O governo do Reino Unido reafirmou seu compromisso com o Global Combat Air Programme (GCAP), com um investimento financeiro significativo e apoio contínuo à indústria de defesa britânica, apesar de preocupações anteriores de que a revisão de defesa iminente pudesse impactar o programa.

Em resposta a uma pergunta escrita de James Cartlidge, deputado conservador de South Suffolk, Maria Eagle, Ministra de Estado da Defesa, confirmou que o Reino Unido investirá mais de £1,3 bilhão no GCAP e no programa de P&D associado, Team Tempest, durante o atual ano fiscal.

“O Reino Unido espera investir mais de £1,31 bilhão no Future Combat Air System/Global Combat Air Programme e no programa de P&D associado Team Tempest, no ano fiscal atual”, disse Eagle em sua declaração, destacando a magnitude do compromisso.

Eagle também observou que mais de 3.500 funcionários estão trabalhando diretamente no GCAP no Reino Unido, distribuídos entre o Ministério da Defesa e parceiros da indústria, como BAE Systems, Rolls-Royce, Leonardo UK e MBDA UK. “Esses parceiros são apoiados por centenas de organizações, incluindo pequenas e médias empresas e instituições acadêmicas, espalhadas pelo Reino Unido”, acrescentou.

Nos últimos meses, surgiram preocupações de que a revisão de defesa pudesse despriorizar ou atrasar o projeto, mas as declarações mais recentes do governo oferecem garantias sobre seu futuro.

O Global Combat Air Programme (GCAP) é um projeto colaborativo entre o Reino Unido, Japão e Itália, com o objetivo de desenvolver um caça furtivo de sexta geração. Esta aeronave pretende substituir o Eurofighter Typhoon para a Força Aérea Real Britânica e a Força Aérea Italiana, bem como o Mitsubishi F-2 para a Força Aérea de Autodefesa do Japão.

O programa conjunto começou em dezembro de 2022, unindo iniciativas separadas do Reino Unido, Itália e Japão em um único esforço de desenvolvimento para o novo caça.

O Reino Unido já fez avanços significativos no desenvolvimento do GCAP, com voos de teste iniciais conduzidos em simuladores e progresso relatado em tecnologias-chave, como recursos de furtividade e integração de compartimentos de armas. A Rolls-Royce está fortemente envolvida no desenvolvimento do motor, trabalhando ao lado de empresas italianas e japonesas para garantir compatibilidade e inovação nos sistemas de propulsão.

A aeronave demonstradora, com sistemas avançados de aviônica, deve apresentar capacidades de ponta até 2027.

Embora o foco do GCAP seja no próprio caça, desenvolvimentos futuros podem incluir sistemas não tripulados e outros ativos para apoiar a aeronave em uma abordagem de “sistema de sistemas”. No entanto, ao contrário de programas semelhantes na Europa, o GCAP permanece focado principalmente no desenvolvimento do caça, deixando capacidades mais amplas de combate aéreo como projetos potenciais futuros.

FONTE: ukdefencejournal.org.uk

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