Astronauta da NASA Tracy C. Dyson e companheiros de tripulação retornam da Estação Espacial a bordo da nave Soyuz MS-25
A astronauta da NASA Tracy C. Dyson completou uma missão de pesquisa de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional na segunda-feira, retornando à Terra com os cosmonautas da Roscosmos Oleg Kononenko e Nikolai Chub.
O trio deixou a estação espacial a bordo da nave Soyuz MS-25 às 4h36 EDT da segunda-feira, 23 de setembro, fazendo um pouso seguro assistido por paraquedas às 7h59 (16h59 no horário do Cazaquistão), a sudeste da cidade remota de Dzhezkazgan, no Cazaquistão.
Durante sua estadia no laboratório orbital, Dyson realizou várias atividades científicas e tecnológicas, incluindo a operação de uma bioprintadora 3D para imprimir amostras de tecido cardíaco, o que pode avançar a tecnologia para criar órgãos e tecidos de reposição para transplantes na Terra. Ela também participou da cristalização de proteínas-modelo para avaliar o desempenho de hardware que poderia ser usado na produção farmacêutica e conduziu um programa que utilizou software projetado por estudantes para controlar os robôs voadores da estação, inspirando a próxima geração de inovadores.
Dyson lançou em 23 de março e chegou à estação em 25 de março ao lado do cosmonauta da Roscosmos Oleg Novitskiy e da participante de voo espacial Marina Vasilevskaya, da Bielorrússia. Novitskiy e Vasilevskaya ficaram na estação por 12 dias antes de retornar à Terra com a astronauta da NASA Loral O’Hara em 6 de abril.
Ao longo de 184 dias no espaço, o terceiro voo espacial de Dyson cobriu 2.944 órbitas da Terra e uma jornada de 78 milhões de milhas como engenheira de voo das Expedições 70/71. Dyson também realizou uma caminhada espacial de 31 minutos, elevando seu total de carreira para 23 horas e 20 minutos em quatro caminhadas espaciais.
Kononenko e Chub, que lançaram com O’Hara para a estação na nave Soyuz MS-24 em setembro do ano passado, passaram 374 dias no espaço em uma viagem de 158,6 milhões de milhas, abrangendo 5.984 órbitas. Kononenko completou seu quinto voo espacial, acumulando um recorde de 1.111 dias em órbita, enquanto Chub completou seu primeiro voo espacial.
Após os exames médicos pós-pouso, a tripulação retornará à cidade de Karaganda, no Cazaquistão, para a fase de recuperação. Dyson então embarcará em um avião da NASA com destino ao Centro Espacial Johnson, da agência, em Houston.
FONTE: NASA
Caramba..os americanos ainda dependem dos Russos..rsrsrs..que coisa não?!?!
Pois é, a Soyuz é movida a chip de geladeira? rs
Moderação vai te pegar, Xandão.
kkkkkkkkkkkk
🙂
“Pois é, a Soyuz é movida a chip de geladeira? rs”
Nunca subestime um chip de geladeira! 😂
Pois é, principalmente depois que um maluco aí colocou o Linux para rodar em um chip 4004…rsrs…
Roda mas demora uma semana para iniciar o sistema….
E dois dias para executar um comando, mas foi o primeiro microprocessador, operando a 4 bits…
Pois é mais a Verdade que as geladeiras evoluiram , estão até conectadas na Internet 🙂
Depois do que aconteceu com os pagers melhor agora usar tecnologia do tempo das cavernas.
Acho que os pagers já são tecnologia deste tempo..rsrs
Melhor que a cápsula da Boeing que deixou os astronautas americanos no espaço e voltou vazia.
Vamos aguardar se os donos do mundo falhar vão pedir ajuda aos russos…rs
Mentiroso, a Soyuz é feito de tambor de maquina de lavar com chip de geladeira kkk.
Seria uma Brastemp?!?! Rsrsrs se brincar o chip é americano..hehehe
Russtemp!
na hora do aperto …ate porta serve…. o Titanic que o diga…rs
Não exatamente…
A coisa agora funciona na base da troca e da cooperação, algo difícil para alguns entenderem…
A idéia era que a Starliner da Boeing ocupasse o lugar da Soyuz.
