O Reporte Preliminar foi inicialmente apresentado aos familiares e, na sequência, divulgado por meio de coletiva de imprensa

Nesta sexta-feira (06/09), em Brasília (DF), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou o Reporte Preliminar do acidente aeronáutico envolvendo a aeronave de matrícula PS-VPB, ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP). O Reporte Preliminar foi inicialmente apresentado aos familiares e, na sequência, divulgado por meio de coletiva de imprensa. O evento teve como principal objetivo apresentar os principais dados factuais sobre o andamento das investigações.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, abriu ambas as apresentações ressaltando o compromisso do CENIPA com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como o respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente.

A aeronave de modelo ATR 72, do voo 2283, decolou de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. O voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20 (horário de Brasília). No entanto, a partir das 13h21, a aeronave deixou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP). A perda do contato radar ocorreu às 13h21, e o momento da colisão contra o solo ocorreu às 13h22.

De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Centro de Coordenação de Salvamento (RCC), conhecido como SALVAERO, foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave dentro de um condomínio, no município de Vinhedo (SP). O CENIPA recebeu a notificação do acidente às 13h37 e acionou imediatamente os investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), Organização Militar subordinada ao CENIPA, localizada em São Paulo (SP).

Após a confirmação da queda da aeronave, o CENIPA, órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), e autoridade do Estado brasileiro responsável pela condução das investigações de ocorrências aeronáuticas, iniciou os trabalhos com uma equipe multidisciplinar, formada por investigadores e especialistas nas seguintes áreas: Fator Operacional (pilotos, meteorologistas, especialistas em controle de tráfego aéreo, mantenedores de aeronaves), Fatores Humanos (médicos e psicólogos) e Fator Material (engenheiros mecânicos, aeronáuticos e eletrônicos, bem como outras áreas da engenharia).

A equipe também conta com Assessores Técnicos Consultivos, que incluem especialistas em certificação e regulação aeronáutica, representantes da Agência de Investigação Francesa (Bureau d’Enquêtes et d’Analyses pour la Sécurité de l’Aviation Civile – BEA), país de origem da empresa ATR, responsável pelo projeto e fabricação da aeronave, especialistas da Agência de Investigação Canadense (Transportation Safety Board of Canada – TSB), país de origem da empresa Pratt & Whitney Canada, responsável pelo projeto e fabricação dos motores, além de autoridades da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA).

Os trabalhos desenvolvidos pelo CENIPA destinam-se, unicamente, à prevenção de acidentes, na forma como estabelece o art. 86-A da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), bem como o § 6º, art. 1º, do Decreto nº 9.540/2018 e o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944, da qual o Brasil é signatário. Nesse sentido, as investigações realizadas pelo CENIPA não buscam o estabelecimento de culpa ou responsabilização, conforme previsto no § 4º, art. 1º, do Decreto nº 9.540/2018, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente, mas indicam possíveis fatores contribuintes que permitem elucidar eventuais questões técnicas relacionadas à ocorrência aeronáutica. Dessa maneira, o CENIPA propõe, por meio da emissão das Recomendações de Segurança, a implementação de medidas com o objetivo de evitar a recorrência de eventos semelhantes, buscando o aprimoramento da segurança de voo.

VÍDEO: Queda do ATR 72-500 da Voepass

Durante os trabalhos da Coleta de Dados, a Comissão de Investigação identificou uma sequência de eventos que antecederam a colisão da aeronave contra o solo, um trabalho realizado com base nas informações coletadas durante a ação inicial, bem como no gravador de dados de voo (Flight Data Recorder – FDR) e no gravador de voz da cabine (Cockpit Voice Recorder – CVR). A obtenção e extração dos dados dos gravadores foi realizada no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), do CENIPA. A validação dos dados de voz pôde ser realizada por meio da comparação de informações de conversas entre os pilotos e os órgãos de Controle de Tráfego Aéreo, além da identificação dos horários e destinos informados.

A partir da análise das comunicações gravadas pelo CVR, foi possível verificar que os tripulantes comentaram sobre uma falha no sistema DE-ICING. Esse sistema provia a proteção contra formação e acúmulo de gelo na aeronave. Com as gravações obtidas pelo FDR, foi verificado ainda que o sistema AIRFRAME DE-ICING, responsável por evitar que ocorresse acúmulo de gelo nas asas, foi ligado e desligado por diversas vezes.

O Investigador-Encarregado da Comissão de Investigação, Tenente-Coronel Aviador Paulo Mendes Fróes, apresentou os trabalhos realizados até o momento. “É importante destacar que não existe um fator único para um acidente, mas diversos fatores contribuintes. No caso do PS VPB, a perda de controle da aeronave ocorreu durante o voo sob condições favoráveis à formação de gelo, mas não houve declaração de emergência ou reporte de condições meteorológicas adversas”, explicou o Tenente-Coronel Fróes.

