O protótipo YRF-4C (número de série 62-12200) foi usado como protótipo para o F-4E, o Phantom armado com canhão. Quando o 62-12200 concluiu suas funções de teste, foi selecionado para ser usado como plataforma de testes do sistema de controle fly-by-wire (FBW). As portas das câmeras do nariz do RF-4C foram cobertas, e um sistema FBW foi instalado.

A aeronave ficou conhecida como o demonstrador da Tecnologia de Controle de Aeronaves de Precisão (PACT). Fez seu primeiro voo com o novo sistema FBW em 29 de abril de 1972. Para os testes de voo iniciais, o sistema FBW era apoiado por controles mecânicos convencionais, mas à medida que a confiança foi sendo adquirida com os testes de voo contínuos, esse sistema de backup foi gradualmente eliminado. O demonstrador PACT realizou seu primeiro voo totalmente FBW em 22 de janeiro de 1973.

Após a conclusão bem-sucedida dos testes FBW, o 62-12200 foi selecionado para pesquisas sobre Veículos com Configuração de Controle (CCV). Para este programa, ele foi equipado com um conjunto de canards montados nas entradas de ar superiores. Esses canards tinham 20 graus de movimento. O primeiro voo na configuração CCV ocorreu em 29 de abril de 1974. Para mover o centro de gravidade para trás e desestabilizar a aeronave em arfagem, lastro de chumbo foi adicionado à fuselagem traseira. Um total de 30 voos de teste foram realizados.

Após a conclusão do programa CCV, o 62-12200 foi retirado de serviço. Ele foi doado ao Museu da Força Aérea dos EUA na Base Aérea de Wright-Patterson em 5 de dezembro de 1978. Atualmente, está em exibição no museu.

Os gráficos mostram os ganhos de desempenho do FBW, estabilidade reduzida, slats e canards.

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Luiz Antonio

O F4 Phanton II – minha opinião – é a aeronave militar mais bonita, mais emblemática e mais impactante da história da aviação. Seu perfil, suas asas com diedros inconfundíveis, precursoras dos winglets, aquele conjunto do profundor que é sua marca registrada, talvez vindos das profundezas da mente do “bruxo” Kelly Johnson, sabe-se lá. O F4 ainda é lenda e o avião mais poderoso do mundo

Last edited 2 horas atrás by Luiz Antonio
Underground

Apenas por curiosidade: o profundor com diedro negativo foi para ajudar a estabilidade frente ao baixo perfil do estabilizador vertical.

Groosp

Na verdade as pontas das asas pra cima e os estabilizadores pra baixo oram soluções para problemas de estabilidade. Joga “phantom prototypes” no google e vc acha fotos do mock up com a asa e estabilizadores originais.

juggerbr

Mais que o Tomcat, nunca…

Leandro Costa

Queria muito que os Super Phantom tivessem pegado. O F-4E-2000 ou F-4X seriam interessantes. Com super cruise e performance similar à do F-15. Não à toa a McDonnel Douglas cancelou essa iniciativa com medo de competição com o próprio F-15 (que ulteriormente ainda era bem superior, mas também muito mais caro do que comprar Phantoms usados e convertê-los para o novo padrão).

BLACKRIVER

https://www.instagram.com/afmuseum/

Não sou exatamente um fã do F4
Já quanto ao museu citado na reportagem, fica a dica da pagina oficial no Instagram.

Clésio Luiz

Harry Hillaker, o “pai do F-16”, deu uma entrevista à Code One Magazine (então pertencente à General Dynamics) onde ele comenta sobre o trabalho da McDonnell Douglas com o FBW. Ele deu uma palestra onde estavam alguns engenheiros da MD, alguns dos quais tinham trabalhado com esse F-4 com canards.

Basicamente foi ele que se beneficiou dos frutos do trabalho deles, pois a própria MD não aproveitou a pesquisa feita no projeto do F-15, pois este surgiu com uma configuração tradicional de comandos de voo hidráulico auxiliados por limitadores eletrônicos, enquanto o YF-16 de Hillaker era completamente eletrônico.

Emmanuel

Coisa feia, Jesus.