O M-346 da Leonardo será o futuro avião da equipe de acrobacias Frecce Tricolori da Força Aérea Italiana. O anúncio foi feito em uma cerimônia em Istrana, na Itália, marcando o retorno da equipe após sua turnê pelos Estados Unidos. O M-346, com a pintura oficial da Frecce Tricolori, é considerado o mais avançado treinador a jato do mundo e já acumulou mais de 125.000 horas de voo, com 126 unidades vendidas globalmente. Além disso, a aeronave é a espinha dorsal da Escola Internacional de Treinamento de Voo em Decimomannu, Sardenha, uma referência mundial no treinamento de pilotos militares.

O M-346 é um jato bimotor transônico de última geração, com assentos em tandem e controles de voo totalmente digitais. A aeronave possui um sistema de controle fly-by-wire com redundância quádrupla e uma interface avançada homem-máquina, oferecendo alta manobrabilidade e desempenho, ideal para levar a Frecce Tricolori a uma nova era com segurança e eficiência.

O sistema de treinamento do M-346 inclui tecnologias avançadas de simulação de voo e um Sistema de Treinamento Tático Integrado (ETTS), que permite simular sensores e armamentos de aviões de combate. O sistema terrestre de treinamento (GBTS) inclui simuladores de voo e missão, cursos em sala de aula e serviços de suporte logístico integrado, otimizando a gestão da frota e dos simuladores para uso operacional ideal.

Uma das inovações mais notáveis do M-346 é a capacidade de operar em modo LVC (Live, Virtual e Constructive), combinando voo real, simuladores e cenários gerados por computador, permitindo que múltiplas aeronaves operem simultaneamente em rede, independentemente de estarem no ar ou em simuladores no solo. Essa tecnologia permite a simulação de cenários operacionais complexos.

O M-346 já está em serviço com as forças aéreas da Itália, Singapura, Israel, Polônia, Catar e Grécia, e foi escolhido por outros países, como Turcomenistão e Nigéria, como caça leve. Vários outros países estão enviando pilotos para treinamento avançado na Escola Internacional de Treinamento de Voo em Decimomannu, reforçando o papel global da aeronave.

A versão do M-346 para a Frecce Tricolori será produzida com requisitos específicos da Força Aérea Italiana. A Leonardo já trabalha na configuração Block 20 da aeronave, que introduz novas funções digitais e inteligência artificial para manter o M-346 no topo do desempenho no treinamento de pilotos militares.

Com mais de 70 anos de experiência na produção de treinadores, a Leonardo exportou mais de 2.000 aeronaves para mais de 40 países. A demanda europeia por aeronaves de treinamento avançado prevê a necessidade de mais de 400 novos aviões nos próximos 20 anos, com um investimento estimado de 12 bilhões de euros em serviços de treinamento de pilotos.

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