MiG-31 continua sendo a espinha dorsal da aviação de defesa aérea da Rússia
O desenvolvimento do caça-interceptador MiG-31 começou no Mikoyan Design Bureau em 1968. O MiG-31 foi construído com base no esquema do MiG-25, mas com uma tripulação de duas pessoas — um piloto e um navegador-operador, sentados um atrás do outro. O protótipo do MiG-31 fez seu voo inaugural em 16 de setembro de 1975.
Desenvolvido sob a liderança de G.E. Lozino-Lozinsky, o interceptador foi o primeiro avião do mundo com um sistema de radar de matriz em fase, permitindo ao MiG-31 rastrear simultaneamente 10 alvos e atacar quatro deles. Além disso, o MiG-31 é uma das aeronaves mais rápidas da aviação mundial e, nos últimos anos, tornou-se um portador do míssil Kinzhal 9-A-7660 (também conhecido como Kh-47M2 Kinzhal). O MiG-31 entrou em serviço em 1981 e ainda é a base da aviação de defesa aérea de longo alcance da Rússia.
Em 1997, começaram os trabalhos de modernização do MiG-31BM, baseados na modificação MiG-31B, adotada em 1990. O elemento mais importante da modificação foi a atualização da estação de radar Zaslon-M. Nos anos 1980, a criação da primeira versão desse radar para o MiG-31 foi um avanço na aviação militar, sendo o primeiro radar de matriz ativa em fase instalado em um caça a jato. Atualizado para o MiG-31BM, o Zaslon-M possibilita detectar alvos aéreos a uma distância de até 320 quilômetros e abatê-los a até 280 quilômetros.
Nos cockpits dos pilotos, surgiram monitores LCD informativos, exibindo dados táticos, de navegação, radar e outras informações. A nova aviônica e a presença de um cockpit “glass” ampliaram as capacidades do MiG-31, tornando-o uma unidade de combate que interage eficazmente com sistemas de mísseis antiaéreos de defesa aérea. O MiG-31BM pode agora direcionar alvos aéreos com mísseis guiados lançados de outros caças, aproximando-se do inimigo na distância do lançamento de mísseis em modo de silêncio de radar.
A RSC MiG continua a trabalhar na extensão do recurso do MiG-31BM por vários milhares de horas de voo, permitindo que os interceptadores permaneçam em serviço por mais cerca de dez anos. A estrutura de titânio dos aviões construídos há cerca de 30 anos é praticamente inesgotável. Com o equipamento e armamento atualizados, o MiG-31BM continuará sendo utilizado pelas Forças Armadas da Rússia até que um substituto mais moderno esteja disponível.
FONTE: RuAviation
É um avião que se bem atualizado e com a doutrina correta pode se manter no topo por muito tempo, hj voltamos a ter prioridade em caças transportadores de mísseis, vide F-15EX, F-18E com “400” mísseis sobre as asas…
Sob as asas…
Sobre as asas poderiam ter sido os SEPECAT Jaguar britânicos. 😀
Ou os BAC Lightining, com tanques. : )
Esquisito mas parece funcional….
Num caça moderno…relativamente stealth ou semi stealth…acho que daria para fazer uma baia invertida na asa…não sei se ganha ou perde arrasto com isto…
Exatamente
Difícil é armar e fazer a manutenção
Era voo em dorso.
Enquanto isso, os países da OTAN, com excessão da França (Rafale) e Suécia (Gripen) vêm adotando o F35. Até a Romênia está comprando 32 F35. Esse cenário, cria mais obstáculos ao projeto de expansão russa sobre a Europa, pois creio que um MIG31 possua poucas chances de abater um F35.
A Rússia jamais vai se expandir em qualquer território da OTAN, pois não tem forças suficientes para derrota-la o que ela pode fazer pra não ficar sufocada por esta é tentar barrar o avanço em países vizinhos À Rússia com intuito de não aumentar o cerco.
A Rússia querer expandir aos países da OTAN?? SÓ sendo bôbo pra acreditar nisso!! A Russia quis apenas que seu território ficasse livre de base da Otan na vizinhança.
Putin está certíssimo!! EUA e seu bando nunca vai vencer a RÚSSIA!
Não havia bases da OTAN em inúmeros países em volta da Rússia. Agora vaí ter.
Xadrez 9D!
Eles invadiram a Criméia que pertence a Ucrânia, por isso a Ucrânia tentou entrar para Otan, e os países como Finlândia e Suécia, sentiram o mesmo temor, eram neutros, a Rússia invadiu a Criméia e a Ucrânia tentou entrar para Otan
Sério que tem gente que acredita nessa falácia alarmista?!
Que os russos querem comer todos os países ao seu redor?!
Quanta viagem…
Se o problema do Putin fosse OTAN… Ele estaria atacando Kiev pra depor o governo. E não tomando territórios.
Ele ja disse que seu sonho era restabelecer a antiga URSS !
Vem se preparando pra essa guerra ha muito tempo… Financeiramente e… Inclusive alterou as leis e agora os governantes das províncias são escolhidos por ele, na tentativa se evitar rebeliões, ja que é destes lugares que os soldados são prioritáriamente convocados.
Não sou simpatizante da Ditadura de Putin ou da Rússia, mas a história nos mostra que devemos ter muito mais cuidado é com o grande irmão do norte que, quando quer, invade países com as desculpas mais estapafúrdias.
O F-35 até o momento é muita propaganda
Os israelenses discordam.
Analise tirada do suvaco
Verdade.
Real mesmo é o SU57, com sua gigantesca frota de menos de 10 unidades, cuja operação, se é que existe, é guardada a 7 chaves pelo kremlim.
Após 2015 quando a Rússia passou auxiliar a Síria, instalando S 300 e até S400.
Os especialistas da época diziam: nem passarinho voam sem ser abatidos.
Nesse ínterim, Israel com F15, F16 e F35 fizeram centenas de surtidas e perderam apenas um F 16, por erro do piloto.
Na destruição de fabrica subterranea até helicópteros estiveram no local, sem pousar, com os F35 atacando a defesa aérea.
Jorge, Eu até não acho que seu comentário esteja errado. Sim! O F-35 até o momento não mostrou a que veio de fato mas isso tem uma explicação bem simples. O F-35 , diferente dos caças de geração anterior, não é só mais um caça-bombardeiro que é adicionado à frota já existente. Ele é um sistema de armas que pode ser mais corretamente definido como um “sistema de sistemas” . Diferente dos caças anteriores ele não existe de forma isolada. Não é só chegar e colocar as bombas nas suas baias e combustível nos seus tanques e fazer ele decolar,… Read more »
Caro Bosco, você teria uma recomendação de algum artigo, vídeo ou algo deste tipo para compreender o F-35 como sistema? Eu sei que ele é praticamente um centro de operações, mas gostaria de compreender essas capacidades mais profundamente
Iran,
Se você colocar “The f-35 is a highly advanced “system of systems” capable of controlling the electromagnetic spectrum” no Google você vai ver vários artigos.
É difícil eu te indicar um. Existem “milhares” de artigos que nos permite ter essa visão do F-35 como um divisor de águas da tecnologia militar e não só da aviação militar.
Já encontrei alguns, obrigado!
Mig 31 não foi feito para dog fight, a função dele é atacar os b-52 é um interceptador supersônico puro.
Correto…ele é de certa forma, uma plataforma lançadora de mísseis….não é bombardeiro nem dogfighter….embora com os mísseis de hoje…ele já faça muito bem o lançamento de mísseis táticos a alvos terrestres
É isso aí …. agora pode atacar além de bombardeiros , satélites , aviões reabastecedores , aviões de vigilância , aviões de transporte …..
O radar do MiG-31 BM é um monstro. Ele possui uma potência muito alta, uma antena gigantesca de 1.400 mm de diâmetro (compare com cerca de 600 mm da antena do radar APG-79 do Super Hornet), opera em Duas bandas, Banda X e Banda S, geralmente os caças furtivos possuem furtividade otimizada contra banda X. O radar como um todo pesa cerca de 1.500 kg (compare com os 225 kg do RAVEN usado no Gripen E ou com os 290 kg do RBE2 AESA do Rafale). Esse radar do MiG-31 BM detecta alvos aéreos do tamanho de caças a distância… Read more »
O problema é que mesmo que o radar do Mig-31BM possa detectar alvos furtivos a 190km (vamos acreditar nisso) o próprio pode ser detectado por um F-35 a mais de 200km (com segurança pois tem um RCS de um 747), ou seja, antes mesmo de enxergar um F-35 ele já foi abatido e sem nem saber por quem.