Mas como a Boeing parece que “desaprendeu” a fazer engenharia aeronáutica, tiveram que pedir arrego pro Musk e continuar nas mão da Soyuz.
Novamente, seja com os ônibus espaciais, com as Dragon, com a IIS, e provavelmente com a Starliner, o relacionamento com a Russia nessa área sempre foi de troca e cooperação…
Difícil para alguns entenderem…
A Rússia simplesmente junto aos EUA são os administradores da Estação Espacial Internacional não estão lá só para levar e trazer pessoas para o espaço a Estação só existe por causa da Rússia e da cooperação com os EUA pois os demais são menos e tem também bem menos conhecimento do que os dois outrora parceiros.
Depende em que cara? A nasa tem a crew dragon da spacex, que inclusive já levaram e trouxeram russos tmb, e acho q a Rússia q depende deles se não a roscomos quebra kkkkkkkkkkk ja ouviu falar da (iss) estação espacial Internacional? Pelo visto acho q não!
É mesmo a Rússia só é uma das maiores lançadores de satélites do mundo e também tem suas pesquisas. Brasileiro é cheio de achismo.
Caramba Wagner. vc foi mais rápido…
Os americanos ferraram com a Rússia (com razão) em assuntos extra militares por causa da Ucrânia, agora os Russos os ajudam. Não tem lógica nenhuma, depois vão reclamar que estão sequestrando depósitos bancários mundo afora.
Os russos são pagos para isso e para a Roscosmos, é um dinheiro bem vindo. Além do mais a Rússia é uma grande parceira na ISS, então as agências cooperam bastante. Não faria sentido a Rússia não ajudar.
Um cosmonauta vai ao espaço no lancamento da Crew 9 nesse sabado do Cabo Canaveral… mais bizarro ainda é que ele é natural de kursk.
Quando se fala em dinheiro ninguém leva mágoas para o coração…
O que eu acho pior, nisso tudo, é que, anos atrás, a Rússia manda aviões tanques Bariev para apagar incêndios descontrolados na Europa. Agora a Europa manda misseis na Rússia. E os malvados são os russos…
Ela invade a Ucrânia mas é boazinha né? Não tem problema invadir não é msm?
Então os americanos engoliram o orgulho e pediram o apoio russo para trazer a astronauta deles de volta pela Soyuz?
Imaginem só o quanto a humanidade poderia se desenvolver se todos esses países com tecnologias de ponta se unissem no lugar de brigarem entre si?
Poderiamos estar desenvolvendo tecnologia para viajar ate Alpha Centauri e verificar se o planeta que tem la na zona habitavel teria condicoes para suporte de vida.
https://mittechreview.com.br/ha-um-sinal-promissor-de-um-planeta-na-zona-habitavel-de-alpha-centauri/
É, não tem jeito mesmo…
Você sabia que desde os ônibus espaciais a Russia e os EEUU trocam assentos em suas naves, em nome da cooperação, mesmo em tempos bicudos?
Por um tempo os EEUU dependeram da Russia/Soyuz para enviar seus astronautas para ISS quando desativaram os ônibus, mas agora eles compartilham vôos com as Dragon (que estão em sua nona missão no momento, sempre levando/trazendo um astronauta Russo…)….
Como já disse, difícil para alguns entenderem esse espírito, que vai mais ou menos na direção da cooperação que você mencionou…
Vc so corrobora o que eu escrevi.
Imagine se no lugar de Russia e EUA ficarem nessa rixa estupida, eles cooperassem em outros projetos tbm? Hoje estaríamos desenvolvendo varios tipos de tecnologia aeroespacial, visto que a Russia sempre teve grande expertise nessa area, pois a URSS foi a primeira a colocar um satélite em orbita e também enviar o primeiro homem ao espaço. Yuri Gagarin ficou famoso no mundo inteiro.
