Pentágono assina o maior pedido de mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM
O Pentágono assinou um contrato com a fornecedora de munições Raytheon, representando a maior compra já realizada do míssil AIM-120 Advanced Medium Range Air-to-Air Missile (AMRAAM) da empresa.
Avaliado em cerca de US$ 1,2 bilhão, o contrato para o Lote 38 de produção do AMRAAM fornecerá munições para o Bahrein, Bulgária, Canadá, Finlândia, Alemanha, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Suíça, Ucrânia e Reino Unido, além da Marinha e da Força Aérea dos Estados Unidos.
A Raytheon descreveu o contrato de 11 de setembro como o maior já recebido para o AMRAAM até hoje. Ele foi assinado apenas 15 meses após outro pedido quase tão lucrativo da Força Aérea dos EUA em 2023, avaliado em US$ 1,15 bilhão.
Ambos os contratos abrangem as variantes AIM-120D-3 e AIM-120C-8, aprovadas para exportação, que foram atualizadas com novos circuitos de orientação para melhorar o alcance do míssil e seu desempenho contra interferências de radar e contramedidas eletrônicas.
A Raytheon produzia historicamente entre 450 e 650 AMRAAMs por ano, mas a demanda anual por esses mísseis agora está em torno de 1.200 unidades globalmente, segundo Jon Norman, vice-presidente de requisitos de sistemas de defesa da Raytheon.
Embora o AMRAAM seja destinado principalmente como uma arma lançada do ar para aviões de caça, ele também pode ser disparado pelo Sistema Nacional Avançado de Mísseis Terra-Ar (NASAMS), que atualmente está em serviço de combate com o exército ucraniano.
Caminhamos para a paz eterna…se é que me entendem. 😇
O clima de insegurança geopolítica, ja que o ocidente parou de intervir (diretamente) nos conflitos pelo mundo… Todo mundo se armando ate os dentes !
Enquanto isso na terra das bananas… De certo, 1 Gripen no ano de 2024 ! Heheh
A insegurança é pq o Ocidente parou de intervir nos conflitos? Kkkkkkkk se há insegurança, um dos motivos é justamente essa intervenção.
E não há clima de insegurança geopolítica, só os conflitos de sempre, que já existiam de uma forma ou de outra e estouraram.
Qual míssil o F-5 usa que chega mais perto deste aí, alguém sabe dizer?
O alcance dele depende da versão mas pode passar dos 100km, a FAB tem o Derby com um alcance de uns 50km e o novo Meteor que já chega aos 200.
Mas lembrando que o AIM-120 é feito para “médio alcance”, e que o F-5 não opera o Meteor nem há planos pra isso, até onde eu sei vai ser do Gripen mesmo.
O Derby da Rafael.
https://www.rafael.co.il/exhibitions/wp-content/uploads/2023/05/I-DERBY-eng.pdf
http://sistemasdearmas.com.br/aam/derby.html
Algum F-5 modernizado usa Amraam?
É uma questão controversa. Existem inclusive diversas fotos de F-5M equipado com o míssil DERBY e a FAB alega que seus bicudos já operaram o DERBY inclusive durante exercícios CRUZEX (o grande irmão do norte só se predispôs a nos fornecer AIM-120C caso comprássemos os F-18C no FX-2, o que não aconteceu) mas… – sempre tem o “mas” – já correram boatos que a FAB nunca fez um lançamento real de um destes misseis por medo de comprometer a estrutura das asas de seus pássaros e que eles são mais para impressionar que para usar. Não sei qual a verdade
Nem poderiam vender AIM-120 para a gente. Não tínhamos, até o Gripen chegar, algum avião que tivesse o míssil integrado. O F-5 não tem AIM-120 integrado à ele. Portanto por que precisaríamos de AIM-120?
Já o Derby acredito que possa sim ser lançado do F-5, mas esse temor existe mesmo. Como o F-5 consegue lançar Mavericks, acredito que tudo certo com o Derby.
1.200 AMRAAM’s por ano.
FAB: 12 METEOR’s + 4 DE MANEJO.
kkkkkkk
Não sei os números exatos antes que falem, mas geralmente é assim.
Acredito que foram 100 mísseis no total, inclusive os de manejo.
Não tenho certeza, mas acho que são 100 mísseis reais, mais as unidades de treinamento e de manejo.
Foram contratados 100 unidades do meteor.
Bobajada esse tipo de comparação.
Kkkkk
A Raytheon e o governo americano precisam erguer uma estátua para Vladimir Putin !!!
Ou melhor, uma pirâmide !!!
Ele não só aqueceu o mercado mundial de armas, mas mudou todo o contexto do comércio e circulação mundial de armas e munições entre os países !!!
Os fabricantes riem de orelha a orelha !!!
Os EUA nunca venderam tantas armas e sistemas de defesa como agora, estão lucrando alto, e ainda de quebra vão ajudar a reconstruir Ucrânia, com empresas americanas de engenharia civil cuidando disto.
Eles causam a doença e vendem o remédio.