Atracou no porto de Navegantes (SC), no final da tarde de segunda-feira (23/9), o navio Heerengracht trazendo mais um caça F-39 Gripen, produzido pela empresa sueca Saab para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O caça FAB 4108 foi transportado de madrugada por via terrestre do porto para o Aeroporto de Navegantes (assista ao vídeo abaixo), como ocorreu com as aeronaves entregues anteriormente.

Com a chegada do FAB 4108, são nove caças F-39 Gripen entregues, de um total de 36 adquiridos (28 Gripen E e 8 Gripen F).

O primeiro caça Gripen, FAB 4100, chegou em setembro de 2020 e foi vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre), em Gavião Peixoto (SP).

Os demais caças, FAB 4101 a 4107, foram incorporados ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás.

Subscribe
Notify of
guest

162 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caravaggio

Em conta gotas.

Bernardo Santos

É vexatório a demora das entregas.

NaRonaldo Rangel Pires

A entrega é na velocidade do pagamento…..

Bernardo Santos

Eu sei, mas não deixa de ser vexatório

ricardo

veradde

BLACKRIVER

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

ricardo

verdade

Bispo de Guerra

Qual o motivo dessas entregas “conta gotas” … …?

Bernardo Santos

Só tem dinheiro pra pagar os salários deles, para os programas estratégicos não tem.

J R

quem esta pagando isso é banco, o programa é todo financiado, isso é incompetência da SAAB

Luís Henrique

Isso já foi esclarecido aqui no blog.
Mesmo sendo financiamento o governo tem que ter “capacidade” para colocar o valor nas contas.

Leandro Costa

JR, quem autoriza a utilização dos recursos disponibilizados no banco, é projeto de lei orçamentária no congresso. E não estão autorizando a utilização do montante de recursos previstos dentro do programa. Portanto… atraso de pagamento.

https://www.aereo.jor.br/2024/05/24/f-39-gripen-e-os-contratos-da-fab-pagamentos-aditivos-e-mais-informacoes-do-ultimo-relatorio-de-gestao/

Tem mais matérias que o Nunão publicou aqui que explicam tudo.

Boa leitura.

J R

obrigado Leandro

NaRonaldo Rangel Pires

Esse congresso que tá aí vai sacanear as FA até o ano 2100.

Jefferson Ferreira

As próprias FA já se sacaneam sozinhas não é necessário a ajuda do congresso…

Heinz

sempre esses políticos, mds…

Cristiano GR

Para emendas pix, orçamento secreto prometido de terminar só para enganar trouxa, e compra de voto em projetos tem dinheiro, muito dinheiro.
Só com o financiamento público de campanha são mais de 5 BI de Reais.

Rui Mendes

Informa-te melhor e verás que o atraso nas entregas, nada tem a ver com os Suecos, aliás isso foi noticia pública.

Luís Henrique

“eles” não controlam o dinheiro. Quem manda é o governo. É obrigatório pagar os salários dos funcionários públicos, então o governo paga, já investimentos (aquisições) e custeio são “opcionais”. De acordo com o orçamento aprovado e destinado para as forças armadas é possível para as forças honrar ou não os seus compromissos.

ozanam thales

E obrigatório pagar os juros para os bancos e rentistas, também… 51% do orçamento é para pagar estes tubarões.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Esses “tubarões” financiaram o governo (e financiam ainda) por décadas, porque compravam os títulos que o governo emitia (e emite) para financiar seus gigantescos e seguidos déficits públicos. Pior que os rentistas são os políticos que gastam sem parar e sem freio algum…

Pampa08

Se não paga, não recebi.

ANDRÉ GARCIA

Recebe.

Volpi

Receba !

Neto Vecc

“Normal” toda montadora de caças são assim, esse caça é produzido desde 1987 e tem pouco mais de 300 montados. claro que tem uns do EUA que foram produzidos em escalas muito superiores.

Rinaldo Nery

O que isso tem a ver com a incapacidade de pagamento?