Gagarin foi recebido como herói nos EUA e com total justiça. E eu concordo com você nisso. Acho que se a cooperação em diversas outras áreas também fosse boa, o Mundo andaria bem mais tranquilo. Eu torço para que essa contínua cooperação no espaço não apenas continue, como também envolva China, e demais países. É um dos motivos pelos quais eu curto muito alternância no poder. Governos vão e vem, mas políticas de Estado perduram, e mesmo com as lambanças de um governo, há a chance de se recuperar dessas lambanças no governo seguinte. Mas infelizmente, o Mundo não é… Read more »
E Armstrong também foi recebido com grande festa na URSS, o que é engraçado considerando o tanto de lunáticos(com o perdão do trocadilho) que não aceita que o homem foi à Lua, ora, nem os soviéticos questionaram rsrsrs.
Não perdôo o trocadilho não hehehehehehe
Foi bom!
Exatamente isso Leandro. E eu ainda acrescento a India nessa equacão, ja que ela tbm tem um excelente programa espacial. Ate o Brasil poderia participar, se reativasse o nosso proprio programa espacial. Imagine se EUA, Russia, India e China fizessem um grande consorcio aeroespacial para desenvolvimento em conjunto de novas tecnologias nessa area? Imagine o salto que a humanidade poderia dar em relacao as viagens espaciais? Mas igual vc tbm citou, o mundo não é um mar de rosas. Agora Leandro, me de a sua opiniao. Se apos o fim da URSS depois de 1991, o tratado para incorporar a… Read more »
É bem possível mesmo. Foi uma burrada daquelas. A Merkel tentou suavizar ao entrelaçar boa parte da matriz econômica Européia à Rússia, achando que isso iria aumentar uma aproximação, mas com o Putin já no poder isso serviu apenas como ‘refém.’ Putin já tinha seu projeto de poder e expansão aparentemente desde o início. A época de Yeltsin deveria ter sido bem melhor explorada para reintegrar a Rússia. Foi uma janela relativamente curta (8 anos + ou -), em que muita coisa foi feita, mas acho que por desconfianças, muito mais coisa deixou de ser feita. Não apenas pelos EUA,… Read more »
Infelizmente, após o fim da URSS, toda a região ficou caótica, tentando se reorganizar. E também infelizmente o Yeltsin, que pelo que lembro tinha sérios problemas com bebida e por consequência, de saúde, perdeu rapidamente apoio politico interno, ai virou bagunça.
Mas concordo, e sempre achei isto, o mundo seria muuuuito diferente se a Rússia tivesse integrado, não digo a OTAN (já achava difícil na época) mas a União Europeia.
Leandro, obrigado pelo seu ponto de vista. E vc citou um fato importante: a desconfiança que os EUA e parte do leste europeu tinham em relação a Russia. Some-se a isso o fato do Yeltsin realmente não ter tido tempo hábil para tentar implementar mudanças significativas na Russia, aliado tbm ao fato dele ter sérios problemas com a bebida (igual o outro comentarista bem citou). Ou seja, perdeu-se uma excelente oportunidade da Europa ter uma maior integração com a Russia, e logo após isso, veio o governo autocrático e oligárquico do Putin, que igual vc bem disse, já tinha um… Read more »
Assim como seria bem melhor se não houvesse aqui essa rixa estúpida entre “americanófilos” e “russófilos”?
O problema da humanidade é o ser humano…
Concordo com vc. Essa rixa aqui entre “americanofilos” e “russofilos” acaba prejudicando o bom andamento do site. Principalmente pq ambos os lados, tanto “americanofilos” quanto os “russofilos” usam dois pesos e duas medidas, quando na verdade, tudo deveria ser feito de acordo com o direito internacional e de acordo com as resoluções da ONU. Porem tanto a Russia, como os EUA, Israel, China, França, Reino e Unido e outros países descumprem sistematicamente as resoluções da ONU e do direito internacional.
O pior é que esta rixa se estende a qualquer coisa hoje em dia.
Alguns anos atrás levei minha filha para assistir ao show de uma destas bandas de K-Pop, mas que não era a banda favorita dela, mas que gostava também.
Na fila esperando a abertura dos portões, ouvindo a conversa da meninada, uma me solta a seguinte frase. “….quero que a banda “X” e os fans deles morram todos…”, cara uma menina de uns 15anos.
Infelizmente estamos perdendo a capacidade de tolerar e conversar e ter o mínimo de empatia (só a minha tribo interessa).
As vezes até não viu,por que a rivalidade é o qui faz vc não relaxar, o rivalidade dos EUA é urss em todos os campos fizeram os dois ficarem muito a frente dos outros países.
