• C-390 entregue será operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro
  • Frota de C-390 no mundo registra mais de 14.000 horas de voo com uma taxa de sucesso de missão de 99%

Gavião Peixoto, Brasil, 27 de setembro de 2024 – A Embraer, líder global na indústria aeroespacial, entregou hoje a sétima aeronave multimissão C-390 Millennium ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Este marco acontece no momento em que a Força Aérea Brasileira comemora cinco anos de serviço do primeiro C-390, realizando uma ampla gama de missões militares e humanitárias ao redor do mundo.

“Nos últimos cinco anos, o C-390 Millennium demonstrou qualidades operacionais, confiabilidade e versatilidade, executando as missões mais exigentes a qualquer hora, em qualquer lugar, com a Força Aérea Brasileira. Com a entrega desta nova aeronave, temos orgulho de poder contribuir ainda mais para o sucesso operacional das mais variadas missões da FAB”, afirmou Bosco da Costa Júnior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Desde que entrou em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, o C-390 Millennium provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. Desde o transporte de suprimentos em meio à crise da COVID, participação em missões internacionais, realização de reabastecimento aéreo, repatriação de cidadãos brasileiros e combate a incêndio continuam provando a sua versatilidade.

Com capacidade de carga de 26 toneladas, velocidade de 470 nós e aviônicos de última geração, o C-390 é a melhor aeronave de sua categoria. Seus potentes motores, amplo compartimento de carga equipado com rampa traseira e trem de pouso robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas. Um verdadeiro ativo estratégico para seus usuários finais, o C-390 Millennium pode realizar uma ampla gama de missões militares e civis, como transporte de carga, pessoal e veículos, operações de manutenção da paz, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios, reabastecimento aéreo e gerenciamento de desastres.

Graças ao seu desempenho de ponta, custo-benefício e versatilidade, o C-390 foi selecionado por várias nações como Brasil, Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, República Tcheca e Coréia do Sul.

A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 14.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio CDC

Ótimo, mais virão em breve! Vida longa ao C-390 e oxalá surjam mais e mais vendas, especialmente para os US Marine Corps (quase impossível…), Índia e Coréia do Sul, sem esquecer os Árabes é claro!

Ramon

Que venham mais encomendas, esse modelo de aeronave vem se mostrando muito importante para o Brasil, e aproveitando o momento triste que estamos vivendo das inúmeras queimadas, o governo federal poderia adquirir umas duas unidades destinadas a defesa civil, e que fossem totalmente desenhadas para auxílio ao controle de incêndios, pois aliviaria um pouco as aeronaves da FAB, que ultimamente estão no ar quase todos os dias.

George

PARECE que a ideia em bsb é criar forças de defesa civil vinculadas a consórcios regionais entre estados como forças de resposta rápida para atuação em desastres naturais, queimadas e etc. Espero que a aquisição desse tipo de equipamento esteja na pauta, pois o diagnostico do próprio governo (ao menos na entrevista que vi por alto do Rui Costa) é que o número de equipamentos das Forças Armadas é insuficiente para emprego nesse tipo de situação*. *Particularmente sou contra emprego regular de militares nesse tipo de situação, não deixa de ser desvio da missão das forças e só serve pra… Read more »

Alecs

Ramon, sei que sua intenção é louvável, mas o governo Federal tem é que cumprir o contrato com a Embraer e não reduzir as encomendas. Menos de 21, creio eu, extrapolou o limite contratual que previa redução de 25%. As aeronaves na FAB são muito mais úteis e cumprem todas as missões atribuídas, inclusive quando é necessário uso para defesa civil.

Camargoer.

Olá Alecs… aqui vale lembrar da minha proposta de um esquadrão compartilha de KC/C 390 para servir aos países da América Latina, muitos dos quais não tem capacidade econômica de montar um esquadrão de transporte tático com aviões novos, mas teriam capacidade de participar de um consórcio, pagando horas de vôo.

Sergio Machado

Enquanto isso na Ucrânia, bailaram mais 4 F16.
https://militarywatchmagazine.com/article/missile-strike-f16s-ground-ukraine
Vai acabar se tornando a aeronave sem nenhuma missão mais abatida da história.

AVISO DOS EDITORES

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

GFC_RJ

E o Kiko KC-390???

Vitor

Procede a informação uma viúva de um coronel americano morto no ataque postou em rede social seu desabafo da perda do marido.

SEGUNDO E ÚLTIMO AVISO DOS EDITORES

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

Alecs

O que isso tem haver com a matéria do KC-390?

Alexandre Galante

Sergio, esse site militarywatchmagazine.com não é muito confiável.

vendéen

Bonjour Alexandre Galante,

Além disso, não sei se existem várias “Military Watch Magazine” mas não encontrei nenhuma opinião satisfatória quanto à credibilidade do site (o link).

“No geral, classificamos a Military Watch Magazine como tendenciosa e questionável de centro-direita com base na promoção de propaganda pró-Rússia e na total falta de transparência sobre quem é o responsável pelo site e sua origem.”
military-watch-magazine-bias

Sergio Cintra

O 2856 esta em Gavião Peixoto a tempos, assim como o 2853 também está fora da linha de vôo a um tempão. Manutenções a conta gotas $…$….$….. $ ?

Alecs

“Frota de C-390 no mundo registra mais de 14.000 horas de voo com uma taxa de sucesso de missão de 99%” Que a aeronave é a melhor do mundo em sua categoria é indubitável. Agora, essa parte do texto soa muito mais como propaganda do que informação. O que se espera de uma aeronave disponível é que ela cumpra a missão. A pergunta é: Qual a disponibilidade da frota? Talvez o Cel. Nery possa nos ajudar. Ótimo fim de semana para todos!

LucianoSR71

“disponibilidade operacional em 93%” – está no texto.

Carlos Pietro

Parabéns para a FAB e Embraer. Muitos outros viram. Sucesso mundial.

Mario

Até que enfim, mais um!!!

Vitor Botafogo

Otima Noticia!

Jadson S. Cabral

Bom. Se a FAB e o GOV usasse pelo menos metade simultaneamente para combater os incêndios seria melhor ainda.
Ao invés disso, vi apenas uma matéria citar que a FAB teria usado um KC-390 para combater os incêndios há umas semanas. Mas cadê o restante?

Tuxedo

A conta gotas também igual aos F-39 Gripen. Triste, muito triste a situação da nossa FAB…

Last edited 1 hora atrás by Tuxedo
Bueno

Maravilha!! Apos 1 ano e 5 meses da ultima entrega do FAB2858 dia 04/04/23 temos uma nova entrega! O FAB2859 foi Visto no final da linha de produção da EMBRAER em 08/06/2024 e já esta em plena operação no dia de Hoje 27/09/2024. O FAB2853 esta há mais de 1 e 2 meses em manutenção (muito tempo sem registro de voos). O FAB2856 fará 1 ano em Outubro , parado em manutenção; O FAB2855 que retornou para operações dia 09/04/24, também ficou 1 anos e 2 meses em manutenção. Esta Célula teve pane em 19/08/21 na Serra do Cachimbo, quando… Read more »

Last edited 36 minutos atrás by Bueno
Gabriel

Mais um da Embraer, não tem pra ninguém

Infinitamente melhor que o lixo ultrapassado concorrente, feito por uma empresa que não depende de lobby pra vender, não mata seus denunciantes e cujos aviões não caem rs