A espinha dorsal da frota de caças da Índia é o Sukhoi Su-30MKI, de design russo, e o país recentemente encomendou 240 motores para manter a frota operacional por muitos anos.

Após aprovação do Comitê de Segurança do Gabinete no início deste mês, as autoridades assinaram um acordo com a estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para fornecer os motores AL-31FP.

O contrato, avaliado em mais de 260 bilhões de rúpias (cerca de US$ 3,1 bilhões), prevê que o primeiro motor seja entregue à Força Aérea Indiana (IAF) após um ano. Todos os motores serão entregues dentro de oito anos, segundo o Ministério da Defesa, com produção de 30 unidades por ano.

Fabricados pela HAL sob licença russa, os motores atualmente possuem 54% de conteúdo local, mas a empresa planeja aumentar essa proporção para 63%, aproveitando o ecossistema de manufatura de defesa da Índia. “Isso também aumentaria o conteúdo indígena nas tarefas de reparo e revisão dos motores aeroespaciais”, disse o ministério.

Saturn AL-31

Os motores serão fabricados pela Divisão Koraput da HAL e devem atender às necessidades da IAF para manter a capacidade operacional da frota de Su-30, assegurando a prontidão de defesa do país.

Notavelmente, a Índia optou por manter os motores AL-31FP, mesmo enquanto a Rússia está atualizando seus caças Su-30SM com o mais novo e poderoso motor AL-41FS.

Além disso, a IAF está comprando doze novos Su-30MKIs da HAL por US$ 1,3 bilhão para compensar perdas, com a compra aprovada em setembro de 2023.

A IAF possui aproximadamente 260 Su-30MKIs, seis dos quais participaram do Exercício Pitch Black 2024 na Austrália em julho. O comandante do destacamento indiano, Capitão do Grupo Ajay Rathi, elogiou a plataforma, destacando sua capacidade de realizar missões ofensivas e defensivas com avançados aviônicos, vetoração de empuxo e capacidade de carga superior.

Em novembro passado, o Conselho de Aquisição de Defesa da Índia aprovou um grande programa de atualização para 84 Su-30MKIs, com participação significativa do setor privado e a HAL como integradora principal. O projeto incluirá um novo radar de varredura eletrônica ativa Virupaksha, um sistema de guerra eletrônica e um sistema de busca e rastreamento por infravermelho doméstico.

FONTE: Defense News

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Wagner Figueiredo

Avião lindo ❤️, máquina maravilhosa !!!

Chris

Eqto isso… Em matéria no G1 sobre o orçamento militar pra 2025… Citaram que estão previstos apenas 2 caças Gripen para 2025.

A realidade anda mesmo bem longe da propaganda da SAAB e da promessa da FAB.

Last edited 13 minutos atrás by Chris
Carvalho2008

Parece que tem mais um sendo embarcado agora

James

A Índia precisa se livrar desse sucata russa. Se entrarem em conflito com a China, vão ficar na mão. A China hoje é o patrão da Rússia, quem diria.

Alecs

James, concordo em parte com seu comentário. Se a dependência indiana for demasiada eles realmente devem se livrar do material russo, mas não parece ser o caso do Su-30 indiano. Se a Índia estiver produzindo as peças necessárias à manutenção o problema não é tão grave. O Su-30 indiano, se não me engano, tem aviônicos franceses e israelenses. A IAF diversifica os fornecedores e acho que no atual momento ela deveria se aproximar mais do ocidente, mas não dá para se livrar de 260 caças tão rápido. Agora a parte que a a China é o patrão da Rússia eu… Read more »

Leonardo

Kkkkkk….

Carlos

Então só é bom se for “ocidental” como se toda tecnologia oriental fosse ruim, lembrando que aviões russos chineses tem muita coisa boa embarcada. Agora falar que são sucata aí já é muita ignorância!