Joanderson, eu imagino que se Russia e EUA deixassem essa rixa estupida de lado, e eles cooperassem em outros projetos, hoje estaríamos desenvolvendo varios tipos de tecnologia aeroespacial. Pois existe grande conhecimento de ambos os lados.
Não tem essa questão de “engolir orgulho”.
ISS significa International Space Station. As tripulações são multinacionais e o transporte é feito de acordo com as possibilidades dos países.
“A wide variety of crewed and uncrewed spacecraft have supported the station’s activities. Flights to the ISS include 37 Space Shuttle, 89 Progress, 71 Soyuz, 5 ATV, 9 HTV, 2 Boeing Starliner, 43 SpaceX Dragon and 20 Cygnus missions.”
https://en.wikipedia.org/wiki/International_Space_Station#Fleet_operations
Pois esse era um dos sonhos do Kennedy antes de ser assassinado, cooperação espacial com a URSS. E imaginar que naquela época a NASA desenvolvia o NERVA, um motor de foguete que usava o calor de um reator nuclear para gerar propulsão a partir de hidrogênio e que teria pelo menos 2x o impulso específico de foguetes convencionais, hoje a humanidade ja teria uma base na Lua e quem sabe em Marte.
Rodolfo, mas esse motor impulssionado por um reator nuclear seria viavel e seguro?
E olha, uma cooperacao com os sovieticos naquela época, seria um realmente marco historico. Vc tem mais informacoes sobre esse assunto para postar aqui para gente?
Interessante essa questão.
Engoliram orgulho nenhum, até pq eles tmb ja levaram e trouxeram cosmonautas russos na crew dragon da spacex!
Deve ser mentyra essa notícia. A fonte da matéria foi a NASA e ela nunca foi confiáv6l nesse quesito (divulgar notícias). Vide a fars4 do homem na lua, feita em cooperação com os estúdios de Hollywood. Nunca que um astronauta estadounidense aceitaria embarcar num nave russa. A Rússia é aquele país soviético atras4díssimo e sucat3ado que está tendo que desmontar Nokia tijolão pra ter acesso a componentes eletrônicos para os seus drones utilizados na guerra contra a Ucrânia. Jamais conseguiria montar um cata-vento sem o auxílio do Ocidente, quem dirá uma nave espacial. Estão tendo que fazer engenharia reversa em… Read more »
Ficou idêntico aos comentários do Mestre Tosco.
Kkkkk
Procura ajuda profissional…essa tua fixação já tá bem estranha…
Cara, honestamente, se você não está sendo irônico ou de brincadeira, só me resta dar risada…
Vou parar por aqui…rsrs…
Isso só pode ser ironia. Mas ficou muito parecido com alguns ____
_________
EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Eu não ofendi ninguém. Vai entender.
Tem comentário aqui mesmo que ataca uma pessoa específica e ninguém fez nada.
O problema é que ando meio “Sheldon” ultimamente…rsrs…
Verdade, o pouso na Lua foi filmado no deserto de Nevada pelo Stanley Kubrick, grande visionário a frente de seu tempo, e depois com o dinheiro que ganhou da Nasa criou aquela empresa dos copos térmicos.
Copos esses que, obviamente, tem tecnologia alienígena!
Ai vem um terraplanista, “mais como ela atravessou os cinturões de van allen?”.
Isso é mentira, não tinha ninguém na nave, pois ninguém sai do domo da terra! Kkkkkkkkkkkkkk
Entre o ultimo voo do Space Shuttle (2011) e o primeiro voo tripulado da Space Dragon (2020), foi a Soyuz que carregou a ISS nas costas. Atualmente americanos voam na Soyuz e russos voam na Dragon.
Duas histórias envolvendo russos, ucranianos, norte americanos e norte coreanos, que ajuda a explicar como as coisas de fato funcionam A primeira está em uma parte da pesquisa da minha tese. Em dezembro de 1993, os Estados Unidos convidaram oficialmente a Rússia a se tornar um parceiro pleno na criação da Estação Espacial Internacional (ISS). O projeto incentivou a Rússia a aderir à não proliferação nuclear, fornecendo outras aspirações de avanço tecnológico e permitindo aos cientistas e engenheiros russos a oportunidade de desenvolver projetos e obter renda fora do aparato militar e de inteligência (CLINTON PRESIDENTIAL LIBRARY, 2023).Ainda segundo a… Read more »
Excelente comentario.
