A UAC entregou um lote de caças multifuncionais Su-57 de nova produção ao Ministério da Defesa da Rússia (especificamente para a VKS).

Este é o primeiro lote (conhecido) de Su-57 entregue em 2024. Não está claro quantas aeronaves estão nesse lote; o vídeo que acompanha o comunicado de imprensa da UAC parece mostrar 2 ou 3 unidades.

O Su-57 foi projetado para ser um caça furtivo multifuncional, capaz de executar uma ampla gama de missões, incluindo superioridade aérea, interdição de longo alcance, reconhecimento e ataques contra alvos terrestres e marítimos.

Uma de suas principais características é a integração de tecnologias avançadas, como o uso de materiais compostos para reduzir sua assinatura radar e sua alta manobrabilidade.

O Su-57 é equipado com um radar AESA (Active Electronically Scanned Array), o N036 Belka, que oferece uma detecção avançada de alvos, rastreamento múltiplo e alta resistência a contramedidas eletrônicas. Além disso, a aeronave possui um sistema avançado de guerra eletrônica e sensores óptico-eletrônicos, aumentando suas capacidades de detecção.

Embora o desenvolvimento tenha enfrentado desafios, como atrasos e questões relacionadas à produção em massa, o Su-57 é considerado um componente central da modernização militar da Rússia. O caça tem sido usado em operações de combate na Síria, onde foi testado em condições de combate reais, e sua versão mais avançada, equipada com motores de nova geração, está em fase final de desenvolvimento.

VÍDEO: Mais caças Su-57 para a VKS

Subscribe
Notify of
guest

163 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo Santos

As entregas estão igual os gripens Brasileiros, a conta gotas.

Last edited 2 meses atrás by Bernardo Santos
Luís Henrique

Eu apurei em alguns sites russos as seguintes informações: 1 Su-57 produzido em 2019 (primeiro de produção seriada e que depois caiu); 1 em 2020 (substituiu o perdido de 2019); 3 produzidos em 2021; 6 em 2022; 12 em 2023; Previsão de 20 à 24 Su-57 para 2024. Agora em 2024 o Su-57 se tornou o caça mais produzido na Rússia, superando os outros de geração 4++ A Rússia não informa números oficiais mas a produção de Su-30 está estimada em 10 à 15 por ano, Su-34 também 10 à 15 por ano e Su-35 também entre 10 e 15.… Read more »

Iran

Levando em conta a produção o SU-30/34/35/57 fora helicópteros e aviões menores e drones de grande porte, a produção russa impressiona muito ainda mais considerando que é um dos países mais sancionados do mundo

Felipe

Graças a china, pq se não fosse ela não impressionava!!

Last edited 2 meses atrás by Felipe
Mirade1969

Onde a China ajuda na produção dos caças?

Chris

Os russos usam muitos componentes ocidentais, principalmente eletrônicos (Onde a Rússia esta decadas atrasada).

Mas culpar a China tbem é exagero… Todos sabemos que vc pode criar um empresa de fachada em qquer lugar do mundo (Cingapura que o diga)… E adquirir os componentes.

Os próprios americanos fizeram isso pra adquirir Titânio russo, para o SR-71 !

Last edited 2 meses atrás by Chris
Rustam

Qual é o significado da língua chinesa ou se você tem cérebro não é uma questão? Os “Grandes Chineses” não têm o direito de copiar motores convencionais de aeronaves russas para alcançar a sua fiabilidade, eles têm este nível de conhecimento! É por isso que Ony está comprando na Rússia.

Chris

Minha nossa… Amigo, vc tem noção da quantidade e variedade de peças necessárias pra fazer ate um carro.. Imagine um avião ?

Os russos, ate o embargo, utilizavam quase 50% de componentes importados nos seus aviões.

A China sim…. Ja ate consegue fabricar um computador com componentes próprios. Rússia não consegue fazer nem uma calculadora.

Last edited 2 meses atrás by Chris
Rustam

Sério?) Você sabe quanto tempo duram os cabos de um Su-30SM, são dez quilômetros! Se dissermos que tivemos 50% das importações, enquanto na Rússia são produzidos novos aviões, helicópteros, tanques e outros equipamentos, além de navios e submarinos. algum tipo de milagre acontece. A propósito, como está a tecnologia ocidental do “homem branco” na Ucrânia, não nos impressionou) A Rússia continua a ocupar o segundo lugar no fornecimento de armas no mundo, novamente milagres?

Santamariense

“Previsão de 20 à 24 Su-57 para 2024.”