Dudu

Em 2060 chega o último desse lote e em 2100 assinaremos o contrato para mais 14 do segundo lote.

Aguardem……

Nunes Neto

Antes de segundo lote têm os 25% de aditivo do 1 lote o qual a FAB pode solicitar sem a burocracia da compra de um segundo lote,seriam até 8 caças adcionais, se não fez nem essa solicitação,imagina segundo lote.

Luís Henrique

25% é em relação ao valor do contrato. Isso já foi dito de forma oficial pela SAAB que daria entre 12 e 15 Gripen e muitas matérias citaram o número sendo 14 Gripen.
Provavelmente porque custos de TOT, treinamento, armas, etc já foram contemplados e agora seria 25% do valor total do contrato para se adquirir apenas mais unidades. Então não seriam 8 e sim 14 ou um número entre 12 e 15.

Felipe

Por questões financeiras capaz de virem apenas mais 6 unidades. Seria o mínimo para 3 esquadrões, 42 no total , 14 caças em cada.

Felipe

Na verdade estavam sendo negociados 12 a 15 adicionais … CNN

Bernardo Santos

Lamentável vir apenas 1 unidade. Esse cronograma de entregar os 36 até 2027 não será cumprido.

Nunes Neto

Isso é certo,lembrando que boa parte vai vir da fabrica da EMBRAER, nao serão 36 de navio.

Felipe

Já aumenta pra 2028 e reza

Vitor Botafogo

Isso é certo. Pode esperar algo pra 2032…

MARS

Fico imaginando o constrangimento dos suecos em ter que participar de todo esse circo (e nós somos os palhaços)…

Em 2040 ainda estaremos recebendo esses aviões… Isso se não derem uma tesourada como o kc390…

As FA precisam de uma profunda reestruturação mais do que urgente!!!

Marcelo Tatsch

O circo do projeto do F-35 desde a concepção ao primeiro esquadrão nos Estados Unidos foram mais de 15 anos.

Snake

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Felipe

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Leandro Costa

A diferença é que o F-35 foi algo inteiramente novo, com novas tecnologias em todos os níveis do programa com diversos atrasos no desenvolvimento, inclusive motor. Ainda assim foi escandaloso.

Já o Gripen E está pronto e não temos entregas mais rápidas por causa de pagamento, coisa que não faltou no programa F-35.

Daí a crítica do MARS. É só pagar em dia e receber. Não tem mistério. A única coisa que poderia atrasar mais agora é a versão ‘F’ que ainda está sendo desenvolvida, mas cujo primeiro já está sendo fabricado.

Plínio Jr

Sem contar uma imensa frota de F-16s, F-15s, F-18s operacionais cujos atrasos de desenvolvimento do F-35 não comprometeram a segurança do país .. diferente daqui que A-1s e F-5s estão no limite operacional.

Luís Henrique

Sim, mas os 36 Gripen E também são completamente insuficientes para garantir a segurança do país.
Contra um país pequeno, um vizinho, os F-5 e A-1 dão conta, contra uma potência militar não dão, mas os 36 Gripen também não. rss

Beto

Muito bem lembrado.

Dudu

O F-35 não é um projeto “inteiramente novo”, não. A maior parte das tecnologias dele são fruto da compra de documentos do Yakovlev Yak-141 com parte da expertise obtida no desenvolvimento do F-22 Raptor.

Sobre os atrasos do programa, a maioria foram produtos da “indústria dos problemas” que os cria proposital e ficticiamente para reivindicar mais recursos, encarecer mais o programa e aasim embolsar muito mais dinheiro.

Leandro Costa

É um projeto inteiramente novo.

Mesmo com conhecimento adquirido previamente, ainda é um projeto inteiramente novo.

Leonardo Angelozi Cardeal

Que viagem brava..

J R

até onde eu sei quem esta atrasado são eles, os aviões saem de lá, fabriquinha medíocre que nunca exportou nada agora esta toda atrapalhada pra atender a demanda.