Tecnologia russa é o Rústico q funciona…
Velha máxima …uso soviético = pode limar que continua zero.
Não entrando no mérito que qual lado da cerca galinha está, o ovo( Soyuz ) é bom!
Leonardo da Vinci falou a que a simplicidade é a máxima sofisticação e o João Gurgel falou que se não tem não quebra, por isso gosto do meu 1.6 8v que me leva e me trás a anos sem me incomodar, assim vejo a Soyuz desce de paraquedas mas é confiável parabéns para quem projetou por que funciona até hoje.
Só por curiosidade, como você acha que a Dragon “desce”?
Marina Vaciliouskaia a 1ª mulher da Bielorrússia no espaço, que tambem voltou, é muito mais gata
https://www.youtube.com/shorts/kC9HGw8HHNc
Meio off topic:
Nunca liguei muito para as aprovações/desaprovações nos comentários, mas depois de um tempo entendi sua utilidade como ferramenta de análise…
Interessante observar o seu uso para fazer média com alguns comentaristas, e principalmente para constatar a predominância dos “vermelhinhos” (sem qualquer conotação negativa no termo…) aqui no site…
Agora uma coisa que não consigo entender é porquê alguns comentários totalmente inócuos e informativos são negativados…
A única explicação que vejo é que algumas negativações sejam feitas por rixas pessoais, outras por má fé mesmo, e outras ainda por problemas de interpretação de texto…
Geralmente o que negativa post informativo está de birra … maturidade zero.,.
Pedro I, “predominancia dos vermelhinhos” aqui no site?O que mais se ve aqui no site são comentaristas defendendo com unhas e dentes os EUA/OTAN/Israel, mesmo quando eles estão errados.Muitos comentaristas aqui defendem mais os EUA/OTAN/Israel do que o próprio Brasil. Para falar do Brasil, muitos aqui usam termos pejorativos como “Banania”.E claro, temos os “russófilos” aqui tbm e que tbm defendem a Rússia/China/Venezuela/Iran/Cuba com unhas e dentes. Porem o que mais se vê aqui é a defesa inconteste dos EUA, mesmo quando eles estao errados.O povo critica a invasao da Russia contra a Ukrayna, mas fecha os olhos para as… Read more »
Em relação a negativacao em comentarios eu concordo plenamente com vc! Tem alguns aqui que negativam ate comentarios tecnicos, isso para mim é absurdo. Outros negativam postagens com links que trazem e agregam mais informacoes ao debate. Igual vc bem disse, isso deve acontecer por pura e simples implicancia de alguns comentaristas em relação a outros, tipo: “não gosto de fulano, então vou negativar todas as postagens dele”. Só isso explica alguns tipos de negativacoes em comentarios tecnicos. Negativam ate mesmo postagens dos proprios editores. AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. VOLTEM AO… Read more »
Não dependem mais dos russos, mas eventualmente paga aos russos uma passagem de ida ou volta. É mais barato aproveitar uma ida ou volta russa e colocar um astronauta na estação que projetar todo o transporte.
Considerando todas as sanções econômicas aplicadas pelos EUA contra a Rússia, eu largaria essa americana “no meio do caminho”, se possível fosse. E deve ferir muito o orgulho dos americanos ainda depender desse “Ford T” (que funciona bem) das espaçonaves.
No quesito sobrevivência, eficiência vem em 1°, tecnologia é um plus.
Essa nave soviética é 99% de chegar vivo ao destino.
Quanta ignorância. Os livros de Física e Matemática avançada são Russos, até hoje no nosso ensino superior. A primeira nação a colocar um homem em órbita. Teve seus problemas em algumas décadas atrás mas em silêncio voltou a ser uma potência em todos os sentidos. Inclusive com um exercício absurdo. Parem de _____
_____
_____
COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ASSUNTOS SEM PROVOCAÇÕES E OFENSAS TOTALMENTE DESNECESSÁRIAS À DISCUSSÃO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/