Olha, para isso ocorrer eles vão ter que correr:

“ Este é o primeiro lote (conhecido) de Su-57 entregue em 2024. Não está claro quantas aeronaves estão nesse lote; o vídeo que acompanha o comunicado de imprensa da UAC parece mostrar 2 ou 3 unidades.”

José001

Verdade Bosco.

Santamariense

Obrigado. Me chamar de Bosco é um elogio.

Bueno

O atraso ou dificuldades para produzir o SU-57 pode ser pelo fato de terem usado componentes ocidentais na tentativa de atrair clientes ou porque não tinham os componentes desenvolvidos ou não tinham interesse em desenvolver etc. Com as sanções isto pode ter agravado tanto para comprar e desenvolvimento destes componentes. Aguardando a matéria dos Caças Su-30SM usando tecnologia de aviação francesa das empresas Thales e Safran. Se os Franceses não desse uma mãozinha não estariam operacionais contra a Ucrania. Acho que precisarão da ajuda da China (quem ousaria dizer isto nos anos 90) a China já tem mais de 200… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Bueno
Mirade1969

Não há evidencia da sua afirmação, produzir aviões militares como caça não é como produzir aviões comerciais com parceiros de risco. Os atrasos se devem a tecnologia sendo desenvolvida durante a construção o que levou a alteração nos cronogramas originais.

Bueno

Não estou afirmando , Esta escrito “pode ser” possibilidade, já que eles usaram em seus Caças Su-30SM, tem sim esta possibilidade…

Seguem as evidencias do uso de eletronica ocidental nos Su-30SM,,conforme investigação de comunidade de inteligência internacional.

https://informnapalm.org/pt/su30leaks-thales-part1/

Last edited 2 meses atrás by Bueno
Cristiano ciclope

Não sei se sanções impediriam o acesso russo a eletrônicos, não conseguem impedir o Iran e a Coreia do Norte, vão impedir a Rússia?
Pode demorar um pouco, mas eles terão acesso, e isso em quanto não produzem os próprios componentes eletrônicos.

Manus Ferrum

Já é um fato confirmado. O Su-57 está vendo combate na Ucrânia e já há abates de aeronaves e ataques a alvos terrestres atribuídos a ele

Luís Henrique

No ano passado em 2023 foram entregues 2 lotes, o primeiro em 28 de Setembro e o segundo em 27 de Dezembro. E os russos indicam que receberam um total de 11 ou 12 Su-57 e que para 2024 o número seria o dobro, entre 20 e 24. Então, mesmo sendo o primeiro lote entregue, pode conter 10 ou 12 unidades e um segundo lote em Dezembro pode completar os números. Ou também pode dar tudo errado e não conseguirem o número que estava previsto. rss Mas pelo menos esses números é o que consegui apurar em sites russos. Sobre… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Luís Henrique
Santamariense

Entendi, Luis Henrique. Eu concordo que pode acontecer o que vc falou, mas eu me referindo ao que o texto trás, como sendo possivelmente 3 aeronaves nesse lote.
Debater com pessoas adultas é outra coisa. Obrigado. Abraço.

Cristiano ciclope

Nunca vi um vídeo de notícia de entrada de lotes de caças, mostrar todos os caças desse lote. Em geral se mostra um caça ou uma esquadrilha voando para mostrar a aeronave que está sendo entregue!

adriano Madureira

Então essas aeronaves produzidas e não oficializadas por assim dizer, podem ser no futuro comissionadas oficialmente?

É como aquele KC-390 que parece que é da FAB mas está a serviço da embraer, assim como o primeiro Gripen-E nosso?

Luís Henrique

Os 10 protótipos acho que não serão utilizados como caças operacionais.
O restante são todos oficiais, comissionados e operacionais, ocorre que após o início da guerra com a Ucrânia a Rússia não divulga mais os números de caças recebidos.
Então o que temos são estimativas extraoficiais.

Mirade1969

Já são aviões de produção em série os aviões de pré série ja estão voando a algum tempo.

Jose Pereira

Fontes ?
Não vale o sputnik….

Duvido desta cadência de produção.
País que depende de equipamentos militares da coreia do norte e irã, provavelmente não tem condições de fabricar tantos caças por ano e aumentar a produtividade em tão pouco tempo.
mais mídia do que verdade.

Mirade1969

A industria russa domina todas as etapas de produção de componentes e técnologias para produzir 100% do aviões em casa. Se ela importa alguns itens da Coréia e do Irã deve pelo fato que seu parque industrial esta comprometido e nestes paises tem um bom estoque de armas, só para te leportão fabricam aviões em escala industrial .