Leandro Costa

Então sabe errado. É falta de pagamento mesmo.

OBS. Os caras fabricavam centenas de aeronaves de combate à jato, modernas, antes de a Embraer sequer existir. E exportavam também.

Beto

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Não sabe é nada.

Santamariense

Que bobagem. Já te explicaram e tu continua repetindo inverdades. O caso é simplíssimo: se o Brasil pagar em dia, recebe em dia. Caso contrário, as entregas são proporcionais ao pagamento. Nada além disso!

Emmanuel

Depois da Suécia, o Brasil é o maior comprador do Gripen.
Eles devem estar dando graças a Deus que as entregas estão sendo a conta gotas.
Iriam entregar 36 caças para quem além do Brasil?

Kornet

O Brasil,principalmente o judiciário e o legislativo.

Heinz

As forças armadas precisam de reestruturação com toda certeza, mas também de aumento do orçamento.

Gilson Elano

Não duvido que a tesoura, cedo ou tarde, vai aparecer nesse programa.
Começo a acreditar que vamos acabar recebendo apenas 28 unidades, sendo 20 monoplaces e 8 bipostos.

Felipe

Começou a patifaria de quem não tem conhecimento. E pagar multa do contrato e perder credibilidade??? Nós poupe desse comentário.

MMerlin

O MD passa por restrições orçamentárias mas decide trazer um único caça.
Qual o custo de transporte para trazer a aeronave da Suécia para o Brasil?
Não vale a pena segurar mais um pouco e transportar duas (no mínimo) em vez de uma, diluindo assim os custos?

juggerbr

Desde quando lógica e economia de custos é relevante pras FFAA?…

Nunes Neto

Concordo,em número,gênero e grau.

Luís Henrique

Não sei ao certo, mas talvez o navio esteja trazendo outras coisas para cá também e a SAAB só paga o valor referente a entrega do Gripen e não pela viagem toda.

Santamariense

Que eu saiba, a entrega é por conta da SAAB.

Jorge Cardoso

Então, acho que o frete é calculado sobre o peso ou cubagem, o que for maior, do avião.

Sei que na última entrega, após Navegantes o navio atracou em Itaguaí para outra descarga.

ERIVELTON

Poderia fazer um toor pelas maiores cidades brasileiras, junto com a esquadrilha da fumaça, para despertar o sentimento patriotico de nossas crianças.

Marcelo Tatsch

Nos mega desfiles dos países vizinhos, os caças servem para isso. Desfilar!!

Last edited 2 meses atrás by Marcelo Tatsch
737-800RJ

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rafael Cordeiro

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Beto

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Felipe

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nunes Neto

Muito bom ,mas poderia ser melhor, tenho quase certeza que lá na SAAB deve ter uns 3 caças brasileiros prontos, por que só veio 1? Pagamento,possivelmente?No Mínimo cada viagem dessas deveriam vir de 2 a 4 caças, é muito gasto de tempo e dinheiro vir de 1 em 1.

Vitor Botafogo

Pois é… esse 4108 deve estar pronto já faz algum tempo e provavelmente o 09 – 10 devem estar prontos. Enfim…

Bueno

Chegou +1, o Programa continua.. Não é o Ideal., mas segue as entregas
Esta igual obras de prefeitura, a cada mandato um tijolo , rsrs.
É o jeito Brasil de ser putencia … (ou algo próximo a esta palavra)

Dudu

Uma pena pra gente a Suécia ter deixado a neutralidade e ter se alinhado a uma aliança militar. O Gripen E é bonito, viu? O F então deve ser uma joia. Se tudo tivesse saído conforme o planejado e a EDS fosse produzir 87 dos 108 Gripens E/F desejados, ia ser foda. Já que não dá pra investir mais nesse projeto, vamos nos concentrar em ganhar dinheiro com o mesmo, o exportando porque ele é o super caça que cabe no orçamento de qualquer força aérea do hemisfério Sul. Mas vida que segue e vamos abraçar novos desafios. O futuro… Read more »

MMerlin

“…Já que não dá pra investir mais nesse projeto…”

?

