Em 16 de setembro de 2024, durante a Conferência Air, Space & Cyber da Associação das Forças Aéreas e Espaciais, a Lockheed Martin revelou a versão mais recente de seu míssil de cruzeiro AGM-158 JASSM, o JASSM XR (eXtreme Range). Este novo míssil mantém as capacidades de furtividade e ataque de precisão, oferecendo um alcance superior ao JASSM-ER atual.

Até então, existiam três versões do JASSM: a versão base AGM-158A, o AGM-158B JASSM-ER de longo alcance e o AGM-158C LRASM, uma variante antinavio. O JASSM XR visa estender ainda mais o alcance, com uma capacidade significativamente maior, de acordo com Michael Rothstein, vice-presidente da Lockheed Martin. Atualmente, o JASSM-ER tem um alcance superior a 500 milhas náuticas (926 km).

Jon Hill, vice-presidente de Armas de Domínio Aéreo e de Ataque da Lockheed Martin, explicou que o JASSM XR é uma evolução do JASSM-D e LRASM-C3, já contratados pela Força Aérea e pela Marinha dos EUA. O XR aproveita as linhas de produção existentes, com a principal mudança sendo a ampliação do míssil para aumentar sua capacidade de combustível e, consequentemente, seu alcance.

VÍDEO: JASSM eXtreme Range Cruise Missile

O JASSM XR mantém a ogiva de 453,6 kg do JASSM-ER e foi alongado para carregar mais combustível, aumentando seu alcance, que poderá exceder 2.000 km. Outras melhorias podem incluir ligas mais leves, melhor aerodinâmica e um sistema de propulsão mais eficiente. Apesar das modificações, o míssil preserva suas características de furtividade e precisão, permitindo ataques a alvos mais distantes sem se aproximar de sistemas de defesa aérea inimigos.

O aumento de peso do JASSM XR impede que algumas aeronaves, como o F-16, o carreguem, mas o F/A-18 Super Hornet e o F-35 Lightning II devem ser compatíveis em breve. Bombardeiros estratégicos como o B-1B Lancer e o B-52H Stratofortress também deverão utilizar o míssil, além dos bombardeiros furtivos B-2A Spirit e B-21 Raider.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DanielJr

Seria o “substituto” do tomahawk a enfrentar algumas missões em ambiente hostil e em profundidade no campo inimigo?

Alecs

Acredito que sim. Com a palavra Mestre Bosco.

Bosco

Não vai substituir mas complementar o Tomahawk , já que é lançado do ar.

Bosco

Só de curiosidade, todos os LACM (míssil de cruzeiro de ataque terrestre) subsônicos americanos. – Lançados de terra: 1- Tomahawk V: 1800 km, ogiva de 1000 lb – Lançados de navios/submarinos: 1- Tomahawk IV e V: 1800 km, ogiva de 1000 lb – Lançados do ar: 1- SLAM-ER: 300 km, ogiva de 800 lb 2- JASSM: 400 km, ogiva de 1000 lb 3- JASSM-ER: 1000 km, ogiva de 1000 lb 4- JASSM-XR: 2000 km , ogiva de 2000 lb 5- JSM : 550 km, ogiva de 300 lb. – *Ainda tem os mísseis de cruzeiro subsônicos com função primária antinavio… Read more »

Fabio

Alcance extremo imaginei uns 2000Km pelo menos, esse alcance já é comum nos concorrentes adversários e até pelo prório tomahawk.

Last edited 19 horas atrás by Fabio
Bosco

E é 2000 km mesmo essa versão XR. Talvez mais.
1000 km é a versão ER.
400 km a versão JASSM inicial, não mais em produção.

André Macedo

Kkkkkkkkkkkk o bicho parece um caixão

Rodrigo G C Frizoni

Pq seu objetivo é levar o falecimento do inimigo

Groosp

Mais alcance ou mais tempo de loitering.

Bosco

Groosp, Uma versão com data link está sendo desenvolvida mas ainda não concluída (até onde se sabe). As versões do JASSM (JASSM, JASSM-ER e JASSM-XR) não têm data link , portando, não têm capacidade de loitering. O sistema de correlação de imagem (IIR) é carregado em voo antes do lançamento e o alvo não tem como ser alterado após o lançamento. Uma característica interessante do JASSM é que devido ao seu alto nível de furtividade ele não precisa voar baixo e nem contornar o terreno e com isso ganha em alcance. A manobra que ele faz geralmente é para contornar… Read more »

Léo Neves

Bosco .
Supondo que um S-400 detecte este míssil a 30 km , um pantsir conseguiria detectar a uma distância parecida ou a potência do radar faria toda diferença e a detecção seria muito mais próximo?
O pantsir consegue detectar pequenos foguetes em tempo de serem abatidos, o rcs desse míssil é bem menor que um foguete do Himars ou uma bomba planadora?

Bosco

Léo, É dito que o JASSM tem furtividade nível VLO (muito baixa observabilidade), o que o coloca com um RCS menor que 0,001 m². Como ainda tem dimensões reduzidas ele provavelmente pode se evadir até de radares de baixa frequência. Sem dúvida o RCS de um JASSM é menor que de um foguete do HIMARS ou de uma bomba planadora como a SDB ou a JDAM-ER. *Talvez se iguale ao da bomba planadora furtiva JSOW. Em relação à detecção pelo sistemas S-400 e Pantsir e tendo em vista os radares operarem nas mesmas frequências (ou próximas) , a potência do… Read more »

Groosp

Não deve se evadir de radares de baixa frequência. Ele deveria ter o formato de asa voadora e material RAM não funciona tão bem contra esses radares. Acho que ele precisa adotar um perfil de voo a baixa altitude se for necessário evitar esses radares.

