximo à fronteira com o Peru.
O avião de modelo Cessna 210 foi interceptado, na tarde desta quinta-feira (26), por caças da FAB nas proximidades da cidade de Humaitá (AM).
Segundo o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a aeronave que estava sem matrícula e sem plano de voo ignorou as orientações de mudança de rota e, até mesmo, um tiro de aviso realizado pelos caças.
Ainda segundo a FAB, pouco antes de ser avisado que seria abatido, o piloto da aeronave efetuou manobras desesperadas e realizou um pouso forçado em uma estrada de terra da região.
Antes de fugir, os criminosos colocaram fogo na aeronave com a intenção de não deixar rastros e fugiram por terra.
FONTE: CNN
Esses aviões clandestinos nunca são abatidos? Aterrisam, os criminosos ateiam fogo no avião e fogem a pé no meio da lforesta….
Isso que fico pensando, enquanto não abaterem vai ser sempre a mesma coisa.
A turminha dos “direitos humanos”… A ordem é forçar uma aterrissagem e tentar prende-los em terra. Para um abate, é necessário autorização do Presidente ou de alguém delegado por ele.
Eqto isso nos EUA… Ja vi gente que até saiu vivo de perseguições com carros da Polícia… Mas pegou 130 anos de xadrez !
A lei já delega autoridade para o Comandante da Aeronáutica.
_____
COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS NEM FAZER PROVOCAÇÕES INÚTEIS PARA A DISCUSSÃO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Sim, já foram abatidos. Alguns.
Prezado, as notícias que li sempre dizem que o tiro de abate foi dado com a intenção de que o voo não pudesse continuar, mas que, de alguma maneira, os ocupantes da aeronave conseguiram pousar e escapar com vida. O sr. tem conhecimento de algum caso que a aeronave não conseguiu pousar e a tripulação tenha falecido? Obrigado.
Tenho.
Não precisa nem explicar porque não vem ao caso. mas fico feliz em saber disso.
não da pra abater os pilotos? mesmo eles em fuga
Não
Piloto no chão é responsabilidade da polícia.
Tem que seguir o protocolo estipulado em lei. Os caras da FAB certamente devem ser doidos pra mandar esses caras pelos ares, mas eles são honrados e cumprem as leis. Acho que o protocolo deveria ser revisado, mas isso é com o congresso.
Meu amigo, essa foi a lei feita para não pegar. Você, conhecendo o país em que vive aonde viceja a mais absoluta anarquia penal e sendo um piloto de combate da FAB, teria coragem de disparar nesses vagabundos? Certamente assistiriamos em horário nobre algum jovem tenente ou capitão piloto de A-29 ser condenado a décadas de prisão, inapelavelmente como se reles assassino fosse. E sem o menor direito a saidinhas e progressão de pena a que tem direito, por exemplo, os criminosos comuns. A jurisprudência já foi criada contra os ” inimigos”. O que surpreende é essa pilotada clandestina ainda… Read more »
Seu comentário não procede. A lei é de 2004 e esse assunto já foi pacificado, há muito tempo. Algumas aeronaves ilícitas já foram abatidas e ninguém foi preso por isso. Nem será.
Existe um protocolo que precisa ser seguido. Lembre que abater um avião civil é um ato de homicídio do piloto da FAB. Ele terá que responder a um processo. Caso tenha seguido o protocolo, será absolvido. Um erro pode custar a sua carreira. O objetivo da interceptação é interromper e inibir o tráfico. Não há previsão de pena de morte para um voo clandestino… até porque só será verificado se é tráfico de drogas, contrabando de ouro, evasão de divisas ou tráfico humano depois do avião ter pousado. A interceptação de um avião civil fazendo um voo clandestino é bem… Read more »
Tenho esperança em que um dia não aconteça mais o tiro de aviso. Não acatou as ordens leva bala. Aí vocês vão ver o tráfico diminuir e o preço da cocaína disparar no mercado. A lei veio atrasada e ainda precisa evoluir.
_____
_____
EDITADO. NÃO FAÇA PROVOCAÇÕES TOTALMENTE DESNECESSÁRIAS AO DEBATE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Prezados editores, minha colocação final não foi correta, pois postei em tom de brincadeira que para alguns pode não ser entendido como tal. Peço desculpas, mas a questão do abate sempre foi questionada pelos “direitos humanos” para enfraquecer o policiamento de nosso espaço aéreo. Peru e Colômbia já abateram aeronaves do tráfico causando a morte de pilotos contratados pelos narcotraficantes, mas nosso país continua dormindo. O debate é válido, pois o pessoal que levanta a bandeira dos “direitos humanos” (para mim não passam de defensores de bandidos) nunca dá o devido valor a vida dos dependentes químicos que literalmente acabam… Read more »
Concordo, sou favorável a medidas mais duras, como abater a aeronave causando a morte do traficante.
Acho que você não prestou atenção na minha resposta ao Alecs.
Olá B. Como ter certeza que uma aeronave fazendo um voo ilegal está fazendo tráfico de drogas? Pode ser drogas, pode ser contrabando de ouro, pode ser um sequestro, pode ser apenas um furto de aeronave… pode ser um adolescente com cabeça de vento… Fazendo um paralelo… suponha um carro em uma rodovia em alta velocidade e sem a placa traseira… suspeito com certeza. Ninguém pode defender que a policia faça um bloqueio no pedágio e dispare contra o veículo provocando a morte do motorista. Ultrapassar o limite de velocidade é uma infração gravíssima (acho que era gravíssima) e trafeigar… Read more »
Na faculdade meu TCC ia ser sobre a constitucionalidade da lei do abate,mas o professor não aprovou o tema rs.
A única coisa que não dá para entender é porque não há helicópteros nessas ações.
Essas operações deveriam ser combinadas, uma vez que a FAB decolou para interceptar esse tipo de aeronave, a estrutura da PF também ser mobilizada de modo que os meliantes a bordo não pudessem escapar. E nisso o emprego de helicópteros seria importante.
E é. Nem sempre há helicóptero disponível.
Fazíamos nosso Estágio de Selva em Humaitá, no 54° BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), quando era Operações do 2°/3° GAV.
Parabéns aos envolvidos, dinheiro do contribuinte bem gasto.
São esse tipo de resultados que justificam os impostos, por isso eu sempre digo, infraestrutura, pistas, radares, aviões e helicópteros, é disso que precisamos, o básico que funciona.
O abate dessas aeronaves de traficantes é uma das poucas coisas que funcionam no Brasil quanto ao combate de grandes traficantes sem a interferência de partidos políticos defensores de marginais e sem a cooptação dos aparelhos policiais e judiciários.