Não da mais por que? Não existe recursos suficiente ou a Suécia está alinhada com a OTAN?
Se for o primeiro, a sua solução é investir em um caça de 6a geração? Tem que rir pra não chorar.
Se for o segundo, aponta uma alternativa de um país que não esteja alinhada com algum lado e que tenha a mesma neutralidade (bem relativa por sinal) que a Suécia tinha?

Santamariense

Hehehe…bem isso. E nós tentamos levar um pouco de esclarecimento para ele, né Leandro? Mas, o cara é teimoso…

Dudu

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUES A OUTRO COMENTARISTA.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 2 meses atrás by Dudu
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Um projeto e caça de 6a geração, se iniciasse HOJE, e com recursos ilimitados, levaria pelo menos 15 anos para chegar a operacional. Pode ser que EUA, China, Russia e até França e Inglaterra consigam algo em menos tempo, mas o Brasil não, porque ele não detém muitas das tecnologias sequer para produzir o Gripen.

Dudu

Acredito que não. Metade das tecnologias ( materiais, tintas furtivas e seus processos de fabricação ) ja temos as patentes registradas. O que demoraria seria a escolha do conceito da aeronave e seu desenho. Para o sistema de armas inteligente com interface entre a inteligência artificial e o piloto, temos capital humano para desenvolver. Na fase de desenvolvimento, usariamos motores e radares importados e paralelamente negociariamos com a indústria nacional o desenvolvimento de um motor nacional tanto para o CN6G ( bimotor) , quanto para os Gripen E/F. O radar, realmente teria que ser importado ou produzido sob licença. As… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Dudu
Santamariense

Cara, volta para a realidade!! Já te foi explicado dezenas de vezes que não temos condições mínimas para projetar, desenvolver e fabricar caças de 6ª geração! Não conseguimos manter em um fluxo adequado sequer as entregas de caças de 4ª geração! E tu sonhando com 6ª geração? O que interessa se temos essas supostas patentes que tu cita, se não temos condições técnicas e, principalmente, financeiras de tocar uma empreitada dessas? Até os EUA estão repensando o caça de 6ª geração. E tu quer que nós, com uma Força Aérea capenga como a nossa, tenha caças dessa geração e, ainda… Read more »

MMerlin

Essa parte aqui já mata o pensamento, ideia ou sei lá como podemos chamar: “… produzir em grande escala …”

A cadência de produção do F-39, que é uma aeronave pronta e de 4.5 já está triste de ver. Uma de 5a chegaria a cada dois anos a unidade.

A FAB tem que ter e manter foco no Gripen pelos próximos 15 anos. Absorver e transmitir para a Embraer tudo o que pode. Sem pensar em entrar num de quinta antes da maturidade do projeto com a SAAB. Sexta é devaneio.

Santamariense

“ Sexta é devaneio.”

Exatamente!

MMerlin

Quinze anos vai só de levantamento de requisitos. Vamos pegar um único exemplo de um país que tem muito mais tecnologia e experiência na construção de equipamentos militares. A Rússia. O Sukhoi Su-57 teve uma demora de mais de 30 anos para sair do papel e ver sua primeira aeronave de linha de produção. E estamos falando de um país que domina, alguns anos já, quase todo o desenvolvimento, utilizando poucos componentes estrangeiros. Uma aeronave de 5a geração que, de longe, não possui os requisitos que uma suposta aeronave de 6a geração teria em termos de eletrônica embarcada. Mas a… Read more »

Last edited 2 meses atrás by MMerlin
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Por aí você constata que, querer caça de 6a geraçao nacional, não é uma coisa nem barata, nem fácil de fazer. O Brasil tinha mesmo é que ter um controle melhor dos investimentos de agora, mas nem isso há. Volto a dizer uma coisa: o Brasil precisa recuperar o orçamento! Não temos orçamento, temos uma série de regras que define os gastos de modo engessado, sem possibilidade de revisao ou realocação deles dependendo das necessidades. A balela de garantir recursos para educação e saúde na marra, não funciona na prática, o dinheiro não chega lá e, as vezes nem é… Read more »

No One

Mais um lote … russo!

Nunes Neto

Repararam que essa unidade já veio com o Iris-T instalado? As únidades anteriores falava-se que não vieram com Iris-T instalado pq seriam muito sensíveis etc…

Alexandre Galante

IRIS-T é o míssil, o sensor de rastreamento é IRST.

Nunes Neto

Obrigado,sempre cometo esse erro,nomenclatura parecida,kkk

Nunes Neto

Galente, parece que esse já veio com as modificações estruturais , confere?

Alexandre Galante

Não veio com as modificações, ele será modificado no Brasil, assim como os demais.

Last edited 2 meses atrás by Alexandre Galante
Santamariense

Nenhum dos Gripen brasileiros, nem mesmo esse entregue agora, recebeu os novos elevons e canards.

Bernardo Santos

Todo esse tempo e ainda não foi modificado? Tá ruim mesmo

Snake

A mano tá de sacanagem só pode , caramba de novo Íris-T

Emmanuel

Será essa ladainha até o último.

Nunes-Neto

Meu amigo , só estou falando que esse já veio instalado, diferente dos outros, simples assim.

Santamariense

Quanto ao famigerado IRST, os 4100, 4101, 4102, 4103 e 4104 vieram sem esse sensor instalado. Porém, os 4105, 4106 e 4107, assim como o 4108 agora, vieram com o IRST já instalado.

Gilson

Calma: nem tudo está perdido. O TEJAS, está vindo aí.

Bueno

vira a boca para o outro lado do Atlântico, 10 batidas na madeira , trevo da sorte e pé de coelho!

Gilson

kkkkk

Gilson

Bueno, se analizar o MK2 TEJAS, seria uma boa opção? já que ele seria maior, novos aviônicos e radar, canards e motor mais potente

Bueno

Amigo , sou entusiasta! Com meu certificado de especialista de teclado, não vejo vantagens tecnológicas , financeiras e estratégicas para o Brasil fazer investimentos em outro caça de 4G que não seja o Gripen. Na atual conjuntura , toda a energia e grana deve ser empenhada para completar a dotação da FAB com os Gripens. Referente ao Teja MK2 , que é a versão maior e “melhorada” do MK1, ainda não esta pronto e em voo para comprovar se realmente é bom. O Brasil não terá nada de novo tecnologicamente, não é financeiramente viável e é estrategicamente uma furada. Quando… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Bueno
Ivan herrera

Mais um grande lote, incrível 😂😂😂

Ivan herrera

Que português é esse. Quase não entendi jovem 😂😂, sou brasileiro acompanho a trilogia faz muito tempo e sim tá pior que lote de caças russos.

Plínio Jr

Vai recebendo pouco pois o governo federal vai pagando pouco , simples ..

marcelo

Sinceramente sem comentários . Brasil país do futuro !!!!!!!!

Douglas Rodrigues

Quantas vezes o cronograma de entrega já sofreu alterações? Temos 9 Gripen’s no Brasil agora, e esse número deveria ter sido alcançado ainda em 2023… A culpa é de quem afinal? Da SAAB? Da FAB? Da logística utilizada pra que fossem trazidos ao Brasil? Ou, mais provavelmente seja isso mesmo, dos repasses financeiros do Governo Federal e MD para a SAAB? Essa falta de informação que nos consome… A não ser que a FAB receba + 3 caças até o final do ano, o cronograma terá que ser reavaliado e consequentemente a última entrega que deveria ser realizada em 2027… Read more »

Abymael

Amigo, não sei se você é novo por aqui, mas para todas essas suas perguntas deve ter umas dez matérias aqui no blog que respondem, não vou colar aqui os links porque não sou editor do site, mas recomendo a você, se quiser, procurar na lupa lá em cima, vai ser tranquilo de achar.
Sem deboche ok, só estou querendo ajudar (em tempos de rede social e interpretações das mais diversas sobre o que se escreve, melhor sempre esclarecer de antemão rsrsrs).

