Em 16 de setembro de 2024, durante a Conferência Air, Space & Cyber da Associação das Forças Aéreas e Espaciais, a Lockheed Martin revelou a versão mais recente de seu míssil de cruzeiro AGM-158 JASSM, o JASSM XR (eXtreme Range). Este novo míssil mantém as capacidades de furtividade e ataque de precisão, oferecendo um alcance superior ao JASSM-ER atual.

Até então, existiam três versões do JASSM: a versão base AGM-158A, o AGM-158B JASSM-ER de longo alcance e o AGM-158C LRASM, uma variante antinavio. O JASSM XR visa estender ainda mais o alcance, com uma capacidade significativamente maior, de acordo com Michael Rothstein, vice-presidente da Lockheed Martin. Atualmente, o JASSM-ER tem um alcance superior a 500 milhas náuticas (926 km).

Jon Hill, vice-presidente de Armas de Domínio Aéreo e de Ataque da Lockheed Martin, explicou que o JASSM XR é uma evolução do JASSM-D e LRASM-C3, já contratados pela Força Aérea e pela Marinha dos EUA. O XR aproveita as linhas de produção existentes, com a principal mudança sendo a ampliação do míssil para aumentar sua capacidade de combustível e, consequentemente, seu alcance.

VÍDEO: JASSM eXtreme Range Cruise Missile

O JASSM XR mantém a ogiva de 453,6 kg do JASSM-ER e foi alongado para carregar mais combustível, aumentando seu alcance, que poderá exceder 2.000 km. Outras melhorias podem incluir ligas mais leves, melhor aerodinâmica e um sistema de propulsão mais eficiente. Apesar das modificações, o míssil preserva suas características de furtividade e precisão, permitindo ataques a alvos mais distantes sem se aproximar de sistemas de defesa aérea inimigos.

O aumento de peso do JASSM XR impede que algumas aeronaves, como o F-16, o carreguem, mas o F/A-18 Super Hornet e o F-35 Lightning II devem ser compatíveis em breve. Bombardeiros estratégicos como o B-1B Lancer e o B-52H Stratofortress também deverão utilizar o míssil, além dos bombardeiros furtivos B-2A Spirit e B-21 Raider.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments