Embraer recupera nota de grau de investimento da Fitch
Rentabilidade e melhora dos perfis de produção e entregas foram decisivos para o negócio alcançar novo rating “BBB-”
São Paulo (SP), 23 de setembro de 2024 – A Fitch elevou o rating da Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) de “BB+” para “BBB-”. A elevação reflete a melhora da rentabilidade da empresa e dos perfis de produção e entregas. Segundo a agência, combinados com a redução da dívida bruta, eles vêm favorecendo os indicadores de crédito, que se aproximam de patamares mais condizentes com uma classificação ‘BBB-‘. A perspectiva do rating é estável.
Além disso, a Fitch detalha que a nova classificação da Embraer reflete sua posição competitiva nos mercados de jatos comerciais e executivos; sua carteira de pedidos de US$ 21,1 bilhões; e a diversificação de seus produtos, que incluem programas de defesa e operações sólidas de seu segmento de serviços e suporte. O robusto perfil de liquidez da empresa (mantido principalmente fora do Brasil) e suas elevadas receitas de exportação, somadas ao fluxo de caixa operacional offshore, também sustentam o rating.
“A Embraer tem um excelente portfólio de produtos, atualizado às necessidades do mercado, e nosso foco em eficiência operacional e na disciplina financeira garante o crescimento sustentável dos negócios com rentabilidade e geração de caixa. Este reconhecimento da Fitch é uma demonstração clara do sucesso da nossa estratégia e anos de trabalho árduo”, diz o CFO da Embraer, Antonio Carlos Garcia.
Este mês, a Embraer garantiu seu segundo status de grau de investimento, após a elevação promovida pela S&P em fevereiro. Líder na fabricação de jatos comerciais com até 150 assentos e maior exportadora de alta tecnologia do Brasil, a empresa está bem posicionada em todos os seus segmentos: com um portfólio moderno e competitivo na Aviação Comercial e na Aviação Executiva, a internacionalização do C-390 Millennium e a expansão de Serviços & Suporte.
Com uma carteira de pedidos em seu nível mais alto em sete anos, somando US$ 21 bilhões no segundo trimestre, a empresa tem projeção de encerrar 2024 com receita entre US$ 6,0 bilhões e US$ 6,4 bilhões. Desde 2020, a companhia acumula alta de 49,8% neste indicador, considerando o fechamento do 2T24. A margem Ebit ajustada, que naquele ano era negativa (-2,7%), tem chances de terminar 2024 cerca de 10 p.p. acima, no patamar entre 6,5% a 7,5%.
Sobre a Embraer
A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.
Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Nos falta uma Embraer dos mares?
Deixo a perguntar para os que conhecem do assunto.
Coreanos e chineses já fizeram a Embraer dos mares, agora é tarde.
“Boa” mesmo deve tá a nota da Boeing, né…
BBB- com perspectiva negativa.
Boeing : Big Blow-up…
Por enquanto os mesmos BBB- mas podendo diminuir caso os problemas continuem.
A Embraer tem muitos negócios nos EUA, inclusive no estado de um dos seus maiores aliados, DeSantis, na qual ele também tem interesse econômicos. Entāo por que raios ele iria retaliar a Embraer?