Douglas Rodrigues

Eu sou “velho” por aqui… E justamente por acompanhar as matérias e ver o cronograma de entregas que estou reclamando. Li por exemplo a matéria: https://www.aereo.jor.br/2024/06/07/linha-de-montagem-brasileira-do-gripen-cresceu-mas-tem-pela-frente-um-dificil-cronograma/ Lá o cronograma previa que em 2024 o total de entregas seriam de 11 Gripen’s (faltam 3 para tal) e posterior a isso, com os caças sendo montados aqui no Brasil também as entregas acelerariam até que o último fosse entregue em 2027. A questão primordial é, vamos de fato receber mais 3 ou teremos um gap nisso? Não é culpa e passa longe de ser do Poder Aéreo – que é a melhor… Read more »

Leonardo Bastos

Vergonha nacional! Esse país é uma piada de mau gosto…

Ivan herrera

Agora é torcer pra a partir do ano que vem com as entregas também das instalações da Embraer, que a rapidez no recebimento dos caças acelerem.

Abymael

Para aqueles que sempre dobocham quando Rússia ou China anunciam o recebimento de mais um “lote” de determinada aeronave, dizendo coisas do tipo “onde já se viu? lote de uma (ou duas) aeronaves???”, tá aí.
Nada como um dia após o outro. O mundo dá voltas.
Quando recebermos o último, já estará na hora de modernizar o primeiro. E assim a roda gira e não para.

Leandro Costa

Está comparando um país em guerra, que teoricamente detém todas as tecnologias e todos os processos produtivos de suas próprias aeronaves de combate, e que já faz isso tem mais de 80 anos, com um país que está atrasado nos pagamentos de sua própria aeronave de combate, co-produzidas com outro país?

Bem, se rebaixou a Rússia à esse patamar, não sou eu quem vai reclamar, porque é isso mesmo.

Abymael

Se você ler com atenção o que escrevi, verá que eu não comparei países, apenas fiz uma referência aos “comentaristas que debocham dos ‘lotes’ dos outros”.
Respira amigo!

Last edited 2 meses atrás by Abymael
Leandro Costa

Pois é, mas da maneira como você escreveu, você deu à entender que estava criticando quem debocha da Rússia. Mas o que você escreveu, só dá mais pano para deboches ainda maiores.

Soou bem contraditório.

Emmanuel

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

Um é ruim, dois é bom..

Abymael

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 2 meses atrás by Abymael
Felipe

E não é??????????

Santamariense

Vetusto**

Renato

Uma dúvida, para efeito de comparação: quantos aviões a força aérea da Suécia recebeu? Como está o cronograma de entregas por lá?

Leandro Costa

Salvo engano estão dentro do prazo. Ainda não receberam nenhum aeronave. Só começam ano que vem, eu acho.

Santamariense

Jà receberam, mas ainda não estão operacionais. Estão mais ou menos no mesmo patamar de utilização do nosso 4100.

Vitor Botafogo

Estão operando com o grupo de implementação e serão entregues a área operacional em 2025.

Renato

Obrigado pela resposta, como o Gripen E/F só tem esses 2 clientes efetivos seria bom ver como anda a entrega para ambos para tirarmos uma melhor conclusão. Esperemos para ver como será o fluxo de entregas para os dois países nesse futuro próximo

ricardo

Realmente
Porque a demora ?
Que coisa !

Santamariense

Por que a demora? $$$$$

Felipe

Até dezembro será que não entregam mais ? A demora nas entregas não é da SAAB mas do Brasil… $$$$

Já dá pra dar como certo que o cronograma para as 36 unidades será entendido para até 2028.

E era melhor aquele aditivo de 4 que nada…

Ivan herrera

Creio que agora só ano que vem mesmo, talvez com alguma entrega também da linha de montagem da Embraer no segundo semestre.

Nunes-Neto

Amigo, não têm lógica pagar um navio para trazer 1 agora se até dezembro teriam mais para vir, bastava esperar mais 2 meses e trazer tudo num barco só, acho que agora só ano que vêm, sabe Deus quando, normalmente o dinheiro só aparece depois de março quando é aprovado o novo orçamento

Gafanhoto

Que bom. Assim qdo chegar os outros, já estarão obsoletos. Acho q quem sabe faz na hora e não espera acontecer.

Pereira

Quando concluir a entrega dos 36, países muitos menores já terão caças de 5ª geração.
Países maiores já terão caças de 6ª geração. E já estaremos adquirindo outros 36 de outro modelo qualquer para receber até 2100. Pena, estaremos mortos! Não veremos! Ah…não faltam recursos! Precisa mesmo é acabar a mamata e cobrarmos investimentos e não regalias. Oremos pra nunca precisar de aviões de guerra, mas se precisar, tomara que alguém venda uns usados para uso imediato.

Tuxedo

É frustrante a situação da nossa FAB.

Jose Pereira

O correto é a Embraer aumentar a cadencia de produção, ficar em uma unidade por vez não dá.
Fazendo isso poderemos chegar em 100 unidades até o final de 2025 tranquilo.

Saldanha da Gama

poderemos chegar em 100 unidades até o final de 2025 tranquilo.”

Se chegarmos nos 36, é pra festejar !!!

Leandro Costa

Se chegarmos em 36 em 2030 eu faço dancinha em luau na praia e tudo. Regado à tequila da boa.

Saldanha da Gama

Boa tarde !!!

Esta foi muito boa kklkk kkk kkk

Imagino então, se chegarmos nos 50 kkkkk kkkk

abraços

Alecs

Concordo, mas Deus me livre de assistir essa dancinha kkkkkkkkk

Santamariense

Tu está sendo irônico, não é?

Jose Pereira

A Embraer é mais poderosa e estruturada que a SAAB.
certeza que tem meios aumentar a cadencia de produção e chegarmos a 100 unidades até o final de 2025 e inicio de 2026.

Leandro Costa

O problema não é com a SAAB e nem com a Embraer, mas sim com pagamentos.

E à propósito, a SAAB já produzia interceptadores supersônicos em 1955… e construiu mais de 600 deles em 15 anos. Tanto SAAB quanto Embraer podem dar conta da demanda dentro dos prazos, mas apenas se os pagamentos forem feitos.

Santamariense

Meu caro, não tem como produzir 100 caças em apenas um ano! Nem a SAAB e nem a Embraer! E mesmo que a Embraer tivesse essa capacidade, não esqueça que a maior parte do caça vem da SAAB. Acredito que a cadência máxima de produção seria (com muito otimismo, com dinheiro disponível e sem restrições de nenhuma espécie) 4 ou 5 exemplares por mês….mais que isso é ficção e fantasia…

Jose Pereira

Pela sua conta a EMBRAER chegaria a 60 unidades….o que impede em chegar a 100 ? saab e embraer produzindo 100 unidades não é utopia.
Com certeza tem que ter respaldo financeiro do governo, obvio…

Santamariense

Chegaria a 60 com um esforço absurdo. Entenda, não tem como chegar a esse número. Talvez em tempos de guerra e olhe lá!! E falando em realidade, onde, em qual universo, o Brasil teria como pagar 100 unidades do Gripen em um período de pouco mais de um ano? Nós só pagamos até agora 9 (nove) unidades de 36 … e isso em 4 anos desde a primeira entrega. Portanto, não meu caro, não tem como realizar o que você propõe!!!