Isso é mais complicado de responder. Mas em resumo, o F-35 não possui um míssil ar-ar BVR com mais de 200 km de alcance no momento. Mesmo um míssil ar-ar com 200 km de alcance máximo, normalmente será usado em alcances bem menores, mais próximos da NEZ. O Meteor possua talvez 200 km de alcance e sua No Escape Zone é próxima de 60 km. Tem outros fatores como guerra eletrônica que pode ajudar o MiG-31 descobrir que foi detectado por um F-35. Ou talvez atrapalhar o F-35 e tornar a detecção um pouco mais tardia. Além do fato de… Read more »
Por enquanto, mas ao que tudo indica, em breve ele será equipado com mísseis com alcance de mais de 200km
Como eu disse, mesmo assim a No Escape Zone do Meteor fica próxima de 60 km. Tem guerra eletrônica, tem radares em terra, tem sistemas antiaéreos de longo alcance dando cobertura, não é tão simples para um F-35 ir lá e varrer todos os MiG-31 BM dos céus como alguns aqui pensam.
“Até a Romênia está comprando 32 F35.”
Sim.. Apesar da Rússia estar cometendo crimes a rodo, Herr Putin serve bem os propósitos da OTAN, que é vender, vender e vender.
Sem dúvidas uma obra de arte da engenharia.
Belíssima aeronave com uma tecnologia avançada pra sua época , como por exemplo : ser o Primeiro avião do Mundo com sistema de radar de Matriz em fase , o que lhe permite Rastrear Simultaneamente até 10 alvos . Ou seja , não podemos Nunca subestimar a indústria Militar da Rússia .
Queria ver onde iria parar a briga Rússia X Otan caso os parceiros da Rússia entrassem na treta assim como os países ligados a Otan .
Alguns já entraram: China, Irã e Coreia do Norte
Concordo mas a China não entrou provendo todo o suporte que pode prever. Acho que todo mundo aqui concorda que China hoje é mais avançada tecnologicamente do que a Rússia, imagine os chineses provendo tecnologia de armamento de ponta para os Russos e também fornecendo informação de inteligência. Com certeza a guerra para a Ucrânia ficaria ainda mais complicada.
Os russos são mais avançados tecnologicamente que a China embora o gap entre os dois tenha diminuído e em alguns aspectos a China tenha até ultrapassado a Rússia, como em tecnologia stealth em caças. O que a China tem bem superior á Rússia é capacidade industrial.
Daria em 20 a 50 Chernobil espalhados por todos os continentes, fundamentalmente no Hemisfério norte. Depois, as consequências….
Tem uma ideia de quantos MiG-31BM foram entregues?
Nossos F-5 com estrutura de aço carbono e materiais comóositos chegando a casados 50 anos ,
Os MIG-31 com Titânio, aço inox e Alumínio, passa fácil dos 60 kkk
Foram entregues 505 MiG-31 até 1994.
Encontrei que foram fabricado aproximadamente 160 MIG-31B de 1990 ate 1994, desta variante B uma certa quantidade foram transformados, modernizadas em
MIG-31BM , encontrei tmb em alguns sites cometário que foram 50 a 70 unidades modernizadas.
São 142 MiG-31 em operação na Rússia. Provavelmente 109 BM, 24 K (que dispara Kinzhal) e 9 B/BS. Foram 2 MiG-31 BM modernizados em 2008. Em 2011 teve um contrato para + de 50. Em 2014 já tinham recebido 18 MiG-31 BM e assinaram um Segundo contrato para modernização de + de 50 unidades, fazendo o total superar 100 unidades contratadas. Em 2019 um terceiro contrato foi assinado para um Lote e o número não foi informado, mas depois informaram que toda a frota seria modernizada até 2023. A última informação que li a Rússia estava com 142 MiG-31, sendo… Read more »
Bacana d+!
Valeu!
Foram fabricados 519 exemplares de todas as variantes .
Face ao substituto do icônico MIG-31 , há especulação de um Mig-41(hipersônico)🙃
Ocidente (OTAN) acredita muito nos caças furtivos…F-35* everywhere, rs
China , Rússia, há anos, investem pesado em meios de detecção de tais aeronaves.
De radares do tipo fotônicos aos quânticos(esses via satélites em órbita baixa**).
*Como diz o ditado: “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”.
**os programas chinês para lançar satélites em órbita baixa: Qianfan(Thousand Sails) 14.000 satélites e o Guowang (SatNet) 13.000 satélites, não são somente de uso “civil” , óbvio.