SteelWing

Esse avião tá longe de ser sucata, quando atualizar pra AESA então, podem ser bem atualizados para melhorar BVR (maior parte dos combates), se entrar na arena de dogfight então, já era pra qualquer caça de quarta geração. Quanto a aviônica, apenas podemos especular qual seja a melhor.

Nilton L Junior

Torcedor do Tejas disfarçado

wilhelm

Brasileiro chamando Su-30 de sucata é standup de graça.

Bueno

O que são os F-5 e A-1 da FAB? Nem p motores produzem mais rsrs

Just looking

Em 1962, quando da guerra entre Índia e China, a Índia tentou comprar armas do Ocidente e “ficou na mão”. Então União Soviética se tornou a maior fornecedora para a Índia, relação que continua para a Rússia

Bispo de Guerra

sabe tudo… sobre platação de Abóbora…rs…

Santamariense

A Índia recebeu o primeiro Su-30MKI em 2002 com entrada em serviço em 2004. Agora, passados 20 anos, estão encomendando motores novos para metade da frota. Em comparação, a FAB opera o F-5 há 49 anos e, nesse período, não sei se comprou motores novos junto à GE. Se comprou, foram muito poucos. E os motores J85 continuam operando normalmente, com overhauls sucessivos. Isso é uma demonstração simples da diferença de filosofias entre o ocidente e a rússia. Enquanto nos primeiros os motores operam por anos e mais anos, na segunda os motores chegam ao limite de horas e são… Read more »

Fish

Acredito que essa resposta nunca teremos.

Alecs

Prezado, acredito que a aposentadoria dos AH-2 que a FAB nunca quis responde sua pergunta.

Luís Henrique

A Índia opera Rafale, já conhece as capacidades deste caça, já testou F-16, Super Hornet, Eurofighter, F-15, etc. Conhece muito bem os caças ocidentais, tanto que escolheu o Rafale, já comprou e já possui esquadrões operacionais. Ai depois de tudo isso, decidem investir U$ 1,3 Bi para adquirir +12 Su-30 MKI para repor perdas operacionais, decidem investir U$ 3,1 bi para adquirir 240 motores para a frota de Su-30 MKI e pretendem modernizar pelo menos 84 unidades o que pode custar cerca de U$ 7,5 bi. Não seria melhor pegar todo esse dinheiro e adquirir mais unidades do Rafale, já… Read more »

Alecs

Concordo em parte. Não é fácil encostar 260 caças, ainda mais depois de todo investimento feito, mas ainda não sabemos, e talvez nunca saberemos, se a manutenção dos motores está comprometida com a guerra na Ucrânia. Eu entendo que se os indianos conseguirem produzir o que precisam para o Su-30 ele irá continuar por muito tempo em operação. Acredito que muitos componentes críticos serão trocados por itens produzidos na Índia ou de fornecedores ocidentais, como parte dos aviônicos franceses e israelenses. Se a índia der conta da célula (tudo indica que está dando) e dos motores (ainda é uma incógnita)… Read more »

Luiz Monteiro

“Indígena” na matéria se referinso a quem é da Índia ? Absurdo por parte de quem escreveu a matéria. Claro, falhas todos cometem. Segue o jogo.

Koprowski

Com certeza…eles são indianos.

Hcosta

não, indígena, neste caso, significa produzido localmente e em nenhum caso, apenas por engano, o termo se relaciona com a Índia…

Luiz Monteiro

Kkk.
Fui criticar e errei também . Referinso ? Querendo dizer “referindo”. Mordi a língua. Kkk

Bispo de Guerra

Design russo para aviões caça é insuperavel…

Leandro Costa

Nossa…. que besteira. Todos os países que projetaram e construíram aviões construíram tanto porcarias quanto aviões bons. Bonitos e feios. Posso te dar mil exemplos de aviões Russos que não apenas são ruins, mas também são porcarias, assim como também posso te mostrar exemplos iguais de qualquer outro país que desenvolve e fabrica aviões.