Last edited 2 meses atrás by Santamariense
Lucas

100 unidades em um ano? Bebesse? Kkkkkkkk

EduardoSP

O primeiro em setembro de 2020. O nono em setembro de 2024. Dá uma média de 2,25 por ano.
Nesse ritmo vamos levar 16 anos para ter todos entregues. Como já foram 4, faltam 12 anos.

Considerando um custo de U$$ 100 milhões/aeronave, no orçamento federal isso aí daria uma previsão orçamentária de R$ 1,2/1,4 bilhão por ano.

Ricardo Cuore

É o TURTLE GRIPEN. Quando chegar o próximo, já estará obsoleto.

Ricardo Cuore

Entrega de 1 por ano. Entregaram 9. Faltam 27. Faça as contas de quando vai chegar o último.

Augusto José de Souza

Porque não estão vindo mais dois pares como antes? Assim agiliza a entrega desses primeiros caças para negociar logo o segundo lote.

DanielJr

Pagamento a conta gotas

Santamariense

“ Porque não estão vindo mais dois pares como antes?”

Por que tu acha???

E nunca vieram em “dois pares”, pois sempre vieram “em pares”. Dois pares seriam 4 unidades.

Last edited 2 meses atrás by Santamariense
Toro

Na boa. Um de cada vez não é bom…

Se isso tem a ver do pagamento, qual foi o “cheque” que caiu para liberar esse avião? Não consegui achar nada nos sites do Governo que mostrava que “liberamos o cheque para 1 avião”.

Não duvido que a parte financeira tenha algum impacto no programa, mas honestamente não consegui achar oficialmente a relação entre o $ liberado para 1 avião e essa entrega.

Não acho que seja o único motivo.

Santamariense

Cara, tem várias matérias aqui no Aéreo explicando a questão financeira dos atrasos. Procure e vai achar e entender que o o motivo é, sim, financeiro.

EduardoSP

Na verdade o problema é orçamentário, não financeiro. Não há espaço no orçamento para a FAB utilizar o recurso financeiro que foi assegurado junto à Agência Sueca de Crédito à Exportação. Para utilizar o recurso financeiro e pagar à SAAB pelas aeronaves a FAB precisa ter orçamento disponível. E o orçamento tem as suas regras que limitam o crescimento da despesa (arcabouço fiscal). Assim, ainda que haja um empréstimo contratado, ele está sendo utilizado à medida em que o governo abre espaço no orçamento para a FAB executar essa despesa. Por isso a despesa em conta-gotas e os Gripen em… Read more »

Toro

Duas respostas e dois entendimentos opostos. Um diz com convicção que o problema e financeiro e o outro orçamentário. A coisa não e tão Clara assim. Se fosse todos teriam mais ou menos o mesmo entendimento. Vou reformular a pergunta então. Como e demonstrado que uma aeronave está liberada para ser entregue porque o $$ caiu na conta ou da Saab ou banco ou seja lá quem tem que dizer… bota no navio e manda para o Brasil. Aonde está esse pagamento com relação a aeronave entregue? Quando foi autorizado? Eu acho que $ tem até algo a ver com… Read more »

Santamariense

O meu entendimento é exatamente o mesmo do EduardoSP, só que eu usei o termo errado. O problema é a impossibilidade de usar o financiamento por força de amarras do orçamento. Mas, no frigir dos ovos, tudo se resume a dinheiro.

Santamariense

“ Na verdade o problema é orçamentário, não financeiro.”

Que seja. Mas, no final das contas é dinheiro, grana, plata, como queira chamar.

O resto todo que você escreveu eu já sabia. Obrigado. Abraço.

Daniel

KKKKK. Nessa velocidade, ninguém com mais de 30 anos vai estar vivo para ver os 36 Gripens da FAB.

JUNIOR

O pessoal acha que estamos comprando um carro que pega pronto no pátio, sobre pagamento o Brasil fez o financiamento junto ao banco sueco e ao tesouro ou seja o Brasil não deve para a fabricante e sim para o banco e tesouro (como é normal nesse tipo de compra), ou seja a entrega não é só dos ítens mas sim transferência de tecnologia.