Amigo você acredita mesmo que a Rússia está desenvolvendo o Mig-41? Se estava esse projeto está cancelado até a guerra acabar e o motivo pelo tal é financeiro. Otan e parceiros investem muito em caças furtivos pois conhecem na prática a eficácia deles. Se a Rússia estivesse travando uma guerra contra os EUA você pode ter certeza que a VKS seria destruída no solo. Pois suas bases aéreas seriam atacadas por caças e bombardeiros furtivos nem chance nenhuma de defesa aos Russos. Se nem se proteger contra os drones ucranianos eles conseguem quanto mais contra os meios furtivos americanos, e… Read more »
Creio que a Rússia continua desenvolvendo o MiG-41 em ritmo mais modesto, só não acredito que ele será tudo que dizem (praticamente de sexta geração, ou 5+), a Rússia manteve o desenvolvimento do SU-75 a todo vapor e o primeiro protótipo deverá realizar voo ano que vem, recentemente saiu uma matéria no BulgarianMilitary de um cara do Pentágono dizendo que o projeto da Rússia do PAK-DA (bombardeiro stealth) está extremamente avançado, bem mais avançado que o H-20 da China e que parte desses avanços se deram justamente por conta da guerra, também temos que considerar que a Rússia está produzindo,… Read more »
Não entendo a Rússia ainda manter a Krasnaya Zvezda em suas aeronaves e não voltar com o cocar tricolor que usou entre 1912 e 1917.
A Krasnaya Zvezda venceu o nazismo. E impõe respeito.
Essa aeronave é demais. Um símbolo da força da antiga URSS.Detalhe é que era muito melhor do que o Mig-25, do qual derivou, mas não causou o frenesi que o surgimento do Mig-25 causara quase quinze anos antes.O Mig-25 causou um certo pânico no ocidente, até que um russo desertor entregou um deles de bandeja no Japão, em 1976. Aí viram que houve exagero nas previsões.Mas isso todo mundo já sabe.
e na guerra contra a UK .. Nada !
Que guerra? Desde quando o Reino Unido está em guerra???
Ukrania
Claramente essa “espinha dorçal” já sofre de problemas.
Quais?
Se tem uma aeronave russa que se provou como eficiente nesse conflito foi o MiG-31, não sei quais problemas você enxergou neles.
Rússia quer se ver livre dos EUA e sua trupe
Tem muita torcida nesses comentários, se um dia EUA se voltarem contra nós vai ser difícil
Mas sempre foram contra, desde que nos entendemos por gente, sempre fomos sabotados direta ou indiretamente.
Só a fã-boyzada acredita que são bons amiguinhos.
Aeronave fantástica e sem candidato á substituição no momento, e aquele tópico do Sergio Santana sobre o Mig-31 é uma fonte de informação de qualidade.
Parabéns Sergio tu é o cara.
Força Bruta em pessoa ….. é resiliente pois o projeto é muito bom …. assim como do F15 ; ambos vão muito longe ainda ….
O bicho é grande….lembro quando fazia coleção das maquetes 1/72…e este aí parecia um 1/32 de tão grande
Pois é. O MiG-31 chega a 52 toneladas de peso máximo.
3 Gripen E com peso máximo chega em 49,5 toneladas. rss
2 Rafale com peso máximo chega em 49 toneladas. rss
Os 2 motores entregam 31.000 kg/F de empuxo.
É mais potência do que 3 Gripen E juntos. rss
Um único motor entrega a mesma potência dos 2 motores do Rafale. rss
Um monstro em todos os sentidos.
O MiG-31 BM leva 17.730 kg de combustível interno que da cerca de 21.888 litros.
5 F-16 C levam 16.000 kg de combustível interno. rss
Uma aeronave de combate das mais formidáveis.
Essa concepção de interceptador a longa distância não ficou desatualizada. O conflito da Ucrânia renovou esse conceito se mostrando muito útil e preenchendo uma lacuna no TO.
Creio que o MIG31 reina sozinho nesse conceito.
Com o advento de novas tecnologias é uma tendencia de uma aeronave mais rápida, com teto ainda maior, radar mais avançado e orgânico com interação em terra e armas com maior alcance.
A URSS continua…….
Esse avião é uma tranqueira kkkkkk
Não poderia ser mais impreciso
“Esse avião é uma tranqueira kkkkk”
.
Beleza, qualquer coisa vai me falando…
Belíssimos alvos, parabéns mãe Rússia!
Confundiu com o SU-34