Luís Henrique

Li em vários sites russos, não vou me preocupar em achar um a um e postar aqui. Seria perda de tempo, o sr. não acreditaria em nenhum deles mesmo, afinal são sites russos. Mas apenas acredite na seguinte informação, a Rússia investia 4% do PIB em Defesa e já possuíam forças armadas muito bem equipadas, agora devido à guerra eles estão investindo 8% do PIB na Defesa e estão se equipando para vencer uma guerra e talvez entrar em uma guerra mundial contra a Otan. Então é óbvio que aumentar a quantidade de equipamentos modernos é de extrema importância para… Read more »

soldado imperial

Esta gastação de dinheiro em armas quebrou a URSS, vai quebrar a Russia agora. A tragédia vai se repetir……
A Russia não aguenta manter uma fiat Strada quer manter uma Dodge RAM……receita pro fracasso. Podem anotar aí.

Luís Henrique

Pois é. Um político russo declarou essa semana que eles estão investindo 8% do PIB em defesa mas que a URSS investia 13%. Então talvez aumentem ainda mais. Ele também apoia de um serviço militar obrigatório mais rigoroso, que tenha menos “brechas” que permitam fugir do alistamento.
Dependendo do desenrolar desta guerra, 24 Su-57 ao ano será pouco. Não duvido que daqui 2 ou 3 anos, os russos estejam produzindo uns 100 Su-57 ao ano.

Guerra é guerra, não é brincadeira. E um país em guerra, alocando uma fortuna em Defesa consegue aumentar a escala de produção em várias vezes.

Vitor

Quanta bobagem o Irã é sancionado a mais de 40 anos tem seu parque industrial militar que dá inveja ao Brasil .

Cristiano ciclope

Na época a Rússia era comunista, e comunista arcaico. Hoje eles são capitalistas, e tem apoio da segunda maior potência economia e industrial do mundo.
Na época a união soviética não acabou por causa dos gastos militares, ele acabou pelo redução do bem estar social e a comoção política disso, por causa de decisões erradas na economia soviética. Eles não inovavam muito, hoje e tudo diferente.

Bernardo

Muito bem equipadas. Nós vimos no começo da guerra os caminhões com os pneus se desintegrando.

Cristiano ciclope

A questão Rússia e volume de produção em tempos de guerra, precisam de um volume brutal de munição de artilharia, recorrem a parceiros que produzem armas com a mesma tecnologia deles, no caso, Coreia do Norte e irá, a OTAN está fazendo o mesmo não mesmo.
Quantos anos caças, como estão em guerra, os números de tempos de paz podem ser triplicados, isso só com uma única linha de montagem, e só trabalhar 3 turnos, 24 horas Full!
Se eles fabricavam 6 caças por ano, passam a fabricar 18.

Marcos Silva

“Se eles fabricavam 6 caças por ano, passam a fabricar 18.”
Kkkkk
Que viagem…

Bernardo

20 a 24 em 2024 e saíram 3…. em setembro, irmão? Isso é apuração? Isso aí que você fez é propaganda Um caça que entregou 3 unidades se tornou o mais produzido na Rússia (em nove meses) – suas palavras. Quer dizer que o segundo lugar fez…. 2 entregas em 9 meses? A Rússia faz só isso mesmo de avião por ano? 5 ou 6 (considerando que existe um terceiro lugar com 01 unidade, pq que eu saiba tem só dois modelos saindo) em 9 meses? A boeing sozinha entrega mais f-15 do que todos os aviões entregues na Rússia… Read more »

Luís Henrique

Antes de “tentar” desqualificar alguém, se informe melhor primeiro.
Onde o senhor leu que foram 3 aeronaves entregues???

A maioria já sabe que a Rússia não divulga mais as quantidades e não teve nenhuma foto ou vídeo divulgado.

Está se baseando em um achismo de que o lote continha 3 aeronaves.

Fábio CDC

Melhor receber um Caça de 5º Geração com tecnologia 100% nacional a conta gotas do que uma versão melhorada de um caça de 4º Geração com mais de 37 anos nas costas.

Marcos Silva

Na cara não…kkkk
Quanta maldade com os gripetes Fabio.

Bernardo Santos

Parece que só vem 1 caça nessa remessa, é patético o nível de entrega. Deixando claro que a culpa não é da Saab.

Marcos Silva

Claro que a culpa não é culpa da SAAB. O cliente que não é confiável. As forças armadas que não conseguem manter compromissos assumidos.