Baseado nos dados atmosféricos de ar superior, foi possível identificar que havia muita umidade combinada com temperatura do ar abaixo de 0°C, o que favoreceu a ocorrência de Formação de Gelo em Aeronave (FGA) severa, desde o centro-norte do Paraná (PR) até São Paulo (SP), inicialmente atingindo a camada compreendida entre os níveis de voo, Flight Level (FL), 120 e (FL) 140, com seu topo chegando ao nível (FL) 230 na borda frontal do sistema em São Paulo (SP).

“As informações meteorológicas estavam disponíveis antes do horário da decolagem; os pilotos possuíam mais de 5.000 horas totais de voo e estavam com todas as licenças e certificações válidas. A aeronave fabricada em 2010 estava certificada para voo em condição de gelo, e os pilotos possuíam treinamento específico para esse tipo de voo. Integrando a tripulação do PS VPB, havia também duas comissárias. Ambas possuíam a Licença de Comissária de Voo (CMS) e estavam com as habilitações para a aeronave tipo AT47 em vigor”, disse o Investigador Encarregado.

O ATR 72-212A, designado comercialmente como ATR 72-500, estava inscrito na Categoria de Registro de Transporte Aéreo Público Regular (TPR), e era certificado e equipado com sistemas que permitiam a operação em condições ambientais adversas, incluindo condições atmosféricas de formação de gelo (icing conditions).

“Novos dados estão em processo de coleta para posterior validação, a fim de fundamentar as análises, de modo a garantir a precisão e a confiabilidade das conclusões que serão apresentadas no Relatório Final”, completou o Tenente-Coronel Fróes.

Com base nos dados obtidos por meio das gravações de FDR e CVR, das informações colhidas junto ao operador da aeronave e do seu fabricante, a investigação deverá seguir três principais linhas de ação: Fatores Humanos – que deverá explorar os condicionantes individuais, psicossociais e organizacionais relacionados ao desempenho da tripulação técnica ante a situação vivenciada; Fator Material – que investigará a condição de aeronavegabilidade, com especial atenção aos sistemas Anti-Icing, De-Icing e de proteção contra stall da aeronave; e Fator Operacional – que analisará os aspectos relacionados ao desempenho técnico dos tripulantes e dos elementos relacionados ao ambiente operacional no contexto do acidente.

O chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, ressaltou que “as informações disponíveis no Reporte Preliminar podem sofrer atualizações à medida que novos dados factuais forem obtidos. O nosso objetivo é entregar o Relatório Final no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, disse o Brigadeiro Moreno.

Ao final do processo, o CENIPA publicará o Relatório Final, conforme o que preconiza o Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, que apresentará o resultado obtido pela Investigação SIPAER em relação às circunstâncias que contribuíram ou que possam ter contribuído para desencadear o acidente, emitindo eventuais recomendações com a finalidade de aprimorar a segurança de voo.
“O principal objetivo do CENIPA é assegurar que todas as lições aprendidas nesse trágico evento estejam capturadas no Relatório Final e nas oportunas Recomendações de Segurança, buscando evitar a recorrência de eventos dessa natureza, e ainda, o desenvolvimento harmônico e seguro do transporte aéreo de toda a sociedade”, finalizou o Brigadeiro.
Acesse aqui o Reporte Preliminar.

Relatório Final

A FAB ressalta que o relatório final da investigação será divulgado no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência. Quando concluído, o Relatório Final será publicado no site do CENIPA. Para essas e outras informações, visite o Painel SIPAER ou clique no link: https://painelsipaer.cenipa.fab.mil.br.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Rinaldo Nery

O gelo como um dos principais fatores contribuintes, como eu havia postado. O relatório final vai mostrar se as ações da tripulação foram corretas, ou não. Não farei juízo de valor.

Camargoer.

Olá Rinaldo… além da tripulação talvez algum problema na manutenção do sistema… de qualquer modo, espero que consigam identificar as causas para que nunca mais ocorra este tipo de acidente… A gente sabe que o número de mortes em acidentes de carros, por exemplo, superam em muito o número de vítimas de acidentes de aviões, mas a gente fica muito sensibilizado quando um avião de passageiros cai. Lembrei que após 11/set, as pessoas nos EUA evitaram aviões e o tráfego nas rodovias cresceu muito. O resultado foi um número de mortes em consequência do aumento do tráfego nas rodovias superior… Read more »

Rinaldo Nery

O relatório preliminar não falou em falha dos sistemas. Mas, aguardemos o relatóro final.

Jadson S. Cabral

Vi na TV que o relatório preliminar falava que o gravador de voz registrou os pilotos comentando que os sistema de remoção do gelo não estaria funcionando, mas que o gravador de dados não havia registrado tal problema. E foi informado que as investigações seguem, como previsto

Maurício Veiga

Bom noite, nos momentos anteriores ao acidente eles voavam no Piloto Automático?