Bosco

Pode ser, mas como ele não tem grandes superfícies verticais para interagir com as longas ondas dos radares de baixa frequência é dito que mísseis stealth são menos vulneráveis a eles.

Groosp

Confundi com LRASM.

Bispo de Guerra

Praticamente todos os atuais misseis(independente do pais) de longo alcance e ou furtivos … tem esse desing… seria “copia e cola geral” ou o mesmo é comprovadamente “pik@_das_ galaxias”

Luís Henrique

O KH-101 russo algumas fontes indicam alcance de 3.500 km. Porém outras fontes indicam alcance máximo de até 5.500 km.
Mas o míssil pesa 2.400 kg e geralmente só é carregado nos grandes bombardeiros.

Bosco

Luís, Era dito que o JASSM-XR pesaria 2400 kg e teria ogiva de 2000 lb (quase 1 t) para 2000 km de alcance. Nesse caso ele só poderia ser levado pelo F-15E/XE, pelos bombardeiros e pelos transportes (C-130 e C-17). O vídeo recente parece mostrar uma ogiva de 1000 lb, contrariando os dados divulgados anteriormente. Se ele tiver uma ogiva de 1000 lb muito provavelmente será compatível com caças como o F-16, SH e F-35, devendo ficar na casa das 3000 lb de peso total (ou pouco mais). O atual JASSM-ER com ogiva de 1000 lb e alcance de 1000… Read more »

Luís Henrique

A matéria diz que o Super Hornet pode levar o JASSM-XR mas o F-16 não pode. Sobre o KH-101 pelo porte e peso é possível para um caça pesado como o Su-27 e derivados carregar 2 KH-101, porém eu acho que a Rússia não fez a integração. Acho que os russos só disparam este míssil de bombardeiros Tu-95 (8 KH-101 em 4 pontos fixos externos) e pelo Tu-160 (12 KH-101, 6 em cada “revólver” interno). A maioria dos sites russos e até mídias ucranianas indicam alcance de 5.500 km para este míssil. Os russos indicam velocidade máxima de Mach 0,78… Read more »

Bosco

Luís, Mas não duvido que o F-16 possa levá-lo tendo em vista que até o F-35 (A,B,C) pode. Talvez seja por conta de não haver interesse da USAF e não por impedimento do pilone do caça , que salvo engano central suporta 4000 lb. Não duvido que possam desenvolver uma versão com ogiva de 1000 lb e 2000 km de alcance capaz de ser levado por caças “comuns” e um com ogiva de 2000 lb e 2000 km de alcance que só poderá ser levado por bombardeiros, F-15 e transportes, como foi inicialmente divulgado. ?w=2048&h=1152 Quanto ao alcance do KH-101… Read more »

Last edited 35 minutos atrás by Bosco
Aéreo

A questão está associada ao tipo de ogiva provavelmente. O  BGM-109 Tomahawk em sua versão nuclear é descrito como tendo um alcance de cerca de 2500km na versão nuclear e algo como 1500km na versão com ogiva convencional. Estima-se que uma ogiva nuclear moderna tenha algo como uns 160kg de massa, já a convencional está na faixa de uns 450kg. A diferença é convertida em combustível, daí o maior alcance. Se você considerar o consumo específico do motor WR19 utilizado no Tomahawk como sendo 70 kg/kN/h, ele vai consumir cerca de 217kg de combustível por hora. A diferença entre ogivas… Read more »

Luís Henrique

Sim, é isso mesmo. A altitude é variável podendo ser baixa entre 30 e 70 m e até 10.000 m. A velocidade de cruzeiro também é de Mach 0,58 e a máxima de Mach 0,78. Ele leva 1.250 kg de combustível e fica com 3m de envergadura. Acho factível também o alcance. Como curiosidade: Antes da guerra em 2021 os russos fabricaram 56 KH-101 em 2021. Em 2023 fabricaram 420 KH-101 E agora em 2024 a produção está estimada em cerca de 50 por mês (600 por ano). O custo é de cerca de U$ 13 mi. O Dobro do… Read more »

Bosco

Aéreo,
Suas estimativas foram muito boas. Eu utilizei outros referenciais mas dá mais ou menos os mesmos números.

Diogo Araujo

É impressionante, os EUA mesmo com uma população várias vezes inferior à China e Índia resiste bravamente como maior potência tecnológica do planeta em várias áreas. Cedo ou tarde a China e Índia vão tomar, quer fanboys queiram ou não. Mas de fato é um país espetacular, pra bater palmas de pé.

Clésio Luiz

Mísseis como este, na minha modesta opinião, põe em cheque a necessidade de transportar bombas de grande volume num caça furtivo. O motivo de eu pensar assim é da natureza dos alvos: se um alvo é tão bem defendido que necessite de uma caça furtivo, porque mandar uma aeronave tripulada de alto valor, cuja perda humana e de material demora anos para ser substituído? Melhor mandar um míssil desses que, além de ter o potencial de ser mais furtivo ainda, pode ser empregado em grandes quantidades para saturar as defesas do alvo. E se o alvo não for bem defendido,… Read more »