Bernardo Santos

Verdade, em nenhum momento critiquei o Su-57, a minha crítica é exatamente a que você falou sobre a demora do gripen. A Rússia em guerra faz milagre com a sua indústria militar.

Romão
Santamariense

Tenho várias ressalvas ao programa do Gripen, mas o contrato é em coroas suecas, não em dólares. Ao câmbio de hoje, o contrato equivale a pouco mais de 107 milhões de dólares por aeronave.

Felipe

5° geração só no nome pq na realidade ele não é!!

Last edited 2 meses atrás by Felipe
Mirade1969

Ué os EUA também fabrica os F-15 e F/A -18 com mais de 50 anos de projeto e dai? Ainda tem muito para fazer mesmo tendo voando no século passado.

General de Sofá

Se ter 37 anos nas costas for um critério, quais caça a deviam concorrer no FX-2? Tejas? J-10? JF-17?

José001

Aguardando os comentários “lote de 01 aeronave, não é de quinta geração” e etc.

Leonardo

Kkkkkkk…

Marcos Silva

Mas é um caça furtivo sim!
Se FURTA do combate…kkkkk

José001

Obrigado pela informação mestre Bosco.

Romão

Tipo os F-22 né… Se furtaram do combate desde os anos 80… Só combateu balão chinês.

Leandro Costa

E por algum acaso houve algum motivo para os F-22 entrarem em combate?

Marcos Silva

Nos anos 80 Leandro,os F-22…
Não,péra.

Leandro Costa

Hahahahaha! Nem tinha percebido Marcos!

Marcos Silva

F-22?? Anos 80???
Sabe tudo esse moleque…
#sqn!

Santamariense

F-22…anos 80…xiii, algo de errado não está certo na sua ironia…

Joanderson

Essa força aérea russa parece que é de enfeite,a segunda maior força aérea do mundo já era para acabar com esse impasse da guerra na Ucrânia a favor da Rússia, e não adianta a desculpa que o Ucrânia está abarrotada de sistema de defesa aérea, por que a força área russa foi formada para lutar contra a otan se contra a Ucrânia já não tá fazendo nada contra otan que não faria mesmo.

Last edited 2 meses atrás by Joanderson
Rafael Coimbra

Justamente, já está lutando contra a OTAN.

Joanderson

Contra a ota ?
Onde vc viu Rafale,F-35,F-22,F15,até os F-16 não são os bolck 70 de última geração, fora que os equipamentos enviados são a conta gotas.

Santamariense

Não adianta tu argumentar. Essa de que a rússia está lutando contra a OTAN é a justificativa dada pelo torcedores russos para a incapacidade de vencerem uma guerra que já vai para 3 anos.

José001

Sim Bosco, você está correto.

Leandro Costa

Todo mundo que discorda de você, vai ser chamado de Bosco? Isso é que eu chamo de fan clube, ou então está traumatizado hehehehe

sergio S.

Só faltava essa…..Bosco conseguiu um stalker aqui no poder aéreo hahahahaha.

Leandro Costa

Pois é. O cara travou. Disco arranhado total. Vai ferrar com a agulha se continuar assim 😛

Santamariense

A agulha eu não sei, mas o cérebro dele já foi pro espaço…kkkkkkkk

Santamariense

Amor platônico….hehehe

Santamariense

Obrigado por me chamar de Bosco, mais uma vez.

Groosp

“A Rússia nunca é tão forte quanto parece; a Rússia nunca é tão fraca quanto parece.” -Atribuído a vária pessoas, incluído Churchill.

Joanderson

Nisso eu concordo,apesar de tudo a Rússia está em uma guerra de atrito contra a Ucrânia um pais relativamente grande com uma população relativamente grande a quse 3 anos,sofrendo as piores sanções da história,enquanto seu adversário recebe dinheiro e armas de mais de 30 países a a Rússia só tem seus próprios recursos isso sim é soberania. Porém minha crítica é sobre essa alegada segunda maior força aérea do mundo que já era para ter feito a diferença no campo de batalha,a Rússia luta com tudo que uma potência militar pode ter para ser considerada potência e a Ucrânia luta… Read more »

Marcos Silva

“,já era para a Rússia ter acabado com esse conflito…”
Verdade. É só eles enfiarem o rabinho no meio das pernas e se retirarem,enquanto a vergonha é pouca.

Irani

Os nazistas que subestimou os russos que o diga.

Monarquista

O Lend Lease, a capacidade industrial alemã reduzia a mighalhas pela RAF e Força Aérea Americana, e a luta só em um front é que o diga.

