O desenvolvimento do caça-interceptador MiG-31 começou no Mikoyan Design Bureau em 1968. O MiG-31 foi construído com base no esquema do MiG-25, mas com uma tripulação de duas pessoas — um piloto e um navegador-operador, sentados um atrás do outro. O protótipo do MiG-31 fez seu voo inaugural em 16 de setembro de 1975.

Desenvolvido sob a liderança de G.E. Lozino-Lozinsky, o interceptador foi o primeiro avião do mundo com um sistema de radar de matriz em fase, permitindo ao MiG-31 rastrear simultaneamente 10 alvos e atacar quatro deles. Além disso, o MiG-31 é uma das aeronaves mais rápidas da aviação mundial e, nos últimos anos, tornou-se um portador do míssil Kinzhal 9-A-7660 (também conhecido como Kh-47M2 Kinzhal). O MiG-31 entrou em serviço em 1981 e ainda é a base da aviação de defesa aérea de longo alcance da Rússia.

Em 1997, começaram os trabalhos de modernização do MiG-31BM, baseados na modificação MiG-31B, adotada em 1990. O elemento mais importante da modificação foi a atualização da estação de radar Zaslon-M. Nos anos 1980, a criação da primeira versão desse radar para o MiG-31 foi um avanço na aviação militar, sendo o primeiro radar de matriz ativa em fase instalado em um caça a jato. Atualizado para o MiG-31BM, o Zaslon-M possibilita detectar alvos aéreos a uma distância de até 320 quilômetros e abatê-los a até 280 quilômetros.

Um MiG-31 soviético exposto pela primeira vez no Paris Air Show em 1991

Nos cockpits dos pilotos, surgiram monitores LCD informativos, exibindo dados táticos, de navegação, radar e outras informações. A nova aviônica e a presença de um cockpit “glass” ampliaram as capacidades do MiG-31, tornando-o uma unidade de combate que interage eficazmente com sistemas de mísseis antiaéreos de defesa aérea. O MiG-31BM pode agora direcionar alvos aéreos com mísseis guiados lançados de outros caças, aproximando-se do inimigo na distância do lançamento de mísseis em modo de silêncio de radar.

A RSC MiG continua a trabalhar na extensão do recurso do MiG-31BM por vários milhares de horas de voo, permitindo que os interceptadores permaneçam em serviço por mais cerca de dez anos. A estrutura de titânio dos aviões construídos há cerca de 30 anos é praticamente inesgotável. Com o equipamento e armamento atualizados, o MiG-31BM continuará sendo utilizado pelas Forças Armadas da Rússia até que um substituto mais moderno esteja disponível.

FONTE: RuAviation

SAIBA MAIS:

O revolucionário Mikoyan Gurevich MiG-31 ‘Foxhound’

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Rafael Coimbra

É um avião que se bem atualizado e com a doutrina correta pode se manter no topo por muito tempo, hj voltamos a ter prioridade em caças transportadores de mísseis, vide F-15EX, F-18E com “400” mísseis sobre as asas…

Rinaldo Nery

Sob as asas…

André Sávio Craveiro Bueno

Sobre as asas poderiam ter sido os SEPECAT Jaguar britânicos. 😀

Ou os BAC Lightining, com tanques. : )

Carvalho2008

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Esquisito mas parece funcional….

Num caça moderno…relativamente stealth ou semi stealth…acho que daria para fazer uma baia invertida na asa…não sei se ganha ou perde arrasto com isto…

PACRF

Enquanto isso, os países da OTAN, com excessão da França (Rafale) e Suécia (Gripen) vêm adotando o F35. Até a Romênia está comprando 32 F35. Esse cenário, cria mais obstáculos ao projeto de expansão russa sobre a Europa, pois creio que um MIG31 possua poucas chances de abater um F35.

SteelWing

A Rússia jamais vai se expandir em qualquer território da OTAN, pois não tem forças suficientes para derrota-la o que ela pode fazer pra não ficar sufocada por esta é tentar barrar o avanço em países vizinhos À Rússia com intuito de não aumentar o cerco.