Rinaldo Nery

Provavelmente.

Maurício Veiga

Essa informação será muito relevante para o desfecho do acidente…

Salomon

Uma observação de completo leigo: se baixarem a altitude o gelo não derrete?

EduardoSP

Assisti a coletiva do CENIPA.
Apresentação muito didática e muito profissional.
Estão de parabéns.

Jorgemateus77

1-2 semanas após a queda a Globo lançou uma reportagem falando que teve acesso à algumas informações da caixa preta, como a do co-piloto mandando dar potência e dos gritos na hora do parafuso… A FAB prontamente lançou uma nota repudiando a reportagem falando que se comprometia com a verdade e veracidade dos fatos, e q o teor da notícia era falso. Ontem na coletiva percebemos que uma das partes mentiu, e pelo incrível q pareça ñ foi a Globo… as.informaçoes cedidas pelo Cenipa foram de encontro com oq a Globo havia falado com boa antecedência Longe de ser um… Read more »

Rinaldo Nery

De encontro = contrário. Não assisti a coletiva. O que foi falado que deu razão à Goebbells?

Last edited 8 dias atrás by Rinaldo Nery
Jadson S. Cabral

É que a FAB não vai admitir que teve informação vazada, né? A gente sabe que a imprensa muitas vezes é suja, que eles vão atrás da informação a qualquer custo, e por isso as vezes podem soar até antiéticos, e/ou aumentar muita coisa. Mas um veículo grande como a Globo não vai inventar uma matéria, criar informações e mentir de tal forma como muitos acham, né? Ainda que a Globo, como todo veículo, tenha seus problemas. Eu só acho incrível como tem gente que acha que tudo que a Globo e os grandes veículos mostram é fake News e… Read more »

Jorgemateus77

Amigo, todos os grandes veículos são enviesados. Querer falar q ñ é, como no caso da.globo, é inocência ou mau caratismo

Faver

Acho que o amigo não falou que não tem viés, mas comentou que tem de ter ou parecer fazer menos errado ou vai tomar um processo na cola. O problema do povo é criticar estes meios e se basear em fontes tipo tiktok, whatsapp e até youtube, que mostram loucuras não tem nenhuma comprovação ou em influencers que emitem opiniões baseadas no achismo ou em torcidas. Se tem dúvidas é só passar por lá, que você vai ver ETs, reptilianos, que medicamentos não funcionam, enfim, multiplas teorias de conspiração…

Last edited 7 dias atrás by Faver
Tapiocapb7

Eu já vi marcianos, eles moram numa cidade, não são de Marte, são da cidade mesmo. É que são tão brancos que se percebe as veias verdes.

Jadson S. Cabral

Você não entendeu o meu comentário. Apenas lamento

Jorgemateus77

Entendi perfeitamente…. e a sua última frase de cunho jocoso do Whatsapp é capaz de completamente delinear que tipo de pessoa vc é (quanto ao espectro político / ideológico)….

Rinaldo Nery

A Goebbells é a emissora oficial do governo. O que não falta é viés e fake news. Notadamente índices econômicos. O amigo é muito ingênuo.

Jadson S. Cabral

Com todo respeito, coronel, tudo mundo fala isso, independente do governo do momento.
Ei vejo petista e bolsonarista falando as mesmas coisas da imprensa da Globo. Mas sabe o que eu não vejo? Bolsonarista falando mal da jovem pan e petista falando mal do DCM

Turco

Até hoje a Globo não desmentiu a matéria que fez sobre o acidente do Fokker 100 que caiu, segundo a reportagem do globo repórter as ultimas palavras do Piloto foram “Estou livrando a Escola” além de vender a tragédia, vendeu um ato de heroísmo do piloto que gerou uma grande comoção nacional, a final, o Piloto teria salvado a vida daquelas crianças.

Ocorre que isso não passou de puro sensacionalismo pra vender a matéria, as ultimas palavras do Piloto segundo o que foi gravado na caixa preta foram “Meu Deus’.

Errei o reply, Sorry.

Last edited 7 dias atrás by Turco
Caerthal

ATR é um avião bastante econômico e leve. Mas é sub-motorizado, sem APU, com uma sistema anti-gelo marginal. Enfim, bem construído mas com pouca reserva para se sair de situações difíceis.

Aéreo

A minha principal curiosidade (e nessa etapa da investigação ainda não se chega a esse ponto) é se para os alarmes que surgiram a tripulação executou os itens de memória e os respectivos check lists.

Rinaldo Nery

Não tem itens de memória para condição de gelo no ATR.

Aéreo

Obrigado pela informação

Overandout

Severe Icing eh MEMO no ATR, nao?

Matheus R

O CENIPA é um setor concorrido para trabalhar dentro da FAB?