Marcos Silva

E ainda tem o fato das remessas de todo tipo de itens pra esses ________________soviéticos pelos Aliados,Inglaterra e EUA,através do Ártico. Esses russos estavam pedindo esmola pros Aliados,sem essa ajuda talvez nem conseguissem deter os nazistas.

EDITADO
MODERE O LINGUAJAR.

Pestana

Durante a segunda guerra os Estados Unidos enviaram para a União Soviética uma quantidade imensa de material, que a dólar de hoje representa mais de um trilhão de dólares. 777 mil caminhões tração 6×6 3,4 milhões de Ton. de chapas de aço, alto teor de manganês para fabricação de tanques. Alimentou o equivalente a 10 milhões de soldados por quase 4 anos com o equivalente a l000 kilocalorias diárias. Forneceram milhares de locomotivas, aviões, jipes. A Alemanha devido a ataques aéreos na frente ocidental, manteve 1 milhão de homens e 18 mil canhões anti aéreos de 88 mm, que poderiam… Read more »

Rafael Aires

A doutrina militar russa é diferente da ocidental.

Last edited 2 meses atrás by Rafael Aires
Joanderson

Eu sei amigo,porém a Rússia luta com tudo que uma potência militar pode ter em uma força armada considerada moderna e a Ucrânia luta com as mão atadas, não tem mísseis de longo alcance, não tem experiência com equipamentos do ocidente tendo tropas treinadas em pouco tempo e os equipamentos demoram de chegar e quando chegam é a conta gotas,a Rússia já era para ter acabado com esse conflito.

Rafael Aires

Isso é visão dos EUA.

Leandro Costa

Essa é a realidade.

Inclusive quando o conflito começou eu esperava que durasse um mês, com a Rússia acabando com a Ucrânia, ou pelo menos conquistando tudo à lest do Dnipro.

Ledo engano…

Last edited 2 meses atrás by Leandro Costa
José001

Sim mestre Bosco. Eu esperava o mesmo.

Afonso Bebiano

Já está ficando feio para o José001 demonstrar tanta paixão pelo Bosco.

jailtonsantos

Vc não conhece nada de história das guerras né.

jailtonsantos

Por um acaso era prós americanos passar perrengue no Vietnã ???.

Leandro Costa

A Rússia tinha doutrina militar antes da Ucrânia? Nem parecia…

José001

Calma Bosco.

Bispo de Guerra

Se os EUA com 11 PA tomam coro de houthis e seus camelos ..rs.. os russos estão bem.

Marcos Silva

Porta-aviões navegam no deserto????

Sérgio Mendes

E por acaso, os Houthis, com armas arcaicas, atacam do deserto?

Bispo de Guerra

Vou desenhar …

PA é projeção de poder … tipo , o meu é maior que o seu…ainda mais sendo 11..rs

https://i.postimg.cc/qMxphQPS/126-F270-F-5016-4-C31-8332-F84-B9983903-F.webp

A parte em verde é água…sim tem mar no oriente médio ..rs

O raio de ataque de um PA varia:

– 700km(F/A-18 Super Hornet)
-1100km(F-35C Lightning II)
-1600km(míssil Tomahawk)

Last edited 2 meses atrás by Bispo de Guerra
José001

Esse ai nem pesquisando no ChatGPT vai entender.

Marcos Silva

Pois então “BOSCO”,faça um cursinho on-line,quem sabe vc aprende a lidar com ChatGPT

Leandro Costa

Quantos dos Porta-Aviões foram perdidos ou danificados? Perderam quantos aviões? Quantos navios escoltados pelos Porta-Aviões foram atingidos?

Vai ver você é de uma parte do país em que a expressão ‘levar um couro’ tem um significado diferente, mas aqui no Rio significa tomar uma surra.

José001

Mestre Bosco Rio é referência para tráfico, baile funck e coisas do tipo apenas.

Leandro Costa

Você mora aonde aqui?

Bispo de Guerra

Os EUA o maior fornecedor de armas para a Arábia Saudita, desde 2015 os houthis volta e meia sapecam de tudo por lá, só falta inventarem o dromedário bomba e o tapete voador bomba,rs… Mar vermelho , área de atuação da US Navy(Base Naval dos EUA em Bahrein), sabemos o suador que a combinação de táticas assimétricas dos houthis está dando. Assim como músculos não flutuam, necessariamente vencem batalhas … Sun Tzu: “A habilidade suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.” – os houthis estão tirando proveito de sua mobilidade e adaptabilidade , forçando os EUA a… Read more »

Leandro Costa

“Um navio mercante atingido , na área de atuação da marinha americana, é sim , dar couro nos EUA, mina a concepção de invulnerabilidade” O globo inteiro é área de atuação da USN, mesmo quando não há navios deles por lá. É isso que os Houthis estão fazendo. Acertando navios civis, de qualquer procedência (inclusive Russos) que não estão sob escolta geralmente quando não há navios da USN ou UE por perto. Ou seja, não deram couro em ninguém. Só na sua interpretação dos fatos. Detalhe interessante que a USN não tem qualquer tipo de dever de escolta de navios… Read more »

Franz A. Neeracher

Só um detalhe:

Bahrein não fica no Mar Vermelho.

Bispo de Guerra

Verdade … a base em Djibuti(aérea) que teoricamente, protege o mesmo.

Last edited 2 meses atrás by Bispo de Guerra
Bernardo

arma em si não faz muito. colocar um f-15 na mão dos sauditas faz o que acontece ali mesmo. nepotismo dá nisso. porém na mão da IAF acontece o que você viu: o Iêmen tem um porto a menos em algumas horas. Não meses/anos lutando, como os sauditas. Horas. Uma única operação. Mesmo com a mesma capacidade antiaérea. Entrou, saiu, sem problema. 2000km de distância. Os Houthis não são atacados pela IAF por uma questão de estabilidade, mas tão logo atingiram lá dentro do território israelense, tavam contando os corpos no Iêmen. O jeito dos EUA fazerem as coisas n… Read more »

Marcos Silva

E quantos camelos formam um esquadrão de ataque antinavio?????
Kkkkk

Last edited 2 meses atrás by Marcos Silva
Bispo de Guerra

Não sei como o Irã faz a cotação camelôs x drone … talvez 03 camelos valem 01 drone … se acerta , um navio americano , recebe os camelos de volta…rs.

Marcos Silva

Putzzz…agora preciso admitir: essa foi boa!

José001

Lógico que sim.

Marcos Silva

O que é lógico? Sabe explucar formando frases inteiras ou vai ficar com essas baboseira de sempre?

General de Sofá

A atuação russa na guerra da Ucrânia, me lembra a Argentina nas Falklands

Groosp

A Rússia tem 22 Su-57, sem contar esses, segundo a Wikipédia.

Luís Henrique

Sim. Segundo fontes russas eles conseguiram aumentar a produção agora em 2024 para uma taxa de 20 à 24 Su-57 por ano. Então até o final do ano eles passarão de 22 para 42 à 46 Su-57, praticamente dobrando a frota. Também está previsto que os Su-57 produzidos no próximo ano, em 2025, sejam da versão Su-57M com melhorias e o novo motor AL-51 F1 (antes conhecido como produto 30) e que promete aumentar o alcance do caça em cerca de 10%, aumentar a velocidade máxima, aumentar a velocidade de cruzeiro para cerca de 2.100 km/h (sem uso de pós-combustão),… Read more »

Marcos Silva

Cara,como vc é iludido. Mais até que brasileiro e um suposto terceiro lote de Gripen.
Talvez tenhamos meio-segundo lote.

José001

Calma Bosco.

Luís Henrique

Eles possuem também 10 protótipos.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Tá mais demorado que a entrega do Gripen para a FAB!!!

Bernardo Santos

As notícias não são boas. saiu em sites que a remessa que está vindo da Suécia tem apenas 1 caça. Vamos aguarda se isso vai se confirmar, espero que não se confirme e venha ao menos 2 caças.

José001

Sim é verdade esse bilhete.

Santamariense

Se chegar apenas 1 Gripen daqui alguns dias, queria ver tua cara … kkkkkkkkk

Antunes 1980

Até o momento não encontrei nenhuma imagem do SU-57 com suas baias internas de armamentos abertas.

Victor Filipe

Então agora eles tem quantos? 15? 18?

Senhor Maskarado

22-24 talvez 25 , provavelmente levando em consideração esse novo lote tirando os 10 protipos que elevaria para cerca de 32-34-35

Luís Henrique

No final de 2023 eles provavelmente ficaram com 22 Su-57 de série além de 10 protótipos.

Em 2024 está previsto a entrega de 20 à 24.