Heleno Freire

A Rússia querer expandir aos países da OTAN?? SÓ sendo bôbo pra acreditar nisso!! A Russia quis apenas que seu território ficasse livre de base da Otan na vizinhança.
Putin está certíssimo!! EUA e seu bando nunca vai vencer a RÚSSIA!

Jorge Oliveira

O F-35 até o momento é muita propaganda

Diego

Mig 31 não foi feito para dog fight, a função dele é atacar os b-52 é um interceptador supersônico puro.

Carvalho2008

Correto…ele é de certa forma, uma plataforma lançadora de mísseis….não é bombardeiro nem dogfighter….embora com os mísseis de hoje…ele já faça muito bem o lançamento de mísseis táticos a alvos terrestres

BLACKRIVER

Sem dúvidas uma obra de arte da engenharia.

Fábio de Souza

Belíssima aeronave com uma tecnologia avançada pra sua época , como por exemplo : ser o Primeiro avião do Mundo com sistema de radar de Matriz em fase , o que lhe permite Rastrear Simultaneamente até 10 alvos . Ou seja , não podemos Nunca subestimar a indústria Militar da Rússia .

jailtonsantos

Queria ver onde iria parar a briga Rússia X Otan caso os parceiros da Rússia entrassem na treta assim como os países ligados a Otan .

André Sávio Craveiro Bueno

Alguns já entraram: China, Irã e Coreia do Norte

JHF

Daria em 20 a 50 Chernobil espalhados por todos os continentes, fundamentalmente no Hemisfério norte. Depois, as consequências….

Bueno

Tem uma ideia de quantos MiG-31BM foram entregues?

Nossos F-5 com estrutura de aço carbono e materiais comóositos chegando a casados 50 anos ,
Os MIG-31 com Titânio, aço inox e Alumínio, passa fácil dos 60 kkk

Last edited 4 horas atrás by Bueno
Sérgio Santana

Foram entregues 505 MiG-31 até 1994.

Bueno

Encontrei que foram fabricado aproximadamente 160 MIG-31B de 1990 ate 1994, desta variante B uma certa quantidade foram transformados, modernizadas em
MIG-31BM , encontrei tmb em alguns sites cometário que foram 50 a 70 unidades modernizadas.

Last edited 2 horas atrás by Bueno
Bispo de Guerra

Face ao substituto do icônico MIG-31 , há especulação de um Mig-41(hipersônico)🙃

Ocidente (OTAN) acredita muito nos caças furtivos…F-35* everywhere, rs

China , Rússia, há anos, investem pesado em meios de detecção de tais aeronaves.

De radares do tipo fotônicos aos quânticos(esses via satélites em órbita baixa**).

*Como diz o ditado: “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”.

**os programas chinês para lançar satélites em órbita baixa: Qianfan(Thousand Sails) 14.000 satélites e o Guowang (SatNet) 13.000 satélites, não são somente de uso “civil” , óbvio.

Rafael M. F.

Não entendo a Rússia ainda manter a Krasnaya Zvezda em suas aeronaves e não voltar com o cocar tricolor que usou entre 1912 e 1917.

José de Souza

A Krasnaya Zvezda venceu o nazismo. E impõe respeito.

Abymael

Essa aeronave é demais. Um símbolo da força da antiga URSS.Detalhe é que era muito melhor do que o Mig-25, do qual derivou, mas não causou o frenesi que o surgimento do Mig-25 causara quase quinze anos antes.O Mig-25 causou um certo pânico no ocidente, até que um russo desertor entregou um deles de bandeja no Japão, em 1976. Aí viram que houve exagero nas previsões.Mas isso todo mundo já sabe.

Last edited 2 horas atrás by Abymael
RICARDO LIMA NUNES

e na guerra contra a UK .. Nada !

Abymael

Que guerra? Desde quando o Reino Unido está em guerra???

Pampa08

Ukrania