Este lote pode incluir qualquer número e até dezembro eles podem receber mais 1 ou 2 ou 3 lotes… então não da para saber ao certo, mas provavelmente + de 22 e Menos de 46

Bueno

Enquanto Isto a China já tem mais de 200 caças furtivos J-20 A Rússia esta bem devagar na Produção do  Su-57

Luís Henrique

Sim. Na verdade a China já deve ter mais de 300 J-20. Estão produzindo mais de 100 por ano. Ninguém segura a China.

Mas em contrapartida, tirando a China e os Estados Unidos, somente a Rússia possui um caça de 5a geração em operação de fabricação própria.

Então eles estão devagar quando se compara com a China, mas muito mais rápidos que 99%¨dos países do mundo, incluindo todas as potências europeias.

Bueno

Sim, Claro , mas eles estão bem devagar … a comparação tem que ser feita com quem tem o mesmo equipamento , no caso a China tem. A China que desenvolveu bem depois da Russia na produção total de um Caças, produz o J-20 sozinha e já tem +/-300 em operação e já estão produzindo seus motores … Em abril de 2009 foi oferecido parceria ao Brasil no PAK FA/SU-57 , la se vão 15 Anos… Em 2010 voou o 1º Prototipo , e novamente ofereceram parceria com o Brasil. o Programa PAK FA já esta fazendo bodas de prata https://www.aereo.jor.br/2010/03/25/russia-oferece-ao-brasil-desenvolvimento-conjunto-do-caca-pak-fa/… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Bueno
Léo Neves

Desenvolver e produzir um avião rápido demais não é bom… Ainda mais vindo da china que depende da Rússia em muito mais coisas, o Su-57 teve um desenvolvimento bem mais lento mas provavelmente deve ser mais confiável que o J-20 , com melhores motores e sensores.

Bueno

Sim, pode ser, mas o que seria rápido d+ ?
A construção aeronáutica completa de caças de alto desempenho os Russos dominam a década, a China não..

É certo que a Rússia nao dominava a construção de caças furtivos , isto pode justificar a demora para ter uma produção em maior escala, estão aprimorando a maquina , aprendendo enquanto produzem , quando o produto estiver dentro do qualitativo que eles esperam , vão para o quantitativo
Se for isto, ocorrera o problema para manter produtos com versões diferentes…

Last edited 2 meses atrás by Bueno
Leandro Costa

Acho o contrário. Acredito que o J-20 deve ser infinitamente mais letal e eficiente que o Su-57.

Marcos Silva

Provavelmente sim. É uma aeronave em operação,com o total deles entre 100 e possivelmente 200 caças em serviço na PLAAF.

Macgaren

Levando em consideração que estão em guerra e não é o recurso essencial, faz sentido a cadências.

Devem estar gastando mais esforços nos drones e munição.

Bernardo Santos

Sim, eles têm muitos tipo de caças. Su30,Su35, Su34,Su57…….além de vários outros equipamentos.

Marcos Silva

Verdade. Há muitos alvos pras baterias Patriot e IRIS-T da Ucrânia.

Bueno

todos os equipamentos em tempo de Guerra é essencial !

O inicio do projeto e o primeiro voo foi muitos anos antes da Guerra , talves não priorizaram a produção no passado e agora estão reavaliando e produzindo em maior cadência.
O SU-57 é uma arma dissuasora poderosa, acredito que ter uma boa quantidade de aeronaves será muito importante para eles.

Last edited 2 meses atrás by Bueno
Josemar

Quando chegar o último gripem os que chegaram primeiro estariam fora de serviço

Bernardo Santos

Não fala isso que os defensores do gripen vão a loucura.

Cadu

Alguma noticia sobre seu uso na Ucrânia?

Seria um interessante local para testar suas capacidades.

José001

Só boatos até agora que disparou mísseis ar-superfície de dentro do território russo.

Notícia oficial não lembro de ter visto.

Pessoalmente “acho provável” que já tenha feito ataque de longo alcance, a Ucrânia virou campo de testes pro mundo todo.

Marcos Silva

EDITADO

Marcelo

Lote de 01

Nilton L Junior

Na verdade esse lote foi destruído pelos 5 F-16 da Ucrânia.

Santamariense

Continua sendo um “lote” de 1 ou 2, independente da ironia que tu use…

José001

Você está muito bem informado mestre Bosco.

Nilton L Junior

O Bosco não, capaz, Bosco é comentarista torcedor veterano, ele não iria usar esse expediente.

Nilton L Junior

Pois é, em alguns caso só com ironia, e para não ser irônico, lote entregue e pronto para ser usado pela Força Aérea da RF, independente da torcida contra.

Santamariense

Continua não mudando a fantástica” quantia de 1 ou 2 aeronaves….
Vindo de você, que usa as imagens que tu usa em teu nick, que uma vez foi até da ursal (!!!), eu não me surpreendo com nada…

Nilton L Junior

Entendo seu sentimento de torcedor, mas não fique nessa angustia não, força aérea da RF vai continuar recebendo e tenho orgulho da URSAL e da FLLP.

Santamariense

Hehehhehe…cadê essa ursal? Tu falar isso é típico. Vivem em uma realidade paralela, onde somente nela seus sonhos mais mirabolantes podem se tornar realidade…barbaridade…

No One

Segundo uma matéria publicada em março do 2024 ( baseada no relatório do Military Balance 2024) “As entregas dos caças multifuncionais Sukhoi Su-57 de quinta geração também continuaram. Porém, segundo os especialistas da publicação, ainda não está claro se a indústria conseguirá entregar à Força Aérea os 76 Su-57 previstos no primeiro contrato estipulado em junho de 2019 e cujas entregas estavam previstas entre 2021 e 2028. Conforme já noticiado pela Análise Defesa em 27 de junho de 2019, o Ministério da Defesa assinou contrato para 76 caças, dos quais 22 até 2024 (um em 2020, dois em 2021, quatro… Read more »

Emmanuel

É bom ver brasileiro “tirando onda” de caça russo.
Boa é a FAB.
Ela nem precisa de caça stealth porque ELA é stealth. Uma força aérea invisível.
Mesmo sendo parcos os números, a força aérea russa tem um caça de 5ª geração (pelo menos é o que eles dizem) para chamar de seu.
Já o Brasil tá saindo da Guerra do Vietnã AGORA. 5ª geração? Quem sabe quando os F-35 estiverem se aposentando e virem via FMS a precinho de “F-16”.

Bernardo Santos

Nem isso, já que vai ser caro de manter e a FAB só tem dinheiro pra pagar salários, pensões, morto que não morreu etc.

Romão

FAB foi conhecer combate BVR com os Mirage 2000 (dos modelos mais antigos) que o governo comprou em 2006.
Guerra eletrônica então, estamos beeeeem longe… A FAB, com exceção dos F-39 que chegaram um dia desses, é tão vetusta quanto a Força Aérea do Irã. A diferença é que eles tem muito mais experiência de combate e números.

Emmanuel

Exatamente isso. Estamos sempre atrasados.

Romão

Quanto ao mais novo “orgulho nacional”, o KC-390, é importante ressaltar que os japoneses operam algo similar, o Kawasaki C-1, desde 1974, enquanto nós operávamos os C-115 Búfalo. rsrs

Emmanuel

E dando graças a Deus que ainda tinha ele…kkkkk

Santamariense

“… enquanto nós operávamos os C-115 Búfalo…”

E os C-130.

Heinz

Estão que nem os lotes da FAB, no parto cesário!

JuggerBR

Enquanto o F-35 tem mais de mil, e o F-22 mais de 150… Foi-se o tempo que a Rússia realmente era uma potência militar…

Paulo Marques

Se representassem qualquer ameaça, mínima que fosse, a superioridade aérea americana a USAF não teria paralisado o desenvolvimento do caça de 6° geração, por enquanto, F-35 e F-22, este último que não é fabricado há pelo menos uma década, são muito superiores a qualquer caça russo.

Marcos Silva

É uma tranqueira,mas é bonito

Guilherme Lins

“não é um caça de 5 geração”.
-India, maior cliente da Rússia, que investiu no avião, e que o conhece da prancheta ao primeiro produzido.

Nilton L Junior

Não precisa eles tem o Teja, há se não me engano eles fabricam sob licença um tipo de Su-30 que só eles usam.

Guilherme Lins

Não muda o fato de que o único outro apostador tirou suas fichas do SU-57, alegando deficiências no avião. Agora, só resta a Rússia.

Nilton L Junior

Não muda o fato que os Russos não precisam da Índia para continuar a fabricar o Su-57, até porque os Hindus sabe muito de Tejas e não de Su-57.

Guilherme Lins

Claro que não precisam, concordo com você! Afinal, qual dificuldade os russos teriam para fazer um SU-27 quadrado?

Nilton L Junior

Pergunte na UAC

Matheus

Mais um lote de 2 unidades…

Diogo

Eu já falei isso várias vezes.Eu nunca via o compartimento inteno de armas desse caça aberto.Alguem já viu alguma imagem do compartimento interno desse caça aberto? Eu já vi do J 20 chinês.

Junior

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO

Bigliazzi

